Usina de Letras
Usina de Letras
13 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50668)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Acendam as Velas -- 04/01/2003 - 15:56 (AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA/Alcir J.T. de Souza) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Acendam as Velas





Acendam as velas, pois o Jornal do Brasil morreu; em verdade já faz algum tempo que o cadáver esta circulando por ai, porém sem seu coração que já havia parado de bater, sem seu cérebro que havia parado de pulsar( e de pensar) e o sangue que outrora quente corria, ao coagular-se já nos mostrava claramente o óbito anunciado da ética e da verdade jornalística em beneficio de algo dúbio e nauseantemente óbvio.
Faltava apenas para expedir-se o atestado final, preparar-se o funeral e acender as velas, que o próprio finado deixou preparadas como um gesto definitivo de adeus e de (des)respeito para com seus leais leitores, não sem cobrar-lhes R$ 3,95 por cada uma das cinco, pois as referidas velas se fizeram aromatizadas, certamente para poupar-nos do desagradável olor fétido emitido pelos compromissos com o lucro desprovido de lastro para subsidiá-lo, das mentiras deslavadas proferidas por assassinos que em suas páginas transformaram-se em “articulistas” metidos em tentativas torpes e vãs de justificar o injustificável e de redundarem ignobilmente nas falácias em suas vidas encravadas, de erros cometidos sem que qualquer desculpa na forma de errata fosse apresentada aos leitores pagantes, que no mínimo mereciam esta consideração e esta desculpa pelo insulto as suas inteligências, pelo uso abusivo e fora de propósitos de matérias pagas, pelo excesso de merchandising plugado e insensível , por relegar muitas vezes a um plano secundário seus melhores cérebros e a priorizar “idiotas da moda”,por não levar em consideração seus anos de resistência e luta pela ética no jornalismo,em favorecendo esquemas fáceis de elogios vazios e desprovidos de reais méritos,por abandonar uma missão até então solene de preservar a verdade, por acobertar a noticia em beneficio do capital acionário, por cometer erros crassos de ausência de revisão, por colocar sabe-se lá aonde a Chapada dos Guimarães,( esta boçalidade,devo admitir teve uma correção; tão ridícula quanto o erro em si, pois ao ler não pude acreditar e recusei-me a ver onde foi que enfiaram a dita Chapada) por um inconfiavel e perdido "caderno de turismo",por incendiarem primeiro intencionalmente e depois em uma nota (não emitida pelo cronista que deu a matéria original) afirmarem que o incêndio no TRT do Rio fora acidental (incompetência e negligência no Brasil são acidentes), pela PROPAGANDA ENGANOSA, QUE NA TELEVISÃO APRESENTAVA AINDA A BICICLETA COMO PRÊMIO PELA ASSINATURA ENQUANTO NO INTERIOR DO JORNAL DIZIA QUE A DITA CUJA ESTAVA ESGOTADA,por necessitar de prêmios e não de talentos associados a verdade ética do jornalismo em suas páginas para atrair leitores,por jamais publicar cartas em sua sessão de , que antes desta, já vaticinavam o triste e desonroso fim que se aproximava e por me fazer perder o único jornal do Rio de Janeiro no qual eu ainda acreditava.

Meus Pêsames !
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui