Usina de Letras
Usina de Letras
14 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62287 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10389)

Erótico (13574)

Frases (50677)

Humor (20040)

Infantil (5459)

Infanto Juvenil (4781)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140819)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BAHIA - PRINCIPAIS MUNICÍPIOS -- 02/09/2013 - 15:39 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




BAHIA - PRINCIPAIS MUNICÍPIOS



Edson Pereira Bueno Leal, setembro de 2013, atualizado em dezembro de 2014.







Sabendo se ajustar às transformações econômicas o PIB baiano atualmente dependente em 52% de atividades do setor de serviços, outros 15% vem do setor primário e 33% da atividade industrial.

243 novas empresas, investimentos de US$ 2,2 bilhões e 12.000 empregos. Schincariol US$ 1,15 milhões; Engepack - fábrica de embalagens descartáveis para refrigerantes; Vera Cruz Florestal - fábrica de celulose ao custo de US$ 1,3 bilhão que deve funcionar em 2002. Bahia Sul também de celulose em Mucuri, investimentos de US$ 1,5 bilhão;

Em 2009 estão em andamento investimentos de R$ 1,9 bilhão no Gasoduto Nordeste-Sudeste; 3,5 bilhões na Refinaria Landulpho Alves; 50 milhões de reais na ampliação da fábrica da Nestlé e 50 milhões de reais na fábrica da Votorantim Cimentos. (Exame, 4.11.2009, p. 23) .



OESTE BAIANO



O oeste baiano está sendo invadido pela agroindústria. Empresas como a Cargill, Bunge e Galvani já têm unidades em municípios como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães para aproveitar a proximidade das culturas de soja. A Cargill tem uma unidade em Barreiras com capacidade de processamento de 47 mil toneladas por mês para a fabricação de óleo e farelo. (Valor, 29.4.2003, p. F-4).

A região em 1988 tinha apenas 180 mil hectares de terra destinados à produção de grãos, soma em 2008 1,7 milhão de hectares e tem mais cinco milhões de hectares de área disponível para o plantio de grãos.





ALAGOINHAS



O grupo Schincariol, maior companhia de bebidas do país, de capital 100% nacional anunciou em 21 de maio em Salvador, investimento de R$ 400 milhões para aumentar a capacidade da fábrica de Alagoinhas (BA), inaugurada em 1997, que vai praticamente dobrar de tamanho, gerando mais d 800 empregos diretos e indiretos, aumentando o quadro de empregados em 20% (F s P, 22.05.2010, p.B-4).



BARREIRAS



Com 138.000 habitantes em 2010, a cidade é o maior centro de serviços públicos e comércio do cerrado setentrional que se estende do sul do Maranhão ao centro da Bahia e é um dos setores mais prósperos da agricultura nacional, graças à terra barata e produtiva que atraiu agricultores do sul e do sudeste. (Revisa Veja, 1.9.2010, p. 100-101).

As empresas Deltaville e Marca Empreendimentos, que atuam em projetos imobiliários, irão construir um shopping em Barreiras , no oeste da Bahia. O projeto, com investimento de R$ 150 milhões, ficará ao lado de um bairro que foi implantado pela empresa, com cerca de 5.000 lotes. A previsão de entrega é para 2016, com espaço para 140 lojas, em uma área bruta locável de 17 mil metros quadrados. ( F S P , 11.11.2013, p. B-2) .

Em 2011, a Chongquing Grain Group , anunciou investimentos de US$ 2 bilhões na região de Barreiras ( oeste da Bahia), para construir uma fábrica de esmagamento de soja, ferrovia e um polo gigante de armazenagem e transporte de grãos para exportação para a China.

Até hoje, a empresa só conseguiu fazer a terraplenagem de uma área de cem hectares, na qual a unidade de processamento poderia um dia ser instalada. Problemas burocráticos e ambientais estão entre os motivos do atraso. A empresa planejava adquirir grandes extensões de terras ao redor e isso foi percebido como “uma apropriação de terras” por estrangeiros e em 2010 o governo reforçou as restrições às aquisições de terras por estrangeiros.

A China também está mudando o foco . Em vez de controlar toda a cadeia de produção de soja, busca agora a aquisição de casas comerciais de produtos agrícolas A Cofco , maior trading de grãos de China comprou por US$ 1,5 bilhão uma fatia majoritária do Grupo Noble., com sede em Cingapura e vai comprar suprimentos de soja diretamente do Brasil e em outros centros produtores e processá-los em ração animal na China. ( F S P , 6.4.2014, p. B-6) .





CAMAÇARI



Em Camaçari, região metropolitana de Salvador, foi instalado em 1978 o polo petroquímico com dezenas de indústrias de espuma, plástico e derivados de petróleo.

No início dos anos 1990 o polo petroquímico começou a perder mercado para similares importados e nove dos quinze mil empregos desapareceram.

Nesta cidade a Ford inaugurou em outubro/2001 fábrica com capacidade de produção de 250.000 veículos , investimento de US$ 2 bilhões e que deverá gerar 5.000 empregos diretos e 50.000 indiretos até 2005. 31 empresas fornecedoras também se instalaram na região . ( F S P 12.10.2001 ,p. B-4) . A instalação da Ford na Bahia é o símbolo da tentativa do Estado de mudar o perfil industrial na busca de produtos com maior valor agregado . Entre isenções fiscais, infraestrutura e área cedida o pacote de incentivos alcançou a R$ 700 milhões, com a conquista da fábrica que deveria ter se instalado no Rio Grande do Sul. A fábrica mudou de tal forma o perfil da cidade que Camaçari em 2003 e 2004 teve um PIB maior do que o da capital , Salvador . ( Revista Veja, 1.9.2010 , p. 117) .

Em 17 de março de 2004 a Continental , quarta maior fabricante mundial de pneus anunciou a construção de uma unidade em Camaçari , para produzir 6,5 milhões de pneus por ano , contratando 1.200 pessoas. ( F S P 18.03.2004, p. B-6) .

A Ford revolucionou a cidade pois deu preferência para recrutar e qualificar os trabalhadores locais que eram mais baratos . Mesmo assim , atraiu 60.000 imigrantes . Cerca de 90% dos funcionários da companhia residem em Camaçari ou na sua vizinhança . A empresa vai instalar o Centro de Desenvolvimento de Produtos e contratar 2.000 engenheiros .

O polo petroquímico em 2011 produz 20% da riqueza do estado. Emprega 35.000 pessoas e abriga petroleiras, as químicas Braskem e Basf e ganhará cinco milhões de metros quadrados para novas empresas. ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 176) .

A Iron House, que faz parte do grupo pernambucano Cornélio Brennand , vai construir um centro imobiliário com shopping Center em Camaçari(BA), na região metropolitana da Salvador.

A área com 528 mil m2 terá espaço para 2.800 casas, além de hotel e prédios comerciais, que serão feitas por outros empreendedores. Apenas no shopping e na infraestrutura do bairro serão gastos R$ 120 milhões. No total serão R$ 800 milhões. O centro de compras , com 115 lojas, será entregue em, 2015. ( F S P , 6.11.2013, p. B-2) .

A multinacional alemã, Knauf, especializada em sistemas de construção a seco ( drywall), irá construir em Camaçari na Bahia a segunda fábrica , com investimento de R$ 150 milhões, para produzir a partir de 2014, materiais como chapas de gesso e perfis metálicos. ( F S P , 3.2.2014, p. B-2) .

A Ford inaugurou em 9 de abril de 2014 a sua primeira fábrica de motores no Nordeste, em Camaçari (BA). O investimento foi de R$ 400 milhões , na unidade com capacidade de produzir 210 mil motores por ano. A produção inicialmente será destinada à fábrica da montadora em Camaçari , em operação desde 2001 , mas poderá ser direcionada para as outras três fábricas no Brasil e para exportação. Cerca de 27 empresas que fornecem para a montadora, instalaram-se no polo. ( F S P , 9.4.2014, p. B-5).

O grupo Formitex, dono da marca Formica e que atua com química e papéis, comprou uma fábrica da Dow Brasil, localizada no polo industrial de Camaçari , na Bahia , que estava desativada desde 2012 e produzia tolueno diisocianato ( DTI) usado como matéria-prima para espumas, tintas, vernizes e carpetes. A empresa vai investir R$ 120 milhões, na comora e na implantação e substituição dos equipamentos, para produzir 20 mil toneladas de glicerina e 60 mil de polióis por ano, além de outros produtos à base de óleo de soja. ( F S P , 26.08.2014, p. B-2) .

A Vitro, indústria mexicana de embalagens de vidro, vai construir uma fábrica em Camaçari (BA). Com investimento de R$ 200 milhões a unidade em área de 90 mil m2 no polo industrial de Camaçari, deverá começar a operar no segundo trimestre de 2016 e produzir 16 mil toneladas de embalagens de vidro por ano, para o setor de cosméticos, que são atualmente importados da planta de Toluca no México. A Vitro tem 20 unidades no mundo e na área de embalagens atende os segmentos de bebidas, alimentos , cosméticos e farmacêuticos e faz vidros planos para a indústria automobilística e a construção civil. ( F S P, 10.09.2014, p. B-2) .





FEIRA DE SANTANA



O comércio é a principal atividade da cidade e abastece uma população flutuante de 1 milhão de pessoas. ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 178) .

A Placo do Brasil, do grupo Saint-Gobain, vai construir uma fábrica de chapas de gesso acartonado, conhecidas como “drywall”, em Feira de Santana, com investimento de R$ 125 milhões e capacidade de produção de 22 milhões de metros quadrados do produto por ano, equivalente à unidade da companhia em Mogi das Cruzes (SP). A unidade está próxima de uma jazida de gipsita ( matéria prima do gesso) de Pernambuco e dos mercados do Nordeste e do Centro-Oeste. ( F S P, 11.12.2012, p. B-2) .

A About, empresa especializada no planejamento e desenvolvimento de outlets vai lançar dois projetos novos. Um em Feira de Santana, com investimento de R$ 40 milhões. Os outlets são todos térreos , quase similares a galpões de armazenagem e pelos custos menores permitem que os preços seja entre 30% a 50% menores que os das lojas em shoppings. ( F S P , 9.5.2014,p. B-2) .

O Município baiano de Feira de Santana terá, no final de 2016, um segundo shopping center com 25 mil m2 de Área Bruta Locável , 150 lojas e investimento de R$ 310 milhões , ao lado da nova avenida de acesso á cidade e que também será operado pelo grupo de shoppings Aliansce. ( F S P , 13.06.2014, p. B-2) .





IPIRÁ



A Paquetá inaugurou em maio de 2003 uma fábrica em Ipirá onde irá fabricar tênis da marca Adidas .



ILHÉUS



Em Ilhéus o norte americano George Saint Laurent 2, montou a Microtech com 470 funcionários que fatura R$ 80 milhões por ano montando televisores , computadores e videocassetes . A empresa conseguiu financiamento de 75% do ICMS por 10 anos, isenção por 10 anos do IR e do ISS e IPTU por cinco anos. A empresa só está pagando a Contribuição sobre o lucro, o Imposto de Importação e a contribuição ao INSS. A empresa em 1997 já controlava 2,3% da produção nacional de computadores, pretendendo chegar a 8% em 3 anos. O polo de Ilhéus se diversificou contando com cinquenta empresas de eletrônicos, informática e telecomunicações.



ITAPETINGA



A Azaleia investiu R$ 70 milhões em nova unidade em Itapetinga, a 570 quilômetros de Salvador, produzindo 50.000 pares de calçados esportivos por dia e gerando 4.000 empregos. No nordeste da Bahia , cerca de 43 fabricantes de calçados foram trazidos pelos incentivos fiscais desde 1995 . , tendo sido gerados 15 mil empregos.



JUAZEIRO DO NORTE



A região do submédio São Francisco já atinge um faturamento anual de US$ 330 milhões, gerando 240 mil empregos direitos e mais de 900 mil indiretos , com grande potencial de crescimento pois a área utilizada é de 120 mil hectares , mas podendo expandir-se a até 260 mil hectares. .

Os fruticultores do Vale do Rio São Francisco , na divisa entre Bahia e Pernambuco em torno das cidades de Petrolina (PE) e Juazeiro ( BA) consolidou-se o maior polo exportador de frutas do Brasil . Em 2002 a região exportou US$ 90 milhões. Cerca de 93% da uva e 90% da manga exportada pelo país saíram da região. Numa das áreas mais pobres do Brasil surgiu uma classe formada por pequenos e médios produtores com renda na faixa de R$ 6.500,00 .

Em Juazeiro no norte da Bahia instalou-se a Moscamed , mosca-do-mediterrâneo , ou moscamed ( Ceratitis capitata ), para a fabricação a partir de maio de 2005 de insetos machos estéreis da espécie Ceratitis capitata , tipo de mosca de fruta mais encontrado no Brasil. O inseto macho estéril funciona como um inseticida ativo e serão produzidos 200 milhões de machos estéreis por semana , com o uso de energia atômica em um processo de alta tecnologia.

A Moscamed , é a primeira bio-fábrica nacional, com a finalidade de efetuar o controle biológico da praga que infesta os pomares do Nordeste .

No sul da Bahia está se instalando a Veracel Celulose, joint venture entre a Aracruz Celulose e a Stora Enso , com investimento total de US$ 1,25 bilhão que irá gerar a partir de 2006 uma produção de 2 milhões de t de celulose por ano e exportações de US$ 500 milhões .

A cidade recebe 7.000 visitantes por dia devido às romarias para o Padre Cícero (1844-1934), cerca de 2,5 milhões de romeiros por ano, para uma cidade de 249 mil habitantes. Os romeiros vêm por motivo religioso, mas fazem muitas compras no comércio o que atraiu redes como Lojas Americanas, Bom Preço (Wal-Mart) e Atacadão (Carrefour), além das redes regionais como Macavi (eletrodomésticos), Rabelo (Móveis e eletrodomésticos) e Asteca Calçados.

O PIB da cidade praticamente dobrou de 2006 a 2010, chegando a R$ 1,9 bilhão, o quinto maior do Ceará. A cidade tem o terceiro maior polo calçadista do Brasil e tenta viabilizar a criação de um distrito industrial. (F S P, 9.6.2013, p. B-14).



LAURO DE FREITAS



Em Lauro de Freitas , na região metropolitana de Salvador , funciona a Absolute Tecnologies , única empresa brasileira de tecnologia especializada em realidade virtual e 3D .





LUIZ EDUARDO MAGALHÃES



Luiz Eduardo Magalhães , a 900 quilômetros de Salvador , era um distrito de Barreiras e tinha um posto de gasolina na beira da estrada .

Em 1970 converteu-se em ponto de parada dos imigrantes do Sul que iam para o oeste baiano . No fim dos anos 1980 chegou a soja e o progresso .

Em 2008 já tem 44.000 habitantes , vários grupos americanos que cultivam soja , catorze agroindústrias e concessionárias das principais indústrias de máquinas e implementos agrícolas . É sede de vinte grandes empresas de processamento de grãos e de fibras .

Cerca de 15% dos moradores tem renda superior a 20 salários mínimos . O grupo Bunge tem uma fábrica em Luís Eduardo Magalhães , com capacidade de produção de 135 mil toneladas por mês, fabricando farelo, ração , óleo e lecitinas

Na cidade foi criado o Centro Integrado do Cerrado , com 500 hectares. Entre as empresas que estarão neste centro está a pernambucana Mauricéia , que constrói um frigorífico de aves e uma indústria de ração . Na industrialização de milho para consumo humano estarão a Coringa e a São Braz . A processadora de grãos Bioclean Energy . A Multigran, associada à norte-americana CHS e à japonesa Mitsui, faz investimentos de R$ 700 milhões no município de São Desiderio, implantando uma unidade processadora de algodão, uma usina de biodiesel e uma unidade de armazenagem. A Sykué Bioenergia, com área de 11 mil hectares em São Desiderio produzirá energia de capim-elefante, com 90% da produção adquirida pelo Grupo Pão de Açúcar. A fazenda Santa Colomba implanta 6.000 hectares de café , com irrigação , com 15 pivôs no início e 60 no final ..

A SLC Agrícola vai plantar 75 mil hectares na região . ( F s P , 15.06.2008, B-14) . Na prestação de serviços tem o luxuoso Hotel Saint Louis , com sete andares , 76 suítes e um centro de convenções .

Na década de 80 , produtores pioneiros do Sul chegaram à região, atraídos pela terra barata. Um hectare podiam ser comprados pelo equivalente a dois maços de cigarro.

A agricultura começou a crescer e deu origem a um segundo ciclo quando chegaram grandes comerciantes de insumos e máquinas agrícolas , como a americana John Deere e que trouxe para a cidade nada menos que oito filiais das maiores tradings de alimentos do mundo, como a francesa Louis Dreyfus, puxando um cordão de comerciantes, prestadores de serviços , profissionais liberais , especuladores e aventureiros para atender a uma população que ganhou muito dinheiro com a soja e está ávida para gastá-lo.

A cidade fica no Mapitoba, perto das divisas de quatro Estados , Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia e próxima ao porto de Salvador. Por dia saem 200 caminhões carregados de grãos para Santos e Salvador. Com 80.000 habitantes a cidade é a que mais cresce no país , com 500 novos habitantes por mês.

A construção civil é um dos setores mais aquecidos da economia e estão chegando as Casas Bahia, um shopping center e uma concessionária das marcas Volvo, Jaguar e Land Rover.

Em 2013, irritados com as más condições das estradas vicinais, produtores juntaram R$ 6 milhões e compraram uma frota de 17 tratores e caminhões e já fizeram a terraplenagem de 134 km de estradas e vão arrumar mais 300 km até o final de 2014, com uma economia de 10% no transporte. ( Revista Veja, 28.05.2014, p.68-69).





MARAGOJIPE



O estaleiro Enseada do Paraguaçu , com a construção iniciada em 2012 , já emprega 7.217 pessoas. Entrando em operação vai gerar mais vagas. O polo industrial que vai se formar no entorno, com investimentos de R$ 1,5 bilhão, vai empregar 4.000 pessoas, pelo menos 1.000 com salário superior a R$ 5.000. ( Revista Veja, 26.02.2014, p. 98) .





PORTO SEGURO



No litoral sul , tem a terceira maior rede hoteleira do Brasil, menos apenas que as de São Paulo e Rio de Janeiro , com 46.000 vagas que acomodam mais de 1 milhão de visitantes anuais . ( Veja, 1.9.2010, p. 127) .





SALVADOR



Em Salvador funciona a Unitech , maior empresa de tecnologia de informação do Nordeste . O governo assinou em 2002 protocolo de intenções para a instalação de 20 fabricantes do setor de cosméticos em área de 440 mil m2 no bairro pobre de Valéria em Salvador.

Salvador em 2009 virou um canteiro de obras. A avenida Paralela, que liga o município de Lauro de Freitas a Salvador apresenta obras em seus 18 quilômetros de extensão . O condomínio Le Parc, conjunto de 18 torres com pelo menos 16 andares e 64 apartamentos está sendo construído em conjunto e em menos de um ano , 1.000 de seus 1.138 apartamentos foram vendidos , a preços que variam de 421.000 a 1,1 milhão de reais . ( Exame, 4.11.2009, p. 22) .

Em Salvador o governo vai investir em 2012 R$ 118 milhões em polo tecnológico que começa a funcionar em maio de 2012. O parque reunirá sete universidades que realizam pesquisa no Estado, já na primeira fase a UFBA e a Uneb. O Tecnocentro terá como prioridade o desenvolvimento de software e sistemas para dispositivos móveis. Além das universidades estarão presentes empresas de tecnologia como a IBM, Portugal Telecom, Indra, Sábia e Centro de Tecnologias Estratégias do Nordeste (Cetene) . Na fase dois, será criado o Complexo de Equipamentos Dinamizadores, onde serão incluídas quatro universidades e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia , com previsão de entrega em 2014. As gigantes conviverão com stardups, presentes na incubadora . As empresas que se instalarem terão isenção de IPTU e redução de até 90% na base de cálculo do ICMS para serviços de telecomunicação . A Petrobrás fez seu próprio edifício , de cinco andares, em uma área de 5.800 m2, sendo as pesquisas na área de energia realizadas pela UFBA. ( F S P , 15.04.2012, p. B-10) .



SANTO ANTÔNIO DE JESUS



Os fornecedores do setor de calçados também estão se instalando como a gaúcha Dubahia , que montou uma fábrica de dublagem ( colar tecidos a espumas) em Santo Antonio de Jesus .



SÃO DESIDÉRIO



A cidade, a 860 km de Salvador, maior produtora nacional de algodão , líder em grãos no Norte-Nordeste e dona do terceiro maior PIB agrícola do país, concentra suas atividades no distrito de Roda Velha, a 130 km da sede, quase na divisa com Tocantins , e que anseia por sua emancipação.

Dos quase 30 mil habitantes da cidade, mais de um terço mora no distrito. O município , o segundo maior da Bahia, tem 15,1 mil quilômetros quadrados de área, dez vezes maior do que São Paulo.

Graças à zona rural o PIB do município saltou de R$ 157,6 milhões em 1999, para mais de R$ 1 bilhão em 2008. São Desiderio é a única cidade do Estado baiano sem dívidas, tem folga na folha de pagamento e chega a exercer atribuições do governo federal como a eletrificação de povoados afastados, que ainda constam como pendentes na relação do programa Luz para Todos.

Apesar de ter renda per capita de R$ 38.428 em 2008, tem 30% de sua população com renda média de até R$ 70, linha de pobreza extrema pelos critérios do governo federal. As lavouras mecanizadas estão entre as principais explicações. ( F s P , 14.04.2013, p. B-7) .



SÃO FRANCISCO DO CONDE



A cidade sedia a Refinaria Landulpho Alves, a segunda maior do país e apresenta o maior PIB per capita do Brasil, de R$ 296.885 , em 2012. ( F S P , 13.12.2012, p. B-14.





SÃO GONÇALO DE CAMPOS



Em São Gonçalo de Campos a 120 km de Salvador existe a Menendez Americano, proprietária das marcas Dona Flor e Alonso Menendez , de propriedade de Félix Menendez um exilado cubano , que em Cuba sua família era proprietária da marca Montecristo , desapropriada por Fidel Castro . No Brasil a fábrica está produzindo 3 milhões de charutos e 4 milhões de cigarrilhas por ano. Além desta funcionam ainda a Chaba em Alagoinhas e a Dannemann em São Félix ( Veja, 27.02.2002, p. 98-99) .





VITÓRIA DA CONQUISTA



Com 2.500 lojas a cidade atende a 2 milhões de pessoas de 75 municípios baianos e mineiros ,além de ter excelentes serviços de saúde. ( Veja, 1.9.2010, p. 126) .

As companhias Prates Bomfim, Gráfico e Kubo, vão investir R$ 145 milhões em um parque logístico na periferia de Vitória da Conquista , na Bahia, próximo á VR-116 e a 240 km do polo de mineração de Catité .

A área de 400 mil m2, terá 57 galpões de 2.500 m2, estacionamento, heliponto, guarita, área de lazer, refeitório, auditório, espaço ecumênico. Cerca de 4 lotes serão reservador para um Centro comercial, posto de combustível, pousada e centro automotivo. ( F S P , 3.4.2014, p. B-2) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui