Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XX E XXI QUESTÕES JULHO 2015 -- 01/09/2015 - 08:32 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA SÉCULO XX E XXI



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2015.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



 



1. UNESP – 1ª Fase – Maio/2015



PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL



 



Entre os fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), podemos citar.



a) corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.



b) o conflito étnico entre sérvios e croatas na região da antiga Iugoslávia.



c) o confronto entre Áustria e Hungria pelo controle dos Bálcãs.



d) a disputa comercial e industrial entre Inglaterra e Alemanha.



e) a invasão da Polônia pelas tropas da Alemanha.



 



 



2. PUC SP – JUNHO 2015



GUERRA CIVIL ESPANHOLA



 



“A Guerra Civil Espanhola foi principalmente um conflito local, uma tentativa brutal de resolver, por meios militares, um grande numero de questões sociais e politicas que dividiram os espanhóis por varias gerações. (...) A guerra não foi, no entanto, somente um conflito local, mas também transcendeu barreiras nacionais e suscitou paixões e debates repletos de ressentimento pela Europa. Todas as grandes potencias intervieram e determinaram, em grande medida, o curso e o resultado do conflito.”



(Francisco J. Romero Salvado. A Guerra Civil Espanhola.



Rio de Janeiro: Zahar, 2008, p. 7.).



Os dois lados da Guerra Civil Espanhola (1936-1939), mencionados no texto, podem ser exemplificados.



a) pelos conflitos entre monarquistas e republicanos, apoiados, respectivamente, pela Inglaterra e pela Franca.



b) pelas disputas entre republicanos e nacionalistas, apoiados, respectivamente, por União Soviética e Itália.



c) pelo confronto entre a região de Castela e a da Catalunha, e pela intervenção militar britânica e norte-americana.



d) pela reação do campesinato contra os grupos socialistas e anarquistas urbanos, e pela mediação politica da Liga das Nações.



e) pelas lutas entre a burguesia republicana e o proletariado comunista, apoiados, respectivamente, por Estados Unidos e União Soviética.



 



3. FATEC – JULHO 2015



SEGUNDA GUERRA MUNDIAL



 



O primeiro-ministro britânico Winston Churchill declarou em um discurso ao Parlamento em agosto de 1941:



“Esta guerra, de fato, e uma continuação da anterior”:



Assinale a alternativa cujo contexto histórico justifica a afirmação de que houve uma relação de continuidade entre a Primeira (1914-1918) e a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).



a) O perigo representado pelo desenvolvimento militar do Japão, que ameaçava a soberania alemã nos mercados asiáticos e africanos.



b) O povo alemão, apos a assinatura do Tratado de Versalhes, fortaleceu o discurso nacionalista que levou a ascensão do nazismo e, pouco mais tarde, a eclosão da Segunda Guerra.



c) A disputa por fontes de energia, mercados consumidores



e fornecedores de matérias-primas que, em meados do século XIX, teve seu ápice na Partilha da África.



d) O acentuado crescimento econômico dos países do chamado “Terceiro Mundo”; que ameaçava o protagonismo europeu e estadunidense na economia internacional.



e) A divisão dos países do mundo entre dois blocos ideológicos distintos – capitalista e comunista – que desde o inicio do século XX se manifestava em guerras localizadas.



 



 



4. MACKENZIE – JUNHO  2015



REVOLUÇÃO CULTURAL CHINA



 



Sobre a  Grande Revolução Cultural Proletária (1966-76). Considere as assertivas abaixo a respeito desse movimento revolucionário.



I.O movimento impulsionado por Mao Tse-tung, teve grande influencia nas artes chinesas, principalmente no teatro e na opera, que adquiriram um aspecto mais realista e influenciado pela cultura soviética.



II. A Revolução Cultural tinha uma proposta de radicalizar, ainda mais, tópicos como igualitarismo, antiburocratismo e autogestão do comunismo chinês.



III. No plano econômico, esse movimento atrasou o avanço tecnológico do pais, devido as perseguições a inúmeros intelectuais, cientistas e educadores.



Assinale



a) se somente a assertiva I esta correta.



b) se somente a assertiva II esta correta.



c) se somente a assertiva III esta correta.



d) se somente as assertivas I e II estão corretas.



e) se somente as assertivas II e III estão corretas.



 



5. FGV – MAIO  2015



GUERRA DO VIETNÃ



 



Alguma coisa está acontecendo aqui.



O que isto é, não está claro.



Ali tem um homem com uma arma.



Me dizendo que tenho de ficar alerta.



Eu acho que é hora de pararmos.



Crianças, que som é aquele?



Todos olham o que está acontecendo.



A linha de batalha está desenhada.



Ninguém está certo se todos estiverem errados.



Jovens falando em suas mentes.



Eu tenho muita resistência atrás.



Stephen Stills, For What It’s Worth, 1967.



Essa e uma das muitas canções compostas nos EUA com criticas a Guerra do Vietnã. As criticas a essa guerra



 a) combinaram-se com o chamado Poder Jovem, uma das intensas movimentações culturais desse período.



b) restringiram-se a um pequeno grupo de ativistas e intelectuais estadunidenses.



c) levaram a derrota eleitoral do então presidente estadunidense Richard Nixon em 1975.



d) levaram diversos países latino-americanos, liderados pelo Brasil, a romper relações diplomáticas com os Estados Unidos.



e) permitiram a criação de partidos políticos nos Estados Unidos, que superaram a polarização entre republicanos e democratas.



 



 



6. MACKENZIE – JUNHO 2015



CRISE NA GRÉCIA E ALEMANHA



 



Com relações diplomáticas afetadas, Merkel recebe Tsipras em Berlim



A chanceler alemã, Ângela Merkel, recebe o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, nesta segunda-feira (23), em uma aguardada reunião que ocorre em um momento de relações diplomáticas resfriadas entre os dois países. Chanceler alemã, Ângela Merkel, e o ministro grego,



Alexis Tsipras, vão fazer primeira reunião bilateral.



http://www.portugues.rfi.fr/economia. Acessado em 29/03/2015



A noticia acima refere-se as recentes mudanças que ocorreram nas relações entre a Grécia e muitos países da União Europeia, tendo como destaque a Alemanha. A razão das dificuldades de dialogo entre Grécia e Alemanha, na reportagem, e



a) a ascensão de um partido de extrema direita na Grécia, liderado por Tsipras, que se opõe ao modelo socialdemocrata representado por Ângela Merkel, primeira-ministra da Alemanha.



b) o problema da xenofobia e da violência sistemática que ameaça a integridade de imigrantes gregos na Alemanha.



c) a posição critica de Tsipras, primeiro-ministro grego, que não aceita a imposição de medidas de austeridade fiscal, defendidas pela Alemanha.



d) a rejeição da Alemanha as medidas de contenção de gastos, defendidas por Tsipras.



e) o desejo do líder grego em ampliar a implantação de medidas de inspiração neoliberal, fortemente criticadas pela União Europeia e pelo FMI.



 



 



 



7. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



PRIMAVERA ÁRABE



 



Entre outros desdobramentos provocados pela chamada Primavera Árabe, iniciada no final de 2010, podemos citar.



a) a deposição de governantes na Líbia e no Egito e o início de violenta guerra civil na Síria.



b) a democratização política na Argélia e a instalação de regimes militares no Barein e na Jordânia.



c) o surgimento de regimes islâmicos no Irã e na Tunísia e a queda do governo pró-Estados Unidos no Líbano.



d) o controle do governo da Arábia Saudita por grupos islâmicos fundamentalistas e o fim do apoio russo ao Iraque.



e) o fim dos conflitos religiosos no Iêmen e no Marrocos e o aumento do preço do petróleo no mercado mundial.



 



 



8. FATEC – JULHO  2015



TECNOLOGIA E CONDIÇÕES DE TRABALHO



 



O avanço tecnológico dos meios de produção contrasta com o crescimento das doenças e mortes entre os trabalhadores devido as precárias condições de trabalho. As atividades nas minas de carvão ocupavam grande parte da mão de obra masculina, por isso via-se a utilização em massa de mulheres e crianças nas fabricas, onde elas eram submetidas a jornadas exaustivas, que não raro chegavam a quatorze ou ate dezesseis horas diárias. Naquela época surgiram os primeiros movimentos operários contra as péssimas condições de trabalho, entre as quais os ambientes insalubres das fabricas. Os trabalhadores passaram ase organizar em sindicatos para melhor defender os seus interesses.



Acesso em: 09.04.2015. Adaptado.



Assinale a alternativa que indica corretamente o processo histórico descrito pelo texto.



a) Guerra civil norte-americana pela libertação dos escravos, no século XIX.



b) Expansão internacional da economia chinesa, no final do século XX.



c) Industrialização do Brasil, consolidada no Estado Novo (1937- 1945).



d) Revolução Industrial, na Inglaterra, entre os séculos XVIII e XIX.



e) Revolução Russa, de caráter comunista, ocorrida em 1917.



 



 



 



 



9. FATEC JULHO 2015



JAPÃO MORTE POR EXCESSO TRABALHO



 



Karoshi e uma palavra japonesa que significa morte por excesso de trabalho. O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão supervisionou 4 561 empresas em novembro de 2014 e descobriu que, em 2 300 delas, havia registros de horas extras ilegais. Desse total, 715 empresas tinham funcionários realizando individualmente mais de 100 horas extras por mês. Em 153 empresas, o numero de horas extras realizado por alguns funcionários havia subido para 150 horas e, em 35, superou as 200 horas extras mensais por funcionário, trazendo, dessa forma, riscos a saúde e consequentemente a vida dos



trabalhadores. Segundo dados oficiais, cerca de 200 japoneses morrem por ano por causa do excesso de horas de trabalho.



 



O aumento do numero de casos de karoshi verificados no Japão se deve, principalmente,



a) ao atraso econômico do Japão, ainda decorrente da derrota desse pais na Segunda Guerra Mundial.



b) aos baixos salários pagos a todos os trabalhadores japoneses, que se veem obrigados a trabalhar ate o esgotamento.



c) a ausência de leis trabalhistas no Japão, como estratégia para aumentar a competitividade frente a concorrência internacional.



d) as péssimas condições de trabalho e higiene verificadas nas indústrias de ponta do Japão, em razão dos reduzidos polos fabris do país.



e) ao traço cultural do japonês que, para demonstrar lealdade e dedicação a empresa em que trabalha, realiza longas jornadas de trabalho.



 



 



10. FATEC – JULHO 2015



CONFLITO RÚSSIA E UCRÂNIA



 



O conflito que vem ocorrendo na Ucrânia explicita a disputa geopolítica entre a Rússia e a Europa Ocidental, que e apoiada pelos Estados Unidos. Um dos pontos cruciais do conflito e a posse da Crimeia, onde esta instalado o estratégico porto de Sebastopol.



Sobre esse conflito, assinale a alternativa correta.



a) A posse desse porto pela União Europeia permitiu o acesso marítimo a Suíça, a Áustria e a Eslováquia.



b) A recente exploração comercial desse porto pelos Estados Unidos e alvo de protestos por parte de Israel.



c) O domínio da Rússia sobre o porto permite o acesso desse pais ao mar Mediterrâneo e ao Oceano Atlântico.



d) O controle exercido pela Ucrânia sobre esse porto e condenado pelos chineses, que lutam pelo seu comando.



e) O funcionamento atual do porto como base naval da Organização do Tratado do Atlântico Norte e questionado pela Ucrânia.



 



11. FGV – MAIO  2015



GLOBALIZAÇÃO



 



No processo de mundialização [globalização] observa-se uma difusão de normas padronizadas seja no processo político, seja na produção industrial, seja nas trocas monetárias, etc. Essas normas poderiam ser comparadas a uma forma de linguagem simplificada. [...]



Blandine Ripert. Mundo (s). As &
8810;culturas &
8811;entre a uniformização e



a fragmentação. In J, Levy. L’ Invention du Monde. Sciences Po.



Les Presses. 2008, p. 188



Esse aspecto da globalização se justifica pela necessidade de a) eliminarem-se as diferenças culturais, verdadeiro obstáculo para que o processo de globalização se torne de fato um processo mais real.



b) pressionar e transformar as leis e normas dos países menos desenvolvidos que ainda resistem a integrar-se ao processo de globalização.



c) dificultar a circulação das mercadorias de países de cultura e regras diferentes, como a China, e quebrar sua forca de concorrência no mundo global.



d) facilitar e permitir, segundo os padrões de uma economia de escala, uma simplificação e maior rapidez nas trocas comerciais.



e) facilitar o desenvolvimento que a globalização gera, retardado pela diversidade cultural que mantem vários povos do mundo numa condição de atraso.



 



 



12. FGV – MAIO  2015



PAQUISTÃO MALALA



 



http://educacao.uol.com.br/album/2013/07/12/



paquistanesa-atacada-por-defender-educacao-discursa-na-onu.htm



A imagem retrata a jovem paquistanesa Malala Yousafzai em discurso na ONU, em julho de 2013, trajando o véu e o xale da ex-premiê do Paquistão Benazir Bhutto, assassinada em 2007 em um atentado politico.



Leia trechos do discurso de Malala:



Queridos amigos, em 09 de outubro de 2012, o Talibã atirou no lado esquerdo da minha testa. Atiraram nos meus amigos também. Eles acharam que aquelas balas nos silenciariam. Mas falharam e, então, do silêncio vieram milhares de vozes. (...) O sábio ditado que diz A caneta é mais poderosa que a espada é verdadeiro. Os extremistas têm medo dos livros e das canetas. O poder da educação os assusta e eles têm medo das mulheres. (...) É por isto que eles mataram 14 estudantes inocentes



no recente ataque em Quetta. E é por isto que eles matam professoras. É por isto que eles atacam escolas todos os dias: porque tiveram e têm medo da mudança, da igualdade que vamos trazer para a nossa sociedade. (...) Deixem-nos pegar nossos livros e canetas porque estas



são as nossas armas mais poderosas. Uma criança, um professor, um livro e uma caneta podem mudar o mundo.



http://www.ikmr.org.br/dia-malala-discurso-onu/



Com base no texto, o apelo lançado por Malala



a) simboliza a luta das meninas para frequentarem a escola em países com restrições religiosas, culturais e politicas a instrução feminina, como no caso do Paquistão, sob domínio Talibã, e da Índia, submetida a



lei oficial da Sharia.



b) advoga o principio da educação como arma contra a discriminação muçulmana das minorias etnicoreligiosas curda e pachtun e como meio para pacificar a guerra civil em seu pais.



c) apoia a formação militar feminina, inspirando-se no  programa de Benazir Bhutto, a primeira mulher a ocupar um cargo de chefe de governo de um estado muçulmano moderno.



d) defende a educação como um dos direitos humanos básicos e como um meio para a libertação dos indivíduos de regimes e crenças excludentes e discriminatórios.



e) sustenta o protagonismo feminino de todas as mulheres e condena todas as religiões, em nome da adoção de um sistema de educação laico e igualitário no Paquistão.



 



13. MACKENZIE – JUNHO 2015



ESTADO ISLÂMICO



 



O chamado “Estado Islâmico” tem sido noticiado com grande frequência nos mais variados meios de informação. Essa organização se autoproclama como uma unidade territorial de representação de populações muçulmanas, sem o reconhecimento formal da comunidade internacional. No mapa, estão identificados dois dos países que abrigam esse fenômeno, que são, respectivamente:



a) Ira e Iraque b) Síria e Iraque c) Israel e Ira d) Afeganistão e Irã



e) Arábia Saudita e Iraque



 



14. MACKENZIE – JUNHO  2015



RODADA DOHA OMC



 



Acordo sobre comércio mundial é a 1.ª vitória do brasileiro à frente da OMC O brasileiro Roberto Azevêdo assumiu o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC) há três meses e já registra no seu mandato o primeiro acordo global para facilitar o comércio entre os países em quase 20 anos. Neste sábado, após quatro dias de reuniões em Bali, na Indonésia, a OMC conseguiu desbloquear a Rodada de Doha - uma série de reuniões  iniciadas em 2001, que visam discutir regras para tornar mais ágil o comércio entre os países. Essas negociações estavam paralisadas desde 2008.”



g1.globo.com, de 07/12/2013, acessado em 31/03/2015.



O texto acima faz referencia a Rodada Doha e as dificuldades para a solução de vários de seus impasses.



Essas dificuldades ocorrem devido



a) aos interesses de países e regiões que desejam reduzir seu protecionismo e subsídios, de modo a favorecer a importação de gêneros agropecuários, caso da União Europeia.



b) as pressões de países ricos como os EUA, que defendem o livre comercio para produtos agropecuários e protecionismo e regras mais rigorosas para produtos industrializados.



c) aos interesses de países como o Japão, pais que ocupa a segunda posição nas exportações mundiais de trigo e soja, embora ainda muito concentradas na Ásia.



d) a atuação de países como Brasil e Índia que negociam para reduzir o protecionismo e os subsídios no setor agropecuário dos países mais ricos.



e) a convergência de propostas dos chamados países do Norte e os do Sul, que possuem interesses comuns em relação ao protecionismo e aos subsídios no setor agrícola.



 



15. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



EDWARD SNOWDEN



 



O episódio de espionagem internacional protagonizado pelo governo estadunidense e denunciado pelo ex-agente do serviço secreto americano, Edward Snowden, permite que se constatem duas situações intrínsecas à atual ordem mundial, quais sejam:



a) o policiamento sobre a circulação de informações exercido pelos EUA e a privacidade das instituições na rede mundial de computadores.



b) o monitoramento da circulação de informações exercido pelos EUA e a ausência de privacidade de indivíduos e instituições na rede mundial de computadores.



c) o controle da produção de informações exercida pelos governos europeus e o monitoramento de indivíduos e empresas na rede mundial de computadores.



d) a liberdade de circulação de informações permitida pelos países ocidentais e a privacidade das instituições na rede mundial de computadores.



e) a ausência de instituições capazes de regular a circulação de informações e a liberdade dos indivíduos na rede mundial de computadores.



 



 



16. FATEC – JULHO 2015



EUA E CUBA REATAMENTO RELAÇÕES



 



Em dezembro de 2014, o presidente dos Estados Unidos,Barack Obama, e o presidente de Cuba, Raul Castro, surpreenderam o mundo com o anuncio da retomada do dialogo, 53 anos apos o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países.



Dentre as expectativas geradas, esta o fim do embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos desde 1962.



Esse embargo foi estabelecido pelos Estados Unidos, pois



a) a Organização dos Estados Americanos apoiou a Revolução Cubana e restabeleceu os tratados de livre comercio que tinham sido anulados pelo antigo presidente de Cuba, Fulgencio Batista.



b) a Organização das Nações Unidas não reconheceu a Revolução Cubana, uma vez que esse pais violou a norma estabelecida por essa organização que impede um pais de alterar seu modo de produção sem consulta-la.



c) o governo chinês instalou suas Zonas Econômicas Especiais em diversas cidades cubanas, para concorrer com as industrias de bens de consumo dos Estados Uni dos, oferecendo produtos com preços bastante baixos.



d) Cuba adotou o regime socialista, aproximou-se da União Soviética e nacionalizou diversas propriedades e empresas de cidadãos estadunidenses, aumentando, em plena Guerra Fria, o temor dos Estados Unidos de uma expansão do socialismo no continente americano.



e) o Mercado Comum do Sul e a União Europeia autorizaram o governo estadunidense a combater o novo governo cubano por haver cassado o mandato de um presidente democraticamente eleito pelo povo, desrespeitando as normas estabelecidas pelos blocos econômicos.



 



17 UNESP 2 FASE  JUNHO DE 2015



EUA E CUBA



 



Em dezembro de 2014, os presidentes Raul Castro e Barack Obama anunciaram a retomada das relações entre a Republica de Cuba e os Estados Unidos da América. Cite duas características do contexto geopolítico mundial no qual se deu o inicio do embargo estadunidense a Cuba. Explique, com dois argumentos, por que tal embargo se tornou obsoleto.



 



Gabarito publicado com todas as questões de História Geral e do Brasil.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui