Usina de Letras
Usina de Letras
109 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62268 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Que culpa tem o FMI?? -- 27/11/2002 - 08:56 (Renato Junqueira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

Quando ouço as pessoas falarem que o FMI fica emprestando dinheiro para o Brasil, nos individandos, nos levando à falência; que ele é o grande culpado pelo nossos problemas financeiros, eu me lembro daquela música do grande Raul, "Que culpa tem Cabral?".

É, é muito fácil colocar a culpa nos outros sem olhar para as próprias fuças no espelho. Primeiro, pelo o óbvio: Se o Brasil vive pegando dinheiro emprestado do FMI, é porque não consegue gerar divisas suficientes para se manter; O FMI nunca mais voltará a ver esse dinheiro de novo, porque o Brasil sempre vai precisar de mais para continuar funcionando, não há como devolver todo o dinheiro emprestado se sempre é preciso mais e continuar pegando emprestado isso. Tanto que nossa dívida cresce, mas se esquecem que, se o Brasil é caloteiro, tem alguém perdendo dinheiro.
O FMI não é bonzinho com certeza, se ele empresta algo, é porque existe uma boa razão. O FMI cobra os juros mais baixos porque sua meta é tentar dar uma ajuda a países fálidos como Brasil. Quando o FMI deixou de emprestar dinheiro para Argentina, ela beijou a lona no dia seguinte. Classe média ficou pobre do dia para a noite. O FMI só continua ajudando o Brasil porque, devido sua extensão, sua economia é grande. Se o Brasil cai, o mundo sofre um baque forte na economia.

O grande responsável pelos nossos problemas somos nós mesmos. Quando não sei quem do FMI critica e fala mal do Brasil - com razão, diga-se de passagem - e a Veja - a pior revista de informação brasileira, no nível de tablóide já - faz uma edição para linchar moralmente o cara, você percebe a falta de auto-crítica e a característica das pessoas de jogar a culpa nos outros. A culpa não é nossa, é do FMI. A tempo: o cara do FMI que critica o Brasi com razão diz apenas um fato, que os políticos brasileiros, muito corruptos, ficam com uma boa parte dos empréstimos do FMI, que deveria ser usado todo para fazer o país crescer e pagar o que deve sem precisar ficar recorrendo a eles a todo o tempo.

Tomem vergonha na cara da próxima vez que forem falar mal do FMI.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui