Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62266 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Ilíada -- 26/11/2002 - 17:17 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Sempre fui um poeta, estudioso da teoria do poema, da mitologia grega, de seus personagens importante para nossa civilização. Uma das mais fantásticas transformação de um mito foi a realizada por Dante, ao fazer Ulisses narrar a Virgílio como fora o seu último dia no mundo. -Dante inicia o canto 16 com uma imagem auditiva de grande força, ao dizer que Virgílio e ele haviam chegado a um lugar que se ouvia o ribombar ( rimbombo ) das águas do rio de chamas o flegetonte, caindo como catarata nos abismos do oitavo círculo. Tal círculo é formado por dez " cattive sache ", o malebolge, onde ficam os fraudulentos, no oitavo fosso. No canto 26, ocorre o encontro dos poetas com Diomedes e Ulisses. Essa é uma das passagens mais ricas da comédia , pela dificuldade de interpretação que impõe ao leitor. É também um episódio dramático. Ao manifestar que deseja saber como foi o fim da última navegação de Ulisses, Virgilio diz a Dante que aquela chama em forma de chifres, cuja ponta mais elevada é Ulisses e a mais baixa Diomedes. Assim, no encontro dos quatro, falam apenas dos poetas da latinidade e um dos heróis Gregos. A força de Dante está aqui presente não apenas ao alterar o mito , mas ao reconhecer toda a grandeza de Diomedes, que , na realidade, é um dos heróis máximo da Iliada, do mesmo nivel de Ulisses e de Aquiles , que era um Semideus. Homero diz que é ele o que, entre todos os combatentes Gregos , possui maior soma de capacidades humanas , desenvolvido no grau mais elevado. Não se sabe porque razão. Diomedes com exceção de Aquiles que é filho de uma deusa , é o heroi que mais facilmente entra em contato comos deuses. E o único, também, a quem Homero dedica um canto inteiro da Iliada. O canto 5. Na religião da Ilíada o milagre está ausente. Os deuses ao baixarem ao campo de batalha, revelam apenas suas pontencialidades humanas. Por isso, Enéas- filho de Vênus e semideus, como Aquiles, teria sido morto facilmente por Diomedes ao se encontrarem no campo de batalha, tendo sído salvo pela própria Vênus, que foi também ferida pelo herói Aqueu quando procurou salvar Enéas. Apolo desce em socorro dos dois, mas Diomedes também o enfrenta, pois está disposto a combater, ainda que seja contra o Zeus pai. Aires, deus da guerra, desce do olimpo, enfrenta Diomedes e é ferido. Lança então seu espantoso grito, equivalente ao de 10 mil homens em guerra. Todos os deuses descem e lutam agora, mas Homero procura sempre dar preferência às qualidades humanas. No canto 17 os deuses se afastam do campo de batalha e a luta prossegue com Diomedes empurrando os troinos até as muralhas de sua fortaleza. Este combate comandado por Diomedes , traz o lamento a Heitor de Andrómaca e o duelo entre Ajax e Heitor. Heleno afirma em alta vozes, digo que Diomedes é o mais forte dos aqueus , nem sequer tememos tanto a Aquiles. Ajax é de origem humildes mas é orgulhoso. suas virtudes humanas equivalem às de Aquiles, mas nele há qualidades sobre-humanas que não estão presentes em Diomedes. Diomedes é amado pelo deuses , por considerar-se um homem e defender no homem o desenvolvimento completo de toda a sua personalidade. A prudência de Diomedes é considerado tão grande quanto a de Ulisses. É por influência de Diomedes que Ulisses convence Agamenou a não desistir da guerra. Mas Homero acentua a prudência em Ulisses e uma sabedoria prática, que o levou à idéia do cavalo que possibilitou a vitória dos Gregos, a fuga de Enéas. Observa-se que no canto 26 do inferno, é Dante quem revitaliza Diomedes, e Homero, acaba sendo deformado pelos mitos mais novos, deixando ele de ser figura central do teatro e dos poemas gregos, ao contrário de Aquiles, Ulisses, Agemenou e Ajax, não se elevado a condição de figura nuclear da poesia dramática, épica e lírica , posterior à Ilíada. Mas Dante compreendeu sua grandeza e fez dele e de Ulisses , uma só figura, um só corpo, unidos pela chama falante do canto 26. Se Dante e Diomedes ficam silenciosos enquanto Virgílio fala a Ulisses, e Ulisses conta como foi o seu ultimo dia no mar. No qual prevalece o próprio texto da Ilíada. Homero procura dar preferência às qualidades humanas em detrimento das inumanas. O sábio navegador no canto 26. -José Angelo Cardoso.-Poeta, contista, Artista plástico. Presidente-fundador da Academia Guairense de Letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui