Usina de Letras
Usina de Letras
192 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62270 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13573)

Frases (50661)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6204)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Certo, Errado, Mentira, Verdade -- 25/07/2014 - 17:56 (João Brito) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Certa feita ouvi durante o cerimonial de abertura de um evento corporativo a seguinte frase de um executivo muito bem sucedido do mercado financeiro: "Na empresa de hoje não há o certo ou o errado, o que há é o coerente ou o incoerente". Palavras rápidas que podem passar desapercebidas pela grande maioria dos ouvintes. Confesso que me senti incomodado com tal frase e se não fosse o momento solene teria acrescentado à frase do executivo: no negócio de tráfico de narcóticos o pensamento é o mesmo, na máfia também e nos presídios também. 



Com efeito, a conduta pessoal ou profissional deve ser coerente com determinados princípios em todos os ambientes, corporativos ou não, resta saber quais sãos esses princípios, se os mesmos são éticos ou não e, sobre este ponto fui, para a minha perplexidade, convidado recentemente a participar de um grupo de discussões em um site de relacionamento social corporativo sobre o tema: "É possível trabalhar com ética nas empresas?" De fato e pelo visto, estamos à beira de um caos total nas relações humanas dentro das corporações e caso nada seja feito no sentido de reverter a tendência do conflito de valores e a miopia coletiva na tomada de decisões que impactam nos padrões de comportamento, temo que a empresa do futuro será totalmente sem valores e 100% Maquiavélica praticando continuamente a máxima: "Os fins justificam os meios".



Parece-me que no ambiente corporativo a linha tênue que separa mentiras de verdades e atitudes erradas de atitudes certas nunca esteve tão milimetricamente fina e nem mesmo os RH´s, Auditorias, Ouvidorias Internas e Externas, Setores de Compliance, Governança Corporativa, dão conta de colocar "os pingos nos ís". Qual será o próximo setor a ser criado para ajudar a clarear a visão de colaboradores e executivos e separar o joio do trigo, o certo do errado, a verdade da mentira ou da omissão, a falsa verdade? "Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno". (Mateus 5:37).



No planejamento estratégico de criação de uma empresa, se fosse possível, recomendaria a criação do Setor Bíblico, mas não como um setor burocrático como outro qualquer, mas como fonte de sabedoria e conhecimento. Por lá, antes mesmo de se sentarem em suas definitivas cadeiras,  passariam em treinamento intensivo todos os colaboradores e executivos para que pudessem encher seus tanques de sabedoria de Deus e conhecimento dos relacionamentos humanos e quando o combustível estivesse se acabando não pelo uso, mas pela falta de prática, para lá voltariam para um reabastecimento, de modo que, só entrariam em ação nos desafios das relações humanas de tanques cheios de virtudes, tais como essas: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. (Gálatas 5:22-23).



Quando completei 14 anos de idade consegui o meu primeiro emprego formal em uma grande rede de lojas de tecidos. No recinto onde eu fazia algumas atividades de limpeza e preparava o café todos os dias, havia uma pequena placa azul com o seguintes dizeres em amarelo: "Não há problema sem solução não há solução sem defeito, mas não há defeito que em qualquer tempo não possa ser corrigido."  Li e reli esta frase inúmeras vezes e tirei para mim muitos aprendizados, um deles: não há soluções perfeitas porque, às vezes, quando achamos que estamos acertando pode ser que estamos errando, todavia sempre podemos corrigir nossos erros, basta querer a reparação. 



Não faz muito tempo que conheci uma pessoa de hábitos simples, dotado de muitas virtudes e sabedoria, ela é do tipo de pessoa que em apenas um minuto de convivência, ela deixará a sua marca registrada em você, notadamente a marca do amor ágape. Com ela aprendi uma máxima poderosa para corrigir erros e falhas nos relacionamentos, são os dizeres: "Eu errei, me perdoe, eu amo você." Aprendi também que a nossa vida não deve estar centrada somente em realizações, mas sim nos relacionamentos, primeiro com Deus, depois com as pessoas a começar por nossas famílias.



Diz um ditado que a mentira tem perna curta. Acho que ela tem mesmo uma perna só e curta, porque toda mentira é logo revelada, é difícil mantê-la escondida por muito tempo. Todavia, a mentira é também uma chaga que acompanha o homem desde o Éden quando Eva acreditou na 1a. mentira registrada na história da humanidade "Disse a serpente à mulher: Certamente não morrerão!". (Gênesis 3:4).



Desde cedo aprendemos a mentir com os nossos pais: - Sinto muito, mas ele não está. Você pode ligar mais tarde? quem nunca ouviu esta "mentirinha" despretensiosa? Nas empresas a mentira corre solta pelos corredores de diversas formas; boatos, fofocas, maledicências de todo tipo, intrigas, “puxada de tapete”, etc. Será que há novelas na TV sem mentiras? Se houver, não terá audiência, a mentira é o tempero que dá o tom em função da astúcia do autor e da performance dos atores. Na política há mentirosos de carteirinha que o povo não aguenta mais ouvir, eles mentem tanto que até acreditam nas próprias mentiras, as quais podem perigosamente transformar em falsas verdades.



E o que é a verdade? Pôncio Pilatos, governante do Império Romano, quando interrogava Jesus Cristo, não soube responder esta simples pergunta: "Que é a verdade? perguntou Pilatos. Ele disse isso e saiu novamente para onde estava os judeus e disse: Não acho nele motivo algum de acusação." (João 18:38).



Sem rodeios: Deus é a verdade "Nas tuas mãos entrego o meu espirito, resgata-me, Senhor, Deus da verdade”. (Salmos 31:5).



Não sei qual a espessura das lentes deóculos de sol que Pilatos devia estar usando naquele dia, isto é, se já existiam óculos de sol, pois ele estava diante da verdade resplandecente, mas não conseguia enxergá-la, mas talvez seria possível enxergá-la somente com os olhos do espírito e para isto, o governante não estava apto.



Jesus Cristo ensinou o que é a verdade "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim." (João 14:6). 



Como conhecemos a verdade, você pode estar se perguntando agora. Ele também ensinou aos judeus e aos gentios: "Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vocês permanecerem firmes na minha Palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". (João 8:31-32). Portanto, não há segredos e nem mistérios para serem revelados ou fórmulas mágicas científicas ou não, pois tudo já está revelado por Deus no Verbo, o Filho, que se fez carne e habitou entre nós, basta crer, praticar e ler a Palavra escrita em milhões de Bíblias espalhadas pelo mundo e em centenas de idiomas. "No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus." (João 1:1).



Quando estamos fazendo nossas cestas no jogo rápido e fugaz da vida, nem sempre nos damos conta de que estamos com o pé na linha, logo nem todas as cestas são válidas. Não tenhamos dúvidas, pois o árbitro que tudo vê, anota notas faltas que anulam nossos pontos. Contudo, no fundo no fundo, nós temos a plena consciência de que sabemos o que é certo, o que é errado, o que é verdade, o que é mentira, por isso não podemos alegar falta de conhecimento das regras do jogo. Alguns duvidam de que terão que prestar contas quando o árbitro der o apito final. Portanto, para eles tanto faz o certo ou o errado, desde que haja coerência, mas se eles estão com a razão Jesus Cristo é mentiroso, Seu evangelho deve ser rasgado e jogado fora e Sua morte na cruz foi em vão.



 



Aplicação Prática:



 




  1. Na empresa onde você trabalha “os fins justificam os meios”?


  2. O que é valorizado em sua empresa, a verdade ou a “coerência” contextualizada pelo autor?


  3. Há mentiras camufladas em falsas verdades?


  4. Como os líderes tratam destes assuntos junto aos seus liderados e aos clientes?


  5. Na sua empresa o comitê de ética realmente funciona?


  6. Você acha que a empresa do futuro será Maquiavélica?


  7. Você crê que Jesus Cristo é a verdade? Justifique a resposta.



 



***


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui