Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Clone da miséria -- 25/05/2002 - 17:52 (Clóvis Luz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Quem assiste O CLONE pode até estar sensiblizado com o drama de Mel, a drogada. Eu, que pouco assisto a novela e sei do nela se passa pela leitura dos resumos dos capítulos nos jornais, não estou no grupo dos que acham que a novelista Glória Perez esteja tocando no cerne da questão do vício.



Creio mesmo que a tal senhora, que noutras ocasiões demonstrou ser um tanto quanto preconceitusa quando chamou o meu Estado, o Pará, de o fim do mundo, novamente me deixa intrigado pela forma como ela aborda o consumo de cocaína e outras drogas.



A realidade brasileira não é a mesma da novela. Glória Perez clonou essa realidade, ao centralizar a discussão sobre as drogas no seio de uma família rica. Essa não é a versão mais verdadeira dessa calamidade que toma milhões de lares no país; a versão original clonada por Glória Perez tem seu centro nuclear nos milhões de jovens drogados cuja família não tem qualquer condição de tratá-los em clínicas de recuperação, nem de contratar psicólogos e outros profissionais do comportamente. São miseráveis vítimas de um sistema social que estrangula os jovens num misto de utopia e desesperança. Utopia por levá-los a acreditar que, esperando que o Governo lhes dê educação, lazer, trabalho, poderão ser "alguém" na vida. Desesperança porque, quando percebem que tais realidades lhes são negadas pela total falência da sociedade capitalista, vêem-se entre a cruz e a espada: fazer das tripas coração em busca de uma ocupação qualquer que lhes permita ter roupas, sapatos, ir ao cinema com a namorada ou fugir para as drogas e os crimes que as financia.



Essa realidade não está sendo discutida no Clone, simplesmente porque, para Glória Perez, é espantoso que uma moça rica, com todas as chances de ser bem-sucedida, se entregue ao vício. Esse é o drama. As drogas não combinam com a riqueza, com as portas abertas, com o sucesso; enfim, não são de um ambiente em que as carências materias pudessem explicá-las. Drogas combinam com pobreza, com falta de educação, de cultura, de civilidade. Mel não tem tudo isso ao seu dispor?

Os pobres da novela O CLONE se entorpecem com álcool, enquanto os ricos com cocaína. É a lógica do capitalismo: o que é caro só os ricos podem comprar! Aos pobres, o barata, o banal. Glória Perez é excelente novelista!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui