Usina de Letras
Usina de Letras
30 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA SÉCS XIX A XXI - VESTIBULARES JULHO DE 2013 -- 14/09/2013 - 11:29 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA SÉCS XIX A XXI – QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO DE  2013



Edson Pereira Bueno Leal, setembro de 2013.



 



 



1  MOVIMENTO OPERÁRIO SÉC XIX PUC SP 



 



As teorias sociais do século XIX surgiram num contexto de avanço da industrialização e mobilização dos trabalhadores em defesa de direitos sociais.



Podemos dizer que grande parte das ações desses trabalhadores



a) eram inspiradas nas ideias liberais, que rejeitavam a sociedade industrial e defendiam a liberdade de ação e expressão.



b) reconheciam a inevitabilidade da fábrica como sistema de organização da produção e defendiam a mecanização da agricultura.



c) ocorriam nas cidades e repudiavam as más condições de trabalho e as dificuldades cotidianas de alimentação e moradia.



d) fundamentavam-se em princípios religiosos, que afirmavam a necessidade de o homem viver sempre junto à natureza.



e) buscavam a destruição das fábricas e a valorização do sistema artesanal, mais rentável e produtivo.



 



2  TEORIA DE KEYNES MACKENZIE JULHO 2013



 



 



Em relação à Teoria Keynesiana (escola Keynesiana ou Keynesianismo), assinale a alternativa INCORRETA.



a) Se funda no principio de que o ciclo econômico não e autorregulado e, por isto, gera, entre outras consequências, o desemprego.



b) Defende a participação indispensável do Estado no controle e na regulação da economia.



c) Tem como marco inaugural, no inicio da década de 1930, a politica intervencionista proposta por Roosevelt, denominada New Deal.



d) Keynes defendia que o intervencionismo do Estado poderia, em situações extremas, alcançar a plena estatização da economia.



e) O Keynesianismo defendia a pratica de politicas estatais que assegurassem direitos mínimos básicos a população, sendo denominado o “Estado do bem-estar social”.



 



 



INSTRUÇÃO: Leia o texto para responder às questões de números 3 e 4.



Enquanto a economia balançava, as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942; restou apenas uma borda da Europa e partes da América do Norte e da Austrália. Enquanto isso avançava o fascismo e seu corolário de movimentos e regimes autoritários. A democracia só se salvou porque, para enfrentá-lo, houve uma aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo [...].



Uma das ironias deste estranho século é que o resultado mais duradouro da Revolução de Outubro, cujo objetivo era a derrubada global do capitalismo, foi salvar seu antagonista, tanto na guerra quanto na paz, fornecendo-lhe o incentivo — o medo — para reformar-se após a Segunda Guerra Mundial [...]. (Eric Hobsbawm. Era dos extremos, 1995.).



 



3 UNESP JULHO 2013 CRISE LIBERAL ENTRE 1917 E 1942



 



 



Segundo o texto, a economia balançava e as instituições da democracia liberal praticamente desapareceram entre 1917 e 1942, devido



a) à crise financeira que culminou com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e à ascensão de projetos totalitários de direita.



b) ao avanço do socialismo no continente africano e ao armamentismo alemão após a chegada dos nazistas ao poder.



c) à ascensão econômico-financeira dos Estados Unidos e à Guerra Fria entre Ocidente capitalista e Oriente socialista.



d) ao desenvolvimento do capitalismo industrial na Rússia e à derrota alemã na Segunda Guerra Mundial.



e) ao fim das democracias liberais no Ocidente e ao surgimento de Estados islâmicos no Oriente Médio e Sul asiático.



 



4 UNESP JULHO 2013      ALIANÇA ENTRE CAPITALISMO E COMUNISMO



 



Ao mencionar a aliança temporária e bizarra entre capitalismo liberal e comunismo, o texto refere-se



a) ao esforço conjunto de União Soviética, França, Inglaterra e Estados Unidos na reunificação da Alemanha, após a Segunda Guerra Mundial.



b) à articulação militar que uniu Estados Unidos e União Soviética, na Segunda Guerra Mundial, contra os países do Eixo.



c) à constituição da Entente que, na Primeira Guerra Mundial, permitiu que países do Ocidente e a Rússia lutassem lado a lado contra a Alemanha.



d) à corrida armamentista entre União Soviética e Estados Unidos, que estimulou o crescimento econômico e industrial dos dois países.



e) aos acordos de paz que, ao final das duas guerras mundiais, ampliaram a influência política e comercial da Rússia e dos países liberais europeus.



 



5.   GUERRA FRIA E OLIMPÍADAS FGV JULHO 2013



 



 



Nos Jogos Olímpicos de 1980, disputados em Moscou, os Estados Unidos lideraram um boicote que levou diversos países a cancelarem sua participação. Em 1984, foi a vez dos soviéticos liderarem um boicote aos jogos disputados em Los Angeles. A esse respeito, é correto afirmar:



a) Apesar da implementação da Glasnost e da Perestroika por Gorbatchev, as tensões decorrentes da bipolarização ainda se mantinham acirradas e explicam esses boicotes sucessivos.



b) O boicote dos Estados Unidos teve como principal argumento a invasão do Afeganistão pelas tropas soviéticas em 1979 e levou o governo americano a apoiar os rebeldes muçulmanos.



c) O boicote da União Soviética aos jogos de Los Angeles teve como principal argumento a invasão do Iraque pelas forças militares estadunidenses.



d) Os boicotes levaram ao maior estremecimento político entre Estados Unidos e União Soviética e quase precipitaram o conflito armado conhecido como a “crise dos mísseis”.



e) Os países de terceiro mundo, liderados pela Índia, China e Brasil, lançaram um duro manifesto contra União Soviética e Estados Unidos e também se negaram a participar dos Jogos de Moscou e Los Angeles.



 



 



6 UNESP JULHO 2013 PRIMAVERA ÁRABE



 



Ocorrida entre 2011 e 2012, a série de manifestações e  protestos, que recebeu o nome de “Primavera Árabe”, aconteceu principalmente em países situados.



a) na América do Sul e no Oriente Médio.



b) no Sudeste Asiático e na América do Sul.



c) na África Subsaariana e no Oriente Médio.



d) no Leste Europeu e no Norte da África.



e) no Norte da África e no Oriente Médio.



 



 



7 UNESP JULHO 2013  ISLAMISMO SEXUALIDADE



 



A República Islâmica do Irã abençoa e incentiva operações de troca de sexo, em nome de uma política que considera todo cidadão não heterossexual como espírito nascido no corpo errado. Com ao menos 50 cirurgias por ano, o país é recordista mundial em mudança de sexo, após a Tailândia. Oficialmente, gays não existem no país. Ficou famosa a frase do presidente Mahmoud Ahmadinejad dita a uma plateia de estudantes nos EUA em 2007, de que “não há homossexuais no Irã”. A homossexualidade nem consta da lei. Mas sodomia é passível de execução. […] Uma transexual operada confidenciou um sentimento amplamente compartilhado em silêncio: “Não teria mutilado meu corpo se a sociedade tivesse me aceitado do jeito que eu nasci”. (Samy Adghirny. Operação antigay. Folha de S.Paulo, 13.01.2013.).



O incentivo a cirurgias de troca de sexo no Irã é motivado por



a) tabus sexuais decorrentes do fundamentalismo religioso hegemônico naquele país.



b) critérios de natureza científica que definem o que é uma “sexualidade normal”.



c) uma política governamental fundamentada em princípios liberais de cidadania.



d) influências ocidentais ocasionadas pelo processo de globalização cultural pela internet.



e) pressões exercidas pelos movimentos sociais homossexuais pelo direito à cirurgia.



 



 



8   ISRAEL AGRICULTURA FATEC JULHO 2013



 



Israel é um país semidesértico, com várias regiões consideradas realmente desérticas, nas quais não há fontes abundantes de água nem grandes reservatórios de água subterrânea. A agricultura israelense, por meio do desenvolvimento de eficiente método de irrigação e da adequação de novos cultivos, conseguiu resultados impressionantes e constitui, hoje, um exemplo para muitos países do mundo. O sucesso de Israel nesse setor ocorre pela combinação de quatro fatores principais: a atuação do agricultor; a ação no campo da pesquisa e do ensino; a capacitação agrícola eficaz; e o apoio intenso do Estado. (29november.org/upload/1327221604.pdf Acesso em: 19.04.2013. Adaptado) . Baseando-se no texto, é correto concluir que.



a) um bom desenvolvimento no setor agrícola é impossível em regiões onde há o predomínio de clima semiárido.



b) Israel só conseguiu um bom desenvolvimento agrícola por contar com as favoráveis condições naturais da região.



c) esse país tem tecnologia para transformar o clima desértico em um clima mediterrâneo úmido favorável à agricultura.



d) a baixa umidade relativa do ar nesse país, apesar dos elevados índices pluviométricos mensais, faz com que o clima seja considerado desértico.



e) diversos fatores, como o empenho do governo, da sociedade e o uso de tecnologia adequada, possibilitam o cultivo em regiões de climas semiárido e árido.



 



9 CHIPRE FGV JULHO 2013



 



O acordo para o resgate do Chipre foi recebido nesta segunda-feira [25/03] com indignação pelo governo russo e com aplausos da União Europeia (UE), capitaneados, sobretudo pela chanceler da Alemanha, Ângela Merkel.



A líder alemã disse que o resultado é correto ao responsabilizar os reais responsáveis pelo problema e ao distribuir o peso do programa de ajuda.



http://www.dw.de/resgate-do-chipre-%C3%A9-bem-recebido-na-uemas-



indigna-russos/a-16698427



Sobre a crise no Chipre e o acordo mencionado na reportagem, é correto afirmar:



a) O Chipre foi o primeiro país da Zona do Euro a solicitar ajuda da União Europeia para evitar uma situação de crise econômica e financeira.



b) O acordo mencionado na reportagem foi firmado entre o Chipre e os Estados Unidos, que se comprometeram a disponibilizar cerca de 10 bilhões de euros ao país.



c) Nos termos do acordo firmado com os seus financiadores, o Chipre se comprometeu a ampliar o sistema bancário nacional, tornando-o compatível com as necessidades financeiras do país.



d) O acordo de resgate mencionado na reportagem incluiu uma taxa sobre os depósitos bancários, afetando os grandes correntistas.



e) Devido ao acordo de resgate mencionado na reportagem, o Chipre se tornou um dos principais paraísos fiscais da Europa.



 



 



 



10 EUA DIREITOS DOS HOMOSSEXUAIS FGV JULHO 2013



 



 



Na cerimônia de posse do seu segundo mandato, em janeiro deste ano, Barack Obama defendeu os direitos dos homossexuais. Em seu discurso, afirmou: Nossa jornada não estará completa até que os nossos irmãos e irmãs gays forem tratados como qualquer outra pessoa perante a lei, pois se realmente fomos criados como iguais, certamente o amor que atribuímos uns aos outros deve ser igual também.



http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/01/leia-o-discurso-deobama-



na-integra-em-ingles.html



As discussões acerca dos direitos dos homossexuais nos Estados Unidos e em diversos países do mundo, inclusive o Brasil,



a) resgatam os princípios dos direitos humanos e dos direitos civis, desenvolvidos no mundo ocidental desde o final do século XVIII.



b) apoiam-se no fundamentalismo islâmico, que pressupõe a liberdade de orientação sexual.



c) estão de acordo com as propostas defendidas pela Igreja Católica desde o Concílio Vaticano Segundo, de 1962.



d) vinculam-se exclusivamente às reivindicações da comunidade gay de São Francisco, pioneira na luta pelos direitos dos homossexuais.



e) evocam as ideias modernizadoras de grupos republicanos e de setores ultranacionalistas da sociedade estadunidense.



 



 



 



11 CORÉIA DO NORTE SANÇÕES FGV JULHO 2013



 



 



O Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira [07/03] um novo pacote de sanções contra o governo da Coreia do Norte. A quarta rodada de sanções impostas pelo CS da ONU à Coreia do Norte faz parte de uma nova tentativa de conter os programas nuclear e de mísseis balísticos do país.



http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/cs-da-onu-aprovanovas-sancoes-contra-coreia-do-norte



Sobre a tensão na península coreana e suas repercussões, é correto afirmar:



a) Em resposta às sanções, a Coreia do Norte ameaçou realizar ataques nucleares contra alvos situados nos Estados Unidos, no Japão e na Coreia do Sul.



b) A China, principal parceira comercial e aliada histórica da Coreia do Norte, condenou abertamente as sanções, acusando o CS/ONU de provocar o estado de guerra entre as duas Coreias.



c) Em protesto contra as sanções, o líder norte-coreano Kim Jong-Un garantiu à comunidade internacional que todo o esforço bélico do país, inclusive o programa nuclear, visa apenas à reunificação da península coreana.



d) Apesar da retórica inflamada com a qual recebeu as sanções, o governo norte-coreano, temendo o aumento das represálias, anunciou a suspensão por tempo indeterminado dos testes nucleares no país.



e) De acordo com o governo da Coreia do Norte, as sanções são descabidas e desproporcionais, já que a Coreia do Sul também se retirou do TNP (Tratado de Não Proliferação Nuclear) e desenvolve seu próprio arsenal.



 



12  SUDÃO DO SUL FGV JULHO 2013



 



 



O Sudão do Sul tornou um estado independente em julho de 2011. Desde então, as relações entre o Sudão e Sudão do Sul seguem marcadas por enfrentamentos armados e acusações mútuas. Sobre os fatores responsáveis pela tensão entre os dois países, leia as seguintes afirmações:



I. Após a independência, o governo do Sudão do Sul optou por utilizar exclusivamente portos marítimos situados em seu próprio território para o



escoamento de sua produção petrolífera.



II. O governo do Sudão não reconheceu oficialmente a independência do Sudão do Sul, alegando fraude no plebiscito que a legitimou.



III. Ambos os países reivindicam a posse de territórios ricos em petróleo situados na zona fronteiriça.



Está correto o que se afirma em



a) I, apenas. b) II e III, apenas.c) II, apenas. d) III, apenas. e) I, II e III.



 



 



13 GLOBALIZAÇÃO MACKENZIE JULHO 2013



 



 



É preciso perceber três espécies de globalização, se quisermos escapar à crença de que este mundo, assim como nos é apresentado, é a única opção verdadeira: há o mundo tal como nos fazem vê-lo, com a globalização como fábula; o segundo é o mundo como ele é, com a globalização como perversidade; e o terceiro, o do mundo como ele pode ser, o da outra globalização.



Milton Santos, Por uma outra Globalização



De acordo com as ideias contidas no texto e os estudos de Globalização na Geografia, e correto afirmar que.



a) as novas tecnologias de informação tem permitido maior acesso das pessoas aos conteúdos de jornais, revistas, emissoras de radio e TV. Assim, a Globalização deixa de ser uma fabula, pois esses diferentes meios de informação retratam a realidade tal como ela é.



b) a ampliação do credito e as maiores facilidades de pagamentos proporcionaram um aumento no poder de compra de muitas pessoas. Assim, ricos e pobres se aproximaram muito em relação ao poder aquisitivo.



c) a livre circulação de pessoas entre diferentes países e uma realidade para todos. O fim do controle de fronteiras favorece as migrações internacionais sem maiores problemas de rejeição ou hostilidades aos



imigrantes, principalmente entre os países mais ricos.



d) o aumento das desigualdades sociais e uma “perversidade” da Globalização. O uso das novas tecnologias de informação para organização politica mais justa e uma possibilidade oposta a esse processo.



e) apos o fim da Guerra Fria, o mundo tornou-se mais globalizado. As novas tecnologias de informação e o credito tornaram isso mais evidente. Assim, o uso dos termos Primeiro, Segundo e Terceiro mundos esta mais apropriado aos nossos dias do que antes.



 



14 URBANIZAÇÃO DA AMÉRICA LATINA FGV JULHO 2013



 



Observe com atenção a tabela abaixo:













































Metrópoles Latino-Americanas 2010 2020




São Paulo




20,3




21,6




Cidade do México




19,5




20,5




Buenos Aires




13,1




13,6




Rio Janeiro




11,9




12,6




Lima




8,9




10,1




Bogotá




8,5




10,1




Santiago




5,9




6,4




 



Estado das cidades da América Latina e Caribe: Rumo a uma



nova transição urbana. Nairobi: ONU-Habitat, 2012.



*População (em milhões de habitantes)



 



Levando em conta as informações da tabela e seus conhecimentos sobre o assunto, considere as seguintes afirmações:



I. Na América Latina, o crescimento demográfico e a urbanização, processos que no passado foram muito acelerados, têm perdido força. Atualmente, a maior parte do incremento populacional das cidades resulta do crescimento natural.



II. A expansão urbana tem feito com que muitas cidades transbordem os limites administrativos de seus municípios. O resultado foi o surgimento de



áreas urbanas de grandes dimensões territoriais, por vezes formalizadas em uma região metropolitana.



III. A urbanização latino-americana é marcada pela macrocefalia e pela baixa complexidade das redes urbanas nacionais, pois cada país possui, no máximo, duas cidades importantes.



Está correto o que se afirma em



a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) II e III, apenas. d) II, apenas. e) I, II e III.



 



 



15 REVOLUÇÃO BOLIVARIANA   MACKENZIE JULHO 2013



 



 



Com a morte do presidente venezuelano Hugo Chávez (1954-2013), muito se discutiu sobre o futuro do socialismo bolivariano. Tal expressão, utilizada pelo então presidente para designar sua visão de socialismo, diferenciava-se do socialismo tradicional. A respeito do governo de Chávez e das diretrizes politicas por ele adotadas, considere as afirmativas abaixo:



I. Hugo Chávez defendia o que chamava de Revolução Bolivariana, que seria responsável por promover o que denominava de socialismo do século XXI. Tal socialismo seria caracterizado por sua postura contra o neoliberalismo, contra a globalização e contra a postura internacional dos Estados Unidos, com quem teve fortes desavenças.



II. O Socialismo Bolivariano se declara defensor das causas democráticas e socialistas. Também se declara progressista e atesta, para isso, a adoção – em consecutivos mandatos –, de uma politica social em que houve diminuição nos índices de pobreza da nação venezuelana.



III. A renda advinda da extração petrolífera venezuelana permitiu, durante o governo Chávez, dinamizar e modernizar os demais setores industriais, assim como sua agricultura, transformando a economia desse pais em modelo de autossuficiência.



Assinale a alternativa correta.



a) Somente a afirmativa I esta correta.



b) Somente a afirmativa II esta correta.



c) Somente a afirmativa III esta correta.



d) Somente as afirmativas II e III estão corretas.



e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.



 



16 VENEZUELA HUGO CHAVEZ FATEC JULHO 2013



 



Em 2012, segundo o então presidente da Venezuela Hugo Chávez, uma estratégia para diminuir a dependência do setor petrolífero e impulsionar o desenvolvimento agrícola e industrial em seu país seria



a) intensificar as negociações com a União Europeia (UE).



b) aderir como membro pleno ao Mercado do Cone Sul (MERCOSUL).



c) tornar-se membro oficial da Organização dos Estados Americanos (OEA).



d) passar a ser membro integrante da Área de Livre Comércio das Américas (ALCA).



e) associar-se como membro oficial do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA).



 



17 GASTOS MILITARES 1998 2011 PUC SP



Veja o gráfico:


































































Evolução dos gastos militares, 1988-2011 US$ bilhões 2010




 




1998




2011




 




1998




2011




China




16,6




129,3




EUA




540,4




689,6




Irã




1,8




7,5




Israel




12,7




15,2




Índia




16,7




44,3




Japão




46,4




54,5




Arábia S.




19,7




46,2




França




65,3




58,2




Brasil




19,9




31,6




Alemanha




64,1




43,5




Paquistão




3,7




5,7




Rússia




331,1




64,1




Fonte: Sipri, Sipri Military Expenditure Database, http://milexdata.sipri.org



Atelier de cartographie de Sciences Po, 2012 331,1



 



O gráfico ajuda a perceber aspectos importantes do quadro geopolítico e econômico mundial. A esse respeito é correto dizer que



a) o perfil dos gastos militares da China e da Rússia é inversamente proporcional aos índices de crescimento de suas economias.



b) a relativa tendência de estabilidade de gastos militares de Israel e da Arábia Saudita é um bom indicativo do caminho seguro em direção à paz no Oriente Médio.



c) os EUA mantêm a primazia dos gastos militares em função da força da lógica geopolítica que associa interesses econômicos e proteção militar.



d) ainda se notam, no perfil dos gastos militares dos países, elementos que podem ser interpretados como resquícios do período da Guerra Fria.



e) o crescimento expressivo de gastos militares do Brasil no período coincide com a agressiva ação geopolítica do Brasil, na América do Sul e na África.



 



18 TRATADO SOBRE O COMÉRCIO DE ARMAS TCA FGV JULHO 2013



 



 



A longo prazo, dizia o economista John Maynard Keynes, estaremos todos mortos. A longo prazo, talvez seja o caso de parafrasear, estaremos todos menos sujeitos a morrer atingidos por armas de fogo hoje livremente negociadas nos mercados internacionais. Essa é a expectativa, entre otimista e realista, que se pode cultivar agora que a Assembleia-Geral das Nações Unidas — depois de duas décadas de pressões e sete anos de negociações — acaba de aprovar por esmagadora maioria o primeiro tratado sobre o comércio internacional de armamentos convencionais, que movimenta cerca de US$ 70 bilhões por ano.



http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,uma-frestase-abre-na-onu-,1016845,0.htm



A reportagem acima refere-se ao recém-aprovado Tratado sobre o Comércio de Armas (TCA). Sobre esse tema, é correto afirmar:



a) Os Estados Unidos votaram contra o TCA, alegando                                      



que ele viola o direito de autodefesa e ameaça a soberania nacional.



b) O TCA restringe duramente as vendas domésticas de armamentos leves nos países signatários, o que contribuiu para a demora nas negociações.



c) Rússia, China e Índia, maiores exportadores mundiais de armamento, votaram favoravelmente ao TCA.



d) Visando conter o avanço do terrorismo, o TCA proíbe a venda de armas para grupos não estatais, mesmo no caso de rebeldes que lutem contra um Estado opressor.



e) O TCA veta a venda de armamento a governos que possam utilizá-lo em genocídios, tenham praticado crimes de guerra ou respaldem o terrorismo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui