Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Erotico-->9. ELVIRA -- 07/04/2003 - 07:22 (wladimir olivier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

A instrutora encarregada do acompanhamento dos exercícios de Lutécia, como dissemos, era uma senhora de quase cinqüenta anos de idade, formada em Educação Física, famosa por sua participação em um quadro na televisão em que ministrava aulas de condicionamento físico.

Cobrava muito caro mas fazia jus ao pagamento, responsabilizando-se por uma programação que não se limitava aos meros cuidados com a estética do corpo. Tratava também dos aspectos teóricos dos exercícios e, conforme os alunos, desenvolvia os temas mais ou menos de acordo com os conhecimentos adquiridos na faculdade. Acrescentava, portanto, lições de higiene geral e íntima, levando Lutécia a se interessar pelo valor dos alimentos, segundo as conseqüências para a saúde. Em suma, somava às atividades de treinadora, as de nutricionista, enfermeira, juntando a tudo orientações de como proceder respeitando a etiqueta das pessoas no trato social.

Não perdia a viagem, sempre tendo muito o que ensinar, ainda quando, por força de indisposições naturais, Lutécia não se apresentava em condições de praticar exercícios.

Elvira era discretíssima, jamais interrogando os alunos sobre problemas pessoais. Ouvia-os, porém, porque, simpática e confiável, se fazia confidente da grande maioria. Sendo assim, ia colhendo informações e compreendendo a personalidade de cada um.

No caso de Lutécia, a curiosidade da professora se instigava a cada nova revelação, já que ia caracterizando o caráter da mocinha em função dos acontecimentos que esta lhe ia narrando aos poucos. Não compreendia como se fechava em casa, respeitando a determinação de Juvenal, sobrecarregada com as tarefas domésticas. Via a necessidade de substituir Francisca por outra governanta mais jovem, mas calava-se, para não provocar uma rebeldia que poderia ser prejudicial às três.

Ficou sabendo que a mocinha comparecera a algumas reuniões no terreiro de umbanda e que, a pedido do guia, se afastara de lá.

Quando Francisca deu à moça o livro recomendado pelo Pai Benedito, coincidiu que lhe descera a menstruação, aproveitando a jovem para, como se fosse por acaso, deixar que Elvira visse a obra, dando-lhe a oportunidade para discorrer a respeito do tema religioso.

— Você está interessando-se por Espiritismo? — perguntou Elvira à moça.

Referiu esta a como lhe havia chegado o volume às mãos, devolvendo a pergunta:

— A senhora segue alguma religião?

— Eu freqüento um centro espírita, onde exerço funções administrativas.

— Lá os médiuns ficam “tomados” pelos espíritos, como no candomblé?

— A gente diz que os médiuns “incorporam” as entidades que desejam manifestar-se. Você gostaria de conhecer os trabalhos que realizamos?

— Vai ser difícil convencer meu irmão para me deixar sair à noite.

— Não precisa ser à noite. Existem muitas atividades que se dão durante o dia. Inclusive, há um curso de médiuns à tarde. Aulas teóricas e práticas.

— Quem freqüenta esse horário?

— Senhoras, principalmente, donas de casa e algumas jovens mais ou menos de sua idade. As crianças são desaconselhadas de acompanhar esses ensinamentos. Para elas, nós reservamos outras ocupações.

— Eu acho que era isso que eu gostaria de fazer.

— Nós temos apostilas através das quais os instrutores ensinam o procedimento mais adequado para os médiuns. Se você me permitir, eu trago as duas ou três iniciais, você lê e decide se vale a pena acompanhar o curso. Eu acho que Francisca vai ficar muito contente em ir com você. Sempre ela fará um pouco mais de exercício e conversará com pessoas entendidas não só no que diz respeito à doutrina de Kardec, como também quanto ao que se passa nas sessões promovidas pelos pais e mães de santo.

Bem que Lutécia gostaria de explorar ainda mais esse lado da instrutora, mas esta, prudentemente, achou melhor parar por ali, mostrando para a adolescente quais os exercícios físicos que se podem realizar, sem risco de se comprometer a saúde naqueles dias.

Na verdade, Elvira achava que as cólicas bem poderiam ser aliviadas com o fortalecimento da musculatura na área do abdômen, desconfiando de que havia mais elementos psíquicos que físicos a provocar tal reação orgânica. Guardava para si, contudo, tais hipóteses e ia orientando os exercícios rotineiros no sentido de cumprir o objetivo de reforçar os músculos de sustentação dos órgãos reprodutores.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui