Usina de Letras
Usina de Letras
122 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62263 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4775)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->FELIZ NATAL! -- 12/12/2002 - 01:32 (Darlana Ribeiro Godoi) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


São 6:30h. da manhã. Levantei da cama por paixão, não por obrigação. Não conseguia ficar deitado, queria escrever isto.
Tenho visto tantas notícias sobre as turbulências climáticas. Inclusive no Brasil. É difícil não sermos tocado quando vemos seres humanos que perderam parentes e tudo que conquistaram com muito trabalho. Tenho visto notícias sobre turbulência econômica, social e até moral. Mas acho que o mundo não caminha para trás. Como dizem os físicos, o Universo é anti-entrópico, caminha para a evolução.
Há um ditado que diz:"Sorte é outro nome dado a Deus". Talvez azar também seja. Talvez sorte e azar sejam lados de uma mesma moeda. E nós costumamos ver um lado de cada vez. Talvez, por isso mesmo, seja difícil compreender esse jogo de sorte e azar orquestrado pela Intenção do Universo.
Acredito que precisamos muito dessa compreensão para estarmos no lugar certo, no momento certo.

Parece que as turbulências vieram também para limpar o que não estava limpo. Lembro de um livro que li quando era estudante:"A Origem do Capital e da Propriedade Privada", de Karl Marx e Engels. Eles mostravam que o dinheiro acumulado pelos capitalistas da Era Industrial teve sua origem na exploração, em especial na escravidão. Hoje, acreditamos que isso é coisa do passado. Mas os rastros estão aí e precisam ser limpos.
Que rastros são esses?

O rastro mais importante está nas palavras "coragem e coração".
Quando o escravo acordava, não contatava seu coração para saber como queria viver seu dia. Sua vida, seu trabalho e seu tempo não eram gerenciados pelo seu coração. Não eram os Sonhos e o Propósito de Vida que lá habitam o que orquestrava suas ações. Suas ações(seus braços) não partiam de sua motivação(seu peito). Observe como as pessoas se comunicam, hoje, e você verá o rastro da escravidão. Os gestos de seus braços dificilmente partem do movimento de seu peito( o centro da motivação)
E a palavra "coragem", o que tem a ver com "coração"?

Acho que tem tudo a ver. Acredito que "coragem" é o ato que parte do coração. Que coragem não é ser capaz de "lutar contra" outro ser humano, contra suas idéias, contra seus Sonhos. Acho que isso é uma inversão da verdadeira coragem. Acredito que "coragem" é o poder de Sonhar, de estimular os Sonhos que foram plantados em seu coração pela Intenção do Universo e de estimular os Sonhos de outros seres vivos. Talvez "coragem" seja estar do lado da Intenção do Universo e não, "lutar contra ela".
Acredito que as atuais turbulências econômicas, talvez mais tempestuosas do que as que aconteceram na mudança para a Era Industrial, mudarão de mãos o poder material. E o principal: mudarão o coração de quem terá o poder material.
Talvez o dinheiro passe das mãos de quem explorava para as mãos de que tem "coragem" de estimular os próprios Sonhos e os dos outros seres humanos.

Precisamos da compreensão dos dois lados da moeda, para estarmos no lugar certo, no momento certo. Precisamos, no meio desse mar turbulento, ter Visão de Futuro, saber onde nosso coração quer que cheguemos e saber para onde as correntezas desse mar pode nos levar... Se deixarmos. Precisamos ter Visão de Altura, para sabermos como utilizar os obstáculos -as correntezas - para caminharmos mais rápido ainda na direção para onde nosso coração aponta.
O mundo caminha para frente - agora, de modo turbulento - derrubando muita gente que está em embarcações antigas, baseadas na exploração e não no estímulo do que os seres humanos trazem no coração. Em 1994, uma edição da revista Time tinha estampada na capa:
"Fim da Era do Emprego".

Muita gente perdeu emprego e muita gente está prestes a perder. Ao cair no mar, talvez a primeira palavra que venha à mente seja "azar". Mas quem olhar para os dois lados da moeda, verá o lado da sorte. Quando você cai de uma embarcação instável, você tem mais coragem de nadar até uma nova embarcação que estava ali, bem na sua frente.
Desejo, neste Natal, que você desenvolva a compreensão dos dois lados da moeda. E que, no Ano Novo, ganhe muitas delas!

VÍTOR


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui