Usina de Letras
Usina de Letras
91 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62296 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22541)

Discursos (3239)

Ensaios - (10392)

Erótico (13574)

Frases (50682)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140825)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6212)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
cronicas-->Sobre: Histórias de Cobrador -mscx -- 06/10/2002 - 09:59 (m.s.cardoso xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RONALDO EVARISTO GONÇALVES, lança :"H I S T ÓR I A S DE C O B R A D O R E O U T R O S C O N T O S"
Por: maria do Socorro cardoso xavier

Ronaldo é psicólogo na área do trabalho, escritor, autor de "Primeiras Palavras"(contos e cronicas). Já publicou em jornais campinenses e publicações da Editora Caravela. Com esta, ele vem numa parceria de edições há muitos anos.
Pertence como sócio a ACPE (Associação Campinense de Poetas e Escritores) da qual alguns poetas já editaram livros consigo- a RG Gráfica e Editora, por apresentar à época, preços mais condizentes com respectivas realidades. A exemplo estão aqui eu e Helvia, que editamos nosso primeiro livro com Ronaldo. "Sonhos Sombras e Realidade" (Helvia) e "Barco Sem Vela",( meu).
Hoje, Ronaldo ampliou seu trabalho gráfico, com máquinas tecnicamente mais adequadas e tem editado tanto pela sua gráfica, quanto pela Caravela, dezenas e dezenas de livros. Pode-se ressaltar as obras de reedição e algumas inéditas do historiador campinense, Epaminondas Càmara, de Félix Araújo. Tantas outras individuais de |Raul P. Monteiro, Guiomar Chianca, Suzana Pereira etc.
"HISTÓRIA DE COBRADOR E OUTROS CONTOS" Ronaldo começou a escrevê-lo em 1997e, conforme o adágio popular "casa de ferreiro, espeto de pau", com o avolumar de trabalhos gráficos foi arquivando, adiando seu projeto literário. As cobranças do mundo literário lhe instigaram a editá-lo e aí ao despontar de 2001, sai a obra:
Nesta obra, o escritor Ronaldo Evaristo Gonçalves configura-se na prosa de forma alvissareira. Seu estilo moderno, vale-se as vezes de imagens surrealistas para retratar determinadas realidades.O autor sabe ser eclético, dosando a ficção com a realidade.
Encanta pelos temas tratados em seus contos, que vai desde fases e recordações de sua infància, como "Tempo de Gordura" até a questão do preconceito, em "A Cor da Dignidade".
Eu diria que , em todos os contos, há uma mensagem direta ou sutil, nos quais destaca valores da vida mais rústica em contra posição a vida hodierna- palmilhada de alta tecnologia, como no conto "Dia de Vingança", "Cai Cai Skylabezinho do Céu", "Medo de Guerra"
Já não se fazem "Natais" como antigamente, no conto: "Moderno e rápido"... Mostra o romàntico e o tenebroso da cidade rainha da borborema, quando idílica, em "noite de lua, lobisomem na rua",as crendices da vida rural-urbana, tecendo o maravilhoso fantástico.
Dá uma conotação surrealista a alguns contos a exemplo "o homem e a onça", Em"Dor de coração" o autor mexe com o erótico, o conflito do sagrado com o profano do ser humano, os tabus etc.
Finalmente, fechando com chave de ouro este ciclo de contos, Ronaldo coloca em "A caminho de uma ponte qualquer", a questão social, o drama da terra, a reforma agrária. Ressalte-se a frase que termina o conto: "... mas o homem escondido na moita com o rifle na mão não compartilha de nenhuma esperança..
Minha sensibilidade de também escritora e poeta, me diz que sem dúvida Ronaldo é um escritor que promete muito no mundo da ficção, onde aborda temas diversificados com muita perspicácia e beleza.
Está de parabéns Ronaldo, pelo seu mundo criativo, assaz rico de imagens e palavras adequadas, cujo livro vem engrandecer as letras campinenses e paraibanas.




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui