Usina de Letras
Usina de Letras
135 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62264 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10378)

Erótico (13571)

Frases (50653)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->Você entre jovens -- 06/11/2002 - 15:33 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A vida passa rápido, a gente nem se da conta do passado, parece que foi a semana passada que ía para Escola estudar, pescar no porto do João Martinho em Araquari-SC. Pegar caranguejo no mangue, pescar, jogar pelada de futebol no campo da volta redonda, time local que eu ajudei fundar, lá no sul. A saudade das discotecas, dos bailes de sábado á noite, fórros, bares, os hospitais onde já trabalhei, em quase todas as grandes cidades deste nosso Brasil. Mas quando você já passou dos 40 e, não gosta nada da idéia, tem de tomar o maior cuidado com o que diz. Se passou por experiências inacreditáveis, conviveu com as pessoas mais interessantes, culto, artistas, professores, médicos escritores, pior ainda; pode cair na tentação de falar sobre assuntos que, mesmo fascinantes, vão fazer que você pareça aos olhos dos mais jovens o irmão mais velho de matusalém. Todo cuidado é pouco , é pouco se alguém fala de mulheres, esportes, política, arte, danças, festas etc...Mas tem sempre alguém que lembra alguma coisa, pode pegar mal essa sua memória. Para casos como esses só existem duas soluções: ou você fica inteiramente mudo ou, se quiser entrar na conversa, deve se referir ao fato como tendo ouvido falar, por um tio muito idoso. Na minha época de adolescente e jovem, não tinha internet ,telefone celular, micro-computadores, só tinha radio de pilha e televisão preto e branco. Se o assunto for música, nem pensar em comentar que naquele tempo, " Cuidado também com essa expressão", as canções eram bem mais bonitas; outra coisa, a noite do meu bem, lembrando aquela dor-de-cotovelo, aquele lembra ? Alias, dor-de-cotovelo também não pode nem falar ou sentir. Quando o tema for restaurante, faça todos os esforços para não mencionar pratos como, estrogonofre ou bife com arroz e feijão, o pão de cada dia, se não quiser ser expulso da mesa. E , em matéria de produtos de beleza, não caia na tentação , achando que alguém vai achar alguma graça, de citar produtos antigos, como Helena Rubistaim ou brilhantina. Vai passar pelo vexame de começarem a fazer calculos para saber sua idade, e aí que você não vai achar a menor graça. Sem poder mencionar nada do passado a conversa fica dificil, claro, mas o que vão pensar de você seus amigos mais jovens. Eu sugiro que quando o assunto sobre o qual você poderia dar um testemunho pessoal e, na sua opinião, interessante, ou cale a boca ou diga que leu alguma coisa a respeito num livro, jornais, é duro mas é a solução. E não fique triste: esses mesmos jovens que ficam de olhos arregalados, quando você conta uma história do tempo de sua infància, adolescencia e profissional, viagens etc... Vão um dia estar na mesma situação que você. Quando abrirem a boca para falar do planet hemp, da emocão que tiveram com o primeiro micro-computador que seu pai deu, ou no baile funk, sempre haverá alguém mais jovem para olhar eles , exatamente do mesmo jeito que eles olham para você agora. Faço esta crónica aqui no Bairro de São José do Albertópolis, Guaira-SP. Para mostrar à você leitor mas adulto, que além disso que explanei, que pode acontecer em festas, encontros, grupos, temos o grave problema do racismo amigavel e a discriminação. Recordar é viver. -José Angelo Cardoso.-Poeta, contista, artista plástico. Presidente-fundador da Academia Guairense de Letras.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui