Usina de Letras
Usina de Letras
97 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->MONTEIRO LOBATO -- 05/07/2002 - 10:47 (LUIZ CARLOS LOCATELLI) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TEATRO INFANTIL

MONTEIRO LOBATO
História: Busca Ao Tesouro

1ª CENA

Dona Benta: Bom dia! (ou Boa tarde). Gosto muito de contar histórias para as crianças. Hoje estou aqui para contar mais uma história muito interessante a vocês. É a história de um tesouro escondido. Um tesouro muito valioso. Todos que tinham alguns problemas e tocassem naquele tesouro, os problemas desapareciam. A nossa história começa, quando Pedrinho sonha numa noite de luar.
Pedrinho: (Deitado em sua caminha, luar ao fundo, a boneca Emília entra)
Emília: Pedrinho, acorda. Você tem uma grande missão a realizar.
Pedrinho: O quê? (acordando) Quem está falando?
Emília: Sou eu, a boneca Emília. Não me conhece mais não? Sou a boneca de Narizinho.
Pedrinho: Boneca Emília? Mas bonecas não falam. Deve ser um sonho. Vou voltar a dormir. (deita-se)
Emília: Será que eu vou ter que beliscar o seu bumbum?
Pedrinho: Acho bom, prá eu ter certeza que não é um sonho.
Emília: (Se aproxima e belisca o seu bumbum)
Pedrinho: Ái, doeu sabia.!
Emília: Você não pediu?
Pedrinho: Pedi, mas não precisava exagerar.
Emília: E então, está preparado?
Pedrinho: Preparado prá que?
Emília: Preparado para encontrar um grande tesouro.
Pedrinho: Tesouro? Que tesouro?
Emília: O que você vai procurar.
Pedrinho: Mas é necessário que eu vá mesmo? Por que eu?
Emília: Porque você foi o escolhido.
Pedrinho: Essa história não está me cheirando bem. Mas se é para o bem de todos, diga aos seus superiores que eu vou.

2ª CENA
Dona Benta: Pedrinho, então, juntou as suas coisas de viagem, colocou em uma maletinha e saiu estrada a fora. Em busca daquele tal tesouro.
Mas quando ele estava no meio do caminho, descobriu que não tinha pego as pistas, e imaginou...
Pedrinho: Caramba, mas prá que lado eu vou? Prá lá ou para cá.? Estou perdido. E agora. O que faço?
Visconde: (entrando) Bom dia Pedrinho? Prá onde você está indo?
Pedrinho: Não sei. Acho que me perdi. Eu tinha que encontrar um grande tesouro, mas não me deram as pistas.
Visconde: Que tesouro é esse?
Pedrinho: Não sei te informar, só sei que é um grande tesouro.
Visconde: Posso ir com você?
Pedrinho: Eu acho que pode.
Visconde: Então vamos por ali. Acho que sei o caminho. (sai na frente)
Pedrinho: Mas como que ele sabe o caminho? (sai também)

3ª CENA

Dona Benta: Mas eis que naquela estrada uma vilã muito ruim resolve aparecer para atrapalhar tudo. Porque ela tinha muito interesse naquele tesouro. Era a bruxa Cuca.
Cuca: Então quer dizer que esses dois estão indo procurar um grande tesouro. Pois fiquem sabendo que eu também estou procurando esse tesouro. Ele é muito valioso. É mágico. E como eu já sei fazer algumas mágicas, com ele vou fazer muito mais, e serei a Dona do Sítio do Pica-pau amarelo. Mas sozinha acho que não vou conseguir, preciso de um aliado. (aparece o Saci) Acho que já encontrei alguém.
Saci: Bom dia Cuca? O que está fazendo por aqui?
Cuca: Procurando um grande tesouro. Um super tesouro. Um baita de um tesouro. Será que você não podia me ajudar, não?
Saci: Ajudar? Eu? Será que eu devo em crianças?
Cuca: Repartirei a metade com você, está bem?
Saci: A metade? Um grande tesouro? Quem sabe assim com esse grande tesouro eu não consigo melhorar a minha aparência... Então eu vou.



4ª CENA:

Dona Benta: E os dois saíram atrás de Pedrinho e Visconde.
Tia Nastácia: (gritando dos fundos) Crianças venham comer, o almoço já está pronto.
Dona Benta: Calma Anastácia, elas logo chegarão. Estão numa missão muito importante.
Tia Nastácia: Mas a comida vai esfriar.
Dona: Benta: Elas logo chegarão. Calma-se. E como eu estava dizendo, a Cuca mais o Saci, que havia sido enganado pela Cuca, saíram atrás de Pedrinho e Visconde. A Cuca tinha a intenção de pegar o tal tesouro para ela, mas não sabia do que se tratava.

5ª CENA:

Emília: O tesouro que estão procurando, não é ouro nem diamante. Não é moedas antigas nem dinheiro. É o poder de realizar sonhos, mudar de vida, mas sempre para o bem.
Narizinho: Mas se eles não sabem disso, como vão encontrá-lo?
Emília: Só quem tem o coração puro pode encontrar. Só quem é realmente bom, entra nos segredos do coração.
Narizinho: Segredos do coração?
Emília: Sim. Só quem é puro, quem é bom prá os outros, respeita os pais, os professores, consegue entrar no coração mágico. O coração das boas realizações.
Narizinho: Mas por que você pediu para o Pedrinho encontrar esse tesouro?
Emília: Porque Precisamos colocar mais bondade no coração da Cuca. Ela é muito maldosa.
Narizinho: Mas se ela encontrar primeiro o tal tesouro, ou seja o tal coração Mágico, o coração das boas realizações?
Emília: Não vai acontecer nada. Porque ela não conseguirá abrir a porta do bom coração, enquanto ela não tiver a bondade como prioridade dentro dela. E se ela insistir, algo de muito ruim pode acontecer com ela.

6ª CENA:

Dona Benta: A Cuca não sabia desse detalhe, e acreditava que de posse do suposto tesouro, ela se apoderaria de tudo o que ela quisesse.
Pedrinho: Visconde, será que estamos no caminho certo?
Visconde: Claro que estamos. Segundo o meu livro de pesquisas, o tesouro que estamos procurando, está mais perto do que a gente pensa.
Pedrinho: Será?
Visconde: Com toda a certeza do mundo eu te garanto.
Cuca: Ham ham. Quer dizer que vocês sabem onde está o meu tesouro. O tesouro que eu vou encontrar.
Pedrinho: Mas quem convidou vocês para virem também.
Saci: Foi a Boneca Emília. Ela chegou e disse: Vocês tem que encontrar o tesouro primeiro que o pedrinho, porque senão será fatal.
Visconde: Muito estranho. Muito estranho. Jamais a Emília faria um negócio desses.
Pedrinho: Vocês tem certeza que a Emília disse isso mesmo.?
Cuca: Claro, claríssimo. Como esse sol que nos ilumina, num dia de Primavera sem nuvens.
Visconde: Bem já que vocês estão dizendo a verdade, podem ir.
Cuca: E vocês não vão não? Vão ficar aí.?
Pedrinho: Nós precisamos descansar um pouco, estamos muito cansados.
Cuca: E vão descansar por muito tempo. (Levanta as mãos) Porque eu vou hipnotizar vocês. “Pó do sono, pó da maldade, faça esses dois dormirem por dois, dois não, cinco dias seguidos. (os dois caem desmaiados)
Saci: Chi, acho que vão ficar aí por um bom tempo.
Cuca: Cinco dias. É o suficiente para encontrarmos o tal tesouro mágico. Serei a dona disso aqui tudo. O sítio será meu, tudo será meu.
Saci: Mas e eu, não terei a minha parte também?
Cuca: Claro, claro. (saem rindo)

7ª CENA:

Dona benta: A cuca como sempre fazendo as suas maldades, tentava atrapalhar a missão de Visconde e Pedrinho. Ela achava que se encontrasse o Tesouro primeiro que os dois se transformaria numa Crocodila muito poderosa. Mas nem tudo está perdido...
Emília: Olha, quem está lá dormindo?
Narizinho: É o Pedrinho e o Visconde.
Emília: Visconde? O que ele está fazendo aqui?
Narizinho: Com certeza tentando ajudar Pedrinho. Mas como são dois preguiçosos caíram no sono.
Emília: Eles foram enfeitiçados pelo pó do sono da cuca.
Narizinho: E agora?
Emília: Agora vamos desfazer o feitiço.
Narizinho: Mas eu não sei fazer isso.
Emília: Não se preocupe, eu sei.
Narizinho: Mas quem te ensinou? Alguma bruxa?
Emília: Não, eu li num dos livros do Visconde. Só que eles não podem saber que estamos aqui, senão Pedrinho vai desistir da missão. Aí então o resultado será fatal. Imagina a Cuca de posse do grande Tesouro.? Ela pode até se transformar numa dinossaura. Imagina? Vai acabar com as nossas florestas, comendo tudo.
Narizinho: Então vamos nos esconder.
Emília: Espere um pouquinho. Pó do sono, pó da maldade, desfaça agora o seu poder. Repitam comigo, todos que estão me ouvindo. Crianças vamos ajudar o Pedrinho e o Visconde, Repitam comigo, Pó do sono, pó da maldade, desfaça agora o seu poder. Muito obrigado crianças.
Narizinho: Agora vamos nos abaixar.

8ª CENA:

Pedrinho: (acordando) O que foi isso?
Visconde: Acho que a mágica da Cuca se desfez. Estamos livres para encontrar o tesouro novamente, vamos.
Pedrinho: Vamos. (saem)

9ª CENA:

Emília: (aparecendo) Eu não disse que dava certo.
Narizinho: E deu. O que vamos fazer agora?
Emília: Vamos seguí-los de longe, para que possamos Ter certeza de que tudo vai dar certo.
Narizinho: Então vamos.

10ª CENA:

Dona Benta: A boneca Emília junto com a Narizinho foram, então, atrás de Visconde e Pedrinho. A Cuca mais o Saci chegaram onde estava guardado o grande tesouro. (Um grande coração pintado em forma de porta)
Cuca: Será que é aqui?
Saci: Deve ser, é tudo tão estranho.
Cuca: Vamos abrir então. Vá e abra a porta primeiro.
Saci: Eu não, vai você. É você quem é a mais poderosa aqui.
Cuca: Se você não abrir, o trato está desfeito. E pode esquecer a metade de tudo.
Saci: Mais isso não é justo.
Cuca: É justíssimo.
Saci: Eu vou, mas se alguma coisa acontecer comigo eu ... eu...
Cuca: Você não vai fazer nada. Certo.?
Saci: Então lá vou eu. (quando ele põe a mão na porta, explode algo e sai uma fumaça de dentro, e ele leva um grande choque) Ái. (salta longe)
Cuca: Você é muito mole. (Vai abrir a porta, fica grudada, e uma luz forte fica por trás dando efeito de choque.) Me tira daqui, me tira daqui. ( O saci puxa ela para trás e os dois caem)
Saci: Isso não vai dar certo. Acho que eu vou me embora.
Cuca: Não vai não, fica aqui. Quando os dois chegarem, se eles conseguirem abrir a porta e pegar o tesouro, nós tomaremos e fugimos daqui, certo.
Saci: Então vamos nos esconder. (saem)

11ª CENA:

Pedrinho: (entrando) Veja, chegamos.
Visconde: Que coisa maravilhosa. Isso é muito bonito, não é mesmo crianças?
Pedrinho: Eu também acho. Vamos abrir logo e voltar para casa, a dona Benta deve estar muito preocupada com a gente.
Visconde: As Honras são todas suas. Fique a vontade.
Pedrinho: (Abre então a porta, sai uma luz for lá de dentro, pedrinho encontra apenas um anel) Só tem esse anel aqui. Onde está o tesouro?
Visconde: O tesouro está dentro do seu coração. E você acaba de abri-lo para todos nós aqui. De agora em diante nessa história, você tem o poder de transformar as pessoas más em pessoas boas. Mas a principal missão é...
Emília: (entrando) Transformar a Cuca numa Crocodila boa.
Narizinho: E fazer com que a paz reine nesse sítio seja prá sempre.

12ª CENA:

Cuca: (entrando) Então quer dizer que vocês querem me transformar numa coisa boa, de bom coração? Nunca, ouviram? Isso nunca vai acontecer. E esse tesouro me pertence.(pega da mão de pedrinho). Agora serei muito poderosa.
Emília: Não será não. O desejo de Pedrinho já está gravado nos poderes deste anel.
Cuca: Não é possível, eu não consigo mais fazer maldades, o que está acontecendo comigo?
Visconde: De hoje em diante, nessa história, você será uma ótima crocodila. Amiga de todos, e só fará o bem.
Saci: E eu também?
Emília: Você nunca foi maldoso. Apenas brincalhão. Fará apenas brincadeiras boas de agora em diante.
Visconde: Parabéns Cuca. Você agora é uma das nossas.
Cuca: Eu não acredito numa coisa dessas. Eu boazinha. Só aqui nessa história mesmo.
Visconde: E todos nós deveríamos ser assim por toda a vida, e em todas as histórias. Porque só a bondade transforma corações.
Dona Benta: E assim termina essa história. Mais uma do Sítio do Pica pai amarelo.

FIM


Comentarios

haniel vaz da costa  - 10/11/2023

Achei maravilhoso. Quais as séries mais adequadas para realizar esta peça?

Nicolas  - 14/09/2023

Eu achei legal e boa e gostei que a Cuca e boazinha .

Emanuell  - 30/09/2020

Eu achei muito legal interessante criativo e muito engracado na parte em que o Visconde falou que a Cuca seria boazinha kkkk.

jamyle vitoria   - 08/09/2020

amei muito, quando era menor eu amava e ainda amo.

Bruna dos santos cavalcante  - 08/09/2020

Bom eu achei ele muito interessante achei legal na parte que o visconde falou que a cuca sera boazinha e eu gostei que o Pedrinho venceu por que se a cuca vencesse ela iria fazer o mal. Entao parabens para o autor que fez esse texto maravilhoso para criancas eu amei muito vou ver se consigo fazer um igual hahahaha.

camile  - 02/06/2020

amo Monteiro Lobato principalmente a turminha do sitio do pica-pau amarelo.Um bom final feliz sem as loucuras da Cuca

camile  - 02/06/2020

amei essa historia terminou com um final feliz sem maldade da cuca

Cceília de Melo Mota  - 26/05/2020

Eu gostei, pois interagem com as crianças de uma forma legal e criativa.

maria  - 11/11/2019

maravilhoso texto,adorei me ajudou bastante nas aulas

Merilane Santana dos Santos  - 13/10/2019

O texto é maravilhoso,me ajudou muito nas minhas atividades.Obrigada!

ÉDINA BASTOS  - 28/08/2019

Sou fã das histórias de Monteiro Lobato

O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui