Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62265 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22539)

Discursos (3239)

Ensaios - (10379)

Erótico (13571)

Frases (50654)

Humor (20039)

Infantil (5450)

Infanto Juvenil (4776)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140816)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6203)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->Que apuros ! -- 07/01/2003 - 17:48 (Jose Angelo Cardoso) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Eu estava assistindo a tv cultura , e na programação o entrevistado era o sertanista , Orlando Villas-Boas, ele dizia, que seus irmãos e ele queriam preservar a cultura índigena, enquanto os jesuítas procuravam integrar o índio à cultura Européia. Orlando Villas-Boas contou um episódio do tempo da primeira expedição ao alto xingu, quando ele, seu irmão Claudio e dois índio jurunas foram ameaçados de morte pelos Txucarramãe. Foram salvos por intervenção das mulheres. Uma vez, disse o sertanista, ao fazermos o segundo contato com um grupo, as mulheres exigiram dos homens que nos pedissem presentes. No primeiro contato, fomos bem recebidos por elas, diz ele. Por isso, as índias esperavam ganhar presentes. Mas desta vez não tínhamos levado nada. Os índios riram delas. Bravas, elas resolveram voltar para a aldeia de seus parentes, que ficava a quarenta dias de viagem pela mata, levando as crianças e todos os alimentos. Para chegar lá , tinham que atravessar o xingu a nado, o que era dificil, pois o rio tem em torno de 1. 200 metros de largura naquele trecho. Como estava anoitecendo, resolveram acampar a um quilômetro da aldeia, na margem do rio. Bravos, os índios acharam que a culpa era nossa. Corremos para o rio, mas fomos pegos. Diz ele, eramos quatro . dois jurunas, inimigos mortais dos nossos captores, - Claudio e eu, diz o sertanista. Os índios fizeram um fogunho e exigiram que chamássemos pelas mulheres. Eu chamava, gritava e nada. Ninguém aparecia. De repente, um deles começou a gritar : bakubi, bakubi, o que significa : mata, mata, que branco não presta. Eram mais de duzentos índios gritando, armados com bordunas, até que surgiu uma índia velha. Atrás dela, vieram 228 mulheres. Sessenta e duas estavam segurando crianças. Diz ele que tiveram coragem de cantar. A índia velha levantou o braço e os homens se sentaram para ouvir. A força que a mulher ídosa tem na familia linguistica jê é uma coisa fantástica. As mulheres pediram para os homens pegarem folhas de bananeiras. Eles foram e fizeram com as folhas uma passarela de oito metros. As mulheres depositaram ali os alimentos , nesse momentos percebemos que toda a fúria dos homens era porque as mulheres tinham levado toda a comida embora. Diz ele que elas deram alimentos para todos e algumas nos levaram até nosso barco. Ouvimos uma gritaria na aldeia. As índias disseram : depressa, depressa, e começaram a travessia. Os homens chegaram à margem, mas nós ja estávamos no meio do caminho. Orlando Villas-Boas, voltou com sua expedição seis meses depois, levando presentes só para as mulheres. perguntamos o que havia ocorrido naquele dia e elas explicaram . quando percebemos que vocês já tinham chegado ao rio, nós apossamos de toda comida e não deixamos os homens comerem. Esses índios eram os txucarramãe, designação juruna que significa : O homem que não tem nada. O grupo era o mais primitivo da região. Não conheciam arco nem flecha. Só utilizavam a borduna, espécie de tacape , daí a designação. Orlando Villas-Boas concluiu a história dizendo que o contato com índio, sempre dá um pouco de emoção, um pouco de susto e bastante medo. -José Angelo Cardoso.- Poeta, contista, artista plastico. São José do Albertópolis- Guaira.sp.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui