Usina de Letras
Usina de Letras
24 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MATO GROSSO - PRINCIPAIS MUNICÍPIOS -- 31/08/2013 - 10:21 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MATO GROSSO SUL PRINCIPAIS MUNICÍPIOS



Edson Pereira Bueno Leal, agosto de 2013, atualizado em dezembro de 2014..





O Estado de Mato Grosso que quando foi dividido em 1979 era considerada a parte mais fraca, vem mudando. Um dos responsáveis por essa mudança é a soja. De 1985 para 1998 a produção de soja no Estado aumentou de 1,6 para sete milhões de toneladas, tornando-se o Estado o primeiro produtor nacional de soja, de algodão, carne bovina e o segundo em arroz. O Estado está crescendo a taxas anuais de 8%%.

O preço da terra, bem abaixo do praticado no Sul e no Sudeste, atraiu produtores de commodities importantes para a exportação como soja e algodão. O Centro-Oeste ofereceu várias vantagens para a produção agrícola em larga escala. Além da terra mais barata, a topografia plana é afeita a plantios com um alto grau de mecanização. O clima também ajuda com sol abundante e chuvas bem distribuídas entre os meses de setembro a dezembro. (Exame PME, Janeiro de 2011, p. 34).

De 1979 a 2002 a população aumentou uma vez e meia, alcançando 2,7 milhões de pessoas e a arrecadação do ICMS cresceu 5.000 %%, metade proveniente dos negócios ligados à soja.

Com relação ao algodão, o “ouro branco”, em apenas quatro safras Mato Grosso passou de três para 40% da produção nacional e só em 1998 instalaram-se 48 beneficiadoras de algodão, com geração de 48.000 empregos diretos e indiretos em três anos.

Os fazendeiros criaram no Estado a Fundação MT, centro de pesquisa agropecuária e como resultado das pesquisas a produtividade média da soja em 1998 foi de 2800 quilos por hectare, igual á americana e 20% superior à brasileira.

Com a expansão da agricultura surgiram novas cidades como Sapezal, Lucas do Rio Verde e Primavera do Leste. (Veja, 1.9.1999, p.130-131).



Mato grosso e Mato grosso do Sul 1979 e 1998

1979 1998 1979 1998

População 1,1 2,3 1,4 2

Arrecadação R$ 40 milhões 900 80 700

Produção agríc. 1,2 milhão t 10,4 1,7 4,9

Fonte: Conab, IBGE, Simonsen Associados e Fundação MT.



Segundo a consultoria Deloitte, os 22 municípios que compõe as regiões de Alto Teles Pires, Arinos, Parecis e Primavera do Leste, no norte e sudeste mato-grossense são uma das regiões mais dinâmicas do país e juntas respondem por 17% de toda a soja produzida no Brasil e se formassem um país à parte, seriam o quinto maior produtor mundial. (Revista Exame, 14.12.2011, p. 65).



ACORIZAL



A PB Leiner , multinacional produtora de gelatinas com sede na Bélgica investiu R$ 80 milhões em sua primeira fábrica no Brasil , em Acorizal (MT), que terá capacidade de produzir até 6.000 toneladas de gelatina por ano, a maior parte (70%), exportada para EUA e Argentina e o restante para atender os mercados alimentício e farmacêutico nacional. A cidade foi escolhida devido à disponibilidade de matéria-prima - o colágeno, retirado do couro do boi e por estar próxima ao porto seco de Cuiabá. ( F S P ,1.10.2013, p. B-2) .







BARREIRAS



Em 2001 a região onde se situa Barreiras cresceu 10% e a população dobrou.





CUIABÁ



A Vicunha Têxtil assinou em 16 de março um protocolo de intenções que prevê a implantação, em três anos, de uma das maiores fábricas de tecido do mundo em Cuiabá, com investimentos de R$ 350 milhões e possibilidade de geração de 2.000 empregos diretos e pelo menos 6.000 indiretos e capacidade de processar 65 mil toneladas de algodão e produzir 72 milhões de metros lineares de tecido por ano. A localização justifica-se pelo fato do Mato Grosso ser o maior produtor de algodão do país. (F S P, 17.03.2010, p. B-10)

A Prefeitura vai revitalizar parte da orla da cidade, em um trecho do rio Cuiabá, com aporte de R$ 30 milhões. Serão construídos píer para embarcações, restaurantes, espaços de lazer como ciclovia, e um aquário para fomentar o turismo e tornar a área, degradada, atrativa. (F S P, 27.08.2013, p., B-2).







LUCAS DO RIO VERDE



A cidade de Lucas do Rio Verde consolidou-se como polo exportador altamente competitivo na venda de grãos, aves e suínos para o exterior. A cidade, com 27.000 habitantes em 2002, exibe o quarto melhor índice de desenvolvimento humano entre os 139 municípios do Estado têm 80% das ruas asfaltadas e 100% das casas da área urbana com água tratada. Nove ginásios poliesportivos, dez postos de saúde e dez escolas municipais e um hospital construído com dinheiro doado por sojicultores.

A Sadia vai aplicar mais R$ 308 milhões na segunda etapa de sua unidade na cidade, devendo atingir em 2011 uma meta anual de 145 milhões de aves e 2,5 milhões de suínos. O projeto prevê unidades de abate e uma fábrica de industrializados, com investimento total de R$ 800 milhões. (F s P, 5.9.2008, p. B-12).

A Perdigão mantém na cidade o maior complexo agroindustrial da América Latina, com cerca de 8.000 funcionários e capacidade para abater 2,5 milhões de aves e 27.000 suínos por semana, além de produzir 250.000 toneladas de embutidos e pratos prontos congelados por ano. (Você S A, julho de 2009, p. 31).



NOVA MUTUM



A Perdigão (BR Foods) montou um frigorífico de frangos com capacidade de 230.000 abates por dia. A Bunge começou a operar uma esmagadora de soja, e em 2012 a empresa deve abrir na cidade a sua primeira usina de biodiesel no Brasil. (Revista Exame, 14.12.2011, p. 65).

O biodiesel trará ganhos para 10.000 agricultores familiares organizados em 15 cooperativas que fornecerão 150.000 toneladas de soja por ano para abastecer a fábrica.





PRIMAVERA DO LESTE



O sudeste de Mato Grosso onde está Primavera do Leste, alcançou a impressionante taxa de 26% ao ano. A cultura de soja está 100% mecanizada e estão sendo utilizadas colheitadeiras monitoradas por satélite para levantar informações a cada metro do solo.



A Cargill abriu uma fábrica de produção e refino de óleo de soja, que processa 3.000 toneladas por dia, e a mineira Granja Mantiqueira, uma das maiores produtoras de ovos do país, inaugurou sua principal unidade de produzir três milhões de ovos por dia. (Revista Exame, 14.12.2011, p. 65).



RONDONÓPOLIS



O grupo Cluster de Energia S A, formado em 2007 e que reúne 21 investidores de diversos setores, pretende investir R$ 3 bilhões na implantação de um complexo de quatro usinas para a produção de um bilhão de litros de álcool por ano e 500 megawatts de energia na região de Rondonópolis, que deve estar em plena atividade a partir de 2.013.

A demanda de matéria prima, de 12 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por safra, será obtida a partir de uma área de cultivo estimada em 180 mil hectares. O projeto prevê a formação de uma rede de produtores locais. O grupo planeja empregar parte das áreas de pecuária para a produção de cana-de-açúcar, passando o gado para criação intensiva, com o uso do bagaço de cana hidrolisado como ração para o gado, ou seja, poderão aumentar os rebanhos na região apesar da diminuição da área com pecuária. Serão gerados 7.500 empregos diretos e 20.000 indiretos. (F S P, 19.08.2008, p. B-10).

O grupo mineiro Tenco, de shopping centers, pretende investir R$ 550 milhões na construção de cinco empreendimentos no país. Três unidades serão lançadas no Norte e Nordeste e uma no Sudeste ou Sul.

O primeiro centro de compras será em Rondonópolis (MT), com 100 mil m2 de terreno, sendo 25 mil m2 de ABL ( Área Bruta Locável), com capacidade para 170 lojas. A empresa tem 7 shoppings em operação, 6 em construção e deve inaugurar dois em 2014, em Boa Vista (RR) e Lajes(SC). Pretende chegar em 2016 a 32 shoppings ,com ao menos 22 em funcionamento. ( F S P , 20.03.2014, p. B-2) .





SANTA RITA DO TRIVELATO



Com apenas 4.000 habitantes foi o município com maior crescimento econômico de 2000 a 2005. É vizinha de Sorriso, campeã brasileira do cultivo de soja. (F s P, 30.11.2008, p. B-6).



SAPEZAL



Sapezal que era uma vila de colonos com a soja tornou-se uma cidade com 12.000 habitantes, com quase todas as ruas asfaltadas e rede de telefonia com cabos de fibra ótica. É o terceiro maior centro de soja do Estado.



SINOP



À beira da rodovia BR-163, fundada em 1974 pela Sociedade Imobiliária Noroeste do Paraná que loteou a região, a cidade possui em 2008 105.000 habitantes, cuja renda vem principalmente de indústrias e serviços ligados ao agronegócio. De 2000 a 2008 o número de empresas instaladas na cidade mais que dobrou, passando para 10.100 indústrias e pontos comerciais. (Exame, 13.08.2008, p.139).

Desde 1990 cerca de dez universidades instalaram-se na cidade, com 9.000 alunos em 2010. Com 114.000 habitantes em 2010 a cidade tornou-se um centro regional dos trinta municípios do seu entorno, por isso é chamada de Capital do Nortão. (Revista Veja, 1.9.23010, p. 97).



SORRISO



Sorriso a 462 km de Cuiabá tem a maior área plantada de soja do mundo. Produz em 2008 2,5 milhões de toneladas de soja por ano com produtividade de 55 sacas por hectare, a maior do mundo. É o município do Brasil que tem a maior proporção do território coberta por lavouras.

A cidade possui 590 mil hectares de soja divididos entre 1.600 propriedades. E empregado rural de Sorriso com bônus anual recebe em média R$ 2.000,00 por mês. Porém, cerca de 70% dos funcionários das fazendas trabalham sem registro em carteira e sem equipamentos de proteção e segurança. A cidade tem o maior IDH de Mato Grosso.

Em 2005 a prefeitura contratou o urbanista Jaime Lerner para elaborar o Plano Diretor até 2020, quando a população deve atingir 200.000 habitantes. A receita da prefeitura atingiu R$ 77 milhões, dez vezes maior do que em 1986 quando o município foi emancipado. A cidade possui água tratada e energia elétrica em 100% das residências. As 19 escolas da rede municipal possuem laboratório de informática com internet de banda larga. (Veja, 23.07.2008, p.81)

Sorriso era a terra da soja e agora está prestes a virar a terra do tambaqui, do pintado e do pirarucu.

A cidade começou a investir em piscicultura no começo dos anos 2.000 e deu certo. Hoje responde por 10.000 toneladas de pescado por ano, um quinto da produção de Rondônia, o maior criador de peixes em viveiro do país.

Ganha-se com 1 hectare de peixes o mesmo que em 100 hectares de soja. Em maio de 2014, a cidade vai inaugurar o maior frigorífico de peixes em viveiro do Brasil, o primeiro passo para o início de exportações.( Revista Veja, 21.05.2014, p. 56) .

Na safra 2012/2013, a produtividade da soja nacional ficou em 2,94 toneladas por hectare, 10% acima da dos EUA. Em Mato Grosso foi de 3,35 toneladas por hectare. Em Sorriso, máquinas de alta precisão, com GPS fertilizam o solo e plantam. Os tratores operam praticamente sozinhos. Quando estiverem equacionados os problemas de escoamento da safra para exportação, a região será imbatível. ( Revista Veja, 25.06.2014, p. 43) .





VARZEA GRANDE



Vizinha de Cuiabá sedia o principal aeroporto de Mato Grosso. A indústria cresce com a expansão de gigantes como Sadia e Coca Cola. , o PIB do setor dobrou entre 2003 e 2008. Em 2012, inaugurará o seu primeiro shopping. Até 2014, devido aos investimentos relacionados à Copa do Mundo, seus hotéis terão 3.000 novos leitos. (Revista Veja, 2.11.2011, p. 181).

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui