Usina de Letras
Usina de Letras
25 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTORIA BRASIL MONARQUIA - QUESTÕES JANEIRO 2014 -- 25/02/2014 - 07:52 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA BRASIL MONARQUIA  . QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2013 E JANEIRO DE 2014.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1 FGV ECONOMIA 2014 VALE DO PARAÍBA NO IMPÉRIO



 



Em contraste com a estagnação e mesmo a decadência de outras regiões do Império, o vale do Paraíba do Sul apresentava-se em franco progresso, especialmente a partir da década de 1830-1840. Em torno dos novos-ricos



dessa região, formar-se-ia um novo bloco de poder, cuja hegemonia, durante muitos anos, não seria contestada.



(Hamilton M. Monteiro, Brasil Império. p. 36. Adaptado)



Sobre o projeto politico hegemônico, é correto considera-lo como



a) o resultado de uma ampla negociação entre as elites do Centro-Sul e as nordestinas, pela qual o modelo politico-administrativo descentralizado era aceito por todos os grupos regionais, desde que o modelo agroexportador fosse protegido em Minas Gerais, a província mais rica do Segundo Reinado.



b) uma vitória dos representantes das oligarquias que defendiam o liberalismo radical, porque no decorrer das Regências ampliou-se a autonomia das províncias e houve um alargamento dos direitos políticos, com a concessão do voto universal masculino desde 1837.



c) uma articulação bem costurada entre liberais e conservadores, desde a aprovação da Reinterpretação do Ato Adicional em 1841, que garantiu a estabilidade do poder a partir do reforço do papel do Parlamento, especialmente do Senado, e o isolamento politico do imperador Dom Pedro II.



d) um processo desencadeado com o chamado Regresso Conservador, que defendia a anulação das medidas liberais presentes no Ato Adicional de 1834, o que resultou em uma serie de praticas centralizadoras do poder, como a restauração do Conselho de Estado em 1841.



e) uma ação decisiva das elites nordestinas e sulinas, muito preocupadas com a possibilidade de fragmentação politico-territorial em função das rebeliões regenciais, colaborando decisivamente para a reforma constitucional de 1840, que trouxe princípios federalistas.



 



2 FUVEST  2014  TRÁFICO DE ESCRAVOS NO BRASIL



 



O trafico de escravos africanos para o Brasil



a) teve inicio no final do século XVII, quando as primeiras jazidas de ouro foram descobertas nas Minas Gerais.



b) foi pouco expressivo no século XVII, ao contrario do que ocorreu nos séculos XVI e XVIII, e foi extinto, de vez, no inicio do século XIX.



c) teve inicio na metade do século XVI, e foi praticado, de forma regular, ate a metade do século XIX.



d) foi extinto, quando da independência do Brasil, a despeito da pressão contraria das regiões auríferas.



e) dependeu, desde o seu inicio, diretamente do bom sucesso das capitanias hereditárias, e, por isso, esteve concentrado nas capitanias de Pernambuco e de São Vicente, ate o século XVIII.



 



3. PUC SP



Trabalho escravo no Brasil: da colônia aos dias de hoje



Leia os textos e observe as imagens.



Trabalhador resgatado em fazenda do Pará.



http://www.trabalhoescravo.org.br/conteudo/tres-mentiras-sobre-otrabalho-



escravo



“O que antes de mais nada, e acima de tudo, caracteriza a sociedade brasileira de princípios do séc. XIX é a escravidão. Em todo lugar onde encontramos tal instituição, aqui como alhures, nenhuma outra levou-lhe a palma na influência que exerce, no papel que representa em todos os setores da vida social. Organização econômica, padrões materiais e morais, nada há que a presença do trabalho servil, quando alcança as proporções de que fomos testemunhas, deixe de atingir; e de um modo profundo, seja



diretamente, seja por suas repercussões remotas. A escravidão americana deriva de uma ordem de acontecimentos que se inaugura no século XV com os grandes descobrimentos ultramarinos e pertence inteiramente a ela.”



Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo:



Brasiliense, 1987. Adaptado.



Debret, Mercado de escravos (período colonial)



http://commons.wikimedia.org/wiki/File%3ADebret%2C_Mercado_



de_escravos.jpg



 



Lavradores escravizados na Fazenda Santana, em Ourilândia do Norte, PA, são libertados pela polícia. http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-



40142000000100002&script=sci_arttext Foto André Penner/Abril Imagens



Faça comentários sobre o tema.



 



 



4  UNICAMP 2014  ESCRAVIDÃO E RACISMO BRASIL E EUA



 



Como os abolicionistas americanos previram, os problemas da escravidão não cessariam com a abolição. O racismo continuaria a acorrentar a população negra às esferas mais baixas da sociedade dos Estados Unidos. Mas se tivessem tido a oportunidade de fazer uma viagem pelo Brasil de seus sonhos – o país imaginado por tanto tempo como o lugar sem racismo – eles teriam concluído que entre o inferno e o paraíso não há uma tão grande distância afinal.



(Adaptado de Célia M. M. Azevedo, Abolicionismo: Estados Unidos



e Brasil, uma história comparada (século XIX). São Paulo: Annblume,



2003, p. 205.)



Sobre o tema, é correto afirmar que:



a) A experiência da escravidão aproxima a história dos Estados Unidos e do Brasil, mas a questão do racismo tornou-se uma pauta política apenas nos EUA da atualidade.



b) A imagem de inferno e paraíso na questão racial também é adequada às divisões entre o sul e o norte dos EUA, pois a questão racial impactou apenas uma parte daquele país.



c) Os abolicionistas norte-americanos tinham uma visão idealizada do Brasil, pois não identificavam o racismo como um problema em nosso país.



d) A abolição foi uma etapa da equiparação de direitos nas sociedades norte-americana e brasileira, pois os direitos civis foram assegurados, em ambos os países, no final do século XIX.



 



 



5 UNICAMP 2014  BRASIL IMIGRAÇÃO SECULO XIX



 



Para Portugal, não era interessante trazer para o Brasil imigrantes de estados possuidores de colônias, tais como França, Inglaterra, Holanda e Espanha. Abrir as portas da colônia e, depois, do recém-criado império do Brasil poderia significar um risco. Daí, a preferencia por imigrantes dos estados alemães, da Suíça, e da Itália. Pedro I continuou essa política enfatizando que era necessário apoiar o desenvolvimento da agricultura, pelo aliciamento de bons colonos que aumentassem o número de braços dos quais necessitávamos.



(Adaptado de João Klug. “Imigração no Sul do Brasil”, em Keila



Grinberg e Ricardo Sales (org.). O Brasil Imperial, v. III. 1870-1889.



Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 247.)



Assinale a alternativa correta.



a) A grande entrada de imigrantes no Brasil ocorreu a partir do Primeiro Reinado, em função do fim do tráfico negreiro e da maciça propaganda promovida pelo governo brasileiro na Europa.



b) No Primeiro Reinado, a entrada de imigrantes associava-se ao incremento da produção agrícola e tinha em conta o cenário internacional, no qual as metrópoles europeias disputavam territórios e riquezas.



c) Em meio à corrida imperialista do século XIX, Portugal empenhou-se pelo fim da escravidão em Lisboa e do tráfico negreiro em suas colônias africanas.



d) A imigração no Brasil surgiu como questão a partir da implantação da Lei Áurea, que alterou os modos de pagamento do trabalho livre.



 



6 FGV ECONOMIA 2014 CRESCIMENTO ECONOMICO SEGUNDO REINADO



 



Somente a partir de 1850 vai se observar um maior dinamismo no desenvolvimento econômico do país em geral e de suas manufaturas, em particular. O crescimento do numero de empresas industriais se faria com relativa rapidez. Mas o que provocaria essas mudanças?



(Sonia Mendonca, A industrialização brasileira. p. 12)



E correto responder a indagação afirmando que



a) a Câmara dos Deputados aprovou medidas restritivas as importações, como a proibição da entrada de mercadorias similares as já produzidas no pais, e também criou a primeira politica industrial brasileira.



b) houve a importante contribuição do fim do trafico de escravos para o Brasil, que possibilitou a disponibilidade de capitais, além dos efeitos duradouros da agricultura, especialmente do café.



c) a nacionalização do subsolo brasileiro, presente na Constituição imperial, impulsionou os investimentos privados na exploração mineral, conjuntamente com os incentivos governamentais na criação de estaleiros.



d) ocorreu uma rápida modernização dos grandes engenhos de açúcar do Nordeste em função dos financiamentos ingleses e, em 1851, fundou-se um banco estatal de desenvolvimento.



e) acertou-se com a Inglaterra a renovação dos Tratados de 1827, que ofereciam tarifas privilegiadas aos ingleses e estes, em contrapartida, proporcionavam transferência de tecnologia industrial.



 



7 UNICAMP 2 FASE 2014 SEGUNDO REINADO DECADÊNCIA.



 



Imperador D. Pedro II, velho, sentado em uma cadeira, com um jornal no colo e dormindo.(Disponível em http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=20522. Acessado em 05/12/2013.)



Angelo Agostini (1833-1910) expressou sua crítica a D. Pedro II em uma caricatura publicada na Revista Ilustrada, em 1887.



a) Conforme a imagem, qual é a crítica de Agostini ao Imperador?



b) Indique e explique um processo que expresse a situação de crise vivida no final do Império.



 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui