Usina de Letras
Usina de Letras
147 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62070 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Uma pedra na chuteira -- 10/05/2017 - 16:42 (Adalberto Antonio de Lima) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Cansado de procurar,  jamais encontrou o  Elixir da Vida Longa, senão nas lendas de Flamel.  É próprio dele, Jeremias, declarar uma  verdade, depois negá-la. Questionar e provocar reflexão. Falsas ou verdadeiras, sobre o que pensa uma pedra. A Verdade  é uma pedra de tropeço. Também a mentira é uma pedra, que a serpente colocou no caminho, para impedir o  homem de se encontrar com Deus. 

Essas coisas faziam parte de suas divagações na busca infinda por resposta aos mistérios da existência humana. ‘Se não há vida após a morte, em vão fora a vigilância para não perder a salvação. Os sacrifícios que fizera e a renúncia aos desejos da carne, tudo em vão. Também Chanana buscava salvar sua alma como náufrago à deriva, lutando contra a compulsão que a empurrava a banalizar o projeto de Deus para sua vida. A tábua de salvação seria confessar os pecados. E confessou. Contou que sonhava na cama com um homem, e para evitar interrogações, dizia logo que não via o rosto, embora  a vontade fosse de revelar que era o padre a figura masculina de suas elucubrações. Certo dia, durante uma confissão ela  quase vomitou e pediu que o sacerdote lhe desse logo a bênção ou a condenação eterna. 

— O Catecismo da Igreja nos ensina que ‘o pecado mortal só é consumado se houver pleno conhecimento e consentimento. ’  Os  sonhos são involuntários. Portanto, não há  pecado, quando não houver  deliberado desejo de pecar. Os sonhos vêm e se vão, sem representar,  necessariamente, significados relevantes. É preciso vigiar, no entanto, se eles  arrastam desejos alimentados em vigília, ainda assim, o pecado só se consolida com a prática do ato pecaminoso. Os sonhos são involuntários. Alguns podem manifestar a vontade divina, e não raro, a humana.

As palavras do sacerdote levou a penitente a recordar-se de seu sonho, manifesto no desejo de ser mãe.

— Estou grávida! — disse ela entre lágrimas.

— O  Didaqué precede alguns livros da Bíblia Sagrada, e é seguido desde que surgiram as  primeiras comunidades cristãs. Nele já se achava escrito há mais de dois mil anos: ‘Não matarás criança por aborto, nem criança já nascida...’

Ela nunca ouvira falar em Didaqué, e se impressionou ao ouvir a palavra aborto.

— Como pode o padre saber que ela pensava em abortar?

O padre continuou:

—  Não te afaste, pois desta doutrina que vem desde os tempos dos primeiros cristãos. Vá em paz, minha filha! — Disse após ministrar a absolvição dos pecados. 

***


Adalberto Lima, trecho de Estrada sem fim...


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui