Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62214 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10357)

Erótico (13569)

Frases (50608)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140799)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1063)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6187)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA - QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2015 -- 30/08/2015 - 18:50 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA MODERNA



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE 2015.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



1 FATEC JULHO DE 2015



GRANDES NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS



 



Sobre as Grandes Navegações Portuguesas e seus desdobramentos históricos, e correto afirmar que



a) esse contexto e fruto do processo revolucionário comandando pelo presidente Antonio Salazar, que, posteriormente, utilizou as terras descobertas no além-mar para exilar seus opositores políticos.



b) Portugal, interessado nas especiarias orientais, cujo comercio era controlado pelos mercadores italianos e árabes, procurou novas rotas para atingir as índias e eliminar esses intermediários.



c) a fragmentação politica do reino, consequência da Revolução de Avis, ocorrida em 1385, atrasou em pelo menos dois séculos o desenvolvimento das condições necessárias para a realização das primeiras viagens.



d) Portugal foi o ultimo reino europeu a se lançar na aventura das viagens marítimas, devido, principalmente, a uma grande crise econômica, o que impediu o desenvolvimento da tecnologia necessária para as travessias oceânicas.



e) os portugueses, impulsionados pela concorrência da economia da Inglaterra, optaram por tomar posse da sua colônia americana, o Brasil, e iniciar a produção do algodão que iria abastecer os mercados internacionais no século XVI.



 



 



 



2 UNESP 2 FASE  JUNHO DE 2015



TRABALHO NAS COLÔNIAS ESPANHOLAS



 



No concernente a mão de obra, a economia colonial hispano-americana baseou-se em variadas formas de trabalho compulsório [...]. (Ronaldo Vainfas. Economia e sociedade na América Espanhola, 1984.)



Cite e caracterize duas formas de trabalho compulsório presentes na América Hispânica colonial.



 



3. FGV – MAIO 2015



CRISTÃOS NOVOS EM PORTUGAL 1497



 



Em 1497 o rei dom Manuel, não querendo perder uma valiosa parcela da população, [...] impôs o batismo obrigatório a praticamente todos os judeus, restringindo-lhes os meios de sair do país, escravizando os que continuaram judeus e apreendendo os filhos dos não convertidos.



SCHWARTZ, S. B. Cada um na sua lei. Tolerância religiosa e



salvação no mundo atlântico ibérico. São Paulo: Edusc/Cia. das



Letras, 2009, p. 155.



Entre os desdobramentos da politica do reino português com relação aos judeus, podemos citar:



a) A presença de cristãos-novos pode ser observada apenas em Portugal.



b) Os cristãos-novos obtiveram os mesmos direitos que os cristãos-velhos portugueses.



c) A Inquisição portuguesa direcionou-se mais aos delitos sexuais que a perseguição aos judeus.



d) O Brasil tornou-se possibilidade de refugio aos judeus portugueses devido a vigilância crescente na metrópole.



e) Devido a ação rigorosa da Inquisição, a questão judaica foi rapidamente solucionada em Portugal.



 



 



4. UNESP – 1ª FASE – MAIO 2015



INQUISIÇÃO – AUTOS DE FÉ



 



(Joseph Lavallée. História completa das inquisições da Itália,



Espanha e Portugal, 1822.)



A imagem reproduz um auto de fé. Essas cerimônias



a) ocorreram em todos os países da Europa e nas regiões colonizadas por portugueses e espanhóis.



b) permitiram a difusão do catolicismo e tiveram papel determinante na erradicação do protestantismo na Europa central.



c) eram conduzidas por autoridades leigas, pois a Igreja Católica não tinha vínculo com a perseguição e a punição dos hereges.



d) tinham caráter exemplar, expondo publicamente os réus forçados a pedir perdão, antes de serem encaminhados para a execução.



e) visavam a executar os judeus e islâmicos, não



atingindo protestantes nem católicos romanos ou ortodoxos.



 



 



5. UNESP – 1ª FASE – MAIO 2015



ILUMINISMO



 



O pensamento iluminista, baseado no racionalismo, individualismo e liberdade absoluta do homem, ao criticar todos os fundamentos em que se assentava o Antigo Regime, revelava as suas contradições e as tornava transparentes aos olhos de um número cada vez maior de



pessoas. (Modesto Florenzano. As revoluções burguesas, 1982. Adaptado.)



Entre as críticas ao Antigo Regime, mencionadas no texto, podemos citar a rejeição iluminista do



a) princípio da igualdade jurídica.



b) livre comércio.



c) liberalismo econômico.



d) republicanismo.



e) absolutismo monárquico.



 



6. MACKENZIE – JUNHO 2015



REVOLUÇÃO FRANCESA



 



De fato, a partir de 1789, a Europa, ainda aristocrática, começa a ouvir a palavra nação de uma nova maneira. Uma nova forma de organização política se desenvolve, trazendo junto com ela a promissora expressão de liberdade. (...). Finalmente, o Estado, que se constitui como a representação de todos os cidadãos da nação, apareceu como a forma de organização política que acompanha a República nascente. (...) Assim fica claro que nação, Estado e cidadania foram um conjunto indissociável de ideias e práticas sociais que surgem de um processo revolucionário da história universal.



Guillermo Raul Ruben. O que é nacionalidade. São Paulo:



Brasiliense, 1984, p.25



A Revolução Francesa contribuiu, dentre diversos aspectos, para a emergência de um novo sentido a nação e ao nacionalismo. A respeito do assunto, considere as afirmativas.



I.A partir daquele momento, os indivíduos passam a se considerar cidadãos abstratamente iguais, membros de uma organização politica e representados pelo Estado.



II. A cidadania que emerge a partir do processo revolucionário francês difere do sentimento de pertencimento a um certo senhor, típico da sociedade aristocrática.



III. Surge, a partir daquele momento, a concepção de Estado-nação presente nos dias de hoje: aquele que envolve o conjunto de leis próprias, a autonomia e a soberania, a cultura de um povo que vive em um determinado território.



Assinale



a) se somente a afirmativa I esta correta.



b) se somente as afirmativas II e III estão corretas.



c) se somente as afirmativas I e III estão corretas.



d) se somente a afirmativa III esta correta.



e) se todas as afirmativas estão corretas.



 



 



Gabarito publicado com todas as questões de História Geral e do Brasil.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui