Usina de Letras
Usina de Letras
26 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ESTADO DO ESPÍRITO SANTOS - PRINCIPAIS MUNICIPIOS -- 24/08/2013 - 12:04 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
ESPÍRITO SANTO PRINCIPAIS MUNICÍPIOS



Edson Pereira Bueno Leal, agosto de 2013, atualizado em dezembro de 2014.



A renda per capita cresceu oito vezes em 55 anos. Grandes indústrias instalaram-se no estado, alavancando o crescimento. Papel e celulose - Aracruz; Siderurgia - CST; bem como as operações da Companhia Vale do Rio Doce e do Porto de Tubarão.

O Estado foi pioneiro na concessão dos incentivos fiscais.

Somadas as populações dos 15 municípios do norte fluminense e do sul capixaba passam de um milhão de habitantes. São 30.000 trabalhadores com ganhos acima de dez salários mínimos, 12% da mão de obra, o que os coloca no topo da pirâmide sócio econômica, índice semelhante à região de Florianópolis e com PIB de R$ 65 bilhões, semelhante ao da Costa Rica. Estudo da Firjan estima que em 2012, a região receberá R$ 14 bilhões em investimentos no setor industrial, como a Schlumberger. Quatro portos, três no Rio e um no Espírito Santo estão em construção ou em fase de licenciamento. (Revista Exame, 14.12.2011, p. 56-57).

O Sindicato das Empresas de Informática do Espírito Santo está encabeçando um projeto para instalar três polos de tecnologia no Estado, cada um com R$ 30 milhões em investimentos. As três cidades são da região metropolitana de Vitória e haverá financiamento do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo.

Em Serra, 30 empresas mostraram interesse no projeto. O terreno que receberá o polo já foi definido e a construção de um edifício de 11 andares começará em 2014.

Em Cariacica as áreas estão sendo estudadas e o terceiro polo será em Vila Velha. ( F S P ,9.9.2013, p. B-2) .







CARIACICA



Foi o primeiro município a regulamentar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Devido aos incentivos fiscais e à desburocratização, que possibilita a abertura de empresas pela internet em cinco minutos, a cidade recebeu, de 2009 a 2011, mais de 3.000 novos negócios, que criaram 6.000 empregos. Em 2011 é sede de 15% das novas empresas abertas no estado. (Veja, 2.11.2011, p. 177).



COLATINA



A Tecnovidro, empresa gaúcha especializada no beneficiamento de vidro para as indústrias automotiva e moveleira irá investir R$ 20 milhões em uma segunda planta em Colatina, a 130 km de Vitória, que deverá começar a operar em janeiro de 2.015. A empresa beneficia 150 mil metros quadrados de vidro por mês em sua fábrica em Farroupilha (RS). (F S P, 17.07.2013, p. B-2).



JAGUARÉ



A Wine , importadora e distribuidora de vinhos e cervejas, vai construir uma fábrica de cápsulas de café em Jaguaré, no Espírito Santo. Serão investidos R$ 50 milhões no empreendimento , que deverá produzir até 800 mil cápsulas de café por dia. As obras deverão começar até o fim de 2014 e durar 18 meses, em um terreno de 55 mil m2 e que empregará 250 pessoas. A empresa já deve começar a vender cápsulas com marca própria , mas fabricadas na Itália por terceirizados. A tecnologia de produção será importada. ( F S P , 11.12.2013, p. B-2) .







LINHARES





Graças ao petróleo a economia da cidade cresceu 70% desde 2.000. Em 2004 a cidade tinha 600 indústrias e em 2008 tem 1.000. O número de estabelecimentos comerciais cresceu 53% no mesmo período. A prosperidade atraiu 12.000 migrantes, boa parte deles para trabalhar no setor de petróleo e gás que emprega 9.000 pessoas. A cidade, graças aos royalties do petróleo apresenta qualidade de educação acima da média nacional e deve erradicar todas as favelas até 2010, apesar da população ter chegado a 125.000 habitantes. (Veja, 23.07.2008, p.97).

A Petrobrás vai reavaliar as unidades de insumos de fertilizantes (amônia e ureia) e outros produtos químicos de Uberaba (MG) e Linhares (ES), com investimentos de US$ 3,2 bilhões e que deveriam estar prontas em 2015(MG) e 2017(ES). (F S P, 23.08.2012, p. B-4).



PRESIDENTE KENNEDY



Na rota do pré-sal e recebendo royalties, tornou-se palco tão escancarado dos desmandos com o dinheiro público, que em abril de 2012, a Polícia Federal prendeu o prefeito, seis secretários e quatro vereadores por contratações irregulares e fraude em licitações. .(Veja, 22.08.2012, p. 110).



SERRA



È o município mais industrializado e tem o segundo maior PIB do estado. Sua localização privilegiada e boa logística são os diferenciais de atração. Em 2008 a cidade já concentrava 21% dos empregos formais da região metropolitana de Vitória. (Veja, 2.11.2011, p. 181).

A farmacêutica Aspen Pharma , da África do Sul, vai investir R$ 40 milhões em 2014, para ampliar a fábrica em Serra (ES). A produção deve aumentar de 18 milhões para 40 milhões de comprimidos por ano e ter início a produção de cremes e líquidos. Mais R$ 30 milhões serão investidos na compra de fórmulas de outras empresas( F S P, 10.09.2014, p. B-2) .



VILA VELHA



È a cidade mais populosa e com a maior proporção de famílias de famílias de classes A e B do estado, 29%%. Atraiu 5.100 novos empreendimentos desde 2009 e deve ganhar dois shoppings centers. O porto responde por 60% da arrecadação do município. O setor de serviços cresceu mais de 135% entre 2003 e 2008, em boa parte devido às empresas de logística que operam no município. (Veja, 2.11.2011, p. 181).

Ao lado de Vitória, pelo menos dez prédios com salas comerciais e um shopping serão inaugurados nos próximos meses. O shopping vai ter 200 lojas e gerará 3.000 empregos diretos. Também estão previstos um polo de pesquisa e desenvolvimento da Petrobrás, uma unidade logística da Transpetro e a ampliação do setor de distribuição da indústria de chocolates Garoto. Esses investimentos vão criar mais de 300 vagas para gerentes, engenheiros e químicos.( Revista Veja, 26.02.2014, p. 100) .





VITÓRIA



Segundo a consultoria McKinsey, o centro urbano de Vitória tem potencial de crescer duas vezes mais que São Paulo e Rio de Janeiro. (Exame, 5.10.2011, p.68-70).

Melhor para investir – Vitória – ES:

É a que apresenta os melhores indicadores , com destaque para sua infraestrutura portuária, uma das melhores do país e desempenho em educação acima da média brasileira. Tem um ambiente de negócios que favorece a produtividade.

É a capital com o maior PIB per capita do país, R$ 86 mil por ano e fica com 40% dos impostos arrecadados na região metropolitana, embora abrigue apenas 20% da população do Estado.

Estudo da consultoria capixaba DVF estima que o estado receberá R$ 60 bilhões em investimentos da cadeia de petróleo até 2018, gerando 15.000 empregos. O Estado se firmou como o segundo maior produtor de petróleo do país e a produção tende a crescer com o pré-sal.

Outras 25 mil vagas deverão ser abertas no mesmo período por investimentos de R$ 25 bilhões , empresas como a mineradora Samarco , o estaleiro Jurong e a fabricante de motores Weg. Um terço das atividades administrativas das 200 maiores empresas do Espírito Santo está em Vitória, como a Petrobrás , com um centro que reúne 1.500 empregados e a Vale que movimenta 120 milhões de toneladas de minério por ano no complexo industrial de Tubarão e emprega 20.000 pessoas. O setor de serviços é responsável por 75% dos empregos da cidade. ( Revista Exame, 30.04.2014, p. 42-47) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui