Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL - QUESTÕES DEZEMBRO 2014 -- 10/05/2015 - 16:33 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA MEDIEVAL



 



QUESTÕES DE VESTIBULARES  DEZEMBRO DE 2014 – JANEIRO DE 2015



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



1 FUVESP DEZEMBRO DE 2014



IDADE MÉDIA – RENASCIMENTO URBANO



 



A cidade é [desde o ano 1000] o principal lugar das trocas econômicas que recorrem sempre mais a um meio de troca essencial: a moeda. [...] Centro econômico, a cidade é também um centro de poder. Ao lado do e, às vezes, contra o poder tradicional do bispo e do senhor, frequentemente confundidos numa única pessoa, um grupo de homens



novos, os cidadãos ou burgueses, conquista “liberdades”, privilégios cada vez mais amplos.



Jacques Le Goff. São Francisco de Assis. Rio de Janeiro: Record, 2010. Adaptado.



O texto trata de um período em que



a) os fundamentos do sistema feudal coexistiam com novas formas de organização política e econômica, que produziam alterações na hierarquia social e nas relações de poder.



b) o excesso de metais nobres na Europa provocava abundância de moedas, que circulavam apenas pelas mãos dos grandes banqueiros e dos comerciantes internacionais.



c) o anseio popular por liberdade e igualdade social mobilizava e unificava os trabalhadores urbanos e rurais e envolvia ativa participação de membros do baixo clero.



d) a Igreja romana, que se opunha ao acúmulo de bens materiais, enfrentava forte oposição da burguesia ascendente e dos grandes proprietários de terras.



e) as principais características do feudalismo, sobretudo a valorização da terra, haviam sido completamente superadas e substituídas pela busca incessante do lucro e pela valorização do livre comércio.



 



2 UNESP  DEZEMBRO DE 2014 IDADE MÉDIA  CIDADES



 



[Na Idade Media] A arte das catedrais significa acima de tudo, na Europa, o despertar das cidades. Muitos dos vitrais são oferecidos pelas associações de trabalhadores, que pretendiam assim consagrar ostensivamente as primícias de sua jovem prosperidade. Esses doadores não eram camponeses, mas pessoas de oficio. Homens que, na cidade, nos bairros em constante expansão, trabalhavam a lã, o couro e os metais, que vendiam belos tecidos, bem como joias, e corriam de feira em feira, em caravana. Esses artesãos, esses negociantes quiseram que na igreja matriz de sua cidade, nos vãos, transfigurados pela luz de Deus, se representassem os gestos e as ferramentas do seu mister. Que seu oficio e sua função produtiva fossem assim celebrados nesse monumento que a todos reunia por ocasião das grandes festas, suficientemente vasto para acolher a população inteira da cidade.



Os burgueses, com efeito, não entravam na catedral apenas para rezar. Era ali que se reuniam suas confrarias e toda a comuna para suas assembleias civis. A catedral era a casa do povo. Do povo citadino. (Georges Duby. A Europa na Idade Média, 1988.).



Identifique o momento da Idade Media em que ocorre o “despertar das cidades”, mencionado no texto, e aponte três características do papel exercido pelas catedrais na vida cotidiana dos moradores das cidades .



 



 



3 FGV DEZEMBRO DE 2015



CORPORAÇÕES DE OFÍCIO



 



Leia o documento de 1346.



(...) se qualquer pessoa do dito oficio sofrer de pobreza pela idade, ou porque não possa trabalhar terá toda semana 7 dinheiros para seu sustento (...).



E nenhum estrangeiro trabalhara no dito oficio se não for aprendiz, ou homem admitido à cidadania do dito lugar.



(...) E se alguém do dito oficio tiver em sua casa trabalho que não possa completar... os demais do mesmo oficio o ajudarão, para que o dito trabalho não se perca.



(...) Prestando perante eles o juramento de indagar e pesquisar (...) os erros que encontrarem no dito comercio, sem poupar ninguém, por amizade ou ódio.



Ninguém que não tenha sido aprendiz e não tenha concluído seu termo de aprendizado do dito oficio poderá exercer o mesmo.



(Apud Leo Huberman, História da riqueza do homem, 1970, p. 65).



A partir do documento, e possível reconhecer as principais características das corporações de ofícios, a saber:



a) solidariedade; defesa do livre mercado para além da cidade; regras flexíveis para seus membros, inclusive estrangeiros, que poderiam exercer vários ofícios.



b) defesa do monopólio do mercado da cidade; exclusão de estrangeiros; controle de qualidade do trabalho para evitar praticas desonestas e espirito de fraternidade.



c) ausência de controle do trabalho; monopólio do mercado da cidade; admissão de estrangeiros; incentivo a competição e admissão de aprendizes de diferentes ofícios.



d) emprego de aprendizes desqualificados; liberdade de preço dos produtos; exclusão de estrangeiros; espirito de fraternidade e produção de vários tipos de produtos.



e) produção com controle de qualidade; admissão de artesãos sem aprendizado anterior; defesa da concorrência entre os artesãos e livre mercado de preços dos produtos.



 



4 UNICAMP VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2014 1 FASE



PESTE NEGRA



 



Nos porões dos navios vindos do Oriente no século XIV,chegavam milhares de ratos a Europa, onde encontravam um ambiente favorável, dadas as condições precárias de higiene. Esses ratos estavam contaminados e suas pulgas transmitiam um agente etiológico aos homens através da picada. Os ratos também morriam da doença e, quando isto acontecia, as pulgas passavam rapidamente para os humanos, para obterem seu alimento, o sangue. Qual e o agente etiológico e qual e o nome popular dessa doença?



a) Vírus, peste bubônica. b) Bactéria, peste bubônica. c) Vírus, leptospirose. d) Bactéria, leptospirose.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui