Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTORIA SEC XX E XXI QUESTÕES JANEIRO 2014 -- 22/02/2014 - 11:27 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA SÉCULO XX E XXI. QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2013 E JANEIRO DE 2014.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



 



1 FGV ADMINISTRAÇÃO 2014 IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO



 



Observe o infográfico abaixo.



Distribuição de nacionalidades do Império Austro-Húngaro, 1910.



Alemães – 23,90%; Húngaros , 20,20%; Tchecos e Eslovacos – 12,60%; Poloneses – 10%; Rutenos- 7,90%; Romenos – 6,40%; Croatas, 5,30%; Sérvios – 3,80%; Eslovenos – 2,60%; Italianos – 2%; Servo-croatas ( Bósnicos ) 1,20%.



Fonte: TEIXEIRA, F. C. da S. e outros (coord.), Impérios na História. Rio de Janeiro: Elsevier/Campus, 2009, p. 207.



Com base no infográfico, é correto afirmar:



a) A principal característica do Império Austro-Húngaro, no início do século XX, era a articulação entre diversas nacionalidades através de um democrático regime parlamentarista inspirado na experiência inglesa.



b) O Império Austro-Húngaro constituiu-se como reação nacionalista à ofensiva do Império napoleônico, que procurou incorporar antigos domínios dos Habsburgos e do Sacro Império Romano-Germânico.



c) A inabilidade política em lidar com as minorias foram fatores importantes no agravamento das tensões que desembocaram na fragmentação e colapso do Império Austro-Húngaro em 1918.



d) A indiscutível maioria eslava levou o Império Austro-Húngaro a articular-se com Rússia e Inglaterra na formação da Tríplice Entente, que combateria alemães, italianos e franceses durante a Primeira Guerra Mundial.— 



e) Apesar da heterogeneidade da constituição do Império Austro-Húngaro, a questão das nacionalidades não se revelou relevante no contexto da Primeira Guerra Mundial.



 



2       UNESP 1 FASE 2014 NOVA POLITICA ECONÔMICA LENIN



 



No final da primavera de 1921, um grande artigo de Lenin define o que será a NEP [Nova politica econômica]: supressão das requisições, impostos em



gêneros (para os camponeses); liberdade de comércio; liberdade de produção artesanal; concessões aos capitalistas estrangeiros; liberdade de empresa – é verdade que restrita – para os cidadãos soviéticos. [...] Ao mesmo tempo, recusa qualquer liberdade política ao país: “Os mencheviques continuarão presos”, e anuncia uma depuração do partido, dirigida contra os revolucionários oriundos de outros partidos, isto é, não



imbuídos da mentalidade bolchevique.



(Victor Serge. Memórias de um revolucionário, 1987.)



O texto identifica duas características do processo de constituição da União Soviética:



a) a reconciliação entre as principais facções socialdemocratas e a implantação de um sistema politico que atribuía todo poder aos sovietes de soldados, operários e camponeses.



b) o reconhecimento do fracasso politico e social dos ideais comunistas e o restabelecimento do capitalismo liberal como modo de produção hegemônico no pais.



c) a estatização das empresas e dos capitais estrangeiros investidos no pais e a nacionalização de todos os meios de produção, com a implantação do chamado comunismo de guerra.



d) a aguda centralização do poder nas mãos do partido governante e o restabelecimento temporário de algumas praticas capitalistas, que visavam a aceleração do crescimento econômico do pais.



e) o fim da participação russa na Guerra Mundial, defendida pelas principais lideranças do Exercito Vermelho, e a legalização de todos os partidos socialistas.



 



3 UNESP 2014 NAZISMO



 



1. Exigimos, baseando-nos no direito dos povos a disporem de si mesmos, a reunião de todos os alemães em uma Grande Alemanha.



2. Exigimos a ab-rogação [revogação] dos Tratados de Versalhes e de Saint-Germain.



3. Exigimos territórios para a alimentação de nosso povo e para o estabelecimento de seu excedente de população.



4. Não pode ser cidadão senão aquele que faz parte do povo. Não pode fazer parte do povo senão aquele que tem sangue alemão, qualquer que seja sua confissão. Consequentemente, nenhum judeu pode fazer parte do povo.



5. Aquele que não é cidadão não pode viver na Alemanha senão como hóspede e deve ser submisso à legislação aplicável aos estrangeiros.



(Programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, 1920. In: Katia M. de Queiros Mattoso.



Textos e documentos para o estudo da história contemporânea



(1789-1963), 1977. Adaptado.)



Explique as origens da exigência contida no item 2 do Programa do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães e cite duas ações, realizadas pelos nazistas apos sua chegada ao poder, que derivaram do que é proposto nos itens 4 e 5 desse Programa.



 



 



4 MACKENZIE 2014 I E II GUERRAS MUNDIAIS



 



Com relação aos dois grandes conflitos mundiais, de 1914-1918 e de 1939-1945, considere as afirmativas.



I. O imperialismo e o nacionalismo encontram-se nas origens dos dois conflitos mundiais, uma vez que o primeiro intensificou as tensões mundiais devido a disputa por áreas de influencia e o segundo favoreceu a formação dos regimes totalitários fascistas.



II. As duas guerras mundiais, envolvendo povos extra europeus, desenvolveram a consciência nacional deles, influenciando decisivamente no processo de descolonização afro-asiática.



III. O questionamento dos postulados liberais do capitalismo foi intensificado a partir dos dois conflitos, o que criou as condições favoráveis para a expansão dos ideais anarquistas em todo o mundo.



Assinale a alternativa correta.



a) Somente a afirmativa I esta correta.



b) Somente a afirmativa II esta correta.



c) Somente a afirmativa III esta correta.



d) Somente as afirmativas I e II estão corretas.



e) Somente as afirmativas II e III estão corretas.



 



 



5 UNICAMP 2 FASE 2014  GUERRA FRIA



 



O cartaz abaixo foi usado pela propaganda soviética contra o capitalismo ocidental, durante o período da Guerra Fria. O texto diz: “Duas infâncias. Na URSS (parte superior) crianças são apoiadas pelo amor da nação! Nos países capitalistas (figura inferior), milhões de crianças vivem sem comida ou abrigo.”



a) Como o cartaz descreve a sociedade capitalista ocidental?



b) Cite dois conflitos bélicos do período da Guerra Fria.



 



 



6  FUVEST  2014  PORTUGAL INDEPENDÊNCIA COLÔNIAS



 



Entre os fatores que permitem associar o contexto histórico de Portugal, na década de 1970, as independências de suas colônias na África, encontram-se



a) o Salazarismo, que dominou Portugal desde a década de 1930, e a intensificação dos laços coloniais com Cabo Verde e Guiné-Bissau, 40 anos depois.



b) a influencia politica e militar do Pacto de Varsóvia, no norte do continente contra o apartheid nas colônias portuguesas.



c) o não cumprimento, por Portugal, da exigência internacional de que libertasse suas colônias africanas e sua exclusão da Comunidade Europeia, no principio da década de 1970.



d) a Revolução dos Cravos, de 1974, que encerrou o longo período ditatorial português, e a ampliação dos movimentos de libertação nacional, como os de Angola e Moçambique.



e) o imediato cessar-fogo estabelecido pelo regime democrático português, implantando em 1974, e o fim dos conflitos internos nas colônias portuguesas da África.



 



7 UNESP 1 FASE 2014 REVOLUÇÃO DOS CRAVOS 1974



 



A Revolução dos Cravos aconteceu em Portugal, no dia 25 de abril de 1974. Esse movimento



a) permitiu o restabelecimento do controle politico português sobre as colônias africanas, que haviam acabado de conquistar sua independência.



b) instalou uma ditadura militar em Portugal, encerrando cinco décadas de Estado democrático e popular.



c) iniciou o processo de democratização do pais, encerrando o longo regime autoritário que marcou parte do século XX português.



d) impediu a continuidade do processo de modernização da economia portuguesa, implantado ao final da Segunda Guerra Mundial.



e) contestou o ingresso de Portugal na Comunidade Europeia e defendeu a aproximação do pais com os países socialistas do Leste Europeu.



 



8 UNICAMP 2 FASE 2014  ÁFRICA , REVOLUÇÃO DOS CRAVOS E BRASIL.



 



Na formação do pensamento nacionalista de países como Angola, Cabo Verde e Moçambique, a cultura brasileira desempenhou um forte papel no processo de conscientização de muitos setores da intelectualidade africana, fornecendo parâmetros, em imagens diferenciadas, que



se contrapunham ao modelo lusitano.



(Adaptado de Rita Chaves, em Victor Andrade de Mello, “O esporte e a construção da nação: apontamentos sobre Angola.”



http://www.afroasia.ufba.br/pdf/AA_40_VAMelo.pdf. Acessado em



08/08/2013.)



a) Explique como Angola, Moçambique e Cabo Verde assimilaram a cultura brasileira.



b) Estabeleça conexões entre a Revolução dos Cravos e a África Portuguesa na década de 1970.



 



 



 



 



 



 



9 MACKENZIE 2014 AFEGANISTÃO E RIQUEZAS MINERAIS



 



“EUA descobrem reservas minerais de R$ 1 trilhão no Afeganistão, diz NYT”.



CABUL – O Afeganistão tem aproximadamente US$ 1 trilhão em reservas minerais, de acordo com uma pesquisa dos Estados Unidos, mas os analistas duvidam que o país destruído pela guerra possa gerenciar as potenciais reservas. O States Geological Survey (USGS) disse, em um relatório final, que encontrou reservas de lítio,



ferro, ouro, nióbio, cobalto e outros minerais no país, relatou o jornal New York Times. O ministério de Minas e Indústrias do Afeganistão afirmou que os recursos naturais representarão um “papel magnífico” no crescimento econômico do país. “As últimas cinco décadas mostraram que toda vez que ocorre uma nova pesquisa, ela mostra que as nossas reservas naturais são muito maiores do que tinha sido previsto anteriormente”, declarou Jawad Omar, porta-voz do ministério.



Clarissa Mangueira, Agencia Estado, 14/06/2010



Com base no texto e no cenário atual do Afeganistão, considere as afirmações a seguir.



I. O pais tem se beneficiado pouco de suas jazidas minerais por seu envolvimento em conflitos por três décadas. Hoje enfrenta uma insurgência islâmica liderada pelo Taliban.



II. Estima-se que os depósitos potenciais de lítio encontrados no pais são tão grandes quanto os da Bolívia, que atualmente detém a maior reserva conhecida no mundo do metal leve.



III. O nióbio e um metal macio e possui variadas aplicações como em soldas elétricas, fabricação de tubos condutores de agua e petróleo para longas distancias, resistente a corrosão e a temperaturas elevadas.



Assinale a alternativa correta.



a) Apenas a afirmação I esta correta.



b) Apenas as afirmações I e II estão corretas.



c) Apenas as afirmações I e III estão corretas.



d) Apenas as afirmações II e III estão corretas.



e) As afirmações I, II e III estão corretas.



 



  



10 PUC SP 2014 -  LÍNGUAS EM EXTINÇÃO



Leia: Por causa do risco iminente de extinção, a UNESCO produziu o Livro Vermelho das Línguas Ameaçadas, hoje substituído pelo Atlas das línguas ameaçadas do mundo [...] Os países que têm o maior número de línguas em risco de desaparecimento, segundo o Atlas, são:



Índia 197, Brasil 190, Indonésia 146, China 144, México 143, Rússia 101, Austrália 108, Papua Nova Guiné 98.



Marcos Bagno. Línguas: quantas são? In:



http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/blog/preconceito/linguasquantas-



sao.html, acesso 03/11/2013.



Tendo em conta os processos e as localizações geográficas implicadas na questão das línguas ameaçadas de extinção, nota-se que



a) várias das línguas ameaçadas são línguas de grupos nativos preexistentes em países originários da colonização europeia, nos quais houve a imposição da língua do colonizador.



b) essa perda iminente da diversidade linguística, nos países listados, deve-se à necessidade de eliminar a própria diversidade cultural, condição necessária para o desenvolvimento social em ambientes mais comunicativos.



c) no Brasil, as línguas ameaçadas são várias das indígenas, em função do interesse dos falantes dessas línguas de pertencer ao conjunto da sociedade moderna e romper com o isolamento social em que vivem.



d) as línguas ameaçadas, nos países listados, sobrevivem por esforço dos estados, visto que as sociedades desses locais defendem que existam políticas públicas para preservar as culturas minoritárias.



e) a modernização e a globalização dominante da sociedade contemporânea tendem a reverter o processo de ameaça de extinção de várias línguas nativas, pela sua lógica de valorização da diversidade cultural.



 



 



11 UNESP 2014  COREIA DO NORTE E DO SUL



 



Coreia do Norte anuncia “estado de guerra” com a Coreia do Sul



A Coreia do Norte anunciou nesta sexta-feira [29.03.2013] o “estado de guerra” com a Coreia do Sul e que negociará qualquer questão entre os dois países sob esta base. “A partir de agora, as relações intercoreanas estão em estado de guerra e todas as questões entre as duas Coreias serão tratadas sob o protocolo de guerra”, declara um comunicado atribuído



a todos os órgãos do governo norte-coreano. (http://noticias.uol.com.br. Adaptado.) A tensão observada entre a Coreia do Norte e a Coreia do



Sul esta associada a



a) divergências politicas e comerciais, sendo que sua origem se deu apos a emergência Nova Ordem Mundial.



b) divergências comerciais e econômicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.



c) divergências politicas e ideológicas, sendo que sua origem se deu apos a emergência da Nova Ordem Mundial.



d) divergências politicas e ideológicas, sendo que sua origem remete ao período da Guerra Fria.



e) um incidente diplomático ocasional, que não corresponde a grande tradição pacifista existente entre as Coreias.



 



 



12 FUVEST 2014 2 FASE CORÉIA DO SUL E DO NORTE



 



A Coreia do Sul e a Coreia do Norte tem populações com a mesma composição étnica, mas modelos políticos e econômicos contrastantes.
































 




Coréia do Sul




Coréia do Norte




Renda per capita



US$ milhares




32,4




1,8




Expectativa Vida



em anos




79,3




69,2




Gastos militares



%renda per capita




2,8




22,3




Internet n.º usuários



Por 100 hab




81,5




0,1




 



Exame, abril de 2013. Adaptado.



Com base nas informações acima e em seus conhecimentos,



a) descreva o processo de divisão politica que levou a formação desses dois países situados na península da Coreia, caracterizando seus respectivos regimes políticos;



b) explique qual e a posição de cada um desses países em relação a questão nuclear atual;



c) explique a situação atual de cada um desses dois países no contexto das exportações mundiais. Justifique com exemplos.



 



13  FUVEST  2014  CHINA 1989



 



A fotografia acima( Jovem coloca-se em frente a uma coluna de tanques) , tirada em Beijing, China, em 1989, pode ser identificada, corretamente, como



a) reveladora do sucateamento do exercito chinês, sinal mais visível da crise econômica que então se abateu sobre aquela potencia comunista.



b) emblema do conflito cultural entre Ocidente e Oriente, que resultou na recuperação de valores religiosos ancestrais na China.



c) demonstração da incapacidade do Partido Comunista Chinês de impor sua politica pela forca, já que o levante daquela ano derrubou o regime.



d) montagem jornalística, logo desmascarada pela revelação de que o homem que nela aparece e chinês enquanto os tanques são soviéticos.



e) símbolo do confronto entre liberdade de expressão e autoritarismo politico, ainda hoje marcante naquele pais.



 



 



14  UNESP 2014  CHINA E CONFLITOS COM VIZINHOS



 



A China é a segunda maior economia do mundo. Quer garantir a hegemonia no seu quintal, como fizeram os Estados Unidos no Caribe depois da guerra civil. As Filipinas temem por um atol de rochas desabitado que disputam com a China. O Japão está de plantão por umas ilhotas de pedra e vento, que a China diz que lhe pertencem. Mesmo o Vietnã desconfia mais da China do que dos Estados Unidos. As autoridades de Hanói gostam de lembrar que o gigante americano invadiu o México uma vez. O gigante chinês invadiu o Vietnã dezessete. (Andre Petry. O Século do Pacifico. Veja, 24.04.2013. Adaptado.)



A persistência histórica dos conflitos geopolíticos descritos na reportagem pode ser filosoficamente compreendida pela teoria



a) iluminista, que preconiza a possibilidade de um estado de emancipação racional da humanidade.



b) maquiavélica, que postula o encontro da virtude com a fortuna como princípios básicos da geopolítica.



c) politica de Rousseau, para quem a submissão a vontade geral e condição para experiências de liberdade.



d) teológica de Santo Agostinho, que considera que o processo de iluminação divina afasta os homens do pecado.



e) politica de Hobbes, que conceitua a competição e a desconfiança como condições básicas da natureza humana.



 



15  FGV ECONOMIA 2014  SOCIALISMO DECADÊNCIA



 



O “socialismo real” agora enfrentava não apenas seus próprios problemas sistêmicos insolúveis mas também os de uma economia mundial mutante e problemática, na qual se achava cada vez mais integrado.



Com o colapso da URSS, a experiência do “socialismo realmente existente” chegou ao fim. Pois, mesmo onde os regimes comunistas sobreviveram e tiveram êxito, como na China, abandonaram a ideia original de uma economia única, centralmente controlada e estatalmente



planejada, baseada num Estado completamente coletivizado.



(Eric Hobsbawm, Era dos extremos. p. 458 e 481. Adaptado)



A partir do texto, e correto afirmar que:



a) os países do socialismo real, como a União Soviética, acompanharam em parte as mudanças da década de 1970 e sobreviveram sem reformas, pois, mesmo sem o grande avanço tecnico-cientificos, conseguiram neutralizar os graves efeitos da burocratização, da economia planificada, da proletarização da classe media e do obsoleto parque industrial e, ainda,



mantiveram a unidade do bloco socialista.



b) nos anos 1980, as reformas econômicas e politicas – a perestroika – colocaram os países do socialismo real no rumo do capitalismo, substituindo a ação estatal pelo mercado, com ênfase nas privatizações e na abertura para o capital estrangeiro, medidas que obtiveram pleno êxito e fizeram a economia perder suas características estatizantes, impedindo, ainda, o fim do bloco socialista.



c) a unidade do bloco do socialismo real foi motivada pelo equilíbrio da estrutura politica dos Estados em se adaptar as necessidades da economia de mercado, pois a planificação pelo Estado burocratizado e incompatível com a economia de mercado, apoiada no desenvolvimento tecnico-cientificos, nas crescentes privatizações, no apoio do capital externo e nas diferenciações salariais.



d) nos países do socialismo real, os problemas externos, isto e, da economia mundial, a partir dos anos 1970, responsáveis pelas oscilações do comercio internacional, prevaleceram sobre os problemas internos, como a burocratização do Estado e o atraso tecnico-cientificos, que sofreram reformas estatais nos anos 1980 e minimizaram as graves tensões sociais, mantendo a união do bloco socialista.



e) além dos problemas internos da própria estrutura politica endurecida pela burocracia e pelo autoritarismo, os países do socialismo real, a partir dos anos 1970, já inseridos no mercado mundial, enfrentaram o baixo



desenvolvimento tecnico-cientificos e as tensões sociais e ensaiaram, sem êxito, nos anos 1980, reformas politicas e econômicas para manter a unidade do bloco socialista.



 



16 FGV ECONOMIA 2014 MIGRAÇÃO CLANDESTINA PARA A EUROPA



 



Uma tragédia se repetiu nesta sexta-feira (11/10), no sul da Itália. Mais um barco cheio de imigrantes afundou no Mar Mediterrâneo.



Foi o segundo acidente com refugiados em uma semana. E ha dados conflitantes sobre o numero de mortos: entre 27 e 50 pessoas.



Os sobreviventes em estado grave foram levados para Lampedusa, a mesma ilha que testemunhou o acidente com imigrantes da Somália e Eritreia, na quinta-feira passada [03/10], matando 339 pessoas.



No naufrágio desta sexta, ainda não se sabe as nacionalidades das vitimas, nem de onde o barco partiu.



(g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/10/mais-um-barcocheio-de-imigrantes-afunda-no-mar-mediterraneo.html. Adaptado)



Com base nos conhecimentos sobre os movimentos migratórios ao longo do século XX e inicio do século XXI, a analise do conteúdo da noticia permite concluir que



a) tragédias como essa, comuns no Mediterrâneo, são fruto das politicas de atração de mão de obra dos países europeus, como forma de contribuir para a redução dos problemas sociais das antigas colônias africanas.



b) a explosão demográfica, que ainda e observada no Zagreb e no Norte da África, e o principal motivo para o crescimento do numero de imigrantes que lotam os barcos que cruzam o Mediterrâneo.



c) os movimentos da “primavera árabe” contribuíram para a abertura da economia dos países africanos, estimulando a formação de correntes migratórias em direção a Europa, através do Mediterrâneo.



d) a perseguição as minorias cristas, como ocorre na África Subsaariana, faz com que muitos se arrisquem na travessia do Mediterrâneo, empreendendo uma verdadeira diáspora.



e) o Mediterrâneo constitui, atualmente, uma das mais expressivas linhas de fratura do mundo, tanto sob o aspecto demográfico como econômico, politico e social.



 



17  FGV DIREITO 2014  SEPARATISMO NA UNIÃO EUROPEIA



 



O grande paradoxo da União Europeia, erguida sobre o conceito da soberania compartilhada, é que ela reduz os riscos para regiões que buscam tornarem-se independentes [ ...] “Todo o desenvolvimento da integração europeia reduziu os riscos da secessão, porque as entidades que emergem sabem que não precisarão ser plenamente autônomas e independentes”, observou Mark Leonard, diretor do Conselho Europeu de Relações Exteriores.



“Elas sabem que terão acesso a um mercado de 500 milhões de pessoas e a algumas das proteções da UE.”



(http://wwwl.folha.uol.com.br/mundo/1168096-crisereanima-separatismo-na-europa.shtml)



Considerando o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, identifique pelo menos um movimento separatista atuante em cada um dos países da União Europeia listados abaixo, destacando sua trajetória recente:



a) Espanha.



b) Bélgica.



c) Reino Unido.



 



 



18  FATEC 2014 CRISE NA UNIÃO EUROPEIA



 



Dentre as alternativas a seguir, a que melhor explica a seria crise econômica que atingiu duramente alguns membros da União Europeia, como Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha em anos recentes e:



a) O aumento do preço das commodities, que provocou déficits comerciais.



b) A alta generalizada do euro, que comprometeu as exportações extrabloco.



c) A alta internacional do petróleo, que afetou a capacidade energética europeia.



d) A ingerência do FMI na gestão monetária desses países.



e) A divida fiscal provocada pelo excesso de gasto publico.



 



19 UNICAMP 2 FASE 2014 UNIÃO EUROPÉIA - DESEMPREGO



 



Taxa de desemprego de menores de 25 anos de idade em 6 países da Zona do Euro (janeiro de 2013) : Grécia 59,4%, Espanha 55,5%, Itália 38,7%, Portugal 38,6%, Irlanda 30,9% e França 26,9%.



(Adaptado de Le nouvel observateur, 14/03/2013, p. 22.)



Criada em 2010, no início da crise financeira grega, a Troika (composta pelo Banco Central Europeu, Comissão Europeia e Fundo Monetário Internacional) tem sido a principal protagonista dos planos de resgate de países europeus em crise. Contudo, as medidas de austeridade impostas a esses países têm promovido mais desigualdades sociais e, contrariamente ao desejado, têm aumentado o desemprego.



a) Indique duas medidas de austeridade impostas pela Troika aos países em crise da Zona do Euro.



b) Além do desemprego, indique duas consequências sociais provocadas pela recessão econômica em que se encontram esses países europeus.



 



 



 



20 FATEC 2014 TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO



 



O desenvolvimento de novas tecnologias tornou-se fundamental para o desenvolvimento econômico e reforçou a vantagem de alguns países sobre outros. Quanto mais complexa a tecnologia desenvolvida, mais



elaborado e caro era o processo de invenção ou descoberta. O ‘pais desenvolvido’ típico tinha mais de mil cientistas e engenheiros para cada milhão de habitantes na década de 1970, mas o Brasil tinha cerca de 250, a Índia 130, o Paquistão uns sessenta, o Quênia e a Nigéria cerca de trinta.



(HOBSBAWM Eric. Era dos extremos: o breve século XX.Sao Paulo: Cia das Letras, 1995, p. 261. Adaptado)



Assinale a alternativa em que ha uma analise coerente com as informações fornecidas pelo texto.



a) Devido a Guerra Fria, os países do eixo capitalista impediram o desenvolvimento tecnológico nos países do eixo socialista.



b) O investimento em tecnologia do período foi elevado nos países do grupo BRICS, que eram atrelados ao bloco econômico soviético.



c) os países, a época considerados do Primeiro e do Terceiro Mundo, apresentavam desenvolvimento tecnológico desigual.



d) No período de Guerra Fria, as disputas se concentravam no aspecto ideológico e dispensavam o uso de tecnologias.



e) Com a globalização, observa-se que o avanço tecnológico atingiu o mundo todo de forma equilibrada.



 



21 UNICAMP 2014  PRIMAVERA ÁRABE



 



Apesar de ter começado no inverno de 2010, a chamada Primavera Árabe – uma alusão à Primavera de Praga de 1968 – resultou de protestos por mudanças sociais e políticas no Oriente Médio e sobretudo no norte da África.



Assinale a alternativa que indica corretamente o período da estação de inverno no norte da África e um país dessa região convulsionado pela Primavera Árabe.



a) De 21 de dezembro a 20 de março; Síria.



b) De 21 de dezembro a 20 de março; Egito.



c) De 21 de junho a 20 de setembro; Líbia.



d) De 21 de junho a 20 de setembro; Irã.



 



 



 



22 FATEC 2014 PRIMAVERA ÁRABE E EGITO



 



Os recentes distúrbios no Egito formam um capítulo do processo deflagrado ainda em dezembro de 2010, quando o mundo árabe foi varrido por uma série de manifestações populares, derrubando governos e reconfigurando a geopolítica do Oriente Médio e Norte da África.



(SILVA, Edilson Adão C. Futuro Incerto. Carta na Escola, agosto de



2013).



Sobre as manifestações que reconfiguraram a geopolítica do Oriente Médio e Mundo Árabe e que ficaram conhecidas como A Primavera Árabe, esta correto afirmar que



a) a Tunísia foi pioneira no processo ao derrubar um regime fundamentalista e posteriormente eleger um regime laico.



b) a queda de Bashar Assad na Síria foi produto de um conflito religioso entre a maioria alauita e a minoria sunita.



c) a pressão popular levou a queda da ditadura de Mubarak e a eleição do primeiro presidente eleito da historia do Egito, presidente este igualmente derrubado.



d) Muammar Kadafi, mesmo com o apoio ocidental, não resistiu a insatisfação popular e foi executado na Líbia o que levou a uma nova crise do petróleo.



e) tiveram como ápice a traumática derrubada de Saddam Hussein, no Iraque, apos décadas de tirania, e que pôs fim a hegemonia dos xiitas no pais.



 



23 FGV ADMINISTRAÇÃO 2014 SÍRIA ARMAS QUÍMICAS



 



O presidente dos EUA, Barack Obama, disse aos líderes do G20 que os Estados Unidos têm alta convicção de que forças sírias usaram armas químicas e destacou a necessidade de reforçar o banimento internacional ao uso dessas armas, disse um importante conselheiro da Casa Branca, nesta sexta-feira [6/9]”.



http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/obama-diz-ter-altaconfianca-



do-uso-de-arma-química-na-síria



Sobre o uso de armas químicas na Síria e as iniciativas para o banimento internacional dessas armas, é correto afirmar:



a) O governo da Turquia, tradicional aliada da Síria, afirmou que apenas grupos rebeldes usaram armas químicas, com o intuito de precipitar uma ação militar internacional contra Damasco.



b) Para evitar a intervenção armada, a Rússia propôs que a Síria entregasse seu estoque de armas químicas para a comunidade internacional.



c) A Síria ratificou a Convenção sobre a Proibição do Desenvolvimento, da Produção, do Armazenamento e do Emprego de Armas Químicas e sobre sua Destruição (CAQ) em 2010, pouco antes do início da guerra civil no país.



d) A declaração do presidente Obama foi uma resposta ao governo sírio, que impediu que peritos da ONU entrassem no país para inspecionar as zonas supostamente afetadas por armas químicas.



e) O Conselho de Segurança da ONU, reunido em caráter extraordinário, condenou o governo sírio pelo uso de armas químicas e autorizou o envio de uma força de paz para a região.



 



24 MACKENZIE 2014  SÍRIA GUERRA CIVIL



 



Desde janeiro de 2011, a Síria se encontra em uma guerra civil que adquiriu dimensões que preocupam a comunidade internacional. Enquanto a oposição almeja destituir o presidente Bashar al-Assad e inaugurar um regime democrático, o governo sírio responde aos protestos, que considera como ação terrorista para desestabilizar o regime. A respeito desse conflito interno, é correto afirmar



que



a) o conflito interno sírio é decorrente das disputas religiosas e divergências a respeito da pratica islâmica no mundo árabe.



b) foi somente em agosto de 2013 que os protestos liderados pela oposição síria assumiram a dimensão de revolta armada.



c) os meios de comunicação e a imprensa do pais atuam sem restrição a liberdade de expressão, apesar do conflito e da revolta armada.



d) o uso de armas químicas em Damasco causou milhares de mortes. Esse ato foi condenado internacionalmente.



e) a guerra civil síria reaproximou os presidentes Obama, dos EUA, e Putin, da Rússia, confirmando o interesse politico mutuo nessa região.



 



25 FGV ADMINISTRAÇÃO 2014   MALI



 



Ibrahim Boubacar Keita prestou juramento nesta quarta-feira [4/9] em Bamaco como presidente de Mali para um mandato de cinco anos, em uma cerimônia na qual prometeu garantir a unidade do país, sacudido por 18 meses de crise político-militar.



http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/mundo/2013/09/04/interna_mundo,386223/ibrahim-boubacar-keita-presta-juramentocomo-novo-presidente-de-mali.shtml



Tendo em vista os eventos que marcaram a crise político militar à qual se refere a reportagem, analise as seguintes afirmações:



I. Fundamentalistas islâmicos suspeitos de ligação com a Al Qaeda deram um Golpe de estado e impuseram suas leis religiosas em todo o território



malinês, desencadeando conflitos com a população cristã.



II. Separatistas tuaregues e fundamentalistas islâmicos suspeitos de ligação com a Al Qaeda assumiram o controle sobre o norte do país,



desencadeando conflitos que levaram à deposição do presidente eleito.



III A pedido do governo malinês e com o aval do Conselho de Segurança da ONU, a França interveio no Mali e atacou as forças insurgentes,



que recuaram de suas posições.



Está correto o que se afirma em



a) I, apenas. b) II, apenas. c) III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.



 



26  FUVEST 2014  GLOBALIZAÇÃO



 



O local e o global determinam-se reciprocamente, umas vezes de modo congruente e consequente, outras de modo desigual e desencontrado. Mesclam-se e tensionam-se singularidades, particularidades e universalidades. Conforme Anthony Giddens, “A globalização pode assim



ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa. Este é um processo dialético porque tais acontecimentos locais podem se deslocar numa direção inversa às relações muito distanciadas que os modelam. A transformação local é, assim, uma parte da globalização”.



Octavio Ianni, Estudos Avançados. USP. São Paulo, 1994. Adaptado.



Neste texto, escrito no final do século XX, o autor refere-se a um processo que persiste no século atual. A partir desse texto, pode-se inferir que esse processo leva a



a) padronização da vida cotidiana.



b) melhor distribuição de renda no planeta.



c) intensificação do convívio e das relações afetivas presenciais.



d) maior troca de saberes entre gerações.



e) retração do ambiental ismo como reação a sociedade de consumo.



 



27 PUC SP 2014  GLOBALIZAÇÃO



 



“O fato maior do século XIX é a criação de uma economia global única, que atinge progressivamente as mais remotas paragens do mundo, uma rede cada vez mais densa de transações econômicas, comunicações e movimentos de bens, dinheiro e pessoas, ligando os países desenvolvidos entre si e ao mundo não desenvolvido.”



Eric Hobsbawm. A era dos Impérios. 1875-1914. Rio de Janeiro:



Paz e Terra, 2008, p. 95.



O processo histórico descrito no texto corresponde ao



a) avanço da indústria chinesa, que superou a concorrência comercial dos países do Ocidente e passou a monopolizar os mercados consumidores da Europa e da América.



b) estabelecimento de clara hegemonia política e militar soviética, nos tempos da Guerra Fria, sobre o Leste  europeu e o Sul e Sudeste do continente asiático.



c) imperialismo norte-americano, que impôs seu domínio econômico-financeiro sobre a América, a Europa Ocidental e parte do continente africano.



d) sucesso das políticas neoliberais de ampliação da produção industrial e dos mercados consumidores, que permitiram o rompimento das barreiras alfandegárias  mesmo nos países socialistas da Ásia.



e) expansionismo europeu sobre o Pacífico, a Ásia e a África, que impôs o controle político e comercial de potências ocidentais a diversas partes do mundo.



 



 



28 UNICAMP 2 FASE 2014  AMÉRICA LATINA  BOLÍVIA.



 



“Sabe-se que existe, em toda crise, a emersão de processos que antes permaneciam ocultos por controles institucionais. Algumas identidades sociais não se afirmavam no espaço público quando formas de identificação, mais facilmente aceitas, ocupavam a cena política. A crise, ao destruir certezas, pode encadear outras práticas, possibilitando que



identidades antes secundárias orientem a defesa de bandeiras de luta aparentemente ultrapassadas ou, até mesmo, mortas. Exemplificam esta possibilidade os movimentos negro e indígena, na América Latina, e os



contextos sociais em que se trava, hoje, a luta em torno do trabalho, envolvendo os desafios da economia popular”.



(Ana Clara Torres Ribeiro, “Leituras de movimentos: conjuntura, ação



e poder”, em Por uma sociologia do presente: ação técnica e espaço.



Rio de Janeiro: Letra Capital, 2013, p. 202.)



a) A luta dos movimentos indígenas na América Latina resultou, em boa medida, em avanços políticos significativos. Que contexto social permitiu a eleição do Presidente Evo Morales na Bolívia?



b) Que contexto econômico-social Latino-americano atual tem movido lutas em torno da constituição de economias populares, mais solidárias e menos



excludentes?



 



 



29 FGV ECONOMIA 2014  CHILE GOVERNO PINOCHET



 



Uma coluna de fumaca espessa e escura levantou-se na área central de Santiago do Chile na manha de uma terça-feira, 11 de setembro de 1973. Era um estranho acontecimento. Não parecia um incêndio qualquer, mas



algo mais grave e ameaçador, especialmente porque minutos antes foi possível ouvir o ruído dos cacas da Forca Aérea do Chile em voos rasantes sobre o centro da cidade, onde fica o Palácio de La Moneda. O que ocorria não era fortuito.



O governo (...) Salvador Allende chegava ao fim com seu suicídio no interior do palácio, que estava sendo bombardeado. O golpe militar e o regime autoritário que se instaurou em seguida alterariam profundamente a historia contemporânea do Chile.



(Alberto Aggio, Da revolução a democracia. In Revista de História da Biblioteca Nacional, setembro de 2013. p. 36)



Sobre as profundas alterações na historia chilena, e correto afirmar que



a) a cultura politica construída durante o governo do presidente Allende, baseada na meritocracia e na colaboração entre empresários e trabalhadores para o desenvolvimento chileno, foi substituída por uma



ordem paradoxal, pois o autoritarismo esteve associado a forte politização popular.



b) a ordem democrática imposta a partir do golpe de Estado não impediu a continuidade de uma politica econômica pautada pelo rápido crescimento, baseado no capital nacional e na indústria de bens de consumo duráveis, além de trazer benefícios diretos a uma maior parcela dos chilenos.



c) o governo de Salvador Allende optou por um alinhamento estratégico aos Estados Unidos e manteve uma politica econômica essencialmente privatista, diferente da ordem pôs-golpe, que preferiu o isolamento diplomático e os acordos econômicos com as nações socialistas.



d) enquanto o presidente Salvador Allende pretendeu construir o socialismo por meio de mecanismos democráticos, o regime autoritário do general Augusto Pinochet impôs ao pais uma nova ordem econômica,



com um capitalismo quase sem regulações, com a privatização de empresas e do serviço de saúde. FGV — DEZEMBRO/2013



e) o caminho autoritário escolhido pelo governo chileno sob o comando de Salvador Allende para a instituição do socialismo foi substituído pelo liberalismo politico do general Pinochet, mas com forte intervenção do



Estado na economia, com a estatização da exploração de cobre.



 



30 UNESP 2014 BRASIL E ARGENTINA REDEMOCRATIZAÇÃO



 



Nos primeiros anos da década de 1980, a Argentina e o Brasil trilharam, finalmente, o caminho da democracia. Naquele período, em um e outro país, as manifestações da sociedade vieram à tona, em vários níveis.



(Boris Fausto e Fernando Devoto. Brasil e Argentina: um ensaio de



história comparada (1850-2002), 2004.)



Compare os processos de democratização ocorridos no Brasil e na Argentina nos anos 1980, a partir de dois aspectos: situação econômica interna; punição aos responsáveis por violências praticadas durante os respectivos  regimes militares.



 



 



 



31 UNESP 2014 MIGRAÇÃO HAITIANOS PARA O BRASIL



 



Nos três primeiros meses de 2013, entraram no território brasileiro cerca de três mil pessoas vindas do Haiti. O aumento substancial no fluxo de entrada de haitianos no país se deu principalmente pelo pequeno município de Brasileia, no Estado do Acre. A cidade, com cerca de 20 mil habitantes, faz fronteira com a Bolívia e o Peru, e, de janeiro ao final de março, viu chegar um número estimado de 2 mil imigrantes haitianos.



(http://brazilianpost.co.uk. Adaptado.)



Aponte dois motivos que expliquem o aumento recente da migração de haitianos para o Brasil. Explique a diferença entre esse fluxo migratório de haitianos para o Brasil e a maioria dos fluxos migratórios instalados no mundo na segunda metade do século XX.



 



 



 



32.  FUVEST 2014 2 FASE  PLANO COLÔMBIA



 



O Plano Colômbia inicial consistia antes de tudo em uma ajuda militar destinada a erradicação das plantações de droga. Os programas de fumigação não tiveram inicio com ele: existiram desde 1994. Isto não impediu um crescimento ainda maior da superfície cultivada. Com o



Plano Colômbia, e sobretudo a partir de 2001, esses programas adquiriram nova dimensão. Entretanto, não parece que eles tenham tido, tampouco, mais sucesso.



Daniel Pecaut, “Logicas econômicas, militares e politicas na ‘guerra’ colombiana”. In: C. Brigagao & D. Proença Jr. (orgs.). Paz e terrorismo. São Paulo: Hucitec, 2004, p. 255.



a) Qual foi o papel desempenhado pelos Estados Unidos da América na implementação do “Plano Colômbia”?



b) A afirmação do autor de que o “Plano Colômbia” e outros programas semelhantes a ele, aparentemente, não tiveram grande sucesso se justifica? Explique.



 



 



33 FGV ECONOMIA 2014  MERCOSUL



 



No decorrer do século XX, para a organização de projetos de criação de blocos econômicos, foi necessário superar rivalidades históricas. Isto ocorreu na Europa e também na América do Sul, quando o Brasil e a Argentina deixaram de lado as disputas por hegemonia e engendraram um



acordo, na década de 1980, que posterior mente originou o Mercosul.



Estes exemplos permitem afirmar que:



a) a herança colonial europeia da maior flexibilidade aos países sul-americanos no âmbito das relações politicas e econômicas.



b) quando o objetivo e reduzir ou eliminar os desníveis econômicos, as diferenças históricas são abandonadas.



c) as questões de natureza étnico-culturais podem ser relevantes para o estabelecimento de relações comerciais.



d) no contexto da globalização, as relações entre os Estados e as economias nacionais são modificadas.



e) as questões geopolíticas se tornam entraves quando os países procuram estabelecer relações multilaterais.



 



34 MACKENZIE 2014         EUA E AMÉRICA LATINA



 



“Se a América Latina não foi esquartejada como a África, deveu-se ao fato – é preciso reconhecê-lo – de ter tido, sem que houvesse solicitado, um ‘tutor’. Um tutor ousado, porque se atreveu a dizer que a América era para os americanos, num momento em que apenas tinha a ilusão de ser uma potência. No entanto, quando esse tutor se transformou em grande potência, mudou seu discurso e gritou que era dono”.



(Hector Hernan Bruit. O Imperialismo. São Paulo: Atual, 1994, p.49)



A partir da analise do texto, e correto afirmar que



a) a América Latina, desde a primeira metade do século XIX, e um instrumento do imperialismo estadunidense, que, historicamente, impôs, aqueles países, politicas como a Doutrina Monroe e a Politica do Big Stick.



b) as divisões sofridas pela África, decorrentes do imperialismo do século XIX, não puderem acontecer no continente americano em virtude da imposição ao respeito, feita na Conferencia de Berlim, entre EUA e potencias europeias, da autodeterminação da América



Latina.



c) o século XIX viu nascer a pretensa hegemonia estadunidense sobre os países latino-americanos, envolvendo disputas – desde aquela época – entre capitalistas e socialistas, ambientados na Guerra Fria.



d) os americanos, ha dois séculos, convivem com a supremacia estadunidense sobre os diversos países do continente, resultando em politicas impositivas como a da “Boa Vizinhança” e a Aliança para o Progresso.



e) a América sempre foi protegida, resultando na criação de diversos acordos econômicos e na aliança de todo o continente em torno deles, apesar do domínio que os Estados Unidos exercem sobre o restante do mundo.



 



35 FATEC 2014 CULTURA AMERICANA SÉCULO XXI



 



Leia um trecho do texto Espaço para duas pernas, do jornalista Ruy Castro.



Parece mentira: Detroit, a cidade-símbolo da cultura do automóvel, quebrou. Deve US$ 20 bilhões, que não tem como pagar, e, de lá, saem agora apenas 5% dos carros montados nos EUA. Sua população passou de 1,8 milhão para 700 mil, dos quais 40% vivem abaixo da linha da pobreza. Além disso, é hoje a cidade mais violenta do pais.



As justificativas apontadas são as crises econômicas e a concorrência da Ásia. Mas ha também um fator que me toca mais: o declínio da dita cultura – a do automóvel. Segundo pesquisas, 20% dos jovens americanos hoje, entre 20 e 24 anos, não tem carteira de habilitação. Se



essa idade cair para 18 anos, o numero sobe para 40%.



Isso num pais em que, ate ha pouco, o carro era mais importante para um adolescente do que jogar beisebol ou beijar a coleguinha de classe. Era como se a identidade do individuo estivesse atrelada a uma maquina e, sem esta, ele não existisse.



Claro que, nos países novos-ricos e grotões mais atrasados, a obsessão pelo carro continua.



(Folha de S. Paulo, 29.07.2013. Adaptado)



Assinale a alternativa em que a relação entre causa e consequência corresponde, corretamente, as ideias expostas pelo autor.



a) Detroit deve 20 bilhões de dólares e parte da população vive em extrema pobreza, o que tem levado países novos-ricos e grotões mais atrasados a persistirem na obsessão pelo automóvel.



b) A população de Detroit passou de 1,8 milhão para 700 mil habitantes, o que levou a cidade a se tornar a mais violenta dos Estados Unidos.



c) O mercado automobilístico dos EUA tem sofrido as interferências da economia instável e da concorrência asiática, o que levou Detroit, cidade-símbolo do automóvel, a ser hoje uma cidade falida.



d) Pesquisas entre americanos de 18 anos mostram que 40% desses jovens não se interessam por carro, o que levou o numero de jovens entre 20 e 24 anos, interessados por automóveis, a uma diminuição de 20%.



e) Muitas pessoas ainda associam a própria identidade a posse de um veiculo, o que tem levado ao declínio da cultura do automóvel nos EUA.



 



 



36 FGV ADMINISTRAÇÃO 2014  EUA 1964-1978



 



Em 1964, o pugilista Cassius Clay, aos 22 anos, conquistou o título mundial de pesos-pesados. Nesse mesmo ano, alterou seu nome para Muhammad Ali e converteu-se à religião muçulmana. Em 1967, foi condenado à prisão por ter se recusado a lutar na Guerra do Vietnã. Com isso, foi destituído do título mundial que voltaria a ganhar novamente em 1974 e em 1978. O momento da História dos Estados Unidos, com o qual



se entrelaça a biografia de Muhammad Ali, caracterizou-se por



a) fortes contestações contra a política externa norte-americana e de afirmação dos direitos civis.



b) intensas movimentações políticas em torno do impeachment do presidente Kennedy.



c) graves conflitos entre os sindicatos e os órgãos de repressão política norte-americanos.



d) aguda repressão às ações da Máfia e de outras facções do crime organizado.



e) perseguições a grupos de extrema direita infiltrados entre os ativistas dos movimentos negros.



 



37 FUVEST 2014        USO DE DRONES PELOS EUA



 



Observe no mapa da distribuição dos drones (veículos aéreos não tripulados) norte-americanos na África e no Oriente Médio.



O Estado de S. Paulo, 24/05/2013, Adaptado.



Em suas declarações, o governo norte-americano justifica o uso dos drones, principalmente, como



a) proteção militar a países com importantes laços econômicos com os EUA, principalmente na área de minerais raros.



b) necessidade de proteção as embaixadas e outras legações diplomáticas norte-americanas em países com trajetória comunista.



c) meio de transporte para o envio de equipamentos militares ao Ira, com a finalidade de desmonte das atividades nucleares.



d) um dos pilares de sua estratégia de combate ao terrorismo, principalmente em regiões com importante atuação tribal/terrorista.



e) reforço para a megaoperação de espionagem, executada em 2013, que culminou com o asilo de Snowden na Rússia.



 



 



38   PUC SP 2014  USO DE DRONES



 



Observe a manchete e o subtítulo de um artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo:



GAME OF DRONES (As ferramentas de guerra estão se transformando e, com elas, as perguntas feitas pelos estrategistas da ordem geopolítica mundial)



(O Estado de S. Paulo. Suplemento Aliás, 27/10/2013. p. E10)



Tendo em vista as chamadas do artigo publicado, é correto afirmar que



a) armamentos sem tripulação tornam as ações militares mais precisas e oferecem mais segurança às populações civis, vítimas frequentes das guerras.



b) a associação entre geopolítica e estratégia militar (guerra) mantém-se vinculada na mente dos analistas, quando o assunto é a ordem mundial.



c) armamentos teleguiados são mais seguros para os civis, pois são muito caros, logo, acessíveis apenas às forças militares legais e nacionais.



d) com os novos armamentos, pergunta-se se esse poder concentrado nas mãos de alguns países não criará uma nova ordem mais pacífica.



e) com esses novos armamentos, a ideia de ordem geopolítica mundial vai se desatualizar, pois o poder militar será mais igualitário entre as nações.



 



39 UNESP 2014 ATENTADOS DE 11 SETEMBRO 2001.



 



Apos os atentados de 11 de setembro de 2001, o governo dos Estados Unidos da América aprovou uma serie de medidas com o objetivo de proteger os cidadãos americanos da ameaça representada pelo terrorismo



internacional. Entre as medidas adotadas pelo governo norte-americano estão



a) a realização de acordos de cooperação militar e tecnológica com países aliados no combate ao terrorismo internacional; e a prisão imediata de árabes e muçulmanos que residissem nos Estados Unidos.



b) a realização de ataques preventivos a países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a restrição da liberdade e dos direitos civis de suspeitos de associação com o terrorismo.



c) a concessão de apoio logístico e financeiro a países que, autonomamente, pudessem combater grupos terroristas em seus territórios; e a preservação dos direitos civis de suspeitos de associação com o terrorismo, que residissem dentro ou fora dos Estados Unidos.



d) a realização de ataques preventivos a países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a flexibilização do ingresso nos Estados Unidos de pessoas oriundas de qualquer região do mundo.



e) a realização de acordos de cooperação militar e tecnológica com países suspeitos de sediarem grupos terroristas; e a preservação dos princípios de liberdade individual e autonomia dos povos.



 



 



40  UNESP 2014   POLÍTICA ECONÔMICA E LÓGICA CAPITALISTA



 



O processo de mundialização do sistema capitalista sempre esteve apoiado na difusão de politicas econômicas e na constituição de determinadas logicas geopolíticas e geoeconômicas de organização do espaço mundial.



Constituem-se em politica econômica e em logica capitalista de ordenamento do espaço mundial no período atual:



a) o Keynesianismo e o colonialismo.



b) o desenvolvimentismo e o neocolonialismo.



c) o neoliberalismo e a globalização.



d) o mercantilismo e a descolonização.



e) o liberalismo e o imperialismo.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui