Usina de Letras
Usina de Letras
218 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Retrocesso no Egito -- 27/06/2013 - 15:47 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

RETROCESSO NO EGITO

Aumenta a intolerância de setores femininos e jovens contra cristãos e judeus no país.

:: BEATRIZ W. DE RITTIGSTEIN para o jornal venezuelano ‘EL UNIVERSAL’

Tradução de FRANCISCO VIANNA

Terça feira, 25 de junho de 2013

Mesmo que o Egito nunca tenha desfrutado de um regime democrático, a presente presidência de Mohamed Mursi, proveniente das hostes da Irmandade Muçulmana, está a mostrar um grave retrocesso no que diz respeito à fragilização dos direitos humanos.

Desde que os islamitas chegaram ao poder, os militantes têm se dedicado a queimar lares e negócios de concidadãos cristãos e incendiado também igrejas coptas.

As mulheres, vítimas da arbitrariedade islâmica, são obrigadas, inclusive as cristãs, a usar, em público, o niqab, um véu negro que oculta o rosto. Os jovens, que se levantaram contra Mubarak em busca de liberdades, são acossados pelas atuais autoridades que se aproveitaram daquela rebelião.

"niqab-islamic-dress.jpg"

O niqab, às vezes confundido com a burqa, embora o objetivo seja o mesmo, ou seja o de ocultar o rosto da mulher, considerado imoral e pecaminoso pelos islamitas radicais. À  direita, foto exibida como piada no Ocidente, mostra a burqa, exigida pelo Talibã.

 Durante os novos protestos, a polícia enfrentou com brutalidade os manifestantes e o governo de Morsi trata de desmobilizá-los mediante o uso da violência.

No Egito islamita está em moda o antijudaísmo. Os meios de comunicação estatais promovem preconceitos arcaicos surgidos na Europa medieval. Por exemplo, o jornal Misrelghdida publicou artigos pelos quais acusa os judeus de “beberem o sangue dos gentios”, na Páscoa. Um editorial do jornal El Ballad afirmou que os judeus, juntamente com Hitler, inventaram o genocídio de seis milhões de seus congêneres para favorecer o projeto sionista (de construção do Estado de Israel), "eximindo a Alemanha"; discorreu que estiveram por trás dos atentados de 11 de setembro nos EUA; e dizendo que foram judeus e cristãos que perpetraram o recente atentado em Boston, como uma advertência a Obama para que não se meta com Israel.

A intolerância de setores femininos e jovens e contra os cristãos e judeus, demonstra que o caminho errado que o país está a trilhar e que é controlado pelo radicalismo religioso, o está a converter numa teocracia semelhante à iraniana.

bea.rwz@gmail.com

http://www.eluniversal.com/opinion/130625/regresion-en-egipto

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui