Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL VESTIBULARES JULHO 2015 -- 29/08/2015 - 13:00 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA MEDIEVAL



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES  JULHO DE 2015.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1. UNESP – 1ª FASE – MAIO 2015



IDADE MÉDIA OCIDENTAL



 



Os homens da Idade Média estavam persuadidos de que a terra era o centro do Universo e que Deus tinha criado apenas um homem e uma mulher, Adão e Eva, e seus descendentes. Não imaginavam que existissem outros espaços habitados. O que viam no céu, o movimento



regular da maioria dos astros, era a imagem do que havia de mais próximo no plano divino de organização.



(Georges Duby. Ano 1000, ano 2000: na pista de nossos medos,



1998. Adaptado.)



O texto revela, em relação à Idade Média ocidental,



a) o prevalecimento de uma mentalidade fortemente religiosa, indicativa da força e da influência do cristianismo.



b) a consciência da própria gênese e origem, resultante das pesquisas históricas e científicas realizadas na Grécia Antiga.



c) o esforço de compreensão racionalista dos fenômenos naturais, base do pensamento humanista.



d) a construção de um pensamento mítico, provavelmente originário dos contatos com povos nativos da Ásia e do Norte da África.



e) a presença de esforços constantes de predição do futuro, provavelmente oriundos das crenças dos primeiros habitantes do continente.



 



 



2. MACKENZIE – JUNHO 2015



 CRUZADAS



 



As Cruzadas, durante a Idade Media, representaram uma forma de solução para os problemas decorrentes do inicio da desestruturação do regime feudal. A expressão “Cruzada” “derivou-se do fato de seus integrantes considerarem-se soldados de Cristo”. Tais expedições constituíram-se em



a) empreendimentos de caráter militar, voltadas contra os inimigos da Cristandade, sem o apoio formal da Igreja Católica, mas patrocinadas por nobres feudais, que garantiam privilégios materiais aos participantes.



b) oportunidades oferecidas em uma sociedade fortemente religiosa, mais clerical do que civil, em que o pecado e o crime equivaliam a mesma coisa, ou seja, do cruzado obter a indulgencia, ou perdão aos seus pecados.



c) movimentos nos quais tanto a iniciativa de lutar contra  os infiéis quanto a de reconquistar a Terra Santa, partia de muitos indivíduos não combatentes, como mercado res, artesãos, mulheres e crianças, motivados pela fé.



d) iniciativas militares, cujos recursos materiais para sustentar os cruzados provinham da Igreja Católica, única interessada na reconquista da região.



e) possibilidades para escapar das dividas e dos pagamentos dos tributos a Igreja e aos senhores feudais, já que o cruzado, ao participar dessas expedições, conseguia  uma moratória estendida para toda sua vida.



 



3. FATEC – JULHO 2015



 IDADE MÉDIA CONDIÇOES VIDA DOS CAMPÓNESES



 



Leia o trecho de uma das versões da lenda O País da Cocanha, muito difundida entre os camponeses medievais.



Ao sonhar com um lugar em que havia abundancia de alimentos, esses trabalhadores expressavam uma preocupação constante em suas vidas: a fome.



Sobre as condições de produção e distribuição de alimentos na Alta Idade Media, e correto afirmar que.



a) os camponeses europeus tinham pouca disposição para o trabalho braçal, preferindo a coleta de frutos silvestres rasteiros, o que resultava na baixa produtividade agrícola e no consequente medo da fome.



b) o medo da fome era constante, porque os solos europeus eram inadequados para o cultivo de produtos agrícolas, o que obrigou o homem medieval a adotar uma dieta baseada no consumo de carne de caca que, por sua vez, era rara.



c) a fome, na Alta Idade Media, era provocada pelo fervor religioso dos camponeses, que, incentivados pelas autoridades da Igreja Católica, adotavam o jejum e o autoflagelo como uma forma de sacrifício em troca da salvação de suas almas.



d) o desenvolvimento da monocultura extensiva de cana-de-açúcar na Europa medieval ocupou todas as terras produtivas, e os camponeses não dispunham de terrenos onde pudessem trabalhar em culturas de subsistência, o que provocava longos períodos de fome.



e) os camponeses medievais estavam sujeitos à fome porque o clima frio e úmido, as inundações e os equipamentos precários dificultavam o cultivo de grãos e, além disso, precisavam entregar parte da produção aos senhores de terras, como pagamento de tributos.



 



Gabarito publicado com todas as questões de História Geral e do Brasil


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui