Usina de Letras
Usina de Letras
216 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140787)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Ensaios-->Anos de chumbo no Chile - Um pouco de história -- 16/01/2013 - 14:21 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

ANOS DE CHUMBO NO CHILE – UM POUCO DE HISTÓRIA

Carlos Ilich Santos Azambuja

Escrito em outubro de 2001

O dia 4 de novembro de 1970, quando Salvador Allende, então senador pelo Partido Socialista, saiu do Congresso, rodeado pelo povo, dirigindo-se ao Palácio La Moneda, para assumir a presidência do Chile, marcou o início no país de um período pré-revolucionário, com o qual a luta de classes intensificou-se como nunca antes.

Todos os militantes do Movimiento de Izquierda Revolucionaria (MIR) – uma organização fundada em 1965 e voltada para a luta armada - que se encontravam encarcerados, cumprindo penas, foram anistiados por Allende em 31 de dezembro de 1970. Graças a esse fato, a partir daí teve início uma aliança de fato, não formal, entre a Unidade Popular (PC, PS, etc, coligação de partidos que elegeu Allende) e o MIR. A aliança, porém, teve um começo muito difícil, pois o Partido Comunista Chileno tinha uma séria discrepância política com o MIR. Nesse sentido, Allende interviu e, em uma reunião presidida por ele (conseguida por seu sobrinho, Andrés Pascal Allende, que era membro da direção do MIR), com delegações do PC e do MIR, exigiu que o PC estabelecesse uma relação de respeito e entendimento com o MIR.

A UP, que em seu programa planejava transformar o Estado em um Estado Popular, assinalava que seria necessário eleger uma Assembléia do Povo e o próprio Allende articulava a luta para desenvolver o Poder Popular, que entendia como a extensão da participação popular na administração econômica, social e cultural do país, através de uma nova Constituição Política que institucionalizaria essa incorporação massiva ao Poder.

Em uma série de reuniões entre os dirigentes do MIR, sempre levados ao presidente Allende por seu sobrinho, foi-lhe dito, com franqueza, que o MIR discordava de sua estratégia de levar adiante o processo de transição ao socialismo somente dentro da institucionalidade vigente, pois as classes dominantes não aceitariam o fim de seus privilégios e a transformação do Estado-Burguês, e que as camadas médias se juntariam aos possuidores de terras e à grande burguesia nacional e estrangeira para, juntos, enfrentar o governo popular, e que, na melhor das hipóteses, se poderia conseguir que uma parte das Forças Armadas se somasse ao campo popular, porém o enfrentamento armado seria inevitável.

Aproveitando a ampliação das liberdades democráticas, o MIR passou a impulsionar a mobilização de massas. A partir das ações diretas dos índios mapuches e com o alento do Movimento Camponês Revolucionário (MCR), foram feitas uma série de invasões de terras, no que foi chamado verão quente de 1971. Também foram impulsionadas as mobilizações sindicais e as ocupações de indústrias e propiciada a constituição de novos acampamentos de trabalhadores sem teto. O MIR aproveitou também a participação de seus militantes em tarefas da segurança do presidente – Grupo de Amigos do Presidente (GAP) - para lograr um silencioso avanço em instrução militar, logística e inteligência. Foi dado um maior impulso à vinculação com setores democráticos das Forças Armadas, e de autodefesa das massas. O MIR, assim, se estendeu organicamente através do país.

No entanto, a aliança informal entre a UP e o MIR começou a deteriorar-se a partir do segundo semestre de 1971. O PC, outra vez, lançou-se a atacar o MIR publicamente. A visita de Fidel Castro ao Chile, porém, conteve a polêmica. Durante boa parte do mês de novembro e princípios de dezembro, Fidel percorreu o país, alentando com sua palavra e exemplo as aspirações revolucionárias. Para apoiar a segurança periférica nos atos e viagens de Fidel, o MIR se mobilizou e participou coordenadamente com a equipe de segurança cubana. Seus dirigentes reuniram-se várias vezes com Fidel, que sempre insistiu na necessidade de ser preservada a unidade do conjunto da Esquerda.

Em março de 1972, os dirigentes dos partidos de oposição e das federações empresariais se reuniram para organizar um vasto plano de mobilizações de resistência civil ao governo.

Apesar dos bons resultados da política econômica que o governo conseguiu durante o ano de 1971, essa política, no primeiro semestre de 1972, começou a dar mostras de esgotamento, e a partir de 1972, o desabastecimento começou a ser sentido.

Desde o início de 1972 o MIR passou a agitar sobre a necessidade de substituir o insuficiente Programa da UP por um novo Programa do Povo. Entre os 10 pontos fundamentais, sugeria a desapropriação imediata de todas as empresas norte-americanas a expropriação de todas as empresas-chave da indústria o controle operário de todas as empresas privadas um apelo às tropas, soldados, suboficiais e oficiais democratas para enfrentar o golpismo e unir-se ao povo a luta pela dissolução do Parlamento e a criação de órgãos do Poder Popular a partir dos Conselhos Comunais de trabalhadores e camponeses.

Em junho de 1972, o setor reformista da UP acabou por impor-se e Allende substituiu o Ministro da Fazenda, Vuskovic, por Orlando Millas, do PC. Millas implementou uma política de ajuste que fez com que a inflação disparasse e não fosse contido o crescente desabastecimento, fazendo com que aumentasse o mal-estar nos setores médios e populares.

Em 22 de julho de 1972 foi constituída pelo MIR a Assembléia do Povo de Concepción, como expressão de um Poder Popular regional autônomo, iniciativa que foi duramente atacada pelo PC e pelo próprio presidente Allende.

A Unidade Popular e o governo perdiam cada vez mais sua iniciativa na luta contra a reação burguesa. A inflação estava em constante alta, o desabastecimento e o mercado negro se ampliavam, o chamado terrorismo de direita se multiplicou e as marchas e agitação da oposição eram crescentes. A campanha anti-governamental da imprensa e das rádios opositoras era massiva.

Paralelamente ao desenvolvimento das Juntas de Abastecimento Populares (JAPs) e dos Comitês de Autodefesa, foram criados os Cordões Industriais na cidade e se estenderam os Comandos Comunais no campo, iniciando-se assim, desde a base, formas elementares de Poder Popular.

Os Comandos Comunais, impulsionados pelo MIR, buscavam unificar localmente as diferentes camadas do povo e assentar as bases da constituição de Assembléias do Povo regionais. Foi promovido o desenvolvimento das tarefas de autodefesa miliciana, do controle operário, das JAPs, etc, e foi redobrada a agitação dentro das Forças Armadas. Todavia, ficou evidenciado que o MIR, por si só, não dispunha de força suficiente para aproveitar plenamente a conjuntura revolucionária e necessitava que também a esquerda da UP se voltasse, com decisão, para a construção do Poder Popular. Todavia, a forte oposição dos setores reformistas a fizeram vacilar.

Em novembro, o presidente Allende nomeou vários generais para o Ministério, como garantidores da institucionalidade e da paz social. Com o voto favorável da UP, o Parlamento votou a Lei de Controle de Armas, que permitia que as Forças Armadas atuassem sobre os grupos civis armados que introduziam a violência com seus atentados, sabotagens e enfrentamentos e, sobretudo, outorgou aos militares um papel reitor na vida política do país. A própria Esquerda, assim, permitiu a função tutelar das Forças Armadas.

Paralelamente, os operários da empresa têxtil Hirmas, que não obedeceram ao chamado do governo para devolver a indústria ocupada, que impulsionaram a constituição de Comandos Comunais de Trabalhadores e as tarefas de autodefesa, puseram em frente à fábrica um enorme cartaz que dizia: “Defendamos esse governo de merda!”. Essa frase resumia, naquele momento, a tática revolucionária da Esquerda.

Em fins de 1972, o MIR havia logrado crescer no campo e na cidade, camadas do povo onde a influência da esquerda tradicional não era muito forte. Porém, junto à classe operária, apenas era incipiente o trabalho político do MIR. Daí a importância do papel da esquerda do Partido Socialista na acumulação de força revolucionária dentro da classe operária. Porém, seus dirigentes nunca assumiram com conseqüência as tarefas de construção do Poder Popular, e jamais decidiram romper as amarras que os ligavam ao reformismo.

O MIR desenvolveu também aquilo que era chamado de “frentes intermediárias de massas”: FTR (trabalhadores urbanos), MCR (camponeses, MPR (povoadores), FER (estudantes), etc. Ao iniciar-se o período pré-revolucionário (dezembro de 1970), o MIR não superava os 3 mil membros, mas em 1973 os militantes já eram 10 mil, e a soma das “frentes intermediárias” superava os 30 mil. Em conjunto, o mirismo organizado agrupou entre 40 e 45 mil pessoas.

Em março de 1973, o dirigente Renan Fuentealba foi substituído na direção da Democracia Cristã por Patrício Aylwin (eleito presidente do Chile nos anos 90), que representava a linha dura, isto é, a estratégia de deter o “avanço do marxismo” utilizando todos os meios, inclusive a resistência civil e a intervenção militar.

O MIR, por sua parte, convocou a Esquerda e o movimento de massas para enfrentar a ofensiva através de uma contra-ofensiva revolucionária apoiada na mobilização direta das massas, visando debilitar as bases do poder burguês, organizar e defender o poder popular e ganhar os setores democráticos das Forças Armadas.

Como encarregado do MIR para o trabalho junto aos tais setores democráticos das Forças Armadas, coube a Andrés Pascal Allende organizar uma reunião de Miguel Enriquez, Carlos Altamirano (Secretário-Geral do PS) e Oscar Guillermo Garretón (Secretário-Geral do MAPU), com uma delegação de suboficiais e marinheiros que se haviam organizado em oposição aos oficiais da Armada. O MIR, desde o ano de 1969 tinha vínculos com militares progressistas, e muitos eram militantes miristas.

Andrés Pascal Allende reuniu-se diversas vezes com coronéis, majores e capitães que simpatizavam com o presidente Allende. Todos reclamavam uma política do governo mais ofensiva contra a oficialidade sediciosa e a coordenação dos militares democráticos com as organizações populares para que, ante o perigo de um golpe, eles pudessem dotá-las de armas das próprias FF AA.

O problema era que para tomar a iniciativa de atacar ofensivamente os golpistas e derrotá-los, o MIR tinha que fazê-lo nos espaços urbanos, constituindo amplas unidades milicianas regulares, orientadas com os militantes das tropas militares das instituições armadas, tudo isso acompanhado da organização do Poder Popular das massas.

Paralelamente, o MIR tinha que se preparar, também, para uma resistência política e ideológica em condições repressivas muito duras, mas carecia de tempo útil para a construção de força suficiente para ocupar todos os espaços e constituir distintos tipos de força ao mesmo tempo.

Buscando cumprir essas tarefas, a limitada capacidade do MIR foi dispersada e a organização foi feita de uma forma híbrida, o que neutralizou sua eficiência tática ante uma ou outra possibilidade.

Em meados de 1973, a chamada reação, em seu conjunto, aumentou sua ofensiva. Multiplicaram-se os atentados e sabotagens. Em 26 de julho foi assassinado o comandante Arturo Araya, ajudante de ordens e amigo pessoal do presidente. Os caminhoneiros iniciaram uma paralisação indefinida, à qual se somaram comerciantes e profissionais liberais, intensificando o boicote empresarial, acompanhado de um intenso fustigamento parlamentar e uma crescente campanha da imprensa. O governo não apenas perdeu todo o controle da economia, que se debatia entre a hiperinflação e o desabastecimento, como tampouco nada de efetivo pôde fazer contra a ação revolucionária adversa.

No início de agosto de 1973, após ordenar o aquartelamento de seu pessoal, a Marinha desencadeou uma forte repressão interna, detendo mais de 300 suboficiais e marinheiros, a maioria vinculada ao MIR. Em outros ramos das FF AA começou-se a substituir, licenciar e sancionar os militares considerados de esquerda.

Em meados de agosto, na Marinha e na Aeronáutica a oficialidade descontente com o governo era maioria, embora no Exército ainda fosse minoritária. A maioria dos generais do Exército inclinava-se, todavia, para obrigar Allende a ceder o Poder às FF AA, mediante a constituição de um Ministério somente de militares, ou então renunciar. Essa era a forma do “golpe brando”. Então, os partidários de um “golpe duro” ainda eram minoria. Porém, uma provocação de esposas de oficiais que foram para a frente da casa do general Carlos Prats, Ministro do Exército, para exigir sua renúncia, foi a gota d’água. Quando o general Prats pediu ao corpo de oficiais-generais que assinassem um documento de desagravo à sua pessoa, mais da metade se negou a fazê-lo e isso fez com que ele, para manter a unidade corporativa, apresentasse sua demissão do cargo, sendo substituído pelo general Augusto Pinochet no dia 22 de agosto de 1973.

Nesse mesmo dia 22 de agosto a Democracia Cristã aprovou uma resolução, na Câmara dos Deputados, declarando “ilegal” o governo de Salvador Allende. Assim, a sorte do governo parecia selada.

Nesse instante, o MIR deu-se conta que a desestruturação dos oficiais e suboficiais vinculados à esquerda, no interior das FF AA, era tamanha que não mais se poderia contar com eles para a obtenção de armas.

O presidente Allende, em uma ação desesperada, iria convocar, nos próximos dias, um plebiscito no qual seria provavelmente derrotado. Porém, os partidários do “golpe duro” lograram impor-se e se adiantaram, desencadeando o golpe de 11 de setembro. No dia seguinte, o presidente Allende deveria anunciar o tal plebiscito, em um ato que seria realizado na Universidade Técnica do Estado.

A partir daí, o MIR mergulhou na mais completa clandestinidade e, em pouco tempo, seria totalmente exterminado.

Obs.:

Leia também, de minha autoria, Notícias de um sequestro.

F. Maier

 

 

DNA: Deu positivo, Lula é o Pai do Mensalão!!!

Mensalão no STF:

Faltam Lula, Lulinha, o BMG, Romero Jucá,

Daniel Dantas, João Batista de Abreu,

Márcio Alaor de Araújo,

Ivan Guimarães, Ricardo Annes Guimarães,

Flávio Pentagna Guimarães,

Fernando Pimentel, Carlinhos Cachoeira

e Dilma Rousseff, a "filha do mensalão"

 

Provas do envolvimento dos acima citados no Mensalão:

O mensalão em 38 fotos

A cronologia do escândalo do mensalão

E Dirceu e LuLLa não sabiam de nada?

O Chefe, de Ivo Patarra

Planalto fez gestão para poupar Lulinha

Lula, o BMG e o tenebroso decreto de sexta-feira, 13

Advogado de Jefferson diz que Lula era o chefe do mensalão

Procurador gaúcho responsabiliza Lula por mensalão

Nervos demais, Lula de menos no mensalão

As provas contra o BMG

MPF acusa Lula de improbidade por favorecer BMG

Ministério Público Federal entra com ação contra Lula

Lula e ex-ministro são acusados de favorecer Banco BMG

MPF/DF PEDE CONDENAÇÃO DO EX-PRESIDENTE LULA

Ministério Público pede bloqueio dos bens de Lula

Banco do Brasil vai incorporar o deficitário Banco Popular

Os esquecidos do mensalão

Os segredos de Valério – Reinaldo Azevedo 

Carlinhos Cachoeira – Wikipédia, a enciclopédia livre

Há seis anos, Cachoeira era personagem da CPI dos Bingos, a & 39;CPI do fim do mundo& 39;

Cachoeira teria ligações com executivo da construtora Delta

Delta recebeu dinheiro do PAC por obra inexistente

Delta financiou a campanha presidencial de Dilma

Imagens de O Chefe Lula

 

Justa homenagem ao Apedeuta

“Nunca antes na história desse pais, um ARTISTA ESCULTOR conseguiu retratar tão bem, com tanta perfeição os feitos de um governante”

 

JUSTA.jpg
96K   Visualizar   Compartilhar   Baixar  

 

"Lula, ladrão": protesto no MASP.

Pela primeira vez na história deste país, um grupo de cidadãos teve a coragem de ir ao vão do Masp, em São Paulo, protestar contra a corrupção comandada por Lula. Centenas de pessoas apoiaram o protesto ao passar no local e milhares participaram dele pelas redes sociais.

 

Autópsia da corrupção: Maurício Marinho, dos Correios, recebe propina

Extraído da Wikipédia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlinhos_Cachoeira):

Carlos Augusto de Almeida Ramos,[1] mais conhecido como Carlinhos Cachoeira, também denominado pela imprensa de Carlos Augusto Ramos (Anápolis, 3 de maio de 1963[2]), é um empresário brasileiro, preso sob acusações como envolvimento no crime organizado e corrupção.

O nome de Carlinhos Cachoeira ganhou repercussão nacional em 2004 após a divulgação de vídeo gravado por ele onde Waldomiro Diniz, assessor do então ministro da Casa Civil José Dirceu, lhe faz pedido de propina para arrecadar fundos para a campanha eleitoral do Partido dos Trabalhadores e do Partido Socialista Brasileiro no Rio de Janeiro. Em troca, Diniz prometia ajudar Carlinhos Cachoeira numa concorrência pública carioca. A divulgação do vídeo se transformou no primeiro grande escândalo de corrupção do governo Lula[3][4]

 

Veja o mensalão em história de quadrinhos:

Avenida Brasil: A novela do mensalão

Facool - História em quadrinhos relata a história do mensalão

Imagens de mensalão em história de quadrinhos

A História do Mensalão em Quadrinhos - YouTube

Angeli conta a História do Mensalão em Quadrinhos

Folha de S.Paulo conta bastidores do "mensalão" em quadrinhos

 

Leia os textos de Félix Maier acessando o blog e sites abaixo:

PIRACEMA - Nadando contra a corrente

Mídia Sem Máscara

Netsaber

Usina de Letras

 

Para conhecer a história do terrorismo esquerdista no Brasil, acesse:

Wikipédia do Terrorismo no Brasil

 

Para conhecer o terrorismo biológico de petistas contra plantações de cacau no Sul da Bahia clique em

http://veja.abril.com.br/210606/p_060.html

 

Leia sobre o Movimento Militar de 31 de Março de 1964: O Cruzeiro - 10 de abril de 1964 - Edição extra

Leia sobre os antecedentes do Movimento de 1964 em Guerrilha comunista no Brasil e Apoio de Cuba à luta armada no Brasil: o treinamento guerrilheiro

Leia Julgamentos da Contrarrevolução de 1964 – Rachel de Queiroz, Roberto Marinho, Editorial do JB e Luiz Inácio Lula da Silva

Faça o download do ORVIL - O Livro Negro do Terrorismo no Brasil: http://www.averdadesufocada.com/images/orvil/orvil_completo.pdf

(já disponível em livro - http://www.editoraschoba.com.br/detalhe-livro.php?id=281)

 

LIVRO NEGRO DO TERRORISMO NO BRASIL:

TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA 1

TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA 2
TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA 3

TODAS AS PESSOAS MORTAS POR TERRORISTAS DE ESQUERDA 4

 

 

 

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui