Usina de Letras
Usina de Letras
91 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50681)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre: Prosa Paraibana -mscx -- 06/10/2002 - 16:22 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prosa Paraibana: [Da Escola Clássica ao Modernismo]de Reinaldo de Oliveira Sobrinho/ Editora Idéia - João Pessoa-Pb: 1993: 94 pg.
Por: maria do socorro cardoso xavier
Reinaldo de Oliveira Sobrinho, escritor paraibano, historiador, ensaísta. Telúrico, seu traço maior. Autor de "Terras de Massapê" e "Variações do Folclore na Paraíba".
Nesta presente obra, "Prosa Paraibana"- Da Escola Clássica ao Modernismo procede uma amostragem das mais representativas, na qual perfila nomes que representam a cultura paraibana e respectivas obras: Carlos Dias Fernandes, Coriolano Medeiros, José Vieira, Álvaro de Carvalho, Celso Mariz, José Américo de Almeida, Olívio Montenegro, Horacio de Almeida, Antonio Botto de Menezes, Ademar Vidal, José Lins do R~ego, Osias Gomes, Allyrio Wanderley, Ernani Satyro, José Joffily, Ascendino Leite, Ivan Bichara, Virginius da Gama e Melo, José Rafael de Menezes, Juarez da Gama Batista, Ariano Suassuna, Elizabeth Marinheiro, José Lopes de Andrade, José Octávio de Arruda Mello e Humberto Nóbrega.
De cada um destes intelectuais, Reinaldo destaca um texto com a pertinente crítica, traço marcante e singulares obras. É um livro misto de biografia, antologia e crítica literária. Foi hiper feliz a idéia do escritor Reinaldo trazer a lume nesta memória, literatos do panteon paraibano. Um verdadeiro caldeirão efervescente de idéias e conceitos. Páginas e páginas escritas não esgotariam a riqueza sincrética destas obras e pensamentos.
Vê-se que o escritor Reinaldo Oliveira é um apaixonado pelos valores da terra, plenos de regionalismo e tradições- que brilham e integram o património cultural do Estado. O autor convoca os leitores a conhecerem tão profundas e sensíveis obras: "A Renegada" de Carlos Dias Fernandes, "Vida e aventura de Pedro Malazarte" de José Vieira, "A Bagaceira" de José Américo de Almeida, "Bolsos Vazios" de Allyrio Wanderley, "A Pedra do Reino"de Ariano Suassuna.
Lendo cada autor aqui enfocado neste livro, ver-se-à inúmeras obras arroladas dos 25 escritores por Reinaldo trabalhados.
Os estudantes paraibanos e outros interessados, não poderiam ter recebido melhor presente: "Prosa Paraibana" - uma boa seleção e ótima síntese. Poderá com certeza ser um valioso instrumento didático: literatos paraibanos de grande mérito: seus estilos, linguagens, temáticas diversificadas sui- gêneris, sofreguidões e fantasias.
"PROSA PARAIBANA" - é um livro de 94 páginas, com orelha, cujas opiniões respaldam a experiência do autor Reinaldo Oliveira, em suas anteriores obras. Opinam: Clovis Moura (SP); Ronaldo Cunha Lima(PB); Veríssimo de Mello (RN) e Adelino Brandão (SP). Todos ressaltam as qualidades de escritor sóbrio, folclorista, bom pesquisador e bom intérprete.
Eu acrescentaria às qualidades já apontadas ao escritor Reinaldo de Oliveira, a capacidade de análise e síntese, sem perder a essência.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui