Usina de Letras
Usina de Letras
93 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62141 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10337)

Erótico (13566)

Frases (50548)

Humor (20020)

Infantil (5415)

Infanto Juvenil (4749)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140781)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6172)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Frente Patriótica Manuel Rodriguez - Um pouco de História -- 20/02/2013 - 15:03 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

FRENTE PATRIÓTICA MANUEL RODRIGUEZ – UM POUCO DE HISTÓRIA


Sonia Ilich e Carlos Ilich Santos Azambuja


Historiadores


A Frente Patriótica Manuel Rodriguez (FPMR) foi constituída em 14 de dezembro de 1983 como braço armado do Partido Comunista Chileno.


Alguns membros do Comitê Central do partido qualificaram a criação da FPMR como um erro político. Outros, todavia, alegaram que a existência da FPMR foi resultado das contradições e da luta ideológica que existiam, na época, no interior do partido.


Em 1974, cerca de um ano após a deposição do Presidente Salvador Allende, o PC Chileno, na clandestinidade, aceitou o oferecimento de Cuba de preparar militantes em diversas especialidades militares. Preparar quadros militares profissionais em anos de instrução e treinamento. Pode ser dito que foi esse o primeiro passo de um longo caminho cheio de contradições, mudanças e retrocessos da incorporação de um componente militar – como se denominava então – à linha política do partido.


Como resultado, o PC Chileno, através desse grupo, adquiriu um novo arsenal político-ideológico e teórico-técnico ao processo de transformação que vinha sofrendo desde a queda do governo da Unidade Popular. Esse foi o início daquilo que, por muitos anos, foi denominado de tarefa militar do partido.


No início de 1975 teve início essa longa e profunda preparação de um numeroso contingente de comunistas, composto por jovens estudantes, trabalhadores e camponeses, oriundos de todas as partes do Chile. É provável que ninguém possa quantificar seu número exato. Alguns sabiam claramente o que iam fazer, enquanto outros foram se inteirando aos poucos da tarefa militar prolongada, na medida mesmo em que recebiam um uniforme militar.


Foi ministrado um treinamento nas mais diversas especialidades das ciências militares, em cursos prolongados que exigiram dedicação e intensos estudos. Alguns quadros cursaram os mais altos níveis da educação militar superior. Todos se consideravam “quadros estratégicos do partido”, mas não foi somente em Cuba. A partir de 1977, outro grupo de comunistas chilenos passara a viver uma experiência similar na Bulgária.


Na medida em que o tempo transcorria, a direção do partido, sem saber o que iria fazer com esse numeroso contingente, provocou o abandono da tarefa por um importante grupo desses jovens comunistas. Sabe-se que alguns passaram apenas alguns dias nos centros de treinamento militar em Cuba, outros alguns meses e anos, e muitos resistiram todo o tempo. Estes ultrapassaram todas as difíceis provas, e o PC Chileno, em meados de 1979, pela primeira vez em sua História, passou a dispor de um contingente de militantes especializados em tarefas militares.


Nesse sentido, a direção do partido, em 1979, organizou a chamada Frente Zero, como o primeiro passo orgânico, no interior do país, a fim de compor uma estrutura para o componente militar. Essa estrutura foi denominada Frente Zero, pois o Um era o Secretário-Geral, o Dois o Secretário de Organização e o Três o Secretário de Educação. Chamar de Frente Zero o encarregado do trabalho militar revelava uma intenção de prioridade.


A Frente Zero passou a existir em todas as grandes cidades do país, e seu funcionamento estava intimamente relacionado com as estruturas regulares do partido, nunca se tornando uma estrutura paralela, até 1983, quando foi constituída a Frente Patriótica Manuel Rodriguez.


Na Nicarágua havia uma guerra insurrecional, desde os anos 60, contra o governo de Anastácio Somoza, e Cuba vinha dando todo o apoio ao Movimento Sandinista. No início de 1979, Cuba propôs à direção do PC Chileno enviar à Nicarágua um contingente dos comunistas que havia concluído o treinamento armado, a fim de colaborar com os sandinistas. Essa experiência iria influir no futuro da política militar do PC Chileno, pois a participação junto aos sandinistas foi maciça. Foi aí que o contingente que havia recebido treinamento em Cuba assumiu seu próprio comando e, nos anos posteriores à guerrilha na Nicarágua, foi mantido esse mesmo estilo de direção, independente do Comitê Central.


Poucos meses durou essa guerra para os comunistas chilenos, uma vez que em julho de 1979 a Frente Sandinista assumiu o poder. Outros grupos numerosos de socialistas e de militantes do Movimiento de Izquierda Revolucionária (MIR), bem como um numeroso grupo de uruguaios, combateram na Nicarágua. Muitos morreram e outros foram feridos.


Em setembro de 1980, a direção do PC Chileno, ao aprovar um enunciado apoiando todas as formas de luta contra o governo do General Pinochet, deu o primeiro passo para a política de rebelião popular. Esse planejamento, no entanto, nunca foi levado à prática pelo partido, pois seus dirigentes careciam de conhecimentos político-militares específicos sobre tão delicados e decisivos temas.


Nesse sentido, a composição e o nascimento da Frente Patriótica Manuel Rodriguez, como uma força militar própria, foi um longo processo teórico e prático que ocorreu dentro das estruturas do PC Chileno, tanto no Chile como no exterior. O primeiro grupo de militantes com treinamento militar regressou ao Chile no primeiro semestre de 1983, passando a formar parte da ainda inexistente FPMR, que só viria a ser criada em dezembro - 14 de dezembro de 1983 é a data oficial de constituição da Frente Patriótica Manuel Rodriguez.


Sobre tudo isso, nada melhor do que passar a palavra a Orlando Millas, já falecido, dirigente do Partido Comunista Chileno, que fora Ministro no governo Allende. Orlando Millas escreveu em suas Memórias, 1957-1991, Ediciones Chile-América, Santiago, 1995, páginas 186 e 187, o seguinte:“Reunimo-nos em Moscou em 1974, os membros da Comissão Política do partido que estávamos no exílio, ou seja, os titulares Volodia Teitelboim, Gladys Marin (atual Secretária-Geral do PC Chileno), e eu, e o suplente Manuel Cantero. Nessa oportunidade soube do acordo a que haviam chegado, em Havana, dirigentes dos respectivos partidos (chileno e cubano), para que contingentes de militantes comunistas chilenos fossem aceitos como alunos, na qualidade de cadetes, na Escola Militar de Cuba.


Foi recrutado para essa tarefa o melhor do melhor da nova geração no exílio. Senti que os conduzíamos a queimar-se no Chile em tarefas impossíveis. Quem menos direito tem de A Frente Patriótica Manuel Rodriguez acabou, como afirmam alguns noticiários e análises? Não. O tablóide “El Rodriguista” nº 16, em matéria comemorativa do 17º aniversário de fundação da FPMR (2000), afirma: “Para os Rodriguistas a tarefa ainda não foi cumprida. Viver só do passado carece de sentido para os revolucionários”.

 

BLOGUEIRA CUBANA YOANI SÁNCHEZ NO BRASIL:

 

Visite o site da blogueira cubana Yoani Sánchez em: http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/

 

Augusto Nunes escreve sobre a chegada da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil:

Celso Arnaldo: ‘A imagem de Yoani desembarcando no Recife vale mais que mil palavras que nunca foram ditas em Cuba’

Yoani sonha com o dia em que também os cubanos poderão manifestar-se livremente

Celso Arnaldo Araújo: recepção a Yoani Sánchez ratifica a denúncia de VEJA

VEJA denuncia trama forjada por cubanos e petistas para desmoralizar Yoani Sánchez

Os democratas de São Paulo precisam mostrar a Yoani que, apesar do PT e do PCdoB, o Brasil não é Cuba. Nem será

As imagens repulsivas do vídeo gravado há 13 anos comprovam que a intolerância é uma das marcas de nascença do PT

Os patrulheiros movidos a tubaína, mortadela e dez reais mostraram como funciona o controle social da mídia

 

Leia os textos de Reinaldo Azevedo sobre a histórica viagem de Yoani Sánchez ao Brasil:

— As omissões da imprensa nos atos fascistoides contra Yoani, cujo planejamento contou com a presença de um assessor de Carvalho. Ou: Honre a faixa do peito, presidente, e chame a Polícia Federal! Ou ainda: Uma obrigação moral de deputados e senadores de oposição;

— O homem de Carvalho na tramoia cubana contra Yoani – Nota da Secretaria-geral, cotejada com a lógica, é uma mentira escandalosa;

— Álvaro Dias quer que Carvalho e Patriota se expliquem sobre complô para espionar e difamar Yoani Sánchez;

— Yoani chega ao Brasil e é hostilizada por gorilas ideológicos pró-ditadura; assessor de Carvalho, que participou de conspirata contra blogueira volta ao país;

— Yoani e a sujeira do governo cubano e de petistas – Carvalho emite nota oficial sobre espionagem e nada diz sobre agentes cubanos circulando ilegalmente no Brasil;

— ESCÂNDALO, BAIXARIA, ILEGALIDADE – Embaixador cubano no Brasil promove conspirata com petistas para difamar dissidente e confessa que agentes do regime atuam ilegalmente por aqui; assessor de Gilberto Carvalho vai a reunião e depois viaja a Cuba para seminário sobre “ciberguerra”. Eis a casa-da-mãe-Dilmona

— Poppi, o homem do Carvalho na reunião para difamar Yoani, recebeu mais de R$ 5 mil do nosso dinheiro para ir a Cuba;

— Deputado pede proteção da PF para Yoani; presidente da Câmara quer texto que não melindre parlamentares do PT e do PC do B…;

— Yoani Sánchez vai ao Congresso Brasileiro nesta quarta a convite dos tucanos;

— Como? A “verdadeira direita” está me atacando por causa do que escrevi sobre Yoani Sánchez, que eles acham ser “agente de Fidel”? Não me digam!;

 

Mais Yoani Sánchez:

Notícias sobre yoani sánchez no brasil

Imagens de fotos yoani sánchez no brasil

Assessor confirma que recebeu dossiê contra Yoani Sánchez

 

Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:

PIRACEMA - Nadando contra a corrente

Mídia Sem Máscara

Netsaber

Usina de Letras

 

Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

 

"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades" (Benjamin Franklin).

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui