Usina de Letras
Usina de Letras
                    
Usina de Letras
90 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 


Artigos ( 56721 )
Cartas ( 21159)
Contos (12582)
Cordel (10005)
Crônicas (22134)
Discursos (3130)
Ensaios - (8935)
Erótico (13377)
Frases (43188)
Humor (18333)
Infantil (3739)
Infanto Juvenil (2596)
Letras de Música (5463)
Peça de Teatro (1315)
Poesias (137945)
Redação (2915)
Roteiro de Filme ou Novela (1054)
Teses / Monologos (2386)
Textos Jurídicos (1922)
Textos Religiosos/Sermões (4723)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Ensaios-->Paraíso na Terra: Como criar prosperidade em massa -- 20/02/2013 - 15:01 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Destaque este Texto Envie Outros Textos

BREVE COMENTÁRIO DO LIVRO: “PARAÍSO NA TERRA –

COMO CRIAR PROSPERIDADE EM MASSA”

(“Heavens on Earth – How to Create Mass Prosperity”)

:: Lydia Ellis – Tradução de FRANCISCO VIANNA

Quarta feira, 14 de fevereiro de 2013

http://www.adamsmith.org/sites/default/files/styles/news-node-200-width/public/blog/images/cover_9781849545198.jpg

      Para aqueles que, após cinco anos de austeridade (e aumento da dívida), se desesperam a respeito de como promover o crescimento social, ou seja, político e econômico, o livro “Paraíso na Terra” (Heavens on Earth) é indispensável como leitura de cabeceira ou de salas de reuniões. Nele, o autor J.P. Floru investiga oito países que têm transformado suas economias criando crescimento importante e duradouro. Em épocas e lugares diferentes, os métodos usados para fazer a mudança da escassez para a fartura têm sido marcadamente similares. Às vezes, o método é surpreendente: quem pensaria que existem grandes correlações entre a Revolução Industrial ocorrida na Grã Bretanha, a revolução capitalista na China Comunista de 2013, o pós 2ª Guerra Mundial na América e a era Pinochet no Chile?

      “Se Júlio Cesar tivesse conhecido George Washington em 1760, ele teria encontrado o mundo muito pouco mudado. Teria sido servido à mesa por escravos e comido comida preparada por escravos numa mansão. A expectativa de vida seria de vinte e oito a trinta e cinco anos. A apenas 250 anos mais tarde o imperador romano teria ouvido conversas sobre missões ao planeta Marte...” Então, o que aconteceu? O livro traz tais argumentos à luz com abordagens como essas.

      Conhecer “Sideline Stan”, o novo Ministro do Trabalho da Nova Zelândia, quem sistematicamente se recusou a intervir em conflitos sociais em seu país. Ser apresentado a John Cowperthwaite, de Hong Kong, quem enviou estatísticos provindos de Whitehall no primeiro avião de volta para onde tinham saído: as estatísticas serviriam apenas para interferir e lesar a economia. Ao mesmo tempo, ‘Paraíso na Terra’ explica os principais conceitos econômicos que são relevantes hoje em dia: a Curva de Laffer Curve, da Economia Austríaca, a sabedoria de Adam Smith (sem coincidência por ser J.P, Floru um membro do Instituto Adam Smith) e os trabalhos da Economia Keynesiana (ou melhor: porque eles não funcionam).

      Muito embora ideias existentes bem conhecidas e citações sejam usadas, às vezes o livro exibe uma grande originalidade: “A Falência da Espiral Regulatória” é a situação bastante comum de governos centralizadores tentando corrigir fracassos de regulamentos com mais regulamentos. A “Santíssima Trindade” de governos perdulários: “taxar, emitir e pegar dinheiro emprestado” é extensivamente identificada e desancada em críticas. Como dito antes, os elos entre culturas econômicas tão profundamente diversas podem parecer surpreendentes. Alguns podem também se surpreender ao tomar conhecimento de que a preocupação com os pobres permeia todo o livro. A pobreza não é apenas um estado em que as pessoas vivem, ela tem que ser criada: é criada principalmente pela opressão econômica e a ignorância, Só o         livre mercado e o investimento maciço em educação e ensino profissionalizante pode acabar com a pobreza e melhorar a cidadania e a sociedade. O que os governos têm que fazer é apenas garantir que a economia seja livre para crescer segundo suas regras próprias e empregar todos os meios a seu alcance para que as pessoas se eduquem e se tornem profissionais competentes ou mão de obra qualificada. A grande evolução do capitalismo ao longo do século XX foi a de, finalmente, considerar o trabalho competente tão importante quanto o capital investido na geração de riqueza.

“Paraíso na Terra” tem como subtítulo “Como Criar Prosperidade em Massa?”, e é tratado no capítulo 9º, mas não busca dar qualquer receita. O livro é completo, esclarecedor e divertido, e uma leitura para os dias em que estamos vivendo.

      Heavens on Earth – How to Create Mass Prosperity, de JP Floru é publicado pela Biteback e disponível no Amazon.com. O lançamento oficial ASI é em Westminster em 18 de março próximo.

 

BLOGUEIRA CUBANA YOANI SÁNCHEZ NO BRASIL:

 

Visite o site da blogueira cubana Yoani Sánchez em: http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/

 

Augusto Nunes escreve sobre a chegada da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil:

Celso Arnaldo: ‘A imagem de Yoani desembarcando no Recife vale mais que mil palavras que nunca foram ditas em Cuba’

Yoani sonha com o dia em que também os cubanos poderão manifestar-se livremente

Celso Arnaldo Araújo: recepção a Yoani Sánchez ratifica a denúncia de VEJA

VEJA denuncia trama forjada por cubanos e petistas para desmoralizar Yoani Sánchez

Os democratas de São Paulo precisam mostrar a Yoani que, apesar do PT e do PCdoB, o Brasil não é Cuba. Nem será

As imagens repulsivas do vídeo gravado há 13 anos comprovam que a intolerância é uma das marcas de nascença do PT

Os patrulheiros movidos a tubaína, mortadela e dez reais mostraram como funciona o controle social da mídia

Notícias sobre yoani sánchez no brasil

Imagens de fotos yoani sánchez no brasil

Assessor confirma que recebeu dossiê contra Yoani Sánchez

 

Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:

PIRACEMA - Nadando contra a corrente

Mídia Sem Máscara

Netsaber

Usina de Letras

 

Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

 

"Quando todas as armas forem propriedade do governo e dos bandidos, estes decidirão de quem serão as outras propriedades" (Benjamin Franklin).

 

Comentários

O que você achou deste texto?        Nome:     Mail:    

Comente: 
Perfil do Autor Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui