Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BRASIL 1930-1964 VESTIBULARES DEZEMBRO 2014 -- 13/05/2015 - 08:17 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



BRASIL 1930 - 1964



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES  DEZEMBRO DE 2014 – JANEIRO DE 2015



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1 ENEM 2014  ESTADO NOVO E RAÇAS



 



Estatuto da Frente Negra Brasileira (FNB)



Art. 1.o - Fica fundada nesta cidade de São Paulo, para se irradiar por todo o Brasil, a Frente Negra Brasileira, união política e social da Gente Negra Nacional, para a afirmação dos direitos históricos da mesma, em virtude



da sua atividade material e moral no passado e para reivindicação de seus direitos sociais e políticos, atuais, na Comunhão Brasileira.



Diário Oficial do Estado de São Paulo. 4 novo 1931.



Quando foi fechada pela ditadura do Estado Novo, em 1937, a FNB caracterizava-se como uma organização.



a) política, engajada na luta por direitos sociais para a população negra no Brasil.



b) beneficente, dedicada ao auxílio dos negros pobres brasileiros depois da abolição.



c) paramilitar, voltada para o alistamento de negros na luta contra as oligarquias regionais.



d) democrático-liberal, envolvida na Revolução Constitucionalista conduzida a partir de São Paulo.



e) internacionalista, ligada à exaltação da identidade das populações africanas em situação de diáspora.



 



 



2. FATEC — dezembro/2014   GOVERNO VARGAS CLT



 



A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada por decreto de 1.o maio de 1943, representou a reunião e sistematização da vasta legislação trabalhista produzida no país após a Revolução de 1930. Introduziu também novos direitos e regulamentações trabalhistas até então inexistentes, tratou minuciosamente da relação entre patrões e empregados e estabeleceu regras.



(http://tinyurl.com/nsttkur Acesso em: 30.06.2014. Adaptado).



Analisando o contexto histórico mencionado no texto, é correto afirmar que a CLT.



a) evidenciou as relações estreitas do governo Vargas com o comunismo soviético.



b) contribuiu para a divulgação de uma imagem de”pai dos pobres” para Getúlio Vargas.



c) ampliou a participação da classe operária em movimentos grevistas e comunistas.



d) proporcionou uma rebelião nas Forças Armadas, dando início às ditaduras militares.



e) prejudicou as atividades produtivas do setor cafeeiro, que se encontrava no auge.



 



3 ENEM 2014  BRASIL CAFÉ 1900-1933



 



Ao deflagrar-se a crise mundial de 1929, a situação da economia cafeeira se apresentava como se segue. A produção, que se encontrava em altos níveis, teria que seguir crescendo, pois os produtores haviam continuado



a expandir as plantações até aquele momento. Com efeito, a produção máxima seria alcançada em 1933, ou seja, no ponto mais baixo da depressão, como reflexo das grandes plantações de 1927-1928. Entretanto, era totalmente impossível obter crédito no exterior para financiar a retenção de novos estoques, pois o mercado internacional



de capitais se encontrava em profunda depressão, e o crédito do governo desaparecera com a evaporação das reservas.



FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo:



Cia. Editora Nacional, 1997 (adaptado).



Uma resposta do Estado brasileiro à conjuntura econômica mencionada foi o (a)



a) atração de empresas estrangeiras.



b) reformulação do sistema fundiário.



c) incremento da mão de obra imigrante.



d) desenvolvimento de política industrial.



e) financiamento de pequenos agricultores.



 



4UNESP 2015  1ª FASE  DEZEMBRO DE 2014  GOVERNO VARGAS



 



Examine a charge do cartunista Théo, publicada na revista Careta em 27.12.1952. “Você é que é feliz”...



Getúlio: — Ser pai dos pobres dá mais trabalho do que ser Papai Noel! Você só se amofina no Natal: a mim eles chateiam o ano inteiro! (Isabel Lustosa. História de presidentes, 2008.).



O apelido de “pai dos pobres”, dado a Getúlio Vargas, pode ser associado:



a) ao autoritarismo do presidente diante dos movimentos sociais, manifesto na repressão às associações de operários e camponeses.



b) aos esforços de negociação com a oposição, com a decorrente distribuição de cargos administrativos e funções políticas.



c) ao caráter popular do regime, originário de uma revolução social e empenhado no combate à burguesia industrial brasileira.



d) à política de concessões desenvolvida junto a sindicatos, como contrapartida do apoio político dos trabalhadores.



e) à supressão de legislação trabalhista no país, que obrigava o governo a agir de forma assistencialista.



 



5.PUC  VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2015  VARGAS  SUICÍDIO



 



Capa do jornal Última Hora, de 24.08.1954, apud Nosso Século.



1945/1960. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 124.



“Os efeitos políticos do suicídio de Getúlio Vargas (1882-1954), que hoje completa 60 anos, já se dissiparam há muito tempo, mas o ato continua a reverberar pela singularidade. Num homem tão racional e metódico, mesmo os lances da paixão foram comedidos pelo



Calculo. Psicologia a parte, o extraordinário nesse suicídio e seu alcance politico — num derradeiro passe de magica o velho prestidigitador inverte a mare, derrota os inimigos quando mal haviam aberto o champanhe e se consagra na memoria popular, comandando seu vasto eleitorado por algumas décadas desde o além-túmulo.”



Otavio Frias Filho. “Mil disfarces de Getúlio Vargas convergem num gesto de coerência”, in Folha de S. Paulo, 24.08.2014. Adaptado.



 



O suicídio de Getúlio Vargas, em agosto de 1954, foi provocado, entre outros fatores,



a) pela campanha contraria a seu governo unanimemente desenvolvida pela imprensa escrita, pela dificuldade de articular uma candidatura de sucessão e pelas recentes derrotas eleitorais de seu partido politico.



b) pela perda do apoio do operariado, pela oposição dos sindicatos e das centrais operarias e pela insatisfação popular com a criação da legislação trabalhista.



c) pelas dificuldades politicas e econômicas enfrentadas durante o mandato, pela forte oposição parlamentar e pela crise provocada pelo atentado contra um de seus adversários políticos.



d) pela reação popular a seu governo ditatorial, pelas pressões internacionais pela redemocratização e pela perda do apoio politico da burguesia nacionalista.



e) pelas reações contrarias a seu projeto de abertura do pais ao capital estrangeiro, pelo aumento significativo da divida externa e pela crise com os setores militares apos o chamado Comício da Central.



- DEZEMBRO/2014



 



6.PUC  VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2015  VARGAS  SUICÍDIO



 



Capa do jornal Última Hora, de 24.08.1954, apud Nosso Século.



1945/1960. São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 124.



“Os efeitos políticos do suicídio de Getúlio Vargas (1882-1954), que hoje completa 60 anos, já se dissiparam há muito tempo, mas o ato continua a reverberar pela singularidade. Num homem tão racional e metódico, mesmo os lances da paixão foram comedidos pelo



Calculo. Psicologia a parte, o extraordinário nesse suicídio e seu alcance politico — num derradeiro passe de magica o velho prestidigitador inverte a mare, derrota os inimigos quando mal haviam aberto o champanhe e se consagra na memoria popular, comandando seu vasto eleitorado por algumas décadas desde o além-túmulo.”



Otavio Frias Filho. “Mil disfarces de Getúlio Vargas convergem num gesto de coerência”, in Folha de S. Paulo, 24.08.2014. Adaptado.



 



Segundo o texto, com o suicídio, que “continua a reverberar”, Vargas “se consagra na memoria popular, comandando seu vasto eleitorado por algumas décadas desde o além-túmulo”. Pode-se exemplificar tal afirmação com a



a) influencia exercida pelas ideias sociais de Vargas sobre o movimento operário da região do ABC paulista, durante o regime militar, e com a atual hegemonia politica do Partido dos Trabalhadores (PT).



b) persistência da imagem de Vargas como ‘pai dos pobres’ e com a grande forca politica do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) ate a metade da década de 1960.



c) consolidação do ideal socialdemocrata de Vargas na atual politica brasileira e com sua condição de precursor do ideário do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).



d) implantação, na década de 1960, de um regime militar no Brasil e com a defesa, por parte da maioria da população brasileira, de regimes políticos centralizadores e autoritários.



e) derrota de seus adversários nas eleições presidenciais de 1955 e 1960 e com a realização de profundas reformas sociais ao longo das décadas de 1970 e 1980.



 



7 FGV DEZEMBRO DE 2015  GOVERNO JUSCELINO KUBITSCHEK



 



Leia um trecho de uma entrevista com o historiador Francisco Alembert.



(...) os governos vem sucessivamente utilizando a retorica, a imagem e o mito do governo de Juscelino, por isso ele continua tão forte e tão presente. Mas ha também algo em comum na utilização de JK por esses governos. De uma forma ou de outra, eles procuram justificar o crescimento econômico dentro da democracia. Ele agradava a burguesia, porque se mostrava um governo modernizador, e também agradava a esquerda, mesmo não tendo uma politica de esquerda. Mas alcançou um crescimento real mente fantástico, nunca visto antes. O



grande problema e que isso não foi dividido por toda a sociedade.



(www.sinprosp.org.br/reportagens_entrevistas.asp?especial=102&materia=281. Acessado em 20.08.2014)



A partir da entrevista, e correto afirmar que o chamado mito JK



a) fundamenta-se em dois avanços essenciais do governo Juscelino Kubitscheck: a eficiente politica de combate as disparidades regionais, o que garantiu um enorme crescimento econômico do Nordeste, e a melhoria da distribuição de renda nacional por meio dos aumentos



salariais do operariado.



b) tem sido alimentado por diversos governos brasileiros, mesmo com posturas ideológicas diferentes, porque o ex-presidente pode ser lembrado como o autor de um importante processo de abertura da economia, como também o artífice de um desenvolvimento econômico



acelerado.



c) constituiu-se a partir da competência única do presidente da Republica em amarrar as lideranças politicas da UDN, do PTB e do PSD ao projeto de mudança da capital e construção de Brasília, compreendida por todas essas forcas politicas democráticas como necessidade para o desenvolvi mento nacional.



d) baseia-se na capacidade politica do então presidente brasileiro, líder de uma grande negociação entre as forcas econômicas e politicas nacionais, que efetivou um processo de reforma agraria progressista, além da extensão dos direitos trabalhistas aos homens do campo.



e) esta vinculado a reconhecida sensibilidade politica de Juscelino Kubitscheck, que foi capaz de articular todas as principais forcas politicas nacionais, formando um governo de coalizão de centro-esquerda, com a participação das mais representativas lideranças da



UDN e do PSB.



 



Gabarito em arquivo à parte.



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui