Usina de Letras
Usina de Letras
105 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50680)

Humor (20040)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4782)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Sobre:Frases e pensamentos pra ninguém esquecer -mscx -- 28/12/2002 - 14:48 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Frases e Pensamentos pra ninguém esquecer: Autor: João Victor: Editora Scortecci-São Paulo: 80 pgs.
Por: Maria do Socorro C. Xavier
Este é o 6o. livro do escritor e poeta sapeense, João Victor. É também autor de outras obras, de boa repercussão na Paraíba, seu torrão natal: Retrato do Obscuro: 1981; Do mesmo solo: 1983;Caminhada :1987; Além do Poético: 1988; A Inspiração não manda recado: 19879 e Frases pra ninguém esquecer:
1990. Este bonito livro que, ora se lança; editado em produção independente, está dividido em duas partes:
A primeira parte composta de 50 pensamentos de diversos pensadores, em várias áreas do pensamento humano, numa seleção bem apurada de idéias que desfila ressuscitando-os, desde salmos até autores politizados do século XX, inclusive o autor alterna seus próprios pensamentos dentre os demais.
João Victor é um escritor e poeta idealista, que acredita no que faz e neste fazer, leva suas mensagens às pessoas, de modo, ora prático, ora filosófico, ora místico, ao social. Vejamos os ensinamentos que encerram estes pensamentos do autor: A força maior do homem não está nos músculos, mas na consciência; A razão agiganta o homem, a mentira o diminui, a covardia o exclui totalmente; Só os poetas vêem com a mente, falam com os olhos e choram com o coração.
O escritor João Victor ver a força do homem na sua consciência, sem covardia, combate a ignorància através da educação, que liberta o homem; acha possível a felicidade, alimentando a esperança que se encontra também na fé em Deus.
A segunda parte do livro é formada por poemas, inclusive de bom teor político-social e o existencial cotidiano, a exemplo os poemas: Hei moça, você aí, Um dia você, Na Noite (cotidiano existencial); A sociedade, este de natureza social, é uma homenagem aos negros, pelo qual obteve 1o. lugar no Concurso do Sesc, em 1988. Natal, poema filosófico e finalmente o telurismo em Teu presente meu poema; dedicado à sua cidade, Sapé-Pb.
João Victor é um poeta corajoso, sonhador, que vem ascendendo no mundo literário, com uma significativa produção poética. Fundador da Revista alternativa "Literatura", editor do Jornalzinho "Art & Manha Poética"; ambos de Sapé-Pb. Tem participado de diversos concursos literários, nos quais obteve destacada clsssificação (Sesc, Ag. de Notícias de Brasília e outros). Outrossim, teve suas poesia analizadas pela crítica e embaixadora da cultura brasileira, nos Estados Unidos, a escritora Terezinka Pereira.
Para finalizar esta resenha, vai este seu pensamento, no qual ressalta o valor da realização dos sonhos: Nascer e não realizar alguns sonhos na vida, é mesmo que morrer e não saber porque viveu. Acreditamos que o poeta João Victor realizou alguns deles!


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui