Usina de Letras
Usina de Letras
77 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62137 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10331)

Erótico (13566)

Frases (50547)

Humor (20019)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4748)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140778)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->BIG BANGS E UNIVERSO ETERNO -- 25/04/2001 - 18:26 (JOÃO DE FREITAS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Em religião se fala de fim do mundo. Em ciência também se diz em termos diferentes. Com base em três fenômenos, informados abaixo, penso na possibilidade de um universo eterno.

1. Atualmente, o mundo científico está convicto de que o nosso universo se originou do "Big Bang" (Grande Explosão).

2. Há pouco tempo, a SUPERINTERESSANTE noticiou que, de um observatório científico, foi detectada uma grande explosão ocorrida a doze bilhões de anos-luz, que, não sendo o "Big Bang", foi batizada de "Filhote do Big Bang".

3. É também conhecida a existência dos buracos negros, centros de grande gravidade, que sugam toda matéria de suas proximidades, não deixando escapar nem a luz.

Há uma teoria de que, em bilhões ou trilhões de anos, haverá a morte de todo o universo, que está em contínua expansão, mas perderá toda a energia.

Considerando os três fatos enumerados acima, imagino uma hipótese contrária à da morte do universo:

Se os buracos negros são pontos sugadores de matéria, não seria mais adequado imaginar o nosso universo como uma eterna sucessão de buracos negros, que, após engolirem um imensos volumes de massa cósmica, se revertem em grandes explosões ("big bangs")?

Essa minha proposição foi enviada, em 1999, para a Revista SUPERINTERESSANTE, para ser submetida à opinião científica, todavia não deram atenção ao assunto. Entretanto, posteriormente, fiquei sabendo, pela televisão, que cientistas estão estudando para descobrir se o universo se originou de um único big bang ou de vários ocorridos em lugares e épocas distintas. Vislumbro aí a possibilidade de um dia ser adotada a minha tese sobre o universo.

Não estudei astronomia, pouco sabendo da ciência, e escrevi o que considero um pouco lógico com base nos três fenômenos conhecidos.

Se algum leitor conhecer de astronomia e tiver alguma idéia a respeito, quer seja para confirmar minha tese, quer para informar por que acha que estou errado, receberei com muito prazer.

CONHECIMENTOS GERAIS





Se você quiser receber um aviso cada vez que este autor publicar novo texto, basta clicar AQUI e enviar.

Não use esse link que aparece acima do texto e depois do link do currículo;
Porque esse serviço agora está funcionando só para assinantes.
Utilizando o meu, eu lhe enviarei pessoalmente o aviso
.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui