Usina de Letras
Usina de Letras
18 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA ANTIGA VESTIBULARES JULHO 2015 -- 28/08/2015 - 09:55 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


QUESTÕES DE VESTIBULARES  JULHO DE 2015.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



1. UNESP – 1º FASE MAIO 2015



EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS



 



Estudo confirma que meteorito causou extinção dos dinossauros Um estudo publicado na revista Science de 08.02.13 pretende pôr um ponto final na discussão sobre qual foi o evento que levou à extinção dos dinossauros. Os novos dados obtidos pelos pesquisadores são os mais



precisos até agora e mostram que o meteorito atingiu a Terra há 66.038.000 anos, pouco antes da extinção. (http://veja. abril.com.br. Adaptado.)



Um fato ainda pouco divulgado pela mídia é que, nesse mesmo período, cerca de das espécies que viviam na Terra também foram extintas, configurando um grande evento de extinção em massa.



Dentre os fatores decisivos para essa extinção em massa, é correto inferir que.



a) os dinossauros ocupavam o topo da cadeia alimentar e com a sua extinção houve um aumento descontrolado das populações das espécies que lhes serviam de presa, causando um colapso nas relações tróficas.



b) o sucesso adaptativo dos dinossauros no papel de predadores levou ao declínio das populações de espécies que lhes serviam de presa, resultando na redução das fontes de alimento.



c) o impacto do meteorito causou a extinção de muitas espécies de produtores, o que contribuiu para o declínio das populações de consumidores primários, secundários e, assim, sucessivamente, ao longo da cadeia alimentar.



d) o impacto do meteorito causou a morte abrupta dos dinossauros, o que disponibilizou imensas quantidades de matéria orgânica para decomposição, alterando a composição da atmosfera e levando as demais espécies à extinção.



e) a extinção das várias espécies de dinossauros resultou no aumento das populações de outros predadores, o que alterou as relações tróficas, causando um desequilíbrio no ecossistema e o consequente colapso



das comunidades.



 



 



2. UNESP – 1ª FASE – MAIO 2015



MESOPOTAMIA



 



A maior parte das regiões vizinhas [da antiga Mesopotâmia] caracteriza-se pela aridez e pela falta de água, o que desestimulou o povoamento e fez com que fosse ocupada por populações organizadas em pequenos



grupos que circulavam pelo deserto. Já a Mesopotâmia apresenta uma grande diferença: embora marcada pela paisagem desértica, possui uma planície cortada por dois grandes rios e diversos afluentes e córregos. (Marcelo Rede. A Mesopotâmia, 2002.)



A partir do texto, é correto afirmar que



a) os povos mesopotâmicos dependiam apenas da caça e do extrativismo vegetal para a obtenção de alimentos.



 b) a ocupação da planície mesopotâmica e das áreas vizinhas a ela, durante a Antiguidade, teve caráter sedentário e ininterrupto.



c) a ocupação das áreas vizinhas da Mesopotâmia tinha características nômades e os povos mesopotâmicos praticavam a agricultura irrigada.



d) a ocupação sedentária das regiões desérticas representava uma ameaça militar aos habitantes da Mesopotâmia.



e) os povos mesopotâmicos jamais puderam se sedentarizar, devido às dificuldades de obtenção de alimentos na região.



 



 



3. FGV – MAIO 2015



MESOPOTÂMIA



 



A noticia a seguir foi publicada em 26/02/2015: O Estado Islâmico destruiu uma coleção de estátuas e esculturas inestimáveis no norte do Iraque que remontam à antiga era assíria, de acordo com um vídeo publicado na Internet.



O vídeo dos militantes islâmicos radicais mostrou homens atacando os artefatos, alguns deles identificados como antiguidades do século 7 a.C., com marretas ou  furadeiras, dizendo se tratar de símbolos de idolatria.



[...] Os artigos destruídos parecem ser de um museu de antiguidades na cidade de Mosul, no norte iraquiano, tomada pelo Estado Islâmico em junho passado, afirmou um ex-funcionário do museu à Reuters.



Os militantes derrubaram as estátuas de suas colunas, despedaçando-as no chão, e um homem usou uma furadeira elétrica em um touro alado.



(Fonte: Isabel Coles e Saif Eldin Hamdan. Combatentes do Estado



Islâmico destroem antiguidades no norte do Iraque. Reuters Brasil.



26/02/2015. Disponível em:



http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRKBN0LU1PO2



0150226 . Acesso em 31/3/2015)



Sobre as antigas civilizações que se desenvolveram na região do atual Iraque, e correto afirmar:



a) As primeiras sociedades da Mesopotâmia desenvolveram-se a partir da expansão islâmica, cujos integrantes combateram intensamente as crenças politeístas.



b) Em torno do século VII a.C., o Império Assírio, conhecido pela utilização de carros de guerra, incluiu em seus domínios a Palestina e o norte do Egito.



c) As principais atividades econômicas desenvolvidas na Mesopotâmia entre os séculos IX e VII a.C. eram a pecuária e a comercialização de tecidos e pedras preciosas.



d) Do ponto de vista politico, o Império Assírio estava organizado em Cidades-estados que implementaram a participação democrática de seus cidadãos.



e) O surgimento do monoteísmo judaico na Mesopotâmia deixou marcas culturais profundas que contribuíram para a difusão da religião muçulmana com o Império Assírio.



 



 



4 UNESP 2 FASE  JUNHO DE 2015



DEMOCRACIA ATENIENSE E MODERNA



 



Indique duas características da democracia antiga, a partir da experiência ateniense, que não se encontram na democracia contemporânea, e duas características da democracia contemporânea que não estavam presentes na democracia antiga.



 



5. PUC SP – JUNHO 2015



REPÚBLICA ROMANA



 



“O fato indiscutível e que, em Roma, no decorrer do século II a.C. se assiste ao fenômeno do despovoamento do campo e a consequente imigração para as cidades de um grande numero de cidadãos que foram engrossar a miserável clientela da plebe urbana.”



(Antônio da Silveira Mendonca. “Introdução”, in Caio Júlio Cesar. A guerra civil. São Paulo: Estação Liberdade, 1999, p. 18. Adaptado.)



O grupo social mencionado no texto



a) participou das sublevações e revoltas que puseram fim a monarquia e proclamaram a republica.



b) opôs-se a consolidação do poder de Júlio Cesar e participou do golpe que o depôs e o assassinou.



c) associou-se aos políticos conservadores do Senado na rejeição da monarquia e defesa da republica.



d) engajou-se maciçamente nas tropas de Júlio Cesar que participaram da expansão romana da Gália.



e) defendeu a reforma agraria e o direito de veto a medidas que afetassem os interesses populares.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui