Usina de Letras
Usina de Letras
22 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTORIA BRASIL REP. VELHA - QUESTÕES JANEIRO 2014 -- 26/02/2014 - 08:43 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA BRASIL REPÚBLICA VELHA  . QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2013 E JANEIRO DE 2014.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



 



1 UNESP 1 FASE 2014  PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



 



A proclamação da República não é um ato fortuito, nem obra do acaso, como chegaram a insinuar os monarquistas; não é tampouco o fruto inesperado de uma parada militar. Os militares não foram meros instrumentos dos civis, nem foi um ato de indisciplina que os levou a liderar o movimento da manhã de 15 de novembro, como tem sido dito às vezes. Alguns deles tinham sólidas convicções republicanas e já vinham conspirando há algum tempo [...]. Imbuídos de ideias republicanas, estavam convencidos de que resolveriam os problemas brasileiros liquidando a Monarquia e instalando a República.



(Emilia Viotti da Costa. Da monarquia à república, 1987.)



O texto identifica a proclamação da Republica como resultado



a) da unidade dos militares, que agiram de forma coerente e constante na luta contra o poder civil que prevalecia durante o Império.



b) da fragilidade do comando exercido pelo Imperador frente as rebeliões republicanas que agitaram o país nas ultimas décadas do Império.



c) de um projeto militar de assumir o comando do Estado brasileiro e implantar uma ditadura armada, afastando os civis da vida politica.



d) da disseminação de ideais republicanos e salvacionistas nos meios militares, que articularam a ação de derrubada da Monarquia.



e) de uma conspiração de civis, que recorreram aos militares para derrubar a Monarquia e assumir o controle do Estado brasileiro.



 



 



2 MACKENZIE 2014 PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA



 



“A partir de hoje, 15 de novembro de 1889, o Brasil entra em nova fase, pois pode-se considerar finda a Monarquia, passando o regime francamente democrático com todas as consequências da Liberdade”



Assim se referiu a manchete do jornal carioca Gazeta da Tarde, anunciando a Proclamação da Republica no Brasil. Pode-se dizer que tal ato.



a) reforçou as posições conservadoras dos positivistas brasileiros, o que facilitou a ascensão do exercito, como liderança do movimento, e auxiliou na decretação de um Estado em bases religiosas e federalistas.



b) resultou da conjugação de variados fatores, destacando as insatisfações de grupos militares, camadas medias urbanas e setores latifundiários com os rumos políticos e sociais do Império no Brasil.



c) colocou fim a longa crise do Segundo Reinado, contribuindo para a emergência do populismo enquanto pratica politica manipuladora, voltada para a satisfação dos anseios de camadas trabalhadoras urbanas.



d) rompeu com a legalidade da sucessão ao trono, uma vez que impediu a ascensão da princesa Isabel, como governante, causando, por sua vez, revoltas populares por todo o pais.



e) corroborou a busca pela modernização politica do Brasil e mostrou-se decisivo para a elaboração de politicas governamentais de inserção dos execra-vos no mercado de trabalho livre.



 



 



3 MACKENZIE 2014  BRASIL E PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL



 



Os reflexos da Primeira Guerra Mundial para economia brasileira, durante o governo de Wenceslau Brás (1914–1918), ocasionaram



a) o aumento do déficit orçamentário, pois para corrigir os problemas financeiros do governo anterior, Wenceslau Brás teve de recorrer a um novo Funding Loan.



b) a ampliação da produção industrial brasileira e a criação de novas fabricas para suprir o mercado nacional, devido a queda das importações de produtos industrializados estrangeiros.



c) a sensível diminuição na produção industrial brasileira, devido a enorme evasão de mão de obra das industrias, pois grande contingente de operários foi enviado, como soldados, para lutar no conflito.



d) o aumento de empréstimos e investimentos em diversos setores da nossa economia, por parte de banqueiros e industriais estrangeiros que, temerosos dos rumos do conflito mundial, passaram a investir no pais.



e) a drástica redução dos investimentos no setor industrial e a queda de sua produção, uma vez que o governo brasileiro incentivou os produtores agrícolas a aumentarem suas safras a fim de abastecer o mercado externo.



 



 



4 FUVEST 2014 2 FASE REPÚBLICA VELHA POLÍTICA



 



A Republica não foi uma transformação pacifica. Bem ao contrario. Para além da surpresa provocada pelo golpe de Estado de 15 de novembro, seguiu&
8208;
se uma década de conflitos e violências de toda ordem, na qual se sucederam as dissensões militares, os conflitos intraoligarquicos, os motins populares, a guerra civil, o atentado politico contra a vida de um presidente da Republica. No interior dessas lutas se forjou a transformação do Estado Imperial em Estado Republicano, do Império Unitário em Republica Federativa, do parlamentarismo em presidencialismo, do bipartidarismo organizado nacionalmente em um sistema de partidos únicos estaduais. Forjou&
8208;
se um novo pacto entre as elites e um novo papel para as forcas armadas.



Wilma Peres Costa. A espada de Dâmocles. São Paulo: Hucitec, 1996, p. 16.



a) Identifique e caracterize um episodio conflituoso próprio dos primeiros anos da Republica no Brasil.



b) Explique o “novo papel para as forcas armadas” a que se refere o texto.



 



5 FATEC 2014  MOVIMENTO OPERÁRIO SÉCULO XX



 



A partir do final do século XIX, com o inicio da industrialização e da urbanização no estado de São Paulo, começaram a surgir organizações de operários e jornais sindicais.



Em um deles, chamado A Voz do Povo, encontramos a seguinte mensagem, publicada no ano de 1890:



Acreditamos que todos sabem que é do interesse comum haver na Constituinte opiniões de todas as classes, de modo que a lei seja uma verdadeira emanação do povo, e não de algumas classes privilegiadas, como foram todas as leis do Império.



(www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/novosrumos/article/view



File/2073/1705. Acesso em: 30.08.2013)



Analisando o conteúdo do texto, encontramos influencia das ideias



a) anarquistas, pois se defende a eliminação do Estado civil organizado.



b) socialistas, pois se defende a tomada do poder pela revolução operaria.



c) imperialistas, pois se defende a legislação tal qual era organizada no Império.



d) mercantilistas, pois se defende a diminuição das funções do Estado pela lei do mercado.



e) iluministas, pois se defende a soberania popular por meio da representação na Constituinte.



 



6 FUVEST  2014 EÇA DE QUEIROZ 1901



 



Com base na leitura da obra A cidade e as serras, de Eca de Queiros, publicada originalmente em 1901, e correto concluir que, nela, encontra-se



a) o prenuncio de uma consciência ecológica que iria eclodir com forca somente em finais do século XX, mas que, nessa obra, já mostrava um sentido visionário, inspirado pela invenção dos motores a vapor.



b) uma concepção de hierarquia civilizacional entre as regiões do mundo, na qual, a Europa representaria a modernidade e um modelo a seguir, e a América, o atraso e um modelo a ser evitado.



c) a construção de uma associação entre individuo e divindade, já que, no livro, a natureza e, fundamentalmente, símbolo de uma condição interior a ser alcançada por meio da resignação e penitencia.



d) a manifestação de um clima de forte otimismo, decorrente do fim do ciclo bélico mundial do século XIX, que trouxe a tona um anseio de modernização de sociedades em vários continentes.



e) uma valorização do meio rural e de modos de vida a ele associados, nostalgia típica de um momento da historia marcado pela consolidação da industrialização e da concentração da maior parte da população em áreas



urbanas.



 



7 FUVEST  2014 VOTO DE CABRESTO



 



Storni. Careta, 19/02/1927, Apude: Relato Lemos (org.). Uma historia do Brasil através da caricatura. 1840-2006.



Rio de Janeiro: Bom Texto, 2006, p. 35. Adaptado



A charge satiriza uma pratica eleitoral presente no Brasil da chamada “Primeira Republica”. Tal pratica ( voto de cabresto)  revelava a



a) ignorância, por parte dos eleitores, dos rumos políticos do pais, tornando esses eleitores adeptos de ideologias politicas nazifascistas.



b) ausência de autonomia dos eleitores e sua fidelidade forcada a alguns políticos, as quais limitavam o direito de escolha e demonstravam a fragilidade das instituições republicanas.



c) restrições provocada pelo voto censitário, que limitava o direito de participação politica aqueles que possuíam um certo numero de animais.



d) facilidade de acesso a informação e propaganda politica, permitindo, aos eleitores, a rápida identificação dos candidatos que defendiam a soberania nacional frente as ameaças estrangeiras.



e) ampliação do direito de voto trazida pela Republica, que passou a incluir os analfabetos e facilitou sua manipulação por políticos inescrupulosos.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui