Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->A Poesia em renovação -- 19/01/2003 - 16:41 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
pela minha experiência pessoal, mais de 15 anos, divulgando e oferecendo meus livros em Escolas, Faculdades, Universidades, bares, feiras etc... Acho que existe principalmente por parte da juventude um grande interesse, não só pela leitura mas pelo novo, e o novo é tudo, posto que temos um conceito de liberdade. neste sentido,sou contrario ao processo de adoção de livro de literatura para realização de estudos obrigatórios, o que ao meu ver, acabam afastando o leitor do livro, distanciando-o do prazer que é ler por gostar e interesse. É preciso que nós escritores , professores e interessado em mudanças de modo geral, façamos um trabalho de garinpagem, devemos buscar os leitores como quem busca a mais preciosa das pepitas, pois são eles o objetomaior de nosso labor. Este trabalho deve ser feito não somente nas Escolas, mas em todos os segmentos organizados da sociedade. Ao governo, cabe primeiro dar as nescessárias condições ao povo no que tange aos salários, habtação,saúde e educação, cultura. Por aí passam também o aparelhamento e construção de Bibliotecas públicas, recuperação dos acervos existentes, projetos que chegam ao povo e, uma política séria que crie condições para que o escritor publique livros, não só os de literatura; a preços que as pessoas possam ter acesso. As entidades culturais, por sua vez, têm o dever de cobrar do governo uma posição séria a este respeito, em prol da valorização do escritor, artista e da cultura nacional, regional e local. Há uma máxima no mercado editorial brasileiro que está sendo derrubado paulatinamente, e com justa razão. É aquele que diz que poesia, no Brasil, não vende e por isso deve ser editado com muito critério e cuidado, principalmente quando se trata de autor nacional ou pouco conhecido. Só que a situação não é bem essa. Prova disso é a quantidade de publicações especializadas em poesia que tem chegado às livrarias nos últimos tempos. Há uma proliferação de livros de poemas.- Há, então, algo errado na tal máxima colocada acima ? Claro que há . Na verdade, poesia vende, sim, só que em doses homeopáticas, mas constantemente. É diferente de um best-seller como Paulo Coelho ou Sidney Sheldon, por exemplo, que vêem seus livros serem comprados em doses industriais. Editar poesia no Brasil, requer um certo exercicio de paciência, mas um tiro certo. E alguns editores estão se dando conta disso. Estamos vivendo um momento muito bom na poesia brasileira, com muitos autores novos surgindo e editores dispostos a apostar nesses talentos. O curioso nessa história toda é que as editoras que têm investido em poesia não são aquelas já conceituadas no mercado e, por isso mesmo, com cacife; mas sim empresas ainda procurando seu lugar. O retorno financeiro pode não ser o desejado pelo ímediatismo da económia brasileira; mas em torno de respeito, essas editoras já estão pavimentando bem o seu caminho. Uma edição bem-cuidada realmente ímporta no trabalho, mas sabe-se uito bem que um livro de autor pouco conhecido começa a atrair o leitor por sua apresentação. E, nesse caso, não há como negar que uma parte do caminho já está. percorrido. Some-se a isso o bom trabalho poético dos autores. " Hoje sou meio tempo meio marca./ Hoje sou um rosto metade de espera ". Diz Cacá Moreira de Souza, que usa vertentes modernistas em seu trabalho. São livros assim que provam que vale a pena investir em poesia. O espaço está aberto,- talvez como não estivesse há muito tempo, é preciso atinar para isso. É certo que dificilmente um poeta se tornará campeão de vendagens em pouco tempo no Brasil e, mesmo no exterior. Mas são os poetas- os bons poetas, que dão o atestado de qualidade, não se deve perder esse fato de vista. Afinal, com afirmou certa vez Ezra Pound, o poeta " é a antena da raça ".E essa antena não pode ser desplugado ou esquecido, nunca. -José Angelo Cardoso.- Poeta, contista, artista plástico. Presidente-fundador da Academia Guairense de Letras. São José do Albertópolis.- Guaira.-SP.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui