Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->24. DE COMO JUVENAL SE ENTENDEU COM ELVIRA -- 22/04/2003 - 07:06 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O resultado da entrevista entre Juvenal e Elvira foi notável, embora se resolvesse ali que o rapaz só iria receber duas visitas semanais da professora. Assim mesmo, houve uma condição imposta por ela:

— Você irá freqüentar uma academia para tonificar sua massa muscular. O que eu irei fazer será, mais ou menos, o que vinha realizando com Lutécia, ou seja, um trabalho muito mais de educação do que de treinamento. Se você estiver disposto a estudar, passo-lhe tópicos relativos às diversas áreas do currículo universitário, inclusive noções de anatomia. E poderemos conversar também a respeito de como o espiritismo situa o corpo perante o espírito.

Era o gancho de que necessitava o jovem para perguntar sobre um dos temas de seu interesse, curiosidade que se aguçara depois da morte da irmã:

— Você deve ter conversado bastante com Lutécia a respeito dessas coisas, tanto que foi convencida a vir ao centro.

— Na verdade, falamos muito pouco sobre a teoria. O que me fez convidá-la a freqüentar o curso de mediunidade foram as sensações desagradáveis que sentiu nas vezes em que compareceu ao terreiro do Pai Benedito. Especialmente, intrigou-a a consideração do guia que recomendou que se afastasse dos trabalhos daquela instituição, indicando-lhe o caminho do kardecismo.

— Quer dizer que ela conversava com as almas dos mortos?...

— Vocês nunca falaram a respeito?

— Eu e minha irmã não tínhamos grandes colóquios. Mais jovem que eu três anos, nossos interesses eram muito diferentes. Ela não passava para mim de uma menina.

— No entanto, como dona de casa, era estupenda.

— Sem dúvida, professora. Eu preciso reconhecer que está fazendo muita falta, tanto que vou precisar de uma ou duas pessoas de confiança para substituí-la. Até estava pensando em ir procurar junto aos evangélicos. Mas, pensando bem, entre os espíritas deve haver gente necessitada de emprego.

— Você quer que eu mande alguma senhora responsável? Posso prometer uma dessas que se dedicam ao emprego com honestidade e discernimento, coisas que por aí raramente andam juntas hoje em dia, mas que no movimento espírita é muito freqüente.

— Pode mandar, mas meu tio é quem irá avaliar se serve ou não para tomar conta da casa.

— Vou perguntar ao Ricardo e, se encontrar alguém, encaminho. Está certo assim?

— Ótimo.

Nem José nem Ricardo ouviram o diálogo, entretidos em outra sala com a discussão de alguns tópicos levantados pela desconfiança religiosa do advogado.

Juvenal insistiu:

— Minha irmã se entendia com os mortos?

— Ela pretendia tornar-se médium, mas seguindo um caminho seguro, conforme os ensinos de Kardec, o qual, você sabe, escreveu “O Livro dos Médiuns”, justamente com essa finalidade, ou seja, de aprimorar as tendências dos sensitivos para reconhecerem a qualidade dos espíritos que se comunicam, através da análise de suas mensagens, além, é claro, das sensações morais e físicas que são capazes de passar aos encarnados. Se você estiver interessado, poderá ocupar o lugar de sua irmã no curso da tarde, ou acompanhar o curso que o centro proporciona à noite.

— Vou perguntar diretamente o que mais tenho curiosidade: meu pai ou minha irmã são capazes de vir conversar comigo através dos médiuns?

— Dificilmente. Eu acredito que, salvo melhor juízo, dada a natureza violenta da morte que sofreram, eles estão muito perturbados na pátria espiritual, enleados ainda nos problemas de readaptação às condições normais de quem está na erraticidade. Este assunto é muito extenso e eu não quero dar-lhe nenhuma idéia errada. Ao contrário do que eu disse, o seu pai e sua irmã podem ser espíritos muito evoluídos. Neste caso, já conscientes do que lhes sucedeu, estão muito mais interessados em sua evolução para a esfera mais adiantada do que em voltar para junto de nós para contar suas experiências.

— Quer dizer que, se fossem atrasados, estariam perturbados e, se fossem adiantados, não estariam dando importância nem mesmo a quem lhes roubou as vidas?

— Teriam compreendido e perdoado. Só vou adiantar-lhe mais uma hipótese: se fossem muito atrasados, nem notariam que estavam mortos, prosseguindo lá como se estivessem aqui. Mas isto é muito complicado para lhe explicar, sem que você tenha, ao menos, lido “O Livro dos Espíritos”. Nós temos aqui exemplares para emprestar. Quer levar um?

— Pode ser.

Foi assim que, de volta ao prédio vazio, Juvenal portava algumas apostilas e a obra de Kardec.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui