Usina de Letras
Usina de Letras
100 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62268 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50658)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->A Enfermagem no Sistema Penitenciário -- 17/11/2002 - 22:35 (José Ricardo Camargo Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


A Enfermagem no Sistema Penitenciário
José Ricardo Camargo Xavier)




Este livro contém dados sobre a saúde dentro do sistema penitenciário,em especial na cidade de São Paulo e interior do Estado(Vale do Paraíba).
Mostro que o sistema de assistência à saúde destas instituições prisionais estão em total abandono,faltando medicações básicas como analgésicos,antobióticos,soluções para curativos,sendo que as especialidades médicas e de enfermagem disponíveis não são aproveitadas pelos próprios médicos e enfermeiros e a equipe de saúde fica a mercê das circustâncias impostas por esta situação,com ameaças,ofensas,descontroles emocionais da população alvo e dos prórios colegas de trabalho e Agentes de Segurança Penitenciários(ASP).
Mostra ainda os relacionamentos dificultados e o porque ocorrem;as manobras de como agimos para tentar superar estes limites de tolerâncias e de abandono que nos encontramos; a mercê de vontades de internos e de colegas inconsequentes.
Mostra quem cuida de verdade dos internos em todos os níveis são os profissionais de enfermagem.
As dificuldades de exercer a função sobre as coações e assedios físicos(ameaças) e morais, com arranjos de situações constrangedoras e de risco a vida e de acusações mentirosas,para permanecer o "status quo" dos mandatários antigos e atuais.O Estado sabe e não ajuda e menos ainda,impede que medidas sejem tomadas para acabar com este estado de coisas.
O Sistema Penitenciário é agora mais do que antes,uma panela de pressão com válvula d escape entupida por alguns interessados,pois a sentença já foi proferida e continua pela total falta de condições de sobrevida e de trabalho honesto,pois não desejam.
Como administrador de Serviços de Saúde, sei bem onde e como resolver este estado de coisas,onde já tentei dar minha colaboração,mas esbarra em interesses outros e inconfessáveis para serem colocados em prática.
Somos a família da Enfermagem tentando,como sempre fizemos em nossa história,levar a cura e o alívio da dor e sofrimento a quem quer que seja, mas mentes distorcidas da realidade e voltada para si impedem e coagem para que "continue como d antes no Quartel de Abrantes..."

J.Ricardo
Enfermeiro Administrador de Serviços de Saúde
Editora Cabral Livros Universitários
Taubaté SP
janeiro de 2002.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui