Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL ATUALIDADES QUESTÕES JULHO 2015 -- 11/09/2015 - 09:42 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



 



ATUALIDADES BRASIL



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2015.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



1. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



MEDICINA ATUAL NO BRASIL



 



– Qual o pecado mais evidente dos médicos atualmente?



– Os médicos estão muito arrogantes, impondo seu ponto de vista a todo custo. Parte da culpa é das subespecializações médicas, um fenômeno recente na medicina. Os médicos atualmente só sabem falar de questões referentes às suas subespecialidades. Não do paciente. Quando o paciente procura ajuda médica, ele é um indivíduo, não uma média – é único. Parece chavão, mas pensar assim faz uma diferença brutal. (Marco Bobbio. “Entrevista”. Veja, 03.12.2014. Adaptado.)



Na entrevista, a medicina atual é criticada em virtude de priorizar aspectos.



a) técnicos e estatísticos.



b) sociais e econômicos.



c) políticos e econômicos.



d) mecanicistas e jurídicos.



e) holísticos e alternativos.



 



2. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



ÁGUA ABASTECIMENTO EM SÃO PAULO



 



A crise de abastecimento de água em São Paulo se agravou significativamente a partir de 2002, quando a empresa pública Sabesp passou a priorizar a obtenção de lucro. Com essa alteração, a água deixou de ser considerada bem público e recurso essencial para a sociedade, abandonando-se o foco na universalização dos serviços de saneamento básico. Nesse mesmo caminho, seguiu uma diretriz estratégica de atender à expansão econômica, beneficiando-se com a lucratividade do aumento do consumo, ignorando a suficiência de água



para atender a essa crescente demanda. Do ponto de vista neoliberal, a crise hídrica oferece “grandes e novas oportunidades” de negócios, tanto para obras como para serviços, especialmente no setor de gestão das águas, uma vez que se trata de um bem essencial de que todos são



obrigados a dispor a qualquer preço e custo.



(Delmar Matter et al. “As obras e a crise de abastecimento”. www.diplomatique.org.br, 06.02.2015. Adaptado.).



No texto, o problema do abastecimento de água em São Paulo é abordado sob o ponto de vista.



a) da crise ética da sociedade e das questões relativas ao negligenciamento dos valores morais e espirituais.



b) da defesa da necessidade de investimentos públicos para a construção de novos reservatórios de água.



c) dos efeitos positivos da racionalidade instrumental ao converter a natureza em objeto de dominação.



d) das tendências do sistema capitalista de transformar toda a realidade em mercadoria disponível no mercado.



e) das consequências do aumento da demanda ocasionado pela democratização do consumo da água.



 



 



3. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



TELEMARKETING



 



Analise a tabela.



Variação do percentual de posições de atendimento das empresas de teleatendimento, por região brasileira, 2000-2011.














































Região




Percentual de posições de atendimento




 




2000




2011




Sudeste




71%




78,1%




Nordeste




5,3%




16%




Sul




16,4%




3,4%




Centro-Oeste




4,6%




2%




Norte




2,7%




0,5%




Brasil




100%




100%




 



(Marina Castro de Almeida. “Em outros pontos da rede”. Estudos Geográficos, janeiro/julho de 2014.).



A partir dos dados apresentados na tabela e considerando as especificidades dos serviços de teleatendimento, é correto afirmar que, no período analisado, houve.



a) redução na representatividade da região Sudeste, explicada pela baixa dinâmica econômica e pela parca disponibilidade de mão de obra qualificada.



b) redução na representatividade da região Sul, entendida pelo colapso de suas redes informacionais e pelos altos impostos cobrados pela administração pública.



c) aumento na representatividade da região Nordeste, associado à disponibilidade de redes técnicoinformacionais e aos menores custos de operação.



d) aumento na representatividade da região Centro-Oeste, devido ao incremento do agronegócio e à ampliação dos serviços terceirizados.



e) redução na representatividade da região Norte, explicada pela raridade de centros urbanos e pelo interesse privado em oferecer serviços ligados ao campo.



 



 



4. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



FINANCEIRIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA



 



A incorporação de grande parcela da população ao sistema bancário, a difusão generalizada das operações de crédito individual, a dispersão de agências bancárias e pontos de autoatendimento em escala nacional e a difusão de formas de compra por meio de cartão de crédito são expressões de um fenômeno que pode ser denominado de “financeirização da sociedade e do território brasileiro”.



A forma como este processo ocorreu no Brasil esteve associada



a) à integração do território nacional através dos sistemas técnicos de comunicação e informação; à centralização de capitais e articulação dos agentes do sistema financeiro; à difusão de um modelo de consumo de massa; e à flexibilização do acesso ao crédito pessoal.



b) à desarticulação das regiões brasileiras em termos de sistemas de transportes e comunicação; à centralização de capitais pelos agentes do sistema financeiro; à difusão de diferentes modelos de produção e consumo; e à flexibilização do acesso ao crédito pessoal.



c) à integração do território nacional através dos sistemas técnicos de comunicação e informação; à multiplicidade e desarticulação dos agentes do sistema financeiro; à difusão de diferentes modelos de consumo; e à restrição do acesso ao crédito pessoal.



d) à integração interna das regiões brasileiras e sua desarticulação em escala nacional; à centralização de capitais pelos agentes do sistema financeiro; à difusão de um modelo de consumo de massa; e à flexibilização do acesso ao crédito pessoal.



e) à fragmentação do território nacional em termos de sistemas de transporte e comunicação; à multiplicidade e desarticulação dos agentes dos sistemas financeiros regionais; à difusão de um modelo de consumo de massa; e à restrição do acesso ao crédito pessoal.



 



 



5. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



 AGRICULTURA NO NORDESTE



 



Se, até a década de 1980, o conjunto da agropecuária nordestina permaneceu quase inalterado, a partir de então se vislumbra a ocupação de novas fronteiras pelo agronegócio globalizado, tomando alguns lugares específicos dessa região, que passam a receber vultosos



investimentos de algumas importantes empresas do setor, difundindo-se a agricultura científica e o agronegócio. Existe hoje no Nordeste, assim como de resto em todo o país, uma dicotomia entre uma agricultura tradicional e uma agricultura científica, apresentando-se esta em algumas partes bem delimitadas do território nordestino, constituindo verdadeiros pontos luminosos.



(Denise Elias. “Globalização e fragmentação do espaço agrícola do



Brasil”. Scripta Nova, agosto de 2006. Adaptado.).



É exemplo de espaço nordestino “luminoso”, incorporado aos circuitos produtivos globalizados do agronegócio, a região produtora de.



a) soja, na Zona da Mata.



b) mandioca, na Chapada Diamantina.



c) cacau, no Agreste.



d) cana-de-açúcar, no Sertão.



e) frutas, no vale do São Francisco.



 



6. PUC SP – JUNHO 2015



AMAZONIA



 



O levantamento de dados e de informações ambientais e socioculturais disponíveis sobre a Amazônia Costeira e Marinha parte da premissa que o litoral amazônico e um espaço vital de desenvolvimento socioambiental,



considerando a densidade populacional da área, o fato de acolher 3 capitais da região amazônica – Macapá (AP), Belém (PA) e São Luís (MA) –, os conflitos socioeconômicos e ambientais, a importância das tradições culturais e dos recursos naturais e as singularidades dos fenômenos originados pelo encontro entre o rio Amazonas e o Oceano Atlântico.



(Museu Paraense EMILIO GOELDI, In: http://marte.museugoeldi.br/pec/index.php?option=com_content&vi



ew=article&id=35&Itemid=5, acesso 22/05/2015)



Considerando as características geográficas da Amazônia Costeira e o descrito no texto, assinale a alternativa correta.



a) Conflitos e problemas ambientais na Amazônia são raros em sua zona costeira, pois nessa não existem questões de desmatamento nem problemas de poluição das aguas, fato comum nas zonas de garimpo.



b) Respeito as tradições culturais não se harmoniza com a ideia de desenvolvimento socioambiental nessa área, pois este exige produtividade, algo que as praticas tradicionais, com seus métodos predadores, não



contemplam.



c) O fato de haver capitais da Amazônia no litoral poderia ser mais difícil de equacionar nesse ambiente delicado, se essas cidades tivessem mais que 500 mil habitantes.



d) O encontro das aguas do Rio Amazonas e de outros menores com o Atlântico produz fenômenos naturais de grande monta, como alteração dos leitos dos rios, dos ambientes circundantes, e tem sido objeto da economia turística existente.



e) Falar que um ambiente como a zona costeira amazônica deve ser objeto de desenvolvimento socioambiental não tem nada de particular, visto que o



desenvolvimento em geral, atualmente, e pensado nesses termos.



 



 



 



7. FGV – Maio/2015



AMAZÔNIA



 



A maior e mais completa torre de observação da América do Sul começou a ser construída em agosto no seio da floresta amazônica. Intitulada “Torre Alta de Observação da Amazônia”, a torre mede 325 metros e será usada para monitorar as interações entre a atmosfera e a



floresta. A obra, que é realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em parceria com o Instituto Max Planck de Química, da Alemanha, será equipada com instrumentos científicos de alta tecnologia.



http://amazonasfm.com.br/noticias/torre-mais-alta-da-americalatinae-



construida-na-amazonia/
sthash.kZnyjgy1.dpuf



Sobre esse projeto, e correto afirmar:



a) Os fluxos de gás carbônico, vapor de agua e energia entre a atmosfera e a superfície não fazem parte das interações que serão monitoradas pelo projeto, já que não envolvem a floresta.



b) A altura da torre, apesar de facilitar a observação  meteorológica, inviabiliza o estudo das relações entre os fenômenos atmosféricos e os ciclos de nutrientes da floresta que ocorrem na superfície.



c) Entre os seus objetivos, destaca-se o de gerar informações mais precisas sobre o papel dos ecossistemas amazônicos no atual contexto de mudanças climáticas globais.



d) Por estar localizado em uma pequena mancha de floresta de terra firme, o projeto será capaz de produzir apenas conhecimentos parciais sobre os ecossistemas amazônicos, que dependem essencialmente da agua.



e) As complexas interações entre a atmosfera e a floresta, objeto do projeto, não são diretamente afetadas pela degradação antrópica, razão pela qual o desmatamento não será monitorado pela torre.



 



8. FGV – Maio/2015



AGROPECUÁRIA SUL DO BRASIL



 



Sobre as características da agropecuária na Região Sul do Brasil, leia as seguintes afirmações:



I. Em termos de valor da produção, a agropecuária dessa região ocupa o segundo lugar nacional, sendo superada apenas pela do Sudeste.



II. A agricultura familiar e praticada na maior parte dos estabelecimentos agropecuários da região.



III. A região concentra mais da metade dos estabelecimentos brasileiros com produção animal integrada a indústria processadora de aves e suínos.



IV. Ao contrario do que ocorre no Nordeste e no Centro Oeste, a grande maioria dos agricultores regionais não tem acesso a nenhum tipo de



orientação técnica.



E verdadeiro o que se afirma em



a) I e II, apenas.



b) I, II e III, apenas.



c) III e IV, apenas.



d) II e IV, apenas.



e) I, II, III e IV.



 



9. FATEC JULHO DE 2015



TRABALHO ESCRAVO



 



O trabalho análogo a escravidão não se restringe apenas a situação em que o trabalhador não tenha se candidatado espontaneamente ao emprego, mas também quando ele e ludibriado com falsas promessas de ganho e quando e coagido a trabalhar.



No Brasil, nos últimos anos, podemos afirmar corretamente que esse tipo de trabalho incide, em maior escala, na exploração de



a) idosos, em atividades domesticas, no estado de Goiás.



b) mulheres, em carvoarias, no estado de São Paulo.



c) adolescentes, em indústrias siderúrgicas, no estado de Sergipe.



d) crianças, no setor da construção civil, no estado de Santa Catarina.



e) homens, nas atividades pecuárias e de desmatamento, no estado do Pará.



 



 



10. FATEC – JULHO 2015



REFORMA AGRÁRIA



 



A existência de movimentos que lutam pela reforma agraria no Brasil e um indicador de que essa questão ainda não foi resolvida. Varias leis, decretos, programas e institutos foram lançados com o intuito de realizar a reforma agraria, como o Estatuto da Terra, de 1964; o primeiro Plano Nacional de Reforma Agraria, de 1966; e a criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (lNCRA), em 1970.



Além disso, a Constituição de 1988 instrumentalizou o Estado com recursos legais que permitem a realização da reforma agraria. De acordo com essa Constituição, a desapropriação de terras para fins de reforma agraria deve.



a) ser realizada sem previa e justa indenização.



b) acontecer necessariamente em latifúndios, produtivos ou não.



c) ocorrer em imóveis rurais que não estejam cumprindo sua função social.



d) transformar as propriedades produtivas em latifúndios administrados por cooperativas.



e) incidir sobre as medias propriedades rurais, desde que seu proprietário não possua outras terras.



 



11. FGV – Maio/2015



MARCO CIVIL DA INTERNET



 



A regulamentação dos meios de comunicação tem gerado controvérsias, trazendo a tona a discussão sobre o direito de liberdade de expressão. Recentemente, no Brasil, esse debate se desenvolveu em torno do Marco Civil da Internet, sancionado em 2014.



Relacione os princípios do Marco Civil da Internet as normas listadas.



I. Neutralidade



II. Privacidade



III. Liberdade de expressão



() O sigilo e a inviolabilidade dos fluxos de comunicação e de conversas armazenadas devem ser garantidos.



( ) A remoção de conteúdo, para impedir a censura, não fica a cargo do provedor, podendo ser feita mediante ordem judicial.



( ) As fotos de indivíduos devem ser autorizadas por eles para serem veiculadas em anúncios na rede.



( ) Os pacotes de dados que circulam pela rede devem ser tratados de forma isonômica, sem distinção por conteúdo, origem, destino ou serviço.



Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.



a) I, III, II e I. b) II, I, II e III. c) III, III, I e II. d) I, II, III e III. e) II, III, II e I.



 



12. FGV – MAIO 2015



ÁGUA EM  SÃO PAULO



 



Sr. Presidente,



A Conectas, em apoio à Aliança pela Água, gostaria de chamar a atenção dos mecanismos deste Conselho para uma grave violação de direitos humanos no Estado de São Paulo, Brasil. A maior e mais rica região metropolitana do país está enfrentando a pior crise hídrica de sua história. Nossos principais reservatórios de água foram quase exauridos, colocando em risco o abastecimento de água de milhões de pessoas. Esta crise sem precedentes é resultado de décadas de políticas equivocadas na gestão e conservação da água.



(...) Posturas de negação da existência do problema e falta de transparência tornaram-se marcas registradas da resposta política à crise em São Paulo.



(...) Para finalizar, solicitamos que todas as instâncias e mecanismos de



Direitos Humanos das Nações Unidas acompanhem de perto esta situação já que, hoje, o direito humano à água potável está seriamente ameaçado. Obrigado.



Declaração Oral, 28a sessão do Conselho de Direitos Humanos das



Nações Unidas, marco de 2015, em Genebra,



http://www.conectas.org



Com relação as situações que motivaram essa denuncia, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.



( ) No Estado de São Paulo, ocorreu um racionamento organizado e transparente, com a instalação de sistemas de captação e campanhas para reuso da agua e redução do consumo.



( ) O desmatamento, a ocupação desordenada e a poluição por dejetos industriais e urbanos tem sido as principais causas de degradação das fontes de agua do Sistema Cantareira.



( ) Para evitar o colapso total do abastecimento hídrico, o Governo de São Paulo esta aumentando a captação e o tratamento de agua obtida a partir de fontes poluídas, o que certamente elevara o custo final para o consumidor.



As afirmações são, respectivamente,



a) F - V - F. b) F - V - V. c) V - F - F. d) V - V - F. e) F - F - V.



 



 



13. FGV – MAIO 2015



REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL



 



Em marco de 2015, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda a Constituição que reduz a maioridade penal no Brasil de 18 para 16 anos, a PEC 171/1993.



Do ponto de vista de seus defensores, a mencionada PEC.



a) evita que jovens entre 16 e 18 anos cometam crimes na certeza da impunidade.



b) torna inimputáveis os menores de 18 anos, sujeitos a medidas socioeducativas.



c) tutela os direitos civis e a liberdade de expressão desde a infância.



d) elimina as sanções e penas para menores em conflito com a lei.



e) cria instrumentos de contenção da violência por condição social, econômica e etária.



 



 



14. PUC SP – JUNHO 2015



BRASIL EDUCAÇÃO URBANA E RURAL



Observe a tabela com atenção:



 


















































Anos de Estudo Pop. Rural Pop. Urbana




Anos Estudo




População Rural




População Urbana




Sem instr, - 1 ano




24,12%




9,01%




1 a 3 anos




18,50%




8,47%



 




3 a 7 anos




30,48%




22,46%




8 a 10 anos




13,87%




19,35%



 




11 a 14 anos




11,21%




31,47%



 




15 anos ou mais




1,60%




9,05%




Nao determinado




0,10%




0,19%




 



Fonte: PNAD 2008 Elaboração: Disoc/Ipea



Sobre as diferenças notórias no tempo de escolaridade dos



habitantes da zona rural e das cidades no Brasil pode ser dito que



a) A baixa escolarização das populações rurais explica a crise da agricultura moderna no Brasil, pois essa exige uma massa de trabalhadores mais preparada em termos educacionais.



b) O domínio de uma agricultura moderna no campo brasileiro e tão avassalador e lucrativo, que os envolvidos nessa atividade (proprietários, executivos, técnicos, trabalhadores etc.) tem preocupações menores com a escolarização.



c) O modo de vida urbano e o locus formador do próprio sistema de educação, o que torna natural uma escolaridade mais elevada de suas populações em relação a população rural.



d) A diferença relevante dos índices na faixa de mais anos de estudo favorável as populações urbanas se deve ao fato de que chegar ao ensino universitário e um privilegio das elites e elas estão, principalmente, nas



cidades.



e) A baixa escolarização das populações rurais resulta do fato que no mundo rural existem poucas escolas e universidades, que preferencialmente procuram se localizar nas cidades, como no caso do ensino privado.



 



15. UNESP 2 FASE  JUNHO DE 2015



PETRÓLEO



 



Preço do barril de petróleo brent , em dólares janeiro 2014 -  110  ; 12 julho 2015 – 47,41. (Celso Ming. “O petróleo derrete”. http://economia.estadao.com.br)



Indique o impacto dessa tendência do preço do petróleo na exploração do Pre-Sal brasileiro e nas economias da Venezuela e da Rússia.



 



16 UNESP 2 FASE  JUNHO DE 2015



ÁGUA EM SÃO PAULO



 



Em meio a crise de abastecimento de agua, o estado de São Paulo criou um conflito hídrico com o Rio de Janeiro acerca da captação e da utilização das aguas do Rio Paraíba do Sul. O rio nasce em São Paulo, na Serra da Bocaina, e corta cidades paulistas, mineiras e



fluminenses, ate desaguar no Oceano Atlântico, em São Joao da Barra, no Rio de Janeiro. A principal fonte de agua para a região metropolitana do Rio de Janeiro hoje e o Rio Paraíba do Sul e não ha outro manancial capaz de reforçar o abastecimento. No entanto, para São Paulo, o rio e o que oferece solução no mais curto prazo.



(http://ultimosegundo.ig.com.br, 25.03.2014. Adaptado.)



Cite dois fatores técnicos que explicam a disputa entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro em relação ao uso da agua do Rio Paraíba do Sul e indique duas medidas que poderiam ser tomadas com o intuito de solucionar este problema em torno da gestão territorial dos recursos hídricos.



 



17. UNESP 2 FASE  JUNHO DE 2015



LATIFÚNDIOS



 



Cite duas características essenciais do latifúndio no Brasil e indique duas consequências (uma social e outra econômica) da sua perpetuação para a sociedade brasileira.



 



 



18. FGV – MAIO /2015



REDAÇÃO  E desejável e possível limitar o poder do dinheiro?



 



Vivemos numa época em que quase tudo pode ser comprado e vendido. Nas três últimas décadas, os mercados – e os valores do mercado – passaram a governar nossa vida como nunca. Não chegamos a essa situação por escolha deliberada. É quase como se a coisa tivesse



se abatido sobre nós.



Quando a guerra fria acabou, os mercados e o pensamento pautado pelo mercado passaram a desfrutar de um prestígio sem igual, e muito compreensivelmente.



Nenhum outro mecanismo de organização de produção e distribuição de bens tinha se revelado tão bem-sucedido na geração de afluência e prioridade. Mas, enquanto um número cada vez maior de países em todo o mundo adotava mecanismos de mercado na gestão da economia,



algo mais também acontecia. Os valores de mercado passavam a desempenhar um papel cada vez maior na vida social. A economia se tornava um domínio imperial.



Hoje, a lógica de compra e venda não se aplica apenas a bens materiais: governa crescentemente a vida como um todo. Está na hora de nos perguntarmos se queremos viver assim. (...) Essa chegada do mercado e do pensamento centrado nela a aspectos da vida tradicionalmente governados por outras normas é um dos acontecimentos mais significativos de nossa época.



Michel J. Sandel, filosofo, Professor na Universidade Harvard.



O que o dinheiro não compra. Os limites morais do mercado.



RJ, Civilização Brasileira, 2012 (Adaptado).



 



Reduzir o valor da vida ao dinheiro mata toda possibilidade de idealizar um mundo melhor. Somente o saber pode fazer frente ao domínio do dinheiro, pelo menos por três razões. A primeira: com o dinheiro pode-se comprar tudo (dos juízes aos parlamentares, do poder ao sucesso),



menos o conhecimento. Sócrates lembra a Agatão que o saber não pode ser transferido mecanicamente de uma pessoa a outra. O conhecimento não se adquire, mas se conquista com grande empenho interior. A segunda razão diz respeito à total reversão da lógica do mercado. Em



qualquer troca econômica há sempre uma perda e um ganho. Se compro um relógio, por exemplo, “perco” o dinheiro e fico com o relógio; e quem me vende o relógio “perde” o relógio e recebe o dinheiro. Mas, no âmbito



do conhecimento, um professor pode ensinar um teorema sem perdê-lo. No círculo virtuoso do ensinar, enriquece quem recebe (o estudante), enriquece quem dá (quantas vezes o professor aprende com seus estudantes?). Trata-se de um pequeno milagre. Um milagre — e essa é a



terceira razão — que o dramaturgo irlandês George Bernard Shaw sintetiza num exemplo: se dois indivíduos têm uma maçã cada um e fazem uma troca, ao voltar para casa cada um deles terá uma maçã. Mas, se esses indivíduos possuem cada um uma ideia e a trocam, ao



voltarem para casa cada um deles terá duas ideias.(...)



A ditadura do lucro e do utilitarismo infectou todos os aspectos da nossa vida, chegando a contaminar esferas nas quais o dinheiro não deveria ter peso, como a educação. Transformar escolas e universidades em empresas que devem produzir unicamente diplomados para o mundo do trabalho é destruir o valor universal do ensino. Os estudantes adquirem créditos e pagam débitos com a esperança de conquistar uma profissão que possa dar a eles o máximo de riqueza. A escola e a universidade, ao contrário, devem formar os heréticos capazes de rejeitar o lugar-comum, de repelir a ideologia dominante de que a dignidade pode ser medida com base no dinheiro que possuímos ou com base no poder que possamos gerenciar. A felicidade, como nos recorda Montaigne, não



consiste em possuir, mas em saber viver.



Professor E. Ordine. Sociólogo italiano – Universidade da Calábria, em entrevista a Joao Marcos Coelho.



O Estado de S. Paulo, 15/2/2014.



Com base nas sugestões contidas nos textos aqui reunidos e em outros conhecimentos que você considere relevantes, redija uma dissertação em prosa sobre o tema E desejável e possível limitar o poder do dinheiro?



Procure argumentar de modo a deixar claro seu ponto de vista sobre o assunto.



 



19. MACKENZIE JULHO DE 2015



REDAÇÃO  TRABALHO DOMÉSTICO



 



Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.



Obs.: O texto deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado nos textos da coletânea.



Texto I



 



O número de ações trabalhistas ajuizadas por empregados domésticos no Estado de São Paulo cresceu 24,8% no ano passado, em comparação com 2013. Entre os 30 motivos identificados nas demandas judiciais movidas



por empregados domésticos, as principais queixas são o reconhecimento de vínculo empregatício, pagamento de verbas rescisórias e pagamento de benefícios como vale-transporte e horas extras.



Adaptado da Folha de S.Paulo, texto de Gilmara Santos, 10/3/2015



 



Texto II



A trabalhadora doméstica é um problema – qualquer mulher é subjugada no ambiente doméstico, seja pela total responsabilidade com as cansativas e improdutivas atividades do lar, seja pela delegação dessa tarefa a outra



mulher, que sob ela e com ela participa da divisão injusta do trabalho patriarcal. Mas nas casas, o que está em cena são questões graves: raça, classe social e gênero. Muitas feministas pertencem à classe social que se utiliza de outra. Porém, as duas participam de uma história de aviltamento. Tanto a dona de casa quanto a empregada participam de um processo histórico de rebaixamento à condição de mulher como escrava do lar.



Marcia Tiburi



 



Texto III



Essa PEC [Proposta de Emenda à Constituição] das empregadas precisa ser muito discutida; como foi mal concebida, assim será difícil de ser cumprida, e aí todos vão perder. A intenção de dar as melhores condições à



profissional faz com que seja quase impossível que o empregador tenha meios de cumprir com as novas leis; afinal, quem vai pagar esse salário é uma pessoa física, não uma empresa. Danuza Leão



 



 



 



 



20. PUC SP – JUNHO 2015



REDAÇÃO - BRASIL E REDEMOCRATIZAÇÃO



 



Com o final do Estado Novo, em 1945, inaugurou-se uma fase que e, em geral, considerada como a primeira experiência democrática no Brasil. Ela foi, porem, interrompida em 1964, com o golpe militar. O regime militar



durou ate 1985, quando se iniciou um novo período democrático, que perdura ate nossos dias. Tendo em vista esses dois momentos de redemocratização do Brasil, leia com atenção os trechos selecionados e observe os gráficos e as imagens.



“A saída de Vargas do poder, em 1945, teve consequências profundas e imediatas para a politica brasileira (...) o afastamento de Vargas significava a criação de uma nova estrutura legal, para acompanhar a era democrática. Os brasileiros precisariam de uma Constituição para substituir o documento autocrático de Francisco Campos, de 1937. Os partidos políticos – os mais importantes veículos da democracia moderna – teriam que ser fundados e



fortalecidos (...) a politica democrática ofereceria grandes possibilidades para o aparecimento de desacordos e conflitos.”



(Thomas SKIDMORE. Brasil: de Getúlio a Castelo. Rio de Janeiro:



Paz e Terra, 1975. p. 79)


















































População residente no Brasil Evolução   Em milhões




ano




Popul.




ano




Popul.




Ano




Popul.




1872




9,9




1940




41,1




1980




119,0




1890




14,3




1950




51,9




1991




146,8




1900




17,4




1960




70,0




2000




169,8




1920




30,6




1970




93,1




2010




190,75




 



 



“O período Kubitschek tornou-se conhecido por suas realizações econômicas (...). O dinâmico presidente prometeu ‘cinquenta anos de progresso em cinco de governo’ e não ha duvida de que de 1956 a 1961 o Brasil apresentou um crescimento econômico real e marcante. A base para



o progresso foi uma extraordinária expansão da produção industrial.”



(Thomas SKIDMORE. Brasil: de Getúlio a Castelo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. p. 204)



Eleitores fazem fila para votar, em São Paulo, durante as eleições de 1945



IBGE. Censo Demográfico de 2010. Primeiros Resultados, 29 nov. 2010, p. 5.



“O Brasil ingressou na modernidade pela via autoritária, e o projeto geopolítico do Brasil-Potencia, elaborado e gerido pelas Forcas Armadas [durante o regime militar], deixou marcas profundas sobre a sociedade e o espaço nacionais. A economia brasileira alcançou a posição de oitavo PIB do mundo, seu parque industrial atingiu elevado grau de complexidade e diversificação, a agricultura apresentou indicadores flagrantes de tonificação e dinamismo, e uma extensa rede de serviços interligou a quase totalidade do território nacional. No entanto, a maioria da população brasileira não participou diretamente das benesses do crescimento econômico.”



(Berta BECKER; Claudio EGLER. Brasil: uma nova potência regional na economia-mundo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994. p. 169)



 








































Taxa de Crescimento Anual   PIB  1940 – 2010




período




% crescimento




período




% crescimento




1940-50




2,39




1980-91




1,93




1950-60




2,99




1991-2000




1,64




1960-70




2,89




2000-2010




1,02




1970-80




2,48




 




 




 



IBGE. Censo Demográfico de 2010. Primeiros Resultados, 29 nov. 2010, p. 5.


















































Populacao Urbana e Rural do Brasil (%)




Ano




Urbana




Rural




Ano




Urbana




Rural




1940




26




74




1980




68




32




1950




36




64




1991




75




25




1960




45




55




2000




81




19




1970




56




44




2010




84,35




15,65




IBGE. Censos demográficos; Censo Demográfico de 2010,



Primeiros Resultados, 29 nov. 2010, p. 8.



 



PROPOSTA



A partir dos textos, dos gráficos , produza um texto que associe os dois processos de redemocratização do Brasil ao



1. contexto histórico e geográfico do período 1945-1964.



2. contexto histórico e geográfico do período 1985-dias atuais.



PUC – Junho/2015



 



 



 



 



21. REDAÇÃO UNESP 2 FASE  JUNHO DE 2015



REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL



 



Texto 1



O advogado Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, diz que a redução da maioridade penal vai inibir jovens e criminosos: “O jovem de hoje e diferente do jovem de 1940, quando essa maioridade penal de 18 anos foi instituída. Agora, ele e bem



informado, já compreende o que e uma atitude delituosa. Muitos jovens de 16 anos já estão empregados no crime organizado. A redução vai inibir os adolescentes e criminosos que aliciam menores.” (“Para ex-ministro do STF, redução da maioridade penal diminuiria O crime”. www.folha.uol.com.br, 01.04.2015. Adaptado.)



 



Texto 2



O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, afirmou que a redução da maioridade penal, debatida atualmente no Congresso Nacional, não deve diminuir a violência no pais: “Não vamos dar uma esperança vá a sociedade, como se pudéssemos ter melhores dias alterando a responsabilidade penal. Cadeia não conserta ninguém.” (“‘Cadeia não conserta ninguém’, diz ministro sobre redução da maioridade”. http://g1.globo.com, 01.04.2015. Adaptado.)



 



Texto 3



A presunção de que ao adolescente de 16 anos falta o entendimento pleno da ilicitude da conduta que pratica podia encontrar justificativa décadas atrás, quando o Brasil era uma sociedade agraria e atrasada socialmente. Hoje, com a densificacao populacional, o incremento dos meios de comunicação e o acesso facilitado a educação, esse adolescente amadurece muito mais rápido. O jovem de 16 anos já possui maturidade para votar. E o Código Civil, atento ao fato de que o jovem amadurece mais cedo, permitiu a emancipação aos 16 anos de idade. Emancipado, poderá constituir família, com os pesados encargos dai decorrentes como manutenção do lar e criação e educação da prole. Poderá também constituir uma empresa e gerencia-la, respondendo, sem interferência de terceiros, por todas as obrigações inerentes ao exercício do comercio. E notório que os adolescentes se valem conscientemente da menoridade para praticar ilícitos infracionais,



sabendo quanto são brandas as medidas passiveis de serem aplicadas a eles. Uma das causas da delinquência juvenil e a falta de politicas publicas voltadas a criança e ao adolescente. Mas a sociedade não pode esperar indefinidamente que essas politicas sejam implementadas. O problema deve ser enfrentado de duas formas: criando politicas sociais de trabalho, educação e emprego, mas simultaneamente fazendo jovens entre 16 e 18 anos responderem penalmente pelos seus atos.



(Claudio da Silva Leiria (promotor de justiça). “Questão de maturidade”. O Estado de S.Paulo, 05.04.2015. Adaptado.)



 



Texto 4



Confrontado com situações extremas de violência e criminalidade, nas quais ha adolescentes envolvidos, o Congresso Nacional de novo discute o rebaixamento da idade de responsabilidade penal de 18 para 16 anos como uma das soluções para o problema. No entanto, leve-se em conta que a maioria esmagadora dos criminosos são jovens entre 19 e 25 anos e adultos. Atrás do adolescente infrator, ha sempre adultos. O núcleo duro da criminalidade violenta são organizações comandadas por adultos, que a policia não consegue desbaratar por incompetência na coleta de informações, fraqueza da investigação e por manter, a despeito da consagrada impunidade, a concepção sabidamente equivocada de “guerra contra o crime”. O rebaixamento da idade penal e um logro que não terá nenhum efeito para aumentar a segurança dos cidadãos. Se as instituições brasileiras de tratamento de crianças e



adolescentes infratores não educam nem regeneram, sendo masmorras disfarçadas apenas pelo nome, trancafia-los em prisões de adultos seria condena-los a tortura, a violência sexual e a solitária. Esta mais do que na hora de ir além do atual debate relativo ao estabelecimento arbitrário de uma idade mínima de responsabilidade pela infração das leis penais.  Mas, enquanto não atingirmos essa etapa, o esforço do Estado democrático não deve ser de despejar mais e mais adolescentes miseráveis, pobres e afrodescendentes no sistema penal de adultos. O esforço deve ser no sentido de aperfeiçoar as atuais instituições de tratamento das



crianças e adolescentes, para evitar que eles, tornados adultos, entrem naquele sistema. (Paulo Sergio Pinheiro (ex-secretário de Estado de Direitos Humanos). “Adolescentes: o elo mais fraco”. Folha de S.Paulo, 11.01.2013. Adaptado.)



Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma redação de gênero dissertativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:



A redução da maioridade penal contribuirá para a diminuição da criminalidade no Brasil?



 



Gabarito publicado com todas as questões de História Geral e do Brasil.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui