Usina de Letras
Usina de Letras
119 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O diplomata e o poeta -- 08/01/2017 - 08:54 (LEANDRO TAVARES) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Não se faz diplomacia sem retórica. A arte no domínio das palavras é requisito básico e, ao mesmo tempo, imprescindível para o representante de uma Nação no âmbito da comunidade internacional.



O diplomata, tal qual o poeta, exerce seu ofício por meio da ferramenta mais poderosa — que também pode se transformar em arma, a depender do contexto—, a saber: a palavra. Esta tem intrínseca em si o poder de transmitir ideias, pensamentos, argumentos e, quando empregada com maestria, pode decidir os rumos da humanidade, visto que é capaz de influenciar pensamentos e, por extensão, induzir comportamentos, seja na direção pretendida pelo emissor, seja no rumo oposto.



No calor do debate em que se senta o diplomata, também se assentam as palavras, as quais, quando bem escolhidas, levando-se em consideração o propósito pré-estabelecido, constituem-se em fator de sucesso nos trilhos de uma negociação.



O poeta, homem sensível a fatos, realidades e sentimentos, transmuta para o papel aquilo que vive em sua alma, projetando, assim, para o mundo, as suas  emoções mais genuínas; empregando os vocábulos com sabedoria e sagacidade, de forma a tocar o âmago daqueles que sua expressividade apreciam. Em meio às tensões e à insegurança que permeiam a alma humana, o poeta a penetra com suas rimas e versos, moldando o pensar e influenciando o agir de seu leitor.



Fundindo ofícios e compatibilizando seus atributos mais marcantes, diplomatas e poetas têm introjetados em suas essências as marcas da sagacidade. Ambos precisam empregar as palavras com engenhosidade e sensibilidade. Esta para sentir e absorver o que está suspenso na atmosfera daquele momento, e aquela para elaborar uma mensagem que seja ao mesmo tempo inteligível e sensata; ou, talvez, à luz da realidade, dissuasória e simultaneamente persuasiva.



Destarte, poesia e diplomacia, rima e retórica, não são nada mais que o produto da engenhosidade do poeta e da sagacidade do diplomata que, quando fundidas, transmutam-se em retórica persuasiva poderosa. Diplomacia e poesia depois da fusão: Vinicius de Moraes.



 



Por Leandro Tavares



Juiz de Fora, MG, 08 de janeiro de 2017


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui