Usina de Letras
Usina de Letras
296 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Pasadena: Dilma mente ou é incompetente? -- 08/04/2014 - 16:26 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Sobre a refinaria de Pasadena



Norberto Correia - engenheiro





Estou acompanhando pela imprensa e aqui na internet o que se tem dito a respeito da compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena.



Me arrisco a dar umas colheradas com a minha colher torta nesse imbróglio... e deixo claro que não li as atas, nem o resumo executivo e muito menos o contrato de compra...



Comento apenas com a vivência de quem já fez dezenas desses resumos, já recebeu centenas, talvez milhares, deles e já participou como CEO, Diretor e membro do C.A. (Conselho de Administracao) de empresas de diversos portes, nacionais, "muitonacionais" e multi nacionais...



Eis meus comentários :



1) Quem define a estratégia de ação de uma empresa é seu C.A.. Essa é a principal razão de sua existência ! Isso e a avaliação do corpo diretivo (os executivos que comandam as ações) que são derivadas da estratégia que o CA determina. Portanto, se houve a aquisição de uma refinaria, o CA sabia antecipadamente do que se tratava pois FOI ELE (o Conselho) que determinou a ação a ser realizada, de identificação de uma possível aquisição. Nenhum executivo assina um contrato de compromisso de pesquisa (a ‘due diligence’) sem autorização do CA.



2) Em contratos de compra parcial de ativos, a put option é padrão. Ela determina que se eu não quero mais participar do negócio, eu ofereço a minha parte ao outro sócio (isso é o put). Essa coisa tem que ser feita com cuidado, pois quem faz o put (oferece a venda) fica OBRIGADO a aceitar comprar a parte do outro pelo mesmo preço que está oferecendo. Ou seja, a put option tem um custo de oportunidade para os dois lados.



Se a refinaria não era mais um bom negócio para os belgas, eles exerceram o put (ofereceram a venda de sua parte). O CA da Petrobras considerou a empresa um bom negócio, pois não exerceu seu direito de vender pelo mesmo preço a sua parte. (Os belgas já sabiam que a Petrobras nao iria vender sua parte quando fizeram o put?)



3) A cláusula Marlin é comum para o sócio ‘B’ se ele não participa da gestão. Ela estabelece que se o sócio ‘A’ quer fazer o que ele próprio quiser, sem dar satisfação ao sócio ‘B’, garante uma rentabilidade mínima ao sócio ‘B’. Ela é comum num acordo do tipo : ‘A’ tem a gestão e ‘B’ não participa.



Então, resumindo : não é possível que Dilma não soubesse da compra da refinaria. Não é possível que ela acreditasse na inexistência de uma clausula put.



Ela podia não saber quanto era o valor do Marlin, mas - a menos que fosse totalmente inexperiente e portanto inepta para a posição que ocupava de presidente do CA - saberia da existência da cláusula. E se ela não soubesse, outros membros do conselho teriam que saber... ou iriam questionar.



O que isso tudo quer dizer ? Quer dizer que a nossa gerentona ou MENTE ou é INCOMPETENTE. Simples assim !!!



 



MEMORIAL 31 DE MARÇO DE 1964



Uma seleção de artigos. Imperdível!



 



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=12991&cat=Ensaios



 



 



Faça download do livro de Tuma Jr., ASSASSINATO DE REPUTAÇÕES - UM CRIME DE ESTADO, clicando em



http://liciomaciel.wordpress.com/2014/01/15/tuma-jr-livro-download



 



A transcrição do livro de Tuminha pode ser vista em http://pt.slideshare.net/CelsoDaviRodrigues/livro-assassinato-de-reputaoes-tuma-junior



 



Leia os textos de Félix Maier acessando:



1) Mídia Sem Máscara



http://www.midiasemmascara.org/colunistas/10217-felix-maier.html



2) Piracema - Nadando contra a corrente (textos mais antigos)



http://felixmaier.blogspot.com/



 



3) Piracema II – Nadando contra a corrente (textos mais recentes)



 



http://felixmaier1950.blogspot.com/



 



 



Leia as últimas postagens de Félix Maier em Usina de Letras clicando em



http://www.usinadeletras.com.br/exibelotextoautor.php?user=FSFVIGHM



 



Para conhecer a história do terrorismo no Brasil, acesse:



http://wikiterrorismobrasil.blogspot.com.br/

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui