Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MEDIEVAL VESTIBULARES JANEIRO 2014 -- 19/02/2014 - 09:30 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA MEDIEVAL,  QUESTÕES DE VESTIBULARES DEZEMBRO DE 2013 E JANEIRO DE 2014.



 



Compiladas por Edson Pereira Bueno Leal



 



 



 



1  UNICAMP 2014 POVOS E SISTEMAS AGRÁRIOS



 



Desde o período neolítico os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade.



Assinale a alternativa que estabelece corretamente a relação entre o povo habitante de uma determinada área, o sistema produtivo por ele desenvolvido, as condições naturais aproveitadas e os produtos cultivados.



a) Incas; uso de terraços com técnicas de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos; batata e milho.



b) Egípcios; uso da irrigação e drenagem; planícies úmidas e férteis dos rios Tigres e Eufrates; arroz e café.



c) Chineses; uso intensivo dos terraços das altas montanhas; planalto de Anatólia no extremo leste da Ásia; café e cacau.



d) Mesopotâmicos; uso de cultivos de inundação e de regadio; vales férteis dos rios Ganges e Amarelo; cana-de-açúcar e feijão.



 



2 UNICAMP 2014 BÁRBAROS CONCEITO



 



O termo “bárbaro” teve diferentes significados ao longo da história. Sobre os usos desse conceito, podemos afirmar que:



a) Entre os gregos do período clássico o termo foi utilizado para qualificar povos que não falavam grego e depois disso deixou de ser empregado no mundo mediterrâneo antigo.



b) Bárbaro foi uma denominação comum a muitas civilizações para qualificar os povos que não compartilhavam dos valores destas mesmas



civilizações.



c) Bárbaros eram os povos que os germanos classificavam como inadequados para a conquista, como os vândalos, por exemplo.



d) Gregos e romanos classificavam de bárbaros povos que viviam da caça e da coleta, como os persas, em oposição aos povos urbanos civilizados.



 



 



3 .  FGV DIREITO 2014 ISLAMISMO



 



E, com efeito, concedemos a Moisés o Livro, e fizemos seguir depois dele, os Mensageiros. E concedemos a Jesus, Filho de Maria, as evidências e amparamo-lo com o Espírito Sagrado. E, será que cada vez que um



Mensageiro vos chegava, com aquilo pelo que vossas almas não se apaixonavam, vós vos ensoberbecíeis? Então, a um grupo desmentíeis, e a um grupo matáveis.



[...] E, quando lhes chegou um Livro da parte de Allah, confirmando o que estava com eles – e eles, antes buscavam a vitória sobre os que renegavam a Fé – quando, pois, lhes chegou o que já conheciam, renegaram-no.



Então, que a maldição de Allah seja sobre os renegados da Fé!



Alcorão, 2: 87 e 89



(Tradução do sentido do Nobre Alcorão para a língua portuguesa. NASR, H. (trad.), Complexo do Rei Fahd para imprimir o Alcorão Nobre: Medina, s./d.).



a) Compare, do ponto de vista doutrinal, a religião muçulmana e as religiões judaica e cristã.



b) A Península Arábica no século VI caracterizava-se pela dispersão política e religiosa. Como a religião muçulmana favoreceu o processo de constituição de uma unidade político-religiosa na região?



c) Durante o século VII, além da expansão islâmica, surgiu a divisão entre sunitas e xiitas, que se mantém até os dias de hoje. Quais foram os motivos de tal divisão no século VII?



 



 



 



4 UNICAMP 2 FASE 2014 RENASCIMENTO CAROLÍNGEO ANO 800



 



No Natal de 800, o papa Leão III coroou Carlos Magno como Imperador dos Romanos. O Imperador recebeu o antigo título de Augusto.



a) Caracterize a autoridade de Carlos Magno como Imperador naquele momento.



b) Apresente dois aspectos do renascimento carolíngio.



 



 



5 UNESP 1 FASE 2014 CRUZADAS



 



Mais ou menos a partir do século XI, os cristãos organizaram expedições em comum contra os muçulmanos, na Palestina, para reconquistar os “lugares santos” onde Cristo tinha morrido e ressuscitado. São as cruza -



das [...]. Os homens e as mulheres da Idade Média tiveram então o sentimento de pertencer a um mesmo grupo de instituições, de crenças e de hábitos: a cristandade.



(Jacques Le Goff. A Idade Média explicada aos meus filhos, 2007.).



Segundo o texto, as cruzadas



a) contribuíram para a construção da unidade interna do cristianismo, o que reforçou o poder da Igreja Católica Romana e do Papa.



b) resultaram na conquista definitiva da Palestina pelos cristãos e na decorrente derrota e submissão dos muçulmanos.



c) determinaram o aumento do poder dos reis e dos imperadores, uma vez que a derrota dos cristãos debilitou o poder politico do Papa.



d) estabeleceram o caráter monoteísta do cristianismo medieval, o que ajudou a reduzir a influencia judaica e muçulmana na Palestina.



e) definiram a separação oficial entre Igreja e Estado, estipulando funções e papeis diferentes para os lideres políticos e religiosos.



 



 



6 FUVEST 2014 IDADE MÉDIA ESPECIARIAS.



 



Durante muito tempo, sustentou-se equivocadamente que a utilização de especiarias na Europa da Idade Media era determinada pela necessidade de se alterar o sabor de alimentos apodrecidos, ou pela opinião de que tal uso garantiria a conservação das carnes.



A utilização de especiarias no período medieval.



a) permite identificar a existência de circuitos mercantis entre a Europa, a Ásia e o continente africano.



b) demonstra o rigor religioso, caracterizado pela condenação da gastronomia e do requinte a mesa.



c) revela a matriz judaica da gastronomia medieval europeia.



d) oferece a comprovação da crise econômica vivida na Europa a partir do ano mil.



e) explicita o importante papel dos camponeses dedicados a sua produção e comercialização.



 



7 FATEC 2014 IDADE MÉDIA CRESCIMENTO DO COMÉRCIO



 



Nos séculos finais da Baixa Idade Media europeia, a economia de subsistência e de trocas naturais tendia a ser suplantada pela economia monetária, a influencia das cidades passou a prevalecer sobre os campos, e a dinâmica de comercio levou a mudança e a ruptura das



corporações de oficio medievais.



(SEVCENKO, Nicolau. O Renascimento. São Paulo: Atual, 1988,



p. 5. Adaptado)



Analisando as transformações citadas, conclui-se, corretamente, que elas



a) evidenciaram o surgimento da nova classe social burguesa e a crise do sistema feudal.



b) fortaleceram a Igreja Católica, que incentivava a pratica comercial no período medieval.



c) prejudicaram a burguesia comercial e favoreceram os proprietários das terras feudais.



d) demonstraram a forca do sistema feudal e dos mecanismos de subsistência no campo.



e) enfraqueceram os reis absolutistas que dominaram a Europa durante o período medieval.



 



8 FGV ECONOMIA 2014 FEUDALISMO CRISE



 



[A crise] do feudalismo deriva não propriamente do renascimento do comercio em si mesmo, mas da maneira pela qual a estrutura feudal reage ao impacto da economia de mercado. O revivescimento do comercio (isto e, a instauração de um setor mercantil na economia e o desenvolvimento de um setor urbano na sociedade) pode promover, de um lado, a lenta dissolução dos laços servis, e de outro lado, o enrijecimento da servidão. (...) . Nos dois setores, abre-se pois a crise social.



(Fernando A. Novais, Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. p. 63-4). Segundo o autor,



a) a crise foi provocada pelo impacto do desenvolvimento comercial e urbano na sociedade, pois, na medida em que reforça a servidão, origina as insurreições camponesas e, quando fragiliza os vínculos servis, provoca as insurreições urbanas.



b) a crise do feudalismo nada mais e do que o marasmo econômico provocado pela queda da produção, uma vez que ha um numero menor de camponeses livres, o que leva a crise social do campo, prejudicando também a nobreza.



c) a crise foi motivada por fatores externos ao feudalismo, isto e, o alargamento do mercado pressiona o aumento da produção no campo e na cidade, o que leva a queda dos preços e as insurreições camponesas e urbanas.



d) o desenvolvimento comercial e urbano em si não leva a crise, pois o que deve ser levado em consideração e a crise social provocada pelo enfraquecimento dos laços servis, tanto no campo como na cidade.



e) as insurreições camponesas e urbanas são as respostas para a crise feudal, pois a servidão foi reforçada tanto no campo como na cidade, garantindo a sobrevivência da nobreza por meio do pagamento de impostos.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui