Usina de Letras
Usina de Letras
235 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UTOPIA - um projeto agrário que semeia paz na Colômbia -- 04/01/2017 - 19:42 (João Ferreira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




UTOPIA – Projeto agrário e universitário que semeia a paz na Colômbia

João Ferreira

Porto, 04 de janeiro de 2017



É uma boa notícia essa, que li hoje, dia 04 de janeiro de 2017, numa reportagem publicada pelo jornal “Le Monde”. A notícia sobre Utopia - o Projeto universitário que semeia a paz na Colômbia. Trata-se de um projeto agrário liderado por Shirley Arango, uma jovem mulher colombiana de 24 anos, engenheira, que se mostra orgulhosa em mostrar a plantação de abacaxi que tem numa fazenda de família, na planície de Carupana, a cerca de 200 Km de Bogotá. Segundo depoimento dela, foi num curso superior feito na Universidade La Salle de Bogotá que compreendeu que a plantação de abacaxi era a melhor opção agrária para a terra que tinha à disposição. “Na universidade –diz - aprendi também a fazer a gestão da água, o que se torna indispensável para este tipo de cultura”. A jovem mulher é uma das primeiras universitárias diplomadas do projeto Utopia lançado em 2010 pela Universidade La Salle de Bogotá: um curso de agronomia cuja ambição é construir a Colômbia de amanhã. À frente de uma plantação que está tendo tantos bons resultados e êxitos, Shirley Arango convenceu seus irmãos e familiares a dobrar a produção. Ela simboliza a nova geração de camponeses colombianos que La Salle pensa em formar através do projeto Utopia.

Este e outros projetos são a esperança real num rico país que suportou com sacrifício e paciência cinquenta anos de dramática guerra civil.

João Ferreira

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Perfil do AutorSeguidores: 73Exibido 806 vezesFale com o autor