Usina de Letras
Usina de Letras
16 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10388)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HISTÓRIA MODERNA VESTIBULARES JULHO DE 2013 -- 13/09/2013 - 17:37 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


HISTÓRIA MODERNA – QUESTÕES DE VESTIBULAR JULHO DE 2013



Edson Pereira Bueno Leal, setembro de 2013.



 



 



 



1  DESCOBERTA DA AMÉRICA PUC SP



 



“A descoberta da América talvez tenha sido o feito mais espantoso da história dos homens: abria as portas de um novo tempo, diferente de todos os outros. Entretanto, o achado não foi de imediato, apreendido na sua novidade.”



Laura de Mello e Souza. O Diabo e a Terra de Santa Cruz. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, p. 21. Adaptado.



O texto



a) afirma que “A descoberta da América talvez tenha sido o feito mais espantoso da história dos homens” porque, antes disso, ninguém jamais ousara viajar de um continente a outro.



b) caracteriza a conquista da América como “espantosa” porque ela ocorreu casualmente, uma vez que os europeus não pretendiam buscar novas terras, nem acreditavam na sua existência.



c) afirma que a chegada dos europeus à América “abria as portas de um novo tempo” porque permitiu a internacionalização do comércio e a invenção de



formas obrigatórias de trabalho.



d) caracteriza a conquista da América como produto de um tempo “diferente de todos os outros” porque, pela primeira vez, os europeus recorreram à violência para dominar novas terras.



e) afirma que “o achado não foi, de imediato, apreendido na sua novidade”, entre outros motivos, porque alguns viajantes europeus acreditavam que haviam chegado ao Oriente.



 



 



2 COLONIZAÇÃO PORTUGUESA FATEC JULHO 2013



 



Quando a esquadra de Cabral chegou ao território que hoje chamamos de Brasil, o escrivão Pero Vaz de Caminha registrou, em uma longa carta ao rei, os principais acontecimentos. Entre eles, Caminha destacou:



“Nesta terra, até agora, não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro. Águas são muitas, infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo aproveitar, dar-se-á nesta terra tudo, por bem das águas que tem.” (pt.scribd.com/doc/7011303/Marilena-Chaui-Brasil-Mito-Fundadore-Socidade-Autoritaria Acesso em: 08.03.2013. Adaptado)



Relacionando esse trecho da carta de Caminha aos objetivos da colonização portuguesa na América, é correto afirmar que essa colonização foi



a) de povoamento, pois se encontraram ouro e prata na primeira viagem às novas terras.



b) de povoamento, já que havia pouca possibilidade de as terras serem produtivas ou férteis.



c) de exploração, pois se pretendiam utilizar as águas dos rios para a produção de energia elétrica.



d) mercantilista, pois se demonstrava interesse em metais preciosos e exploração da agricultura.



e) mercantilista, já que a beleza do local era ideal para a exploração do mercado turístico.



 



 



3  UNESP JULHO 2013  ALIGHIERI E CERVANTES



 



Podemos afirmar que as obras A divina comédia, escrita por Dante Alighieri no início do século XIV, e Dom Quixote, escrita por Miguel de Cervantes no início do século XVII,



a) parodiaram as novelas de cavalaria e defenderam a hegemonia da Igreja Católica e da aristocracia, respectivamente.



b) derivaram de registros orais e foram apenas organizadas e sistematizadas na escrita de seus autores.



c) contribuíram para a unificação e o estabelecimento da forma moderna dos idiomas italiano e espanhol.



d) assumiram forte conotação anticlerical e intensificaram as críticas renascentistas à conduta e ao poder da Igreja Católica.



e) retrataram o imaginário da burguesia comercial ascendente na Itália e na Espanha do final da Idade Média.



 



 



4 COMPANHIA DE JESUS  MACKENZIE JULHO 2013



 



Em marco de 2013, o argentino Mario Bergoglio foi eleito papa, com o titulo “Francisco”. A mídia, a época, enfatizou dois aspectos dessa eleição: pela primeira vez a Igreja escolhia um papa não europeu para governa-la e, além disso, buscou entre os jesuítas o responsável pela condução de uma instituição que possui mais de um bilhão de fieis espalhados pelo mundo. Um estudante atento, ao analisar essas informações, fez as seguintes considerações a respeito da Companhia de Jesus.



I. Surgiu no século XVI, em um contexto de efervescência cultural, de tolerância e pluralismo religiosos nos países europeus. Nesse quadro, serviu como mecanismo propagador da fé católica.



II. Fundada por Inácio de Loyola, surgiu como resultado dos conflitos religiosos do século XVI, na Europa. Tais conflitos giravam em torno de praticas e dogmas ate então impostos pela Igreja.



III. Além dos votos tradicionais (pobreza, castidade e obediência), os jesuítas prometiam obediência ao papa, por isso um dos motivos de seu rápido destaque e expansão dentro da Igreja.



IV. Exímios teólogos, os jesuítas transformaram-se no “braço armado” da Igreja, responsáveis pela propagação do catolicismo por meio da evangelização e do ensino em colégios e em universidades espalhados



pelo mundo.



V. Teve papel preponderante na evangelização de povos indígenas no Brasil, preservando as culturas ameríndias e servindo como instrumento de controle do Estado português sobre a América.



Estão corretas



a) II, III e IV. b) I, IV e V. c) II, IV e V.d) I, II e IV. e) I, III e V.



 



5 INDEPENDÊNCIA DOS EUA MACKENZIE JULHO 2013



 



 



A respeito do processo de independência das 13 Colônias, julgue os itens a seguir.



I. Inseriu-se no contexto de crise do Antigo Sistema Colonial, combatendo tentativas de imposição do “Pacto Colonial”, por parte de sua metrópole.



II. Inaugurou a época das lutas pelas independências na América, sendo seguida, quase que ao mesmo tempo, pela independência brasileira.



III. Baseou-se nos princípios liberais do Iluminismo, adotando o federalismo, a tripartição dos poderes e o sufrágio universal para alfabetizados.



IV. Resultou na promulgação de uma Constituição, em 1787, que, apesar de praticas liberais, manteve a escravidão e o poder politico nas mãos de certos grupos.



V. Teve na religião católica seu substrato ideológico, por isso, o puritanismo rapidamente espalhou-se pelo pais e o “Destino Manifesto” originou a sua expansão territorial.



Estão corretas



a) III e IV, apenas. b) I, II, III e IV. c) I, III e IV, apenas. d) I e IV, apenas.



e) I, II e III, apenas.



 



6 UNESP JULHO 2013 PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL



 



Assinale a alternativa que indica corretamente o fator considerado determinante para a localização das indústrias durante a Primeira Revolução Industrial (final do século XVIII a meados do século XIX).



a) Reservas de petróleo.



b) Incentivos fiscais.



c) Mão de obra especializada.



d) Jazidas de carvão mineral.



e) Disponibilidade de água.



 



7 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FATEC JULHO 2013



 



A máquina a vapor desenvolvida por James Watt (1736-1819) não só revolucionou o mundo da indústria, mas também o do transporte, pois permitiu o desenvolvimento das estradas de ferro e de navios a vapor mais velozes. Em 1775, com o apoio financeiro de um industrial, Watt iniciou a fabricação de suas máquinas, aperfeiçoando-as e adaptando-as a todo tipo de uso. A indústria têxtil inglesa começava a mecanizar-se e, graças a novas invenções, inclusive às máquinas de Watt, a produção inglesa cresceu consideravelmente. (sapientia.pucsp.br//tde_busca/arquivo.php?codArquivo+7935 Acesso em



15.03.2013. Adaptado)



É correto afirmar que o desenvolvimento da tecnologia mencionada no texto



a) levou à redução da escala produtiva nas indústrias e diminuiu as jornadas de trabalho.



b) ampliou o conhecimento científico, mas trouxe prejuízos econômicos para a Inglaterra.



c) ficou restrito às áreas das fábricas, tendo pouca influência no cotidiano das populações.



d) agilizou as redes de comunicação e de transporte, contribuindo com outros setores industriais.



e) foi um fenômeno isolado numa época em que houve baixos índices de inovação tecnológica.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui