Usina de Letras
Usina de Letras
195 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->CONFRATERNIZAÇÕES -- 02/12/2016 - 16:11 (valentina fraga) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
AOS MEUS CUNHADOS DE ORDEM

Nos últimos dias, entre um agendamento e outro para atendimento e entrega de mercadorias aos clientes de minha empresa, as datas estão conflitando com a seguinte frase “Nossa, nesse dia não posso, porque é a confraternização da empresa.

Ok. Sei o que é e já participei de muitas, entretanto, acho que, porque saí do mercado, e estou mais velha, passei a ser mais seletiva com eventos. Vou onde gosto e com quem gosto, salvo alguns eventos obrigatórios e tradicionais.

De tanto ouvir o termo, resolvi passar à limpo, e o dicionário, informa:

Confraternização é uma palavra que se origina do termo em latim, confraternitas, termo esse que surge com base em frater que significa irmão e tem como derivação palavras como fraterno e fraternidade.



O termo confraternização também pode significar o convívio, encontro ou socialização de um grupo de pessoas que em geral têm ideologias, comportamentos ou funções semelhantes. É a celebração da amizade, união e estreitamento de laços entre os seres humanos.



A palavra confraternização é classificada como um substantivo feminino e exprime a ideia de conviver fraternalmente ou de confraternizar com outras pessoas, amigos e colegas de trabalho de forma informal, geralmente em ocasiões especiais, como no fim do ano, páscoa, aniversário, entre outros.



O fato é que, nos últimos tempos, o que tenho visto, é “cada um por si, e Deus por todos”. Passamos o ano inteiro, virando o rosto para pessoas com as quais não queremos falar, ou, fingindo que não vemos as pessoas, ou mesmo, não atendendo ligações ou chamadas nas redes sociais, que na minha opinião está cada dia mais chata, com muita gente entendendo muita coisas, sem na verdade, entender coisa alguma.

A palavra confraternização é forte, é fraternidade, um laço estreito, um nó apertado. Não dá pra ignorar meu irmão o ano inteiro, e no final do ano, fazer um churrasco, e simplesmente nos denominarmos irmãos, com direito a apertados abraços e beijinhos nas bochechas.

Fraternidade tem uma pegada diferente. Fraternidade é vínculo, é laço, e um amor indescritível. Não tem data e hora pra acontecer. Acontece mesmo nas horas improváveis, nas horas de dificuldade, na hora de dor. Fraternidade não é carne na grelha, mesa farta, bate papo animado.

Fraternidade não é uma vez por ano, quando alguns se investem de extrema bondade e saem apertando a mão e cumprimentando todo mundo, como se isso fosse uma prática diária, e não é, mas deveria ser.

A fraternidade está num cumprimento amoroso, diário, desinteressado, fora de datas especiais, está num telefonema sem intenção de pedir, apenas, e só pelo fato de saber como o outro está. Fraternidade é a ajuda ao próximo, sem querer estampar na primeira página do jornal, a grandeza própria. Ser fraternal é estar junto em todos os momentos.

Bom, essa é minha ideia e meu ideal de fraternidade, e consequentemente de confraternização.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui