Usina de Letras
Usina de Letras
178 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62187 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->INGRATIDÃO -- 06/01/2003 - 22:28 (Marcial Armando Salaverry) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
INGRATIDÃO... sempre choca
Marcial Salaverry

Um dos piores defeitos da natureza humana, é a ingratidão. Sempre quando encontramos pessoas assim, que nos brindam com sua ingratidão, lembramo-nos de ter sido alertados sobre esse desvio de personalidade de determinado alguém, mas, como sempre, preferimos confiar em nosso próprio julgamento, que nem sempre é correto, devido um sentimento de simpatia e amizade que nutrimos por essa pessoa.
Por vezes, somos testemunhas de alguns seus desabafos, sempre procurando denegrir a imagem de alguém, sempre "pichando" outras pessoas, sempre procurando mostrar-se como alguém eternamente perseguido. Uma vítima de insanas perseguições... pelo menos é assim que se apresenta.
Recebi um e-mail de alguém muito amigo, e que foi vítima de algo assim. Mais que magoado, ficou profundamente irritado com a atitude tomada por alguém a quem ele tinha em muito alta conta, mas que finalmente "tirou a máscara", revelando um seu lado muito mesquinho, com uma atitude onde mostrou um caráter super revanchista.
Amigo, infelizmente o gênero humano apresenta alguns espécimes dessa espécie... Fazer o que? Geralmente temos que pagar para ver. Por vezes apenas perdemos o tempo, o pior é que outras pessoas são envolvidas, e a coisa rola longe... Mas vamos voltar a seu caso.
Durante uma espécie de relacionamento, somos alvo dos maiores elogios. Pouco falta para sermos classificados como GÊNIO, somos alguém imprescindível à sua vida. Pelos sentimentos de afeto que nutrimos, dedicamos nossa amizade, nosso carinho, nosso tempo para atender-lhe em suas necessidades de afeto. Essas pessoas sempre são altamente carentes, sentem falta de carinho, de elogios, de alguém à sua volta, desmanchando-se em atenções. Julgam-se o centro do Universo.
Quando, por um motivo qualquer terminamos o relacionamento afetivo, é o fim do mundo.
Passamos num átimo de segundo, de Gênios, para pessoas insignificantes, toda a atenção que nos era dispensada, imediatamente muda de caminho.
Muitas vezes, numa vã tentativa de voltar a nos atrair para seu séquito, procura usar de uma certa chantagem emocional. Como não pode suportar a idéia de que alguém deixe de achá-las como o máximo dos máximos, procura por todas as maneiras nos reter dentro de seu círculo, por mais que procuremos nos afastar em definitivo.
Contudo, pessoas assim sempre procuram dar um golpe final, tirando definitivamente a máscara, quando, esquecendo a antiga amizade, procura mostrar não ter a mínima consideração por todo o apoio que já recebeu, principalmente em momentos de muita dor em sua vida, quando nos procurou quase em desespero de causa.
O mais interessante, é ver que os atuais objetos de sua atenção, foram aqueles tão duramente criticados anteriormente, como pessoas inconvenientes e perseguidoras incansáveis.
O mais lamentável, é chegar-se à conclusão que, da mesma maneira que fomos objetos de desabafos desabonadores contra outras pessoas, esses mesmos possivelmente estarão ouvindo as mesmas e amargas queixas a nosso respeito.
A ingratidão sempre anda de braços dados com a mentira e a falsidade. São sentimentos correlatos.
Conhecer pessoas assim, sempre é uma experiência desagradável, porque nunca é bom descobrir que perdemos tanto tempo, dedicando nossa amizade por alguém que não a merecia.
Mas sempre nos serve para melhorar nosso conhecimento sobre os aspectos negativos da personalidade humana, e assim melhor podermos selecionar nossas futuras amizades.
Resta uma palavra destinada a quem tenha esse desvio de personalidade.
Procurem modificar-se um pouco, tentando melhorar-se. Evitem, pelo menos um pouco o culto ao próprio umbigo, pois cedo ou tarde o lado feio de sua personalidade aparecerá, e mais e mais amigos irão se afastando.
Isso é mau, pois pessoas assim acabam ficando sozinhas no mundo. Não conseguem manter ninguém a seu lado, salvo por algum interesse, e por isso usam sempre uma certa chantagem emocional, ou mesmo certo tipo de promessas, com o objetivo único de manter as pessoas a seu redor, ao menos pelo interesse, pois sempre existirá alguém disposto tirar vantagem, seja como for, submetendo-se a seus caprichos, visando alcançar seu objetivo.

Marcial Salaverry

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui