Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->RIO DE JANEIRO - PRINCIPAIS MUNICÍPIOS -- 27/08/2013 - 08:49 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
RIO DE JANEIRO PRINCIPAIS MUNICÍPIOS



Edson Pereira Bueno Leal, agosto de 2013, atualizado em dezembro de 2014.







A parte sul da Cidade Universitária, na Ilha do Fundão, zona norte do Rio de Janeiro está sendo transformada com recursos privados em um parque tecnológico com mais de dez centros de pesquisa, cujos projetos totalizam mais de R$ 1 bilhão. Schulemberger, Baker Hugues, FMC Technologies, Usiminas, Halliburton, Tenaris Confab, BG Brasil, EMC Computer Systems Brasil, GE e L’Oréal são empresas que estão se instalando no polo, com expectativa de geração de 5.000 empregos. A proximidade com a academia e com o Cenpes (centro de pesquisas da Petrobrás, instalado na ilha nos anos 60), estimulou a chegada de empresas devido á descoberta do pré-sal, em 2007. (F S P, 18.02.2012, p. B-6).

A Ambev investirá R$ 180 milhões para pesquisar produtos e embalagens em seu maior centro tecnológico na ilha do Bom Jesus, parte do Parque Tecnológico da UFRJ. Em maio a francesa L’Oréal, anunciou a montagem de uma unidade de pesquisa no local, com investimento de R$ 120 milhões. Ao todo, 13 empresas de grande porte já têm ou instalarão suas bases de inovação no parque. Desde 2003, os investimentos chegam a R$ 1 bilhão, sem o da Ambev. ( F S P , 6.8.2014, p. B-4) .

De acordo com a Rio Negócios, agência de fomento da Prefeitura, existem pelo menos oito universidades de ponta, como a UFRJ e a PUC – Rio, e sete parques tecnológicos que tornam o ambiente propício para o surgimento de Start-ups. A cidade fechou 2012, com 22 incubadoras e 189 empresas incubadas. O fundo de investimento espanhol Mola, irá aportar no Rio de Janeiro em 2013, com o objetivo de trazer de cinco a seis empreendimentos europeus dispostos a apostar em start-ups na cidade (F S P, 13.01.2013. B-6).

O governo federal estima que os Jogos Olímpicos gerem 51 bilhões de dólares em negócios até 2016 e 15.000 empregos permanentes no Rio A hotelaria deverá ganhar mais 15.000 apartamentos, com investimento de um bilhão de reais. ( Exame, 20.10.2010, p. 55).

De 2008 a 2009, o PIB somado dos municípios do norte fluminense cresceu 334,8% de R$ 1,95 bilhão para R$ 8,5 bilhões, sendo que entre 2006 e 2009 o aumento foi de 73,2%%. O PIB dos municípios ainda corresponde a 2,5% do estadual . Segundo a Firjan, serão R$ 5 bilhões em novas fábricas e ampliações das atuais na região. (F S P, 05.08.2012, p. B-9).

Levantamento feito pelo economista Fernando Postali , da USP baseado em dados de 1996 a 2006 concluiu que justamente as cidades que receberam royalties do petróleo, cresceram em ritmo mais lento do que as outras que estão distantes dessa riqueza.( Veja, 22.08.2012, p. 110) .

A Nissan, patrocinadora dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, vai transferir sua sede do Paraná para a cidade do Rio de Janeiro em janeiro de 2012. Cerca de 80% dos funcionários paranaenses aderiram à transferência, e a sede terá 350 funcionários.( F S P , 2.11.2012, p. B-5) .

A Microsoft investirá R$ 200 milhões em quatro anos para erguer o ATL Brasil , seu primeiro laboratório tecnológico na América Latina, em um edifício histórico da zona portuário do Rio de Janeiro, que será o quarto centro da empresa no mundo, sendo os outros em Israel, Egito e Alemanha. A empresa investe US$ 9 bilhões em projetos de pesquisa e desenvolvimento no mundo. O laboratório contará com um centro de desenvolvimento do Bing e um projeto para apoiar novas empresas brasileiras de tecnologia. ( F S P , 8.11.2012, p. B-12) .

A construtora e incorporadora carioca Calçada vai investir R$ 350 milhões em dois empreendimentos no Rio de Janeiro em 2014. Na Barra da Tijuca, em área de 33 mil m2, vai construir um complexo multiuso, com hotel de alto padrão, salas comerciais , um centro de convenções com capacidade para mil pessoas e um centro de compras com 100 lojas , para ser inaugurado a partir de dezembro de 2015. Outro investimento de R$ 150 milhões será feito no Pontal Oceânico, na região do Recreio dos Bandeirantes, com cinco blocos , com 447 apartamentos e 28 lojas térreas na primeira fase e 230 apartamentos na segunda fase. ( F S P , 28.03.2014, p. B-2) .

A região de Resende, Itatiaia e Porto Real ,no Rio de Janeiro, tem quatro montadoras , MAN, PSA, Peugeot Citroen , Hyndai Heavy Industries Brasil e Nissan. Uma quinta, a Jaguar Land Rover, deve abrir em 2016. As fábricas empregam 10 mil trabalhadores, que serão 30 mil em cinco anos segundo a Firjan. O investimento nas três cidades , entre 2014 e 2016 , na construção de fábricas e expansão das já existentes será de R$ 5,7 bilhões.

A indústria automotiva impulsiona outras áreas como a construção civil . como a Concremat Engenharia que gerenciou e fiscalizou as obras da fábrica da Nissan , mas com o trabalho terminado decidiu manter um escritório em Resende, para atender a novas demandas. O setor hoteleiro viu sua taxa de ocupação subir com o público corporativo. Os municípios vizinhos também estão procurando atrair empresas. ( F S P , Sudeste, 26.06.2014, p. 5) .





ANGRA DOS REIS



Tem as usinas Angra 1 e 2 , recebe royalties por ser cortada por oleoduto e tem um estaleiro que monta plataformas para a Petrobrás, como a P-51. O turismo é muito forte na cidade. ( Veja, 1.9.2010, p. 128)



BELFORT ROXO



É sede da maior unidade latino-americana da Bayer que por meio século estimulou a economia da cidade. Redes de varejo como o Wal-Mart e a C&A se instalaram e ajudaram a revitalizar o setor de serviços que já responde por 75% do PIB local. ( Veja, 2.11.2011, p. 176) .



CABO FRIO



O dinheiro recebido pelo município dos royalties da exploração de petróleo vem sendo aplicado na melhoria dos acessos aos principais pontos turísticos , em iluminação pública e na atração de investimentos para o turismo . Em 2007 foi concluída a ampliação e melhoria do aeroporto . Redes de hotéis se instalaram na cidade que se credenciou como destino de turistas europeus e de países da América Latina . Cerca de 1 milhão de pessoas visitam a cidade nas férias e feriados , cinco vezes sua população . ( Revista Veja, 1.9.2010, p. 91) .

O aeroporto internacional de Cabo Frio receberá investimentos de R$ 100 milhões do Grupo Libra de 2013 a 2015. O aeroporto, inaugurado em 1998, foi transferido para o Grupo em 2001.

Além de receber mais voos com turistas, com a construção de um novo terminal de passageiros, com capacidade para até 500 mil pessoas por ano, o pátio de aeronaves cargueiras será ampliado em 65 mil m2 e construídos mais 65 mil m2 de espaço para helicópteros, o que permitirá o pouso de mais de 30 por dia. O aeroporto passou a ser usado como base de helicópteros que seguem para plataformas de petróleo, pela proximidade com as bacias de Campos e de Santos. (F S P, 12.06.2003, p. B-2).



CAMPOS DOS GOYTACAZES



Recordista na arrecadação de royalties do petróleo nas cidades da região, é também campeã em ações de improbidade administrativa . Desde 2001 é alvo de 68 processos. .( Veja, 22.08.2012, p. 110) .

A construtora capixaba Lorenge vai investir R$ 385 milhões em 2014 no Rio de Janeiro, em Macaé e Campos dos Goytacazes. Em Campos será um condomínio residencial de alto padrão. ( F S P , 30.01.2014, p. B-2) .



CANTAGALO



A pequena cidade de Cantagalo vai receber em US$ 50 milhões o que corresponde a US$ 2,483 mil por habitante, para ampliação de fábricas de cimento.



DUQUE DE CAXIAS



É o segundo maior PIB do estado e a cidade criou 192.000 postos de trabalho desde 2009 , o melhor resultado do estado em números absolutos. Abriga o maior complexo gás-químico da América Latina e gigantes da transformação de plásticos como Nitriflex e Polibrasil , além da TermoRio, a maior termelétrica de gás natural em operação no Brasil . ( Veja, 2.11.2011, p. 178) .



ITATIAIA



A Land Rover decidiu instalar sua fábrica em Itatiaia (RJ). A montadora britânica , controlada pela indiana Tata, construirá uma unidade com capacidade de produzir 24 mil veículos por ano a partir de 2016. ( F S P , 6.12.2013, Mercado 2, p. 8).

A gestora Pátria Investimentos, vai construir um complexo logístico e industrial em Itatiaia , no Rio de Janeiro, com aporte estimado em R$ 200 milhões. A estrutura , erguida na margem da rodovia Presidente Dutra, terá galpões para locação , com área construída de 160 mil m2, um terminal que vai integrar os transportes rodoviário e ferroviário e um pátio de 50 mil m2 para o recebimento de cargas em contêineres.

O objetivo é atender empresas fornecedoras das indústrias automobilísticas da região , além de companhias de logística que atuarão na mesma cadeia produtiva. ( F S P , 22.11.2013, p. B-2)



MACAÉ



A Bacia de Campos responde por 84% da produção nacional de petróleo e a Petrobrás escolheu Macaé como sua base na região . Com isso a economia local cresceu 600% de 2000 a 2008 . A população da cidade triplicou de 2000 a 2010, passando de 36,4 mil para 105,6 mil habitantes.

A cidade passou a ser considerada capital nacional do petróleo , reunindo pelo menos 21 empresas de grande porte do setor , entre elas as exploradoras ,Petrobrás, Shell, Devon e BP e as prestadoras de serviço Schulemberg, Halliburton, Transocean e Pride

Com doação de terrenos da prefeitura, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade Federal Fluminense se instalaram na cidade e a cidade passou de 1.000 universitários em 2000, em quatro cursos para 6.100 alunos em 2011 em 44 carreiras.

Redes internacionais de hotéis se instalaram na cidade como as americanas Sheraton e Best Western e o turismo de negócios passou a representar 10% do PIB local . Com o crescimento , peso relativo dos royalties do petróleo na arrecadação municipal caiu de 52% para 32%. ( Veja, 2.11.2011, p. 171) .

Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras e São João da Barra , responsáveis por 85% da produção nacional de petróleo , receberam de 2005 a 2010, R$ 9.254 bilhões em royalties do petróleo . O PIB dos 4 municípios cresceu , em média, 432% de 1999 a 2009 . Segundo a Firjan , a região norte receberá , de janeiro de 2011 a dezembro de 2014, R$ 14 bilhões em investimentos , apenas no setor industrial . ( F S P , 8.4.2012, p. B-7) .

Todavia , em Macaé, a inação pública e a ausência de qualquer planejamento fizeram dobrar o número de pessoas que vivem em favelas, e o índice de homicídios chegou a 51 por 100.000 habitantes, o dobro do registrado no Rio de Janeiro . Há uma década, a cobertura da rede de esgoto está estacionada em 66% e a de fornecimento de água caiu 10%. ( Revista Veja, 22.08.2012, p. 114).

A construtora capixaba Lorenge vai investir R$ 385 milhões em 2014 no Rio de Janeiro, em Macaé e Campos dos Goytacazes. Em Macaé , um empreendimentos com dois hotéis, dois prédios comerciais, quatro torres residenciais e um shopping com 60 lojas. ( F S P , 30.01.2014, p. B-2) .

O grupo Hyatt vai instalar mais dois novos hotéis no Brasil , em Macaé (RJ) e em Sorocaba (SP). Os empreendimentos receberão R$ 160 milhões em investimentos e terão a bandeira Hyatt Place de perfil executivo. ( F S P , 17.12.2014, p. B-2) .

A cidade de Macaé vive em 2014 , uma onda de demissões nas empresas que prestam serviços à Petrobrás. O número de ações trabalhistas triplicou em 2014. São 14 mil novos processos, contra 4.800 em 2013.

Cerca de 63% dos empregos formais em Macaé são ligados á indústria do petróleo. As dispensas decorrentes da crise na estatal atingem de operários a executivos.

A política de revisão dos contratos da Petrobrás, iniciada em 2013 e ampliada em março após a Operação Lava Jato, acentuou o desaquecimento do setor.

A empresa de engenharia Iesa, investigada na operação, fechou e dispensou quase todos os 2.000 funcionários.

O mesmo ocorreu com a MPE , empresa de montagem de equipamentos , que demitiu 2.600 empregados.

A Dolphin Drilling do Brasil, do grupo norueguês Fred Olsen Energy , fechará em janeiro seu escritório em Macaé, após a Petrobrás ter adiado por cinco vezes a assinatura de contrato obtido em licitação em 2013. A empresa tinha duas sondas de perfuração na bacia de Campos, que , depois de ficarem sem serviço, foram deslocadas para o exterior. A empresa que tinha 30º funcionários, demitiu quase todos.

A redução da atividade da Petrobrás se estendeu por toda a cadeia e atinge até gigantes mundiais do setor, como Schlumberger , Baker and Hughes e Halliburton, empresas prestadoras de serviços especializados para plataformas. Esse setor dispensou 10 mil pessoas em 12 meses.

A Sermap, produtora de equipamentos de proteção individual e ferramentas, viu seu faturamento cair em 70% no biênio 2011-12 para 2013-14. Dos cerca de 300 empregados, restaram 70. ( F S P , 30.11.2014,p. B-9).





NOVA IGUAÇU



O setor de serviços responde por 80% do PIB da cidade , especialmente no comércio e na logística . Como 67% dos terrenos da cidade são áreas de proteção ambiental, vem crescendo o turismo ecológico nas fazendas de regiões como a Reserva Ecológica do Tinguá . ( Veja, 2.11.2011, p. 179) .

A Ancar Ivanhoé , que atua com desenvolvimento e gestão de shoppings centers, vai instalar um complexo multiuso com centro de compras, hotel e torres de escritórios em Nova Iguaçu ( RJ). Só o shopping terá investimento de R$ 300 milhões e terá 235 lojas, sendo o oitavo da Ancar no Estado do Rio de Janeiro. ( F S P , 22.01.2014, p. B-2) .





PETRÓPOLIS



Destaque em Softwares para aplicar conteúdo digital em computadores e celulares . Cerca de 74 empresas e 100 PhDs .

Com cinco centros globais de manutenção de turbinas de aviação espalhados pelo mundo, a General Electric escolheu a unidade do município de Petrópolis , para ser o principal polo de seus serviços do gênero no mundo . Em outubro, a planta , denominada GE-Celma, ganhará um novo centro de provas , capaz de dobrar a capacidade de turbinas testadas de 400 para 800 por ano . Estão previstos investimentos de US$ 50 milhões , até 2014 e a câmara de testes terá condições de simular integralmente as condições enfrentadas pelas aeronaves durante o vôo , como tempestades, neves e até choques com pássaros. ( F S P , 8.8.2010, p. B-9) .

Petrópolis tem no turismo 20% do PIB do município . Além de abrigar a maior parte dos resorts, Petrópolis é a terceira cidade brasileira com maior número de restaurantes com três estrelas do guia quatro rodas de 2011 e tem 4.600 leitos em sua rede hoteleira . ( Veja, 2.11.2011,p. 167) .

PORTO REAL



O governo do Rio subsidiou um empréstimo de US$ 300 milhões que o BNDES vai conceder à Peugeot Citroen para instalar uma fábrica em Porto Real, a 150 km do Rio de Janeiro. Este subsídio poderá chegar a US$ 50 milhões. Além disso o governo entrará com US$ 105 milhões a título de participação acionária em um investimento total de US$ 600 milhões, dos quais a empresa vai bancar apenas US$ 195 milhões, para fabricar 70 mil veículos a partir do ano 2.000, gerando 2500 empregos diretos e 10.000 indiretos. (Folha de S. Paulo, 22.01.98, p. 2-3).

A fábrica começou a operar em 2001 e a cidade com 14.500 habitantes arrecada tanto que tem dificuldade para gastar os recursos . A prefeitura universalizou o saneamento e pavimentou ruas . Mantêm ônibus para levar os estudantes para as faculdades de cidades vizinhas . Distribui 211 medicamentos em sua farmácia pública . Construiu praças que ainda esperam frequentadores. ( Veja, 23.07.2008 , p.99) .

A empresa vai investir em R$ 3,7 bilhões para duplicar a fábrica e vai receber , incentivo de R$ 4,8 bilhões do governo estadual , correspondente a 80% do ICMS gerado ao Estado, que poderá ser pago em até 50 anos, com carência de 30. ( F S P , 16.06.2012, p. B-6).

A arrecadação de Porto Real deve alcançar em 2012 R$ 220 milhões, 968% a mais do que o registrado em 2.000. A população da cidade , emancipada de Resende em 1996, cresceu 37,2% de 2000 a 2012 . . ( F S P , 05.08.2012, p. B-9) .



RESENDE



O governo ofereceu grandes incentivos para a instalação da fábrica de caminhões da Volkswagen em Resende e a expectativa era a criação de 50.000 empregos e investimentos de US$ 250 milhões. A realidade ficou muito aquém da expectativa. Em 1997 estão trabalhando na fábrica apenas 600 pessoas e a” Volks e seus parceiros investiu aproximadamente US$ 20 milhões na cidade, computando-se os gastos com a construção da fábrica, compra de materiais, despesas em hotéis e restaurantes”.(Folha de São Paulo; 14.09.97, p. 1-13).

A Nissan vai investir em R$ 2,6 bilhões em sua primeira fábrica no Brasil em Resende e vai receber , incentivo de R$ 5,9 bilhões do governo estadual , correspondente a 80% do ICMS gerado ao Estado, que poderá ser pago em até 50 anos, com carência de 30. ( F S P , 16.06.2012, p. B-6). A empresa deve empregar 4.000 pessoas direta e indiretamente em 2014. e deverá atrair ao menos 30 novos fornecedores.

A Prefeitura deu isenção do IPTU por 20 anos e alíquota de ISS de 0,5% para os custos com a obra, quando o normal seria 3% e concedeu ainda isenção total do ITBI e prometeu devolver à empresa parte do ICMS com a receita gerada por ela. A meta é fabricar 200.000 veículos por ano e alcançar 5% do mercado nacional em 2016.( F S P , 2.11.2012, p. B-5) .

A população de Resende passou de 104,5 mil habitantes em 2.000 para 120.000 em 2012. A arrecadação da cidade deve alcançar em 2012 R$ 340 milhões, 167,5% a mais do que o registrado em 2.000. ( F S P , 05.08.2012, p. B-9) .



RIO DAS OSTRAS



Melhor em desenvolvimento social – Rio das Ostras –RJ

Ao lado de Macaé e Búzios, a cidade de 1992 , quando se emancipou até 2014, passou de 11.000 para 126.000 moradores , mas a qualidade de vida na cidade ao invés de piorar, melhorou.

De 2000 a 2010, o salário real médio dos trabalhadores locais com carteira assinada teve aumento real de 81% , passando de 902 para 1.635 reais, segundo o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, enquanto no país o crescimento no período foi de 14%, alcançando 1.588 reais.

A cidade registrou importantes avanços na educação. O abandono é quase zero , distorção de idade dos alunos em relação à serie que deveriam cursar é baixa e a maioria dos professores do ciclo básico tem formação superior. A nota dos alunos no Ideb, de 4,9, está bem acima da média brasileira de 4,05. A cidade criou um instituto municipal especializado em magistério, com aulas em período integral durante quatro anos, garantindo professores bem preparados.

A receita da cidade disparou com os royalties pagos pelas empresas de petróleo, cerca de R$ 334 milhões em 2013, mas o dinheiro está sendo bem aplicado. O município gasta menos de 30% da receita com salário de servidores e investe 20% do total arrecadado em uma combinação rara no Brasil.

O planejamento é fator de desenvolvimento da cidade, tendo o primeiro plano diretor sido elaborado em 1999 com a ajuda de profissionais de várias áreas e diferentes regiões do país.

Foi criada em 2002 uma Zona Especial de Negócios , área oferecida gratuitamente a empresas interessadas em se instalar na cidade. Ela já tem 39 companhias, sendo muitas do setor de petróleo. O local escolhido é distante das atraentes praias e lagoas da cidade para não atrapalhar o turismo. Nos últimos cinco anos, o número de empresas registradas na cidade aumentou de 2.800 para 7.000 , a maioria de pequeno porte e do setor de serviços. Agora a prefeitura busca outro terreno para instalar um segundo polo , para atender a mais de 200 empresas interessadas. ( Revista Exame, 30.04.2014, p. 56-57) .



SANTA CRUZ



O conglomerado alemão Thyssem Krupp ( 70%) e a Companhia Vale do Rio Doce ( 30%) assinaram em janeiro de 2005 com o governo do Rio de Janeiro protocolo para a construção da Companhia Siderúrgica do Atlântico , com investimentos totais de US$ 2,3 bilhões para a construção de uma usina siderúrgica , com capacidade de produção de 5,0 milhões de toneladas por ano de chapas de aço plano , uma coqueira com capacidade de 1,4 milhões de toneladas ano e uma termelétrica de 400 MW . A empresa deverá entrar em operação em 2008 no distrito industrial de Santa Cruz , no Município do Rio e gerar 10.000 empregos na construção e 3.000 na fase operacional . Toda a produção deverá ser exportada , sendo 50% para o próprio Thyssem Group . ( F S P 13.01.2005 , p. B-6) .

Com a decisão da maior produtora alemã de aço , a ThyssenKrupp de cortar US$ 1,3 bilhão em gastos em 2009, a inauguração da CSA – Companhia Siderúrgica do Atlântico ficou para julho de 2010 e não março de 2009 como previsto inicialmente . A empresa deve destinar 40% da produção de placas de aço fino para a indústria automobilística alemã e os restantes 60% seguirão para o mercado norte-americano .( F s P , 2.12.2009, p. B-5)

Cerca de 175 brasileiros foram enviados para treinamento na sede mundial da Thyssen Krupp , na cidade alemã de Duisburg. Os “200 da Alemanha”, recrutados na concorrência por salários 20% maiores , formam a elite dos 2.300 empregados da CSA. Desse total , apenas 600 já tinham qualificação para as funções que iam ocupar , mostrando a enorme carência d profissionais no setor que obrigou a empresa a treinar 75% da força de trabalho . ( Exame, 7.4.2010, p. 137) .

Começou a operar em 19 de junho de 2010 a CSA – Companhia Siderúrgica do Atlântico , parceria entre a alemã ThyssenKrupp (73%) e a Vale ( 27%). A crise de 2008 quase levou à paralisação das obras , evitada graças a um aporte de US$ 1,4 bilhão da Vale . ( F s P , 18.06.2010 , p. B-11) .



SÃO GONÇALO



A cidade abriga 12 empresas , entre elas a Logshore , que fornece insumos às companhias petrolíferas da Baía de Campos e atualmente investe 53 milhões de reais para ampliar a sua linha de produção . Com a transformação do antigo polo industrial de Guaxindiba no Complexo Industrial e Empresarial de São Gonçalo até 2015 serão criados 4.000 novos postos de trabalho. ( Veja, 2.11.2011, p. 180) .





SÃO JOÃO DA BARRA



O porto de Açu, da LLX , o maior da região , empresa de logística de Eike Batista , terá 40 berços para atracação de navios de grande porte e um complexo industrial do tamanho de Vitória , com uma siderúrgica, duas usinas térmicas, um estaleiro e um terminal de embarque de minério de ferro. ( F S P , 8.4.2012, p. B-7) .

Em 2012 terá capacidade para receber simultaneamente nove navios e 40 em 2016. ( Revista Exame, 14.12.2011, p. 54) .



SÃO JOÃO DO MERITI



A rede de drenagem recebeu 100 milhões em investimentos como o programa de combate a enchentes e o número de ruas pavimentadas aumentou 18% de 2008 a 2011 . Com isso, 3.000 empresas foram abertas na cidade . ( Veja, 2.11.2011, p. 180) .



SÃO PEDRO DA ALDEIA



A rede Alia vai abrir quatro novos hotéis em São Pedro da Aldeia (RJ), Goiânia , Aparecida de Goiânia e Catalão (GO). Outros seis contratos deverão ser fechados até dezembro de 2014, em aporte de R$ 150 milhões, R$ 15 milhões por hotel. A maior parte dos recursos deve vir de incorporação imobiliária no formato de condohotel, no qual investidores compram partes do projeto. ( F S P, 18.09.2014, p. B-2) .



SAQUAREMA



O governo estadual reduziu o ICMS na cidade de 19% para 2% e 25 empresas aguardam a aprovação para se instalar na cidade. A fabricante de móveis escolares Desk inaugurou uma unidade na cidade em 2010 e está em expansão devendo empregar 600 pessoas, sendo 35 com remuneração acima de R$ 5.000,00. ( Revista Veja, 26.02.2014, p. 97) .



SEROPÉDICA



A empresa italiana Marcora, em parceria com o grupo brasileiro Gaia, planeja instalar uma planta industrial com aporte de R$ 120 milhões em Seropédica, a cerca de 70 km do Rio de Janeiro. A fábrica deverá produzir aproximadamente 40 mil toneladas em equipamentos de aço para extração de petróleo em condições submarinas. ( F S P , 24.02,.2014, p. B-2) .

A VBI Real Estate , gestora de fundos de private equity com sede em São Paulo, vai investir R$ 350 milhões em um novo condomínio logístico em Seropédica. O complexo vai ocupar uma área de 370 mil m2, com 180 mil m2 de galpões que serão construídos em fases, de acordo com a demanda. ( F S P , 30.05.2014, p. B-2). .





TRÊS RIOS



A gigante chinesa CNR ( China Northern Railway ) com contrato fechado para fabricar 34 trens para o governo do Rio de Janeiro vai investir US$ 200 milhões numa unidade na cidade de Três Rios (RJ), uma das exigências para a compra de novas composições . Uma primeira encomenda de 30 trens , adquiridos por US$ 166 milhões está em produção na China com início de entregas no final de 2011 .

A empresa também é fornecedora dos 19 trens comprados pelo Metrô do Rio por US$ 148,2 milhões cujo primeiro deve chegar no final de 2011.

A cidade também receberá uma fábrica da Nestlé , cujo investimento previsto chega a R$ 163 milhões . ( F S P , 21.06.2011, p. B-5) .

O cidade de Três Rios colocou em funcionamento a Casa do Empreendedor que orienta empreendedores individuais a abrir novos negócios e deu certo. Com alíquota de ICMS de 2% válida para novas empresas, oferta de terrenos, isenção de IPTU, redução de ISS de 5% para 3% e isenção de taxa de obra , o número de empresas formais na cidade cresceu 59% , de 932 em 2008 para 1.439 em 2014. O PIB da cidade dobrou entre 2006 e 2011, enquanto o do conjunto dos 92 municípios do Estado avançou 68%.( F S P , Sudeste, 26.06.2014, p. 4) .





VOLTA REDONDA



É um polo comercial para 1,1 milhão de consumidores da cidade e das vizinhanças. Três grandes atacadistas se instalaram na cidade em 2010 e 2011 . Entre 2000 e 2009 a taxa de homicídios caiu 30% . (Veja, 2.11.2011, p. 181).



XÉREM



O governo vai investir R$ 100 milhões na construção de um Centro de Tecnologia Automotiva em Xerém (RJ), que será administrado pelo Inmetro e dará apoio às empresas do setor, incluindo as de autopeças, permitido a criação de uma montadora genuinamente nacional e aumentando a exportação de veículos e autopeças.

O Centro terá como principal objetivo incrementar a segurança e a qualidade dos carros produzidos no país, permitindo que os automóveis sejam competitivos no mercado internacional, como foi feito pela Coréia do Sul que apostou em uma política agressiva voltada para a exportação de veículos.

Será construído um laboratório de segurança veicular, para a realização de ensaios de “crash Test” e homologação de itens de proteção ativa e passiva instalados nos veículos, um laboratório de eficiência energética e de emissões para aprimorar o consumo e o nível de emissões de poluentes dos motores, até o final de 2014 e o início de 2015. Será desenvolvida a inovação na indústria de autopeças. As empresas pagarão pelos serviços utilizados. (F s P, 22.06.2013, p. B-20).



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui