Usina de Letras
Usina de Letras
162 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Tutto Per L´amore -- 18/11/2002 - 22:01 (Paulo de Goes Andrade) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TUTTO PER L´AMORE

Paulo de Góes Andrade

O crime do Brooklin Paulista, na madrugada de 31 de outubro, abalou a alta sociedade brasileira. Não seria para menos. O casal Marisia e Manfred von Richthofen foi barbaramente assassinado. Tudo já foi dito pelas televisões e pelos jornais. A repercussão não alcançou tanto a periferia de São Paulo, como de outras grandes metrópoles. O índice de audiência, nem os holofotes que iluminaram esse crime, já considerado o mais hediondo, não sensibilizaram outra classe de pessoas - os marginalizados sociais. Cenas mais indignas e repugnantes fazem o cotidiano das favelas do Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Porto Alegre e da própria Paulicéia.
Há poucos dias, antes do massacre da Rua Zacharias de Góis, Zona Sul paulistana, assisti à confissão de dois adolescentes, num programa de uma apresentadora, num canal bandeirante de televisão. Os dois jovens, também per l´amore, mataram à pedrada na cabeça uma simples mulher, do povo, como se diz, a genitora da criatura apaixonada. E, enquanto o corpo, ainda quente, tremia nos derradeiros estertores, os amantes faziam sexo num outro cómodo da modesta residência. Não me recordo a pequena cidade do interior de São Paulo, em que se deu o fato. Esse também monstruoso homicídio, premeditado, praticado com requintes de perversidade, juntou-se a tantos outros que se amontoam nos registros dos boletins de ocorrências das delegacias distritais das cidades brasileiras. A divulgação encolheu-se à simplicidade dos seus personagens.
O crime de Suzane e seus cúmplices mereceu mais destaque. E, por que não dizer, respeito. La belle du juor (ou melhor, la belle de tous les jours), mereceu grande distinção da imprensa, porque, além de nascida em berço esplêndido, é bonita hoje e em todos os dias de sua vida. Na verdade, trata-se de uma moça de feições angelicais, quase uma ariana. Para isso não lhe faltou sangue nas veias, descendente que é de alemães, como diz o seu registro de nascimento. E mais, os von Richthofen, considerados pela vizinhança uma família feliz (?), formavam no bloco dos empresários bem sucedidos e conceituados de São Paulo. A tragédia abalou o Brasil inteiro e atravessou até fronteiras.
Suzane Louise von Richthofen, esse é o seu nome de registro. Uma "arianazinha", talvez um exemplar perfeito da doutrina nazista de Adolf Hither, que seus genitores não aceitavam nem permitiam a mistura do seu sangue (puro?) com o sangue mestiço do brasileiro Daniel. O Anjo que havia em Suzane transformou-se em Demónio, apagando para sempre o orgulho dos seus pais, o que me parece mais evidente, diante da maneira odiosa externada pelos assassinos para liquidar os seus desafetos.
E o crime do casalzinho adolescente, do interior de São Paulo, que anotei acima, ficou mesmo por ali, pelo interior, num "BO" de delegacia. Se muito, comentou-se na periferia da Grande São Paulo.
Tutto per l´amore.
Brasília (DF) - 18 / 11 / 02





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui