Usina de Letras
Usina de Letras
12 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50673)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ATUALIDADES BRASIL - VESTIBULARES JULHO DE 2013 -- 20/09/2013 - 10:53 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


 



ATUALIDADES BRASIL – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE  2013



Edson Pereira Bueno Leal, agosto de 2013.



 



 



ÁGUA



(ambiente.sp.gov.br/acontece/2013-ano-internacional-de-cooperacaopela- agua/Acesso em: 04.04.2013. Original colorido)



Por que cooperação pela água?



A água é essencial para a vida no planeta e para o desenvolvimento socioeconômico, porém é um recurso limitado e distribuído de maneira desigual no tempo e no espaço.



Por isso, foi criada a campanha “Water Cooperation 2013”, que abrange o Ano Internacional de Cooperação pela Água e o Dia Mundial da Água 2013.



Essa campanha visa sensibilizar a sociedade sobre os potenciais da cooperação pela água e seus desafios e facilitar o diálogo entre os atores, promovendo soluções inovadoras que favoreçam a cooperação pela água.



(ambiente.sp.gov.br/acontece/2013-ano-internacional-decooperacao-pela-agua/ Acesso em: 04.04.2013. Adaptado)



 



1  ÁGUA     FATEC JULHO 2013



A demanda pela água tem crescido para satisfazer os mais diversos tipos de necessidades humanas. Sobre a água e seu uso, é correto afirmar que



a) a constante irrigação promove a dessalinização do solo, pois o uso da água de rios aumenta a evaporação dos sais existentes no solo.



b) a rápida urbanização e as mudanças climáticas aliviam a pressão por esse recurso e fazem a distribuição ocorrer de maneira igual no tempo e no espaço.



c) o Aquífero Guarani, que fica exclusivamente em território brasileiro, tem capacidade plena para abastecer as cinco regiões do país.



d) a água é um solvente importante nos laboratórios, nas indústrias e na agricultura e, nesta última, os fertilizantes NPK são dissolvidos e levados como nutrientes às plantas.



e) a água é um solvente apolar, por isso dissolve principalmente os compostos que apresentam características polares.



 



2 ÁGUA  FATEC JULHO 2013



Em relação aos recursos hídricos no Brasil, é correto afirmar que



a) a captação e a distribuição hídrica são uniformes por todo o território, garantindo à população o acesso à água de qualidade.



b) a preocupação ambiental está cada vez maior, por isso todo o esgoto coletado é tratado antes de ser devolvido ao meio ambiente.



c) a oferta hídrica é abundante, não havendo a necessidade de preocupação com uma futura situação de estresse ou escassez de água.



d) os rios que passam pelas principais regiões metropolitanas têm águas consideradas de boa qualidade e são adequados para o abastecimento das cidades.



e) o setor primário é o que mais utiliza os recursos hídricos, pois a agricultura irrigada é a atividade humana que demanda maior quantidade de água.



 



 



 



3 ÁGUA DOENÇAS  FATEC JULHO 2013



O texto menciona algumas técnicas de tratamento de água para torná-la potável. Essas medidas, além de evitar o contágio pela cólera, podem contribuir para a prevenção de outras doenças, como



a) dengue e teníase.



b) elefantíase e malária.



c) amebíase e ascaridíase.



d) leptospirose e leishmaniose.



e) doença de Chagas e toxoplasmose.



 



 



 



 



4 UNESP JULHO 2013  MALÁRIA



 



 



Os condicionantes ambientais constituem fatores que podem favorecer a incidência de determinadas doenças. São estados brasileiros onde o risco de incidência da malária é relativamente elevado:



a) Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina.



b) Amazonas, Pará e Roraima.



c) Mato Grosso, Sergipe e Rio Grande do Sul.



d) Amazonas, Pará e Santa Catarina.



e) Pará, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.



 



5 RIO TIETÊ FATEC JULHO 2013



 



O rio Tietê é muito importante para o estado de São Paulo. Segundo o historiador Célio Turino, “foi pelo rio que os paulistas adentraram o território além da linha de Tordesilhas e foi em torno do rio que se produziu toda uma vida social em São Paulo, dos piqueniques ao remo, das competições de natação aos campos de futebol de várzea. Tudo isso se perdeu. Sinto que não haverá felicidade enquanto a cidade não se reencontrar com seu rio”.



(revistaforum.com.br/brasilvivo/2012/07/16/meditacao-sobre-o-riotiete/



Acesso em: 08.03.2013. Adaptado)



Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que



a) a vida social em torno do rio Tietê era inviável devido às constantes enchentes.



b) o rio Tietê sofreu um processo de degradação devido às práticas de laser e esportes.



c) a prática da navegação urbana no Tietê foi a maior responsável pela atual poluição do rio.



d) os paulistas ampliaram as fronteiras do território colonial através da navegação do Tietê.



e) o fornecimento de água para consumo doméstico na cidade de São Paulo vem do rio Tietê.



 



6   NORDESTE  ARIDIZAÇÃO FGV JULHO 2013



 



Projeções feitas por pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) com base em tendências climáticas apontam para uma acentuada “aridização” (aumento da aridez) no sertão brasileiro nas próximas décadas. Se os cenários previstos pelos cientistas estiverem corretos, não só a região crescerá em extensão, como também se tornará cada vez mais árida.



http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120615_seca_projecoes_pc.shtml



Sobre o fenômeno mencionado na reportagem, é correto afirmar:



a) Apesar do aumento da aridez, não há risco de aumento dos núcleos de desertificação do sertão brasileiro, pois as médias pluviométricas da região ultrapassam os 800 milímetros anuais.



b) No sertão brasileiro, a ampliação das áreas de semiárido e a ocorrência de núcleos de desertificação resultam apenas de fenômenos que ocorrem na escala global, tais como a mudança climática.



c) De acordo com essas projeções, a área sujeita a secas no sertão brasileiro, assim como o intervalo temporal entre as ocorrências de seca, devem aumentar nas próximas décadas.



d) As formações vegetais do sertão brasileiro, preservadas em mais de 80% da área de ocorrência original, serão duramente afetadas pelo avanço da aridez, caso as projeções se confirmarem.



e) O avanço e a intensificação da aridez no sertão brasileiro, associados ao desmatamento e à degradação da terra, podem acelerar o processo de desertificação.



 



7  CARROS A DIESEL MACKENZIE JULHO 2013



 



Texto I



PROIBIÇÃO DE CARROS A DIESEL NO PAÍS PREJUDICA EXPORTAÇÃO, DIZEM ANALISTAS.



Engessadas por uma lei criada em 1976 que proíbe a circulação de carros de passeio com motor a diesel, as montadoras de veículos no Brasil pouco investem na tecnologia. As que possuem produção desse tipo de propulsor, com a finalidade de exportar, têm projetos oriundos de outros países. Apenas utilitários, caminhões e ônibus podem circular movidos a diesel.



E qual é o maior prejuízo do Brasil? O país terá grande dificuldade para se tornar exportador de carros compactos, já que o resto do mundo vê o diesel como uma alternativa de combustível menos poluente e com maior rendimento. Além disso, o Brasil perde um canal para viabilizar a venda no mercado externo do biodiesel, produto tão defendido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



G1, 10/09/2008, 07h05 – Atualizado em 10/09/08 - 11h57.



Texto II



UE QUER BANIR CARROS MOVIDOS A GASOLINA E DIESEL



Até 2050, UE quer acabar com a presença desses combustíveis nas cidades europeias.



São Paulo – A União Europeia quer transformar em realidade o sonho dos ecologistas de banir os carros movidos a gasolina e diesel. A ideia é acabar com esses combustíveis nas cidades europeias até 2050. Na semana passada, Bruxelas propôs proibir carros movidos a “combustíveis convencionais” nas ruas de cidades como Paris, Londres, Madri e Berlim, onde apenas carros elétricos ou transportes públicos seriam autorizados. A



proposta, que causou polêmica, tem o objetivo de reduzir de forma drástica as emissões de CO2. Até 2050, a EU quer baixar em 60% seus níveis de emissões, em comparação a 1990.



Revista Exame, 03/04/2011.



Assinale a alternativa correta.



a) No texto I, ha a defesa de uma fonte inovadora de tecnologia, em um contexto das preocupações socioambientais. No texto II, ha um posicionamento que prioriza a economia em relação a conservação ambiental.



b) A lei mencionada no texto I atendeu apenas a interesses ambientais. A adoção dessa medida em 1976 não levou em conta o contexto econômico nacional e internacional de produção e preços do petróleo da epoca.MACKENZ13



c) No Brasil, produtores de biodiesel seriam beneficiados com liberação desse combustível nos carros de passeio. De outro lado, os críticos dessa medida se preocupam com o uso do diesel convencional, que contribui, entre outros problemas, para a formação de chuva acida.



d) Na Europa, o uso do diesel, mais econômico, pode ser proibido sem maiores problemas. O continente e autossuficiente em petróleo.



e) A produção petrolífera na camada presa justifica a defesa da liberação do Diesel discutida no texto I, uma vez que o Brasil não dispõe de outras fontes alternativas ao seu uso. A riqueza de fontes alternativas e o baixo consumo per capita de energia justificam a adoção das medidas informadas no texto II.



 



8 ECOLOGIA PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES PUC SP



 



“Pode parecer estranho afirmar que a atual prioridade para salvar o ameaçado mico-leão-dourado não é aumentar o número de animais na natureza. O que os



1.700 micos remanescentes precisam é de mais florestas [...] Hoje, o habitat da espécie conta com cerca de 10 mil hectares. Entretanto, o ideal é atingir 25 mil hectares.” (Revista Horizonte Geográfico. http://horizontegeografico.com.br/exibirMateria/1688, acesso 02/06/2013. Edição 146)



Do ponto de vista das políticas ambientais, para salvar o mico-leão-dourado é necessário que



a) as florestas também sejam preservadas transformando-as em áreas naturais protegidas, mas que também se procure criar conexões entre as porções protegidas.



b) se ambiente esse tipo de animal a outras formações vegetais que não só as florestais em vista das dificuldades de mantê-las.



c) se introduza essa espécie em outras formações florestais do país como a Mata Atlântica nordestina e a Amazônia, que estão menos ameaçadas pelo



desmatamento.



d) seja incentivada a captura do animal nas florestas ameaçadas pelo desmatamento, para sua reprodução em cativeiro.



e) se mantenha a legislação e as atuais políticas preservacionistas que têm estimulado a manutenção em boas condições da Mata Atlântica, no Estado do Rio de Janeiro.



 



 



9 UNESP JULHO 2013  DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL SP



 



O processo de desconcentração industrial no estado de São Paulo, iniciado na década de 1970, alterou profundamente seu mapa e território: a mancha metropolitana da capital se expandiu em direção ao Vale do Paraíba, Sorocaba e às regiões de Campinas e Ribeirão Preto, conglomerados urbanos especializados se formaram ao longo de uma densa malha rodoviária e as cidades médias assumiram a liderança do mercado em seu entorno.



(Claudia Izique. Pesquisa FAPESP, julho de 2012.)



A transformação da indústria na metrópole de São Paulo pode ser entendida pela modificação do sistema de produção, associada aos avanços em transporte e comunicação. As empresas que participaram desse processo procuravam



a) conseguir mão de obra suficiente para suas atividades, já que na metrópole os trabalhadores não aceitavam mais trabalhar nas fábricas.



b) adquirir matéria-prima para seus produtos, visto que os recursos naturais na metrópole haviam se esgotado.



c) obter novos mercados, já que a influência dos produtos importados no centro da metrópole é muito grande.



d) antecipar mercados, prevendo as futuras necessidades das cidades médias em expansão.



e) reduzir os custos da produção, sabendo que as novas cidades ofereciam incentivos fiscais, terrenos e mão de obra mais baratos.



 



10 DESCONCENTRAÇÃO INDUSTRIAL EM SP FGV JULHO 2013



 



 



O processo de desconcentração industrial no estado de São Paulo, iniciado na década de 1970, alterou profundamente seu mapa e território: a mancha



metropolitana da capital se expandiu em direção ao Vale do Paraíba, Sorocaba e às regiões de Campinas e Ribeirão Preto, conglomerados urbanos especializados se formaram ao longo de uma densa malha rodoviária e as cidades médias assumiram a liderança do mercado em seu entorno. “O interior não é mais um espaço plano. Tem ‘relevo’ econômico”, afirma Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Presidente Prudente. http://revistapesquisa.fapesp.br/2012/07/16/o-relevo-economico-dointerior/



Sobre o processo descrito no texto, é correto afirmar:



a) Na atual configuração geográfica da indústria paulista, destaca-se uma macro metrópole recortada por eixos de desenvolvimento orientados pela malha rodoviária.



b) A desconcentração industrial atinge indistintamente os processos de gestão e de produção, na medida em que tanto as sedes empresariais quanto as unidades fabris tendem a se deslocar da mancha metropolitana em direção ao interior.



c) A desconcentração industrial que ocorre no estado de São Paulo pode ser associada à transição do sistema de acumulação flexível para o sistema fordista de produção.



d) As cidades médias assumiram a liderança na produção industrial paulista, fato que caracteriza a involução econômica das regiões metropolitanas.



e) A região metropolitana de São Paulo vem perdendo paulatinamente sua função de pesquisa e de produção em ramos intensivos em ciência e tecnologia.



 



 



11  MASSACRE DO CARANDIRU FGV JULHO 2013



 



 



Sobreviventes do massacre do Carandiru, 26 policiais militares da ativa e aposentados e autoridades públicas do Estado à época, como o ex-governador Luiz Antonio Fleury Filho, devem começar a reconstruir, a partir de segunda-feira [15/04], perante o júri, mais de 20 anos depois, as versões de que os crimes foram praticados sem chance de defesa às vítimas, como sustenta a acusação, ou em cumprimento a ordens de superiores, como alega a defesa.



http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/04/08/juri-do-carandiru-comeca-hoje-com-fleury-e-sobreviventes-demassacre-como-testemunhas.htm



Sobre o massacre referido na reportagem e suas consequências, é correto afirmar:



a) De acordo com a Corte Interamericana de Direitos Humanos, os presos foram os principais responsáveis pela tragédia, já que membros da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) iniciaram a rebelião.



b) Ocorrido em outubro de 1992, resultou em 111 vítimas fatais, entre as quais presos e policiais militares em cumprimento de suas funções.



c) Em razão do massacre e das mudanças na política carcerária por ele desencadeadas, a Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru, foi desativada.



d) Representou um marco trágico mas importante na história do sistema penitenciário paulista, já que desde 1995 nenhum presídio do estado apresenta superpopulação.



e) A reconstrução mencionada na reportagem tem um caráter simbólico, pois todos os crimes prescreveram e os acusados já escaparam da condenação.



 



 



 



12  PUC SP



 



“A importância das palavras entre as sociedades africanas reaparece numa das mais fortes manifestações afro-brasileiras contemporâneas: o rap. O rap surge em um momento em que a adoção dos valores do mundo branco dominante não é mais vista como necessária no caminho da ascensão social e em que as raízes africanas são valorizadas em vez de negadas.”



Marina de Mello e Souza. África e Brasil Africano. São Paulo: Ática, 2007, p. 139.



Podemos afirmar que o rap, como expressão cultural,



a) rejeita todo tipo de engajamento político, defendendo os conceitos de expressão livre e arte pura.



b) celebra a harmonia social e étnica que caracterizou a formação e o desenvolvimento da sociedade brasileira.



c) retoma a tradição da bossa nova e do samba brasileiros, recusando qualquer influência estética estrangeira.



d) valoriza o relato de fatos do cotidiano e denuncia a marginalização de moradores da periferia dos grandes centro urbanos.



e) expressa a voz dos trabalhadores da indústria e sua disposição de preservar a ordem social estabelecida.



 



 



13   FERROVIAS NO BRASIL PUC SP



 



Leia com atenção:



“Explorar a Europa de trem é a maneira mais fácil de viajar sem problemas de centro a centro das cidades, no conforto de seu assento, enquanto você curte as paisagens do caminho. Se você estiver planejando visitar muitos países na Europa, então os Passes Eurail podem ser a solução perfeita. O Eurail Pass oferece viagens ilimitadas por 27 países em uma rede de 222 mil quilômetros de ferrovia”. (Rail Europe Connexion. Edição Especial 2013. p. 4)



Comparando o sistema ferroviário europeu com o brasileiro é correto afirmar que



a) tal como na Europa, o sistema ferroviário brasileiro é voltado para o transporte de passageiros e percorre a totalidade do território, com exceção da Amazônia.



b) em razão da extensão territorial do Brasil, nosso sistema ferroviário é bem superior ao sistema europeu, que serve a um território de extensão inferior.



c) o sistema ferroviário europeu é ineficiente pelas diferenças técnicas entre os países, diferentemente do sistema brasileiro facilmente integrável, inclusive com os países vizinhos.



d) as ferrovias brasileiras transportam principalmente cargas e são inferiores em termos tecnológicos em comparação com o sistema ferroviário europeu.



e) no Brasil, os investimentos em ferrovias são uma prioridade dos últimos 20 anos, como meio principal de integração territorial, justamente o oposto do que ocorre na Europa.



 



 



 



14 REESTRUTURAÇÃO URBANA PUC SP



 



“As cerca de mil pessoas desabrigadas com a demolição, em 2011, da favela do Metrô, arredores do Maracanã, são apenas uma fração dos mais de 8 mil brasileiros, que já foram despejados de suas casas em todo país, na preparação para os megaeventos esportivos. Nos próximos quatro anos, mais de 150 mil pessoas ainda deverão entrar nessa soma, que contabiliza os R$ 6 bilhões a serem gastos com obras de infraestrutura e desenvolvimento.”



(Revista SAMUEL. Desapropriações em foco. São Paulo, número 8, 2013. p. 66 ) Na era dos megaeventos esportivos a reestruturação urbana das cidades que recebem os eventos sempre está em questão. A esse respeito é correto dizer que



a) áreas com assentamentos precários, com populações pobres, tendem a ser removidas em benefício de reformas urbanas que nem sempre contemplam as populações preexistentes.



b) cidades brasileiras que vão receber jogos da Copa do Mundo de futebol estão sofrendo reformas urbanas cuja marca principal é a recuperação dos bairros pobres e o investimento em redes de metrô.



c) megaeventos esportivos implicam construção de novas praças esportivas e infraestruturas urbanas, cujos  investimentos ficam ao encargo da iniciativa privada, o que termina sendo um prêmio para as cidades.



d) as desapropriações visando à reforma urbana para eventos esportivos estão previstas como políticas habitacionais consentidas, acordadas de antemão com os moradores das áreas de assentamento precário.



e) no caso dos eventos esportivos que várias cidades brasileiras vão receber, o desalojamento de habitantes de assentamentos precários não será tão volumoso, pois as cidades escolhidas foram justamente aquelas com menores problemas sociais.



 



 



15. REDAÇÃO VOTO FEMININO NO BRASIL PUC SP



A Mulher na Política



Leia os textos e observe as imagens.



Desde que a professora Celina Guimarães Viana conseguiu seu registro para votar, há 86 anos, a participação feminina no processo eleitoral brasileiro se



consolidou. Celina é apontada como sendo a primeira eleitora do Brasil. Nascida no Rio Grande do Norte, ela requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró-RN, onde nasceu e viveu, em novembro de 1927.



Foi naquele ano que o Rio Grande do Norte colocou em vigor lei eleitoral que determinava, em seu artigo 17, que no Estado poderiam “votar e ser votados, sem distinção de sexos”, todos os cidadãos que reunissem as condições exigidas pela lei. Com essa norma, mulheres das cidades de Natal, Mossoró, Açari e Apodi alistaram-se como eleitoras em 1928.



Assim, o Rio Grande do Norte ingressou na História do Brasil como o Estado pioneiro no reconhecimento do voto feminino. (...)



as Eleições 2012, 134.296 mulheres se candidataram aos cargos de prefeito e vereador, o que representou um aumento de 9,56% em relação à eleição municipal de 2008. Destas mulheres, 132.308 (31,8% do total de candidatos) estavam aptas a concorrer ao cargo de vereador. Para prefeito, os dados correspondem a 13,3%, o que equivale a um total de 1.988 mulheres candidatas. Do total de eleitos em 2012, 8.287 foram mulheres, representando 13,19%. Ao todo, foram eleitas 657 prefeitas, que correspondem a 11,84% do total das 5.568 vagas, e 7.630 vereadoras, o que equivale a 13,32% dos eleitos.



www.tse.jus.br/noticias-tse/2013/Abril/serie-inclusao-a-conquistadovoto-feminino-no-brasil



O Código Eleitoral promulgado em fevereiro de 1932 concedeu pela primeira vez o direito de voto às mulheres. (…) Muitas mulheres se candidataram à Constituinte de 1934, como Berta Lutz e Leolinda de Figueiredo Daltro,



mas apenas Carlota Pereira de Queirós conseguiu se eleger por São Paulo (...). No discurso que pronunciou na Assembleia em 13 de março de 1934, a deputada Carlota Pereira de Queirós enfatizou a colaboração imprescindível da mulher no processo de reconstitucionalização do país. (...) Mas a questão do papel da mulher não despertava consenso. O grupo católico, articulado em torno do Centro Dom Vital, fazia restrições à emancipação feminina, considerando-a uma ameaça à estabilidade familiar. Esse ponto de vista iria se manifestar frequentemente nas expressões do cotidiano. Nas revistas humorísticas ilustradas, a mulher emancipada passaria a ser objeto de inúmeras charges e caricaturas. http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos30-



37/Constituicao1934/ParticipacaoFeminina



De todas as fronteiras, a da política foi, em todos os países, a mais difícil de transpor. Como a política é o centro da decisão e do poder, era considerada o apanágio [atributo] e o negócio dos homens. "Cidadãs passivas", as mulheres tinham direito à proteção de sua pessoa e de seus bens, elas eram feitas para serem protegidas. Eram quase inimputáveis, por serem desprovidas de responsabilidade e de estatuto jurídico.



Para sair dessa situação de assistidas, as mulheres deviam passar por provas, mostrar que eram indivíduos responsáveis. Nesse sentido, a democracia representou uma potencialidade, a possibilidade de uma inclusão, uma promessa de universalidade. A lógica democrática terminou por dissolver os grupos, inclusive a família, e dizia respeito a todos os indivíduos: era preciso então ser reconhecido como tal. Era esse o problema das mulheres.



PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo: Contexto, 2007, p.151-152. Adaptado.



ELABORE UM TEXTO, CONSIDERANDO:



• a difícil conquista do voto feminino no Brasil;



• a participação das mulheres, atualmente, na vida política brasileira, em comparação com os demais países das Américas e com a Europa Ocidental.



 



16 . REDAÇÃO VIOLÊNCIA NO TRÃNSITO NO BRASIL MACKENZIE JULHO 2013



Redija uma dissertação a tinta, desenvolvendo um tema comum aos textos abaixo.



Obs.: A redação deve ter título e estabelecer relação entre o que é apresentado na coletânea.



Texto I



O rapaz irresponsável bebeu, dirigiu, atropelou, arrancou o braço do ciclista responsável que estava indo trabalhar, não o socorreu e jogou tal parte de seu corpo no rio. Não entendi quando o pai do atropelador disse:



“Eu quero que meu filho pague, mas sem excessos”. O tal excesso quem praticou foi o filho dele. E fica tudo bem? [...] Se o Brasil fosse um país com leis e pessoas sérias, o responsável pelo acidente pegaria uns cinquenta anos de prisão. A vida desse inconsequente vai prosseguir sem traumas, com um pai alisando sua cabeça. [...]



Carta de leitor, publicada na Revista Veja São Paulo,27/03/2013, p. 9



Texto II



O número de casos de acidentes de trânsito com vítimas diminuiu 6,9% no Estado de São Paulo desde as mudanças na lei seca, que endureceu a fiscalização da embriaguez ao volante no país. Desde dezembro do ano



passado, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) determinou que depoimentos da polícia, vídeos, testes clínicos e testemunhos podem ser usados para comprovar a embriaguez ao volante. Já em janeiro deste ano, o órgão reduziu a margem de tolerância no teste do bafômetro. O Contran determinou também que o motorista que tiver qualquer vestígio de álcool em exame de sangue pode ser multado em R$ 1.915,40 e ter a carteira de habilitação suspensa por até um ano. http://www1.folha.uol.com.br, 25/03/2013

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui