Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCULO XIX QUESTÕES JULHO 2015 -- 31/08/2015 - 15:49 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA SÉCULO XIX



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2015.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



1. MACKENZIE – JUNHO 2015



INDEPENDÊNCIA AMÉRICA LATINA



 



“A especificidade do Brasil, que se manteve como única monarquia em meio às repúblicas criadas pela independência nas Américas indica as trajetórias diversas seguidas pelas colônias em sua transição para Estados independentes. Elas indubitavelmente com partilham de algumas características comuns importantes que as vinculam em um processo que varreu o mundo atlântico (...)”.



Assinale a alternativa que NAO contem uma das “características comuns” citadas no texto.



a) Relacionam-se com as reformas politicas que incitaram a oposição colonial aos governos das metrópoles.



b) Surgiram de crises politicas e constitucionais que incitaram o descontentamento com a distribuição de poder.



c) Contribuíram para mudanças na estrutura de poder na América, com a distribuição equitativa de participação dos segmentos sociais.



d) Inspiraram-se em ideias sobre direitos individuais e soberania popular, nascidas na Europa e em vigor nos Estados Unidos.



e) Nasceram no contexto de disputas e guerras travadas entre potencias coloniais.



 



2. PUC SP – JUNHO 2015



CAUDILHISMO SECULO XIX



 



O caudilhismo foi um fenômeno politico presente em parte da América Hispânica, no decorrer do século XIX. E possível relaciona-lo com



a) os projetos federalistas, atuantes nas lutas de formação e consolidação dos Estados nacionais.



b) a defesa das tradições indígenas locais, contra a dominação cultural europeia e norte-americana.



c) a proposta de unidade americana, formulada durante as lutas de independência.



d) a expansão dos interesses imperialistas norte-americanos nas áreas de colonização ibérica do continente.



e) os anseios de democratização dos Estados nacionais, a  partir da adoção de politica econômica liberal.



 



3. UNESP – 1ª FASE – MAIO 2015



Leia o texto para responder às questões 3 e 4.



A África só começou a ser ocupada pelas potências europeias exatamente quando a América se tornou independente, quando o antigo sistema colonial ruiu, dando lugar a outras formas de enriquecimento e



desenvolvimento das economias mais dinâmicas, que se industrializavam e ampliavam seus mercados consumidores. Nesse momento foi criado um novo tipo de colonialismo, implantado na África a partir do final do século XIX [...].



(Marina de Mello e Souza. África e Brasil africano, 2007.)



 



3. NEOCOLONIALISMO



 



O “novo tipo de colonialismo”, mencionado no texto, tem, entre suas características,



a) a busca de fontes de energia e de matérias-primas pelas potências europeias, associada à realização de expedições científicas de exploração do continente africano.



b) a tentativa das potências europeias de reduzir a hegemonia norte-americana no comércio internacional e retomar posição de liderança na economia mundial.



c) o esforço de criação de um mercado consumidor global, sem hierarquia política ou prevalecimento comercial de um país ou continente sobre os demais.



d) a aquisição de escravos pelos mercadores africanos, para ampliar a mão de obra disponível nas colônias remanescentes na América e em ilhas do Oceano Pacífico.



e) o estabelecimento de alianças políticas entre líderes europeus e africanos, que favorecessem o avanço militar dos países do Ocidente europeu na Primeira Guerra Mundial.



 



4. UNESP – 1ª FASE – MAIO 2015



PARTILHA DA ÁFRICA



 



A partilha da África entre os países europeus, no final do século XIX,



a) buscou conciliar os interesses de colonizadores e colonizados, valorizando o diálogo e a negociação política.



b) respeitou as divisões políticas e as diferenças étnicas então existentes no continente africano.



c) ignorou os laços comerciais, políticos e culturais até então existentes no continente africano.



d) privilegiou, com a atribuição de maiores áreas coloniais, os países que haviam perdido colônias em outras partes do mundo.



e) afetou apenas as áreas litorâneas, sem interferir no Centro e no Sul do continente africano.



 



Gabarito publicado com todas as questões de História Geral e do Brasil.



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui