Usina de Letras
Usina de Letras
27 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62275 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10382)

Erótico (13574)

Frases (50664)

Humor (20039)

Infantil (5454)

Infanto Juvenil (4778)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140817)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6206)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->SANTA CATARINA - PRINCIPAIS CIDADES -- 23/08/2013 - 09:40 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
SANTA CATARINA



Edson Pereira Bueno Leal, agosto de 2013, atualizado em dezembro de 2014.



Sua indústria cresceu mais do que o dobro da média nacional em 2001 . O Estado tem a menor taxa de desigualdade social do país e na década de 90 este índice melhorou em 6% contra 0,7% da média nacional.

Grande crescimento no interior em razão das atividades de produção avícola e suína- Sadia, Perdigão e Chapecó compartilhada e grandes indústrias na área têxtil.

Segundo a consultoria McKinsey , o norte-nordeste de Santa Catarina é a região urbana com mais de meio milhão de habitantes que mais vai crescer até 2.025. Chamada de Manchester catarinense pela concentração e diversidade industrial além da indústria a região superou uma crônica carência no setor de serviços com a expansão do varejo e a construção de inúmeros shoppings centers. A região avançou 40% de 2000 a 2008 , para crescimento de 33% da economia brasileira . São 20 municípios cujo epicentro é Joinville e na última década foram gerados 160.000 novos empregos , ampliando o número de trabalhadores com carteira assinada para 381.000, numa população de 1,2 milhão de pessoas , 31% ante a média de 23% do país . A frota de veículos da região, mais que duplicou , para 621.000 carros .( Exame, 5.10.2011, p. 69 ).

O litoral norte catarinense , formado por 12 municípios , parece ser uma grande cidade. Uma mesma mancha urbana une Balneário Camboriú, Itajaí e Navegantes, cidades famosas por seus portos que, juntos , formam o segundo maior complexo de contêineres do país por onde escoam 33% das exportações de frango do Brasil . ( Revista Exame, 14.12.2011, p.82-83)

Sessenta companhias que atuam em Santa Catarina, entre elas a Alcoa, Bunge e GM pediram á SCGas, uma maior oferta de gás canalizado, mas a oferta está estagnada em 2 milhões de metros cúbicos por dia. O gasoduto que abastece o Sul tem capacidade para 12 milhões de metros cúbicos e a demanda deve chegar a 19 milhões em 2019. ( F S P , 20.08.2013, p. B-2) .

A ampliação da oferta de gás no Sul do país, depende da expansão do gasoduto para a região, que demandaria investimento de R$ 700 milhões e cinco anos para a sua execução. ( F S P , 22.08.2013, p. B-2)

Seguindo um modelo semelhante ao existente na Catalunha, o governo de Santa Catarina, em parceria com universidades particulares, incubadoras tecnológicas e prefeituras vai instalar em onze cidades do Estado até o fim de 2015, centros de inovação, com aporte de R$ 100 milhões. Serão construídas unidades em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Chapecó, Tubarão, Criciúma, Itajaí, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul , Joaçaba e Lajes.Cerca de 300 empresas poderão se instalar nos novos centros. ( F S P, 10.02.2014, p. B-2) .







ARAQUARI



A BMW, escolheu a cidade de Araquari, a 185 km de Florianópolis para ser a sede da primeira fábrica da montadora no país .

Araquari é próxima de cinco portos: Paranaguá (PR), São Francisco do Sul, Itapoá , Navegantes e Itajaí (SC) e o terreno da fábrica fica às margens da BR-101, com fácil acesso à BR-280. A prefeitura tem um projeto de construção de um aeroporto de passageiros e cargas e a cidade fica próxima dos aeroportos de Joinville e Navegantes.

A unidade terá um investimento de R$ 1 bilhão e potencial de produzir 32 mil veículos por ano . As peças serão importadas e apenas a montagem dos veículos será feita na fábrica. O início da construção está previsto para novembro de 2013 e a expectativa é de geração de mil empregos diretos. A produção dos carros deverá ter início até setembro de 2014. A BMW já tem uma unidade de produção parcial de motocicletas em Manaus. Na cidade já estão instaladas a Hyosung ( elastano), Global Housing e Fortlev. ( F S P , 23.10.2012, p. B-7) . ( F S P , 7.8.2013, p. B-3)

A BMW vai inicialmente produzir cinco modelos em sua fábrica em Araquari (SC). Em outubro de 2014, começa a produção do sedã Serie 3, depois entram em linha os utilitários esportivos X1 e X3 e o hatch Serie 1. O jipinho Mini Coutryman, da subsidiária Mini, será produzido em 2015.

Fruto de um investimento de R$ 1 bilhão, a fábrica terá capacidade de produzir 32 mil unidades por ano, todas destinadas ao mercado local, mas os preços já são competitivos e não deverão baixar. ( F S P , 17.12.2013, p. B-1)

A Ciser , que faz parafusos e fixadores, vai construir uma nova fábrica em Araquari (SC), para onde serão levadas as linhas de produção que atualmente estão em Joinville, município vizinho. Com investimentos de R$ 160 milhões, a empresa vai concentrar a produção em apenas uma unidade e dobrar a capacidade de 250 toneladas por dia, para 500 toneladas. ( F S P , 29.11.2013, Mercado 1, p. B-2) .





BLUMENAU



A cidade de Blumenau transformou-se em um polo na área de informática , com mais de 700 empresas. Sua indústria têxtil é muito forte ,destacando-se a Hering. Dois novos shoppings foram abertos em 2011 e o turismo representa 10% dos impostos sobre serviços . Desde 2009 o desemprego na cidade não passa de 3% . ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 176) .

Orçado em R$ 350 milhões, começa a ser construído em 2014 um parque empresarial em Blumenau (SC), com 172 mil m2 e espaço para a instalação de empresas tecnológicas e galpões logísticos. O complexo só estará totalmente pronto em 2023 e 150 a 180 empresas poderão se instalar no local. ( F S P , 27.11.2013, p. B-2) .



BRUSQUE



A Landis Foresty City , empresa que administra dez shoppings centers, com sede no Rio de Janeiro, vai investir R$ 120 milhões na construção de um shopping em Brusque (SC), com 25 mil metros quadrados de área bruta locável. ( F S P , 16.10.2014, p. B-2) .



CHAPECÓ



A rede de lojas de móveis e eletrodomésticos Schumann, vai investir R$ 35 milhões em 2013, na construção de um centro de distribuições em Chapecó , com 20 mil metros quadrados. A empresa pretende ainda abrir mais dez unidades na região sul do país. ( F S P , 12.06.2003, p. B-2) .

Está em fase de desenvolvimento um projeto para criar um parque tecnológico empresarial em Chapecó. São 35 companhias que participam do projeto e pretendem injetar de R$ 30 a 35 milhões para construir suas sedes no local. O investimento total será entre R$ 50 a 55 milhões , com a construção de área comum, com auditório, salas de reuniões compartilhadas e restaurantes.

A Prefeitura definiu o terreno que deverá ter 80 mil m2 de área construída. A intenção é começar as obras no segundo semestre de 2014. Cerca de 90% das empresas envolvidas são do setor de Tecnologia da Informação. ( F S P , 12.11.2013, p. B-2) .

Em Chapecó e Joaçaba, grandes empresas tem se instalado para aproveitar o rebanho de suínos, gigantes como a Aurora e Brasil Foods. Outras empresas surgem para atender estas gigantes como a Safrio que tem capacidade de armazenamento de 15 mil toneladas de carne suína e a Khor , que produz sistemas de rastreabilidade suína, cada vez mais exigida no mercado internacional. ( F S P , 27.06.2014, Sul, p. 6) .



CONCÓRDIA



Na região de Concórdia a Embrapa produziu o “suíno light” , um porco cuja carne contém apenas 40% da gordura dos animais comuns , obtido a partir da mistura genética de três raças de suínos . ( Veja, 5.1.2000, p. 61) .A cidade de Concórdia está se tornando um pólo de exportação na área da indústria agropecuária .



CRICIÚMA



A companhia paulista Portage vai investir R$ 350 milhões na implantação de dois shoppings em Rio Grande (RS) e Criciúma (SC). O projeto gaúcho , que já tem 73% da área bruta contratada, terá também uma torre com escritórios e hotel e deverá ser entregue no primeiro semestre de 2015.

Rio Grande não tem grandes opções para lazer e compras e está crescendo muito com investimentos no porto e Criciúma foi escolhida devido á localização estratégica da cidade-polo com 200 mil habitantes e que recebe diariamente moradores dos municípios próximos e ainda não tem um grande centro comercial.

A empresa já tem unidades em São Gonçalo (RJ), Campina Grande (PB) e Betim (MG). ( F S P , 15.10.2013, p. B-2) .

Carmen Steffens , empresa de Franca, planeja a instalação de mais duas fábricas no país: uma de sapatos em Pirapora (MG) e outra de roupas em Criciúma (SC), ou na região de Cianorte (PR) . Juntos os projetos demandarão R$ 50 milhões.

A empresa pretende dobrar sua produção de calçados de dez para 20 mil pares por dia e produzir 2.000 peças por dia no começo e depois 12 mil em três anos. ( F S P , 2.9.2014, p. B-2) .





CUNHA PORÃ



A cooperativa Aurora , de Santa Catarina, vai investir R$ 27 milhões, para construir oito silos em Cunha Porã, 615 km a oeste de Florianópolis, com isso aumentando sua capacidade de armazenamento de grãos em 43,5%, de 2,3 para 3,3 milhões de sacas. Com isso , a partir de fevereiro de 2015, poderá comprar milho , para fabricação de ração, na entressafra, quando o frete é mais barato e armazená-lo para a safra. ( F S P , 29.05.2014, p. B-2) .





FLORIANÓPOLIS



Destaque em programas de automação para a indústria . Cerca de 70 empresas de TI e 600 PhDs . No Parque Alfa, maior pólo de tecnologia da cidade , todas as empresas surgiram a partir de uma incubadora ligada à UFSC .Cerca de seis centros de TI se instalaram na cidade e já respondem em 2008 por 34% do PIB local .

Melhor em capital humano – Florianópolis SC.

A cidade tem alto grau de escolaridade por ser um polo universitário. A Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidade do Estado de Santa Catarina, têm boa reputação e atraem jovens de todas as regiões catarinenses e de outros estados.

O número de vagas formais cresceu 11% entre2008 e 2012, ante a média brasileira de 20%, mas esse dado é visto como ponto positivo porque a característica da mão de obra da cidade é o alto nível de fidelidade e de engajamento , com a empresa.

A cidade sofre com péssimos índices de saneamento básico, sua taxa de coleta de esgoto é inferior à da já sofrível média brasileira e a taxa de homicídios cresceu, para 20,4 casos por 100.000 habitantes, bem superior à de São Paulo ( 11,9). Mas ainda assim, a cidade é um oásis no deserto, onde é possível conciliar trabalho, estudo e lazer de forma harmônica. ( Revista Exame, 30.04.2014, p. 52-54) .



GUABIRUBA



A italiana Miroglio , que atua no setor têxtil com marcas próprias e produção de tecidos estampados, vai abrir uma fábrica no Brasil em Guabiruba (SC) , com capacidade para produzir 2 milhões de metros por ano. A empresa atua no país desde 2010, vendendo seus tecidos produzidos na Itália, mas decidiu produzir no Brasil devido às incertezas e dificuldades da importação. Mais adiante poderá trazer suas lojas. ( F S P , 5.5.2014, p, B-2) .





IMBITUBA



No sul de Santa Catarina, após quase deixar de operar com o declínio das empresas de carvão, o porto vive uma onda de investimentos : são mais de R$ 700 milhões, o equivalente a 70% do PIB da cidade em 2009 . O porto tem capacidade para chegar a 970 mil TEUs ( contêineres de 20 pés) em cinco anos , perto da movimentação de Itajaí , devendo ser criados 6.000 empregos , nos próximos anos , segundo estimativa da Universidade do Sul de Santa Catarina . ( F S P , 22.07.2012, p. B-8) .





ITAJAÍ



Movimentação de 1,7 milhões de toneladas em 2009 e investimentos de R$ 64,0 milhões. É o maior porto brasileiro de cargas congeladas e o segundo maior em contêineres , com 1 milhão em 2011, apenas atrás de Santos. ( Veja, 1.9.2010, p. 129 ).

A cidade é responsável por 70% do PIB da região, concentra o pólo logístico , com armazéns, agências marítimas e transportadoras instaladas ao redor do porto . O setor emprega quase 12.000 pessoas . Estima-se que cada um dos 650.000 contêineres que devem passar em 2011 pelos portos de Itajaí e Navegantes faça circular 1.500 reais por toda a cadeia . A empresa holandesa APM Terminais arrenda dois dos quatro berços de atracação e é operadora preferencial dos outros dois . Em cinco anos a movimentação de carga triplicou .( Revista Exame, 14.12.2011, p. 82-83)

O PIB da cidade cresceu de R$ 1,5 bilhões em 1999 para R$ 10,9 bilhões em 2009, graças ao porto, que representa 60% da economia da cidade e superou a importância da pesca. A cidade já é a segunda economia do Estado e a 40ª do país . A cidade é cortada pela recém-duplicada BR 101 , com armazéns que podem estocar 180 milhões de toneladas A cidade recebeu 33% mais empresas entre 2008 e 2011, como a fabricante italiana de iates Azimut. ( F S P , 22.07.2012, p. B-8) .

O grupo gaúcho Smith Co. , em parceria com a empresa paulista AD Shopping, deve iniciar em novembro de 2013, obras de dois novos shoppings centers, um em Sumaré (SP) e outro em Itajaí (SC), os primeiros com a bandeira ParkCity, que pretende chegar a dez unidades em uma década, em cidades de porte médio, de pelo menos 180 mil habitantes e com crescimento acima da média nacional.

Em Itajaí, o centro deve abrigar 216 lojas e investimento de R$ 200 milhões e em Sumaré, 212 lojas e investimento de R$ 190 milhões. ( F S P , 23.08.2013, p. B-2) .

A incorporadora Procave, deve investir R$ 130 milhões na construção de um complexo comercial com hotel , salas para escritórios , pavimentos para lajes corporativas e um pequeno centro de compras ,em Itajaí (SC), focado nas empresas de comércio exterior que operam nos postos de Itajaí e Navegantes. O hotel será da bandeira Mercure ( do grupo Accor), com 180 apartamentos. As obras devem começar no segundo semestre de 2014 e devem levar três anos para a conclusão. ( F S P , 10.01.2014, p. B-2) .



ITAPEMA



O grupo JMalucelli , planeja instalar um empreendimento com hotel, pousadas , flats 180 casas divididas em quatro condomínios e 230 apartamentos em uma área de preservação ambiental em Itapema (SC). O projeto de R$ 150 milhões , é desenvolvido em parceria com a Paysage Imóveis e está em fase de licenciamento ambiental. ( F S P , 3.10.2013, p. B-2) .





JARAGUÁ DO SUL



O setor têxtil responde por 22% do PIB da cidade e torna Jaraguá uma das cinqüenta cidades brasileiras com maior oferta de emprego. Na cidade o índice de mortalidade infantil , 80% menor do que o brasileiro , é semelhante ao da Inglaterra . A taxa de analfabetismo beira zero , como na Suíça . A proporção de homicídios por habitante , um sexto da nacional é parecida com a espanhola .

A Malwee fundada em 1906 , depois de nocauteada pela concorrência chinesa , a empresa passou a investir no mercado interno e em 2008 produz 36 milhões de peças ao ano e emprega 36.000 pessoas .

A Marisol na década de 1990 produzia peças de baixo valor agregado . A partir de 2.000 passou a investir em design e em grifes renomadas . Em 2005 , comprou a Pakalolo e em 2006 a Rosa Chá , inaugurou uma loja em Milão, vizinha à Prada e à da Dolce & Gabbana .( Veja, 23.07.2008 , p. 109 . )



JOAÇABA



Em Chapecó e Joaçaba, grandes empresas tem se instalado para aproveitar o rebanho de suínos, gigantes como a Aurora e Brasil Foods. Outras empresas surgem para atender estas gigantes como a Safrio que tem capacidade de armazenamento de 15 mil toneladas de carne suína e a Khor , que produz sistemas de rastreabilidade suína, cada vez mais exigida no mercado internacional. ( F S P , 27.06.2014, Sul, p. 6) .





JOINVILLE



Joinville é a maior cidade do Estado , com 515.000 habitantes e empresas nas áreas têxtil , metalurgia , plásticos e química entre outras . A cidade está se tornando um pólo de exportações de software com padrão internacional.

Cresceu 20% na década de 2001 a 2010 e em 2011 é a terceira maior economia do Sul do Brasil . Criou 11.400 empregos em 2010 . É sede do maior festival de dança do mundo , com mais de 100.000 participantes por ano e é sede da única escola fora da Rússia do Balé Bolshoi . ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 179) .

Em Joinville , a fabricante de barcos americana Brunswick anunciou em agosto de 2011 a construção de uma fábrica e a criação de 150 empregos . A GM investe 350 milhões de reais para inaugurar uma fábrica de motores em 2012 e pode levar para a cidade uma unidade de transmissões . A BMW estuda instalar em Joinville ou Araquai sua primeira unidade brasileira .

A Universidade Federal de Santa Catarina vai inaugurar seu campus em Joinville . com cursos de engenharia naval, ferroviária , aero-espacial e de trânsito. A cidade ainda trata apenas 14% do esgoto, o aeroporto não tem instrumentos básicos para pousos em condições de tempo adversas e as estradas para o porto de São Francisco do Sul não são duplicadas, portanto a infraestrutura ainda precisa ser melhorada . ( Exame, 5.10.2011, p. 70 ).

A General Motors do Brasil inaugurou em 27 de fevereiro, em Joinville (SC) a quarta fábrica no Brasil, que vai produzir motores, cabeçotes e câmbios . A empresa pretende em até cinco anos, lançar todos os carros equipados com câmbio automático , como já acontece na Europa e nos EUA. ( Revista Veja, 27.02.2013, p. 41) .

Em setembro de 2014, a BMW vai abrir em Joinville sua primeira fábrica no país. Na cidade, 16% da população possui diploma superior , o dobro da média nacional , há doze universidades e nove escolas técnicas . A empresa já pôs em operação um centro de treinamento que simula uma linha de montagem e mecânicos da unidade da BMW em Leipzig treinam os funcionários brasileiros. ( Revista Veja, 14.05.2014, p. 76-77) .



O maior condomínio industrial do Brasil funciona em Joinville ( SC) e é um empreendimento 100% privado. As empresas instaladas no Perini Business Park, pagam aluguel e uma taxa de R$ 1,41 por metro quadrado. Não precisam se preocupar com segurança, coleta de resíduos e tratamento de esgoto. Também há abastecimento de água, gás natural e energia assegurados. Se a empresa quiser ampliar a área ocupada, galpões são fabricados dentro do próprio condomínio, há terreno livre para expansão e a burocracia é zero. As exportadoras e importadoras também podem recorrer ao despachante alfandegário que funciona dentro do aglomerado. O condomínio se tornou o endereço de mais de 100 empresas , como a Sherwin-Willians , a Bosch e a BMW e de lá saem 20% das riquezas de Joinville e 2,6% do que é produzido no Estado. Muitas companhias instaladas no complexo fazem parte da mesma cadeia produtiva e plataformas logísticas permitem que um caminhão carregado com produtos de um fabricante , também possa levar produtos de outra empresa , por rotas mais eficientes traçadas por programas de computador. ( Revista Veja, 18.06.2014,p, 68-69) .



LAJES



A Novaer Craft ,de São José dos Campos , produz aeronaves de pequeno porte e deve investir R$ 100 milhões em uma fábrica em Lages com projeto de produzir quatro unidades entre 2015 e 2017. ( F S P , 19.05.2013, p. B-8) .



NAVEGANTES



Um novo impulso para a região veio em 2007, com o início das operações do Portonave, terminal privado erguido em Naveganmtes pelo grupo Triunfo, sediado em São Paulo. Em 2010, a Keppel Singmarine comprou as instalações do estaleiro TWB, para fabricar rebocadores e navios de apoio para plataformas offshore . A holandesa Huisman , que produz guindastes de suporte para plataformas, deve instalar na cidade a sua primeira fábrica no Brasil .( Revista Exame, 14.12.2011, p. 82-83) .



POMERODE



A Ceská Zbrojovka,empresa da República Tcheca que produz armas, vai construir uma fábrica em Pomerode a 170 km ao norte de Florianópolis. O investimento será de R$ 23 milhões e o foco da companhia será produzir para as Forças Armadas, as pistolas de uso civil deverão representar ‘% ou 2% do total. A planta terá capacidade para fabricar 10 mil peças por mês , operando em um único turno, a partir de março de 2014. Parte da produção posteriormente também poderá ser exportada .( F S P , 17.10.2013, p. B-2) .







SÃO BENTO DO SUL



É a terceira cidade brasileira com o melhor índice de responsabilidade fiscal e pólo moveleiro .

A Oxford Porcelanas , controlada pela Weg Participações, está investindo R$ 13 milhões na ampliação em 50% de sua fábrica em São Bento do Sul - SC, que até julho de 2014 deve aumentar a produção de 30 milhões, para 45 milhões de peças. A empresa pretende ainda construir no Nordeste, em local ainda não definido , uma segunda unidade de 20 mil m2 , com produção de 20 milhões de peças por ano. ( F S P , 9.8.2013, p. B-2) .



SÃO FRANCISCO DO SUL



A CMO Construção e Montagem Offshore vai investir R$ 600 milhões para instalar um estaleiro de plataformas de petróleo em São Francisco do Sul (SC). A empresa é formada pela Construcap (SP), Orteng (MG) e pela americana McDermott, do setor de plataformas .O estaleiro terá capacidade para produzir cerca de 15 módulos de plataformas por ano, ao custo individual entre US$ 25 e 35 milhões. O governo de Santa Catarina vai investir R$ 10 milhões em obras viárias que conectarão o estaleiro à rodovia. Cerca de 84% dos recursos serão financiados pelo Fundo da Marinha Mercante. As obras começam em 2015 e o início de operação deve ser um ano depois com geração de 2.500 empregos. ( F S P , 2.4.2014, p. B-2) .





SÃO JOSÉ



Tem 1.200 indústrias , entre elas a Intelbrás , do ramo de tecnologia e telefonia e uma das três unidades brasileiras da Tysson , a maior processadora mundial de carne de frango, bovina e suína . ( Revista Veja, 2.11.2011, p. 180) .



SÃO LOURENÇO DO OESTE



A 600km de Florianópolis , é uma típica cidade do interior de Santa Catarina, mas sedia a fabricante de massas e biscoitos Parati, com 1800 funcionários , quase 10% da população local . A companhia dobrou suas vendas desde 2005 e atingiu um faturamento de R$ 440 milhões, fornecendo para supermercados em São Paulo como Pão de Açúcar e Wall Mart. ( Revista Exame, 14.12.2011, p. 90) .



TIJUCAS



A rede catarinense de supermercados Koch, vai investir R$ 280 milhões até 2018 para a construção de oito lojas na região litorânea do Estado, com lojas de 15 a 20 mil metros quadrados de área construída , com perfil de “centro de compras”, com praça de alimentação e lojas anexas. Será construído um segundo centro de distribuição , em Tijucas,próximo à BR-101, em três etapas, com área total de 35 mil metros quadrados. A primeira fase começando a operar em 2014. ( F S P, 17.11.2013, p. B-2) .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui