Usina de Letras
Usina de Letras
188 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62272 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10381)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Inauguração Fotogaleria da CLDF -- 18/02/2002 - 01:49 (Ignácio Camillo Álvares Navarro) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Excelentíssimo Governador do Distrito Federal em exercício, Deputado Benício Tavares;
Excelentíssimos Secretários de Estado;
Excelentíssima Presidente em exercício da Câmara Legislativa, Deputada Rose Mary Miranda;
Senhoras e senhores Deputados Distritais;
Meus companheiros fotógrafos;
Demais presentes.

É com grande satisfação que a União dos Fotógrafos de Brasília, junto da Câmara Legislativa inaugura a primeira Fotogaleria do Distrito Federal.
A fotografia, como todos sabem, é uma linguagem universal, precursora e suporte do cinema e do vídeo, tão presentes em nosso cotidiano, sejam como lazer, arte ou informação.
Dizem que a fotografia, como a conhecemos hoje, está fadada à extinção frente às novas tecnologias. Poderia confirmar aqui, neste exato momento, que são poucos os que não tem em seu bolso uma foto de um ente querido, de um filho, da esposa, da pessoa amada, daquele que nos faz falta a cada instante, e por isso mesmo mantemos sua imagem junto a nós. Quando voltamos de uma viagem, é o álbum de fotografias que mostramos aos amigos. É o instante mágico de um momento feliz, captado por uma câmara fotográfica, que nos traz as melhores lembranças. O mundo inteiro acorda com as fotos de primeira página dos jornais. Seja manchete de capa a estupidez da guerra ou a comemoração da vida, a fotografia está lá, informando, traduzindo o que as palavras nem sempre são capazes de descrever.
Nossos índios, em sua ingênua sabedoria, temem que os fotógrafos lhes roubem a alma. Pura verdade, a fotografia é capaz de captar instantes fugazes de nosso humor, só que, em vez de roubá-los de nós, preserva-os para o deleite futuro. E isto é arte. É documento. É cultura.
Quero ressaltar a iniciativa da Primeira Secretaria desta Casa e o apoio dos nossos deputados distritais para a criação do primeiro espaço público em Brasília dedicado exclusivamente à fotografia. É importante para nós fotógrafos e para a comunidade cultural, mas é ainda mais importante para a população de todo o DF, pois aqui é a sua casa.
Presto uma homenagem especial ao Presidente dessa Câmara, o hoje Governador Benício Tavares, pela sua dedicação às boas causas do Distrito Federal, e entre elas a fotografia ocupa um lugar de destaque. Foi por sua iniciativa que a fotografia está inserida no capítulo da cultura de nossa Lei Orgânica e por seu empenho pessoal a União dos Fotógrafos realizou a 3ª e a 4ª Semanas de Fotografia, evento anual com tradição na cidade. A sua preocupação com a memória dessa Casa veio resgatar essas imagens aqui expostas, que ilustram a trajetória dos trabalhos de elaboração de nossa Carta Magna em alguns de seus melhores momentos.
Meus agradecimentos ao meu antecessor na presidência da União dos Fotógrafos, Sérgio Seiffert e à nossa conselheira, Sra. Maria Duarte, pelo constante incentivo e apoio.
Lembrando os antigos Gregos, arte é imitação da vida. É feita de contrários e diversa em suas expressões. Por isso mesmo arte, cultura e política existem desde os primórdios da humanidade – são manifestações do espírito do homem. Desvinculadas das conjunturas passageiras, sua vocação é a eternidade.

Muito obrigado.

Brasília, 19 de agosto de 1993
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui