Usina de Letras
Usina de Letras
171 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Tonico Lavajato -- 07/01/2003 - 17:56 (Waldyr Argento Júnior) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Tonico Lavajato

Após um estafante dia de trabalho, Josias contou uma piada de português para o porteiro de seu prédio. E ao chegar em casa, beijou sua mulher e suas filhas, e correu direto à geladeira à caça da sua tradicional "lourinha gelada". Muito contrariado, notou que a coadjuvante não havia comparecido à sua festinha de fim de dia e resmungou baixinho palavras de baixo calão; muito embora tivesse vontade de gritar para que toda vizinhança ouvisse o seu rosnado de "pitbull desdentado".
Coçou a cabeça e indagou a sogra, se a distintíssima sabia o paradeiro do seu último par de "meninas geladas". Além de dar-lhe a costumeira bronca, Dona Matilde informou-lhe da inesperada visita de seu futuro genro, Tonico Lavajato. O tal rapaz tinha esse apelido, pois, estava desempregado e ganhava uns trocados lavando carros com uma qualidade e velocidade impressionantes. Seria ele, o responsável pelo sumiço das duas garrafinhas do "líquido precioso"? Resolveu então instaurar um inquérito sobre a perda do seu adicional de insalubridade, digo felicidade. Conversa vai, conversa vem, Josias deu de cara com o sogro que lhe informou que o Silva, seu vizinho do 802, também lhe fizera uma visita repentina na hora do almoço. Ora bolas, e agora? Qual dos dois pinguços havia se deliciado de seu "coquetel noturno"? Outra coisa, genro que bebe a sua cerveja já é um despautério, mas até aí, tudo bem. Agora, vizinho abusado que vai almoçar de graça em sua casa e ainda desfruta do seu "remedinho" de fim de dia, já era demais. Passou do limite, ele teria que tomar uma atitude, afinal, um dia fóra a sua "lourinha"; no outro, iria correr o risco de acabar com a cabeça cheia de galhos.
Num rompante de macheza, nosso herói pitbull partiu ferozmente para casa do infrator.
- Silva ! Abre essa porta senão eu ponho abaixo !
- Quê que foi Dr. Jó ?
- Quê Dr. Jó P. nenhuma ! Que intimidades são essas?
- Ta bom, desculpa, fala seu Josias.
- Não to falando disso não, ó palerma! Quero saber quem deixou você pegar as minhas "lourinhas" ?
- Ta de bola cheia, hein Dr. Jó? Duas amantes, e ainda com ciúmes delas?
- Quê ciúme o quê, ó "Mané"! Eu estou falando das minhas cervejinhas geladas que você tomou ! Não se faça de bobo meu camarada ! Se não eu te mato e ainda viro sua pele do lado do avesso, só para lavar minha alma!



Nisso, vem passando o seu pseudogenro, Tonico Lavajato.
- Quê que ta pegando aí, futuro sogrinho?
- É esse desgraçado do Silva! Tomou as minhas cervejinhas e ainda teve o cinismo de dizer que não sabia de nada!
- Arrebenta ele sogrão, se precisar eu ajudo! Afinal quando eu cheguei após o almoço só restavam duas geladinhas, esse cretino deve ter bebido as outras todas! Vamos dar uma lição no safado!
- Segura ele firme então Tonico!
O puxa saco segurou o pobre vizinho e o futuro sogrão começou então a bater com toda força, voando alma de "Lavajato" pra todos os lados.
- Em mim não seu Josias! -gritava o apavorado e atónito criminoso.
É por essas e outras que eu sempre digo: "Em boca fechada não entra cerveja, digo mosquito!"
Ou como dizia o poeta e compositor :
"Lavajato" todo dia, que agonia !
Foi na casa da sogrinha, não sabia...
que ao chegar sem pedir nada,
uma cerveja na calada, um "Zé mané" não deve vacilar..."




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui